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Dicas e Histórias de Sucesso

Black Friday: a importância dos canais de vendas

Publicado por Equipe Cielo

Estar nos canais ideais para o seu negócio é um grande passo para colher resultados positivos nesse período tão aguardado do ano
 
A Black Friday vai ser histórica. E nós queremos ver o varejo brasileiro escrever um capítulo de sucesso. Mas ele depende de muitos fatores, e o empreendedor precisa estar pronto para enfrentar desafios.
Nós temos falado muito sobre a importância das promoções bem estruturadas, do atendimento e das experiências. Mas os preparativos para uma data tão importante não param por aí. É necessário estar atento a quais canais de vendas utilizar para atingir seu público-alvo.
Quando falamos em canais de vendas, estamos nos referindo a forma como as soluções da empresa chegarão aos seus clientes. Existem diversos tipos, e a escolha por um ou mais deles deve considerar a realidade do negócio.
Modelo econômico, produtos e serviços oferecidos e o perfil dos seus clientes são básicos no momento da tomada de decisão. Esses fatores, quando considerados em conjunto, ajudam a definir os melhores canais de vendas a serem adotados.
Mas você pode estar pensando: eu não tenho ideia de como escolher bons canais de vendas para o meu negócio. Não se preocupe! Nós vamos te ajudar nesse processo que pode impulsionar as suas vendas na Black Friday que se aproxima.
A seguir, confira o conteúdo completo sobre os principais canais de vendas disponíveis e quais escolher. Confira!

Conheça seu negócio

Para escolher os canais de vendas é necessário começar entendendo sua realidade financeira. Afinal, alguns canais de vendas são mais caros do que outros.
Outro ponto importante é estudar seus produtos e serviços. Para empresas que possuem um portfólio maior de produtos, pode valer a pena adotar canais próprios. Já empresas que trabalham com poucos produtos, podem escolher o sistema de revenda, por exemplo.
Além disso, é importante levar em conta o comportamento do consumidor. Estude seu cliente, busque suas principais características e use isso como base para escolher os canais.
Mais do que isso, vale realizar testes. Utilize canais de vendas diversos e encontre aqueles que fazem mais sentido para o seu público. Com o tempo você poderá reduzir ou ampliar estes canais.
Agora, vale conhecer alguns canais de vendas. Eles podem estar no mundo digital e no mundo físico, você só precisa escolher o melhor para o seu negócio.

Mundo digital

Quando pensamos nos canais de vendas do mundo digital, existem diversas possibilidades. Os clientes podem pesquisar termos específicos e encontrar sua loja online. Para fortalecer esse canal, vale investir em conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Outra forma de encontrar o seu canal é de forma direta. Ou seja, digitando o endereço em um buscador, sem a necessidade de recorrer a palavras relacionadas ao seu produto ou serviço. Nesse canal (site), a marca costuma estar mais consolidada no mercado e gravada na memória do cliente.
Usar marketplaces pode ser uma possibilidade para quem não tem um site. Responsáveis por agregar diversas lojas em um mesmo ambiente, você vende seus produtos sem um e-commerce próprio.
É possível, ainda, escolher vender por chats e WhatsApp. Esses canais ajudam, inclusive, a estabelecer uma proximidade com o cliente. Por meio delas, seus clientes poderão tirar dúvidas de forma simples, antes de comprar.
Também é possível trabalhar com um e-commerce próprio. Por meio dele, as ações de marketing se tornam viáveis. Você pode aproveitar a base de visitantes do site para impactá-los com conteúdos posteriores e impulsionar vendas.
Mas as bases de contatos não servem apenas para esse fim. Elas também podem ser utilizadas para divulgar conteúdos e produtos ou serviços para os seus clientes. Disparos de e-mails podem ser uma boa possibilidade nessa situação.
Por fim, as redes sociais não podem ficar de fora. Elas servem para vender e fazer relacionamento. E ainda é possível vender de forma simples e segura utilizando o Cielo Super Link! Contrate agora.

Lojas físicas

Alguns perfis de público costumam se preocupar com a experiência física. Se é o caso do seu negócio, pensar num estabelecimento físico pode ser importante. Mas esses estabelecimentos devem extrapolar as vendas.
O ambiente físico deve oferecer uma experiência tão agradável quanto ambientes virtuais. Do atendimento ao momento do pagamento, seu cliente precisa se sentir tranquilo e seguro. Por isso, invista em qualidade do começo ao fim.
Integrando canais de vendas
Hoje, muito se fala sobre omnichannel. Para quem não conhece esse formato, ele trata da integração de todos os canais oferecidos pela empresa.
Por meio dele, os clientes podem buscar produtos e serviços e adquiri-los no momento mais adequado. Dessa forma, é possível aumentar a satisfação e melhorar a experiência.
Mas lembre-se: o omnichannel precisa ser muito bem pensado. Afinal, seus custos não poderão ultrapassar os potenciais lucros que ele possa trazer.
E você, já preparou seus canais de vendas para a Black Friday 2020? Numa Black Friday histórica, nós queremos te ver fazer história!


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