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Dicas e Histórias de Sucesso

Estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Cidade iluminada sobreposta por gráficos em crescimento que representam o aumento de vendas.

Uma das maiores habilidades que o empreendedor deve cultivar para ter sucesso em seu negócio é a visão estratégica de marketing. Afinal quem nunca se perguntou: como aumentar as vendas do meu negócio?

E, em um mundo cada vez mais digitalizado, as decisões estratégicas devem ser tomadas levando em conta fatos e informações do seu negócio.

Por isso, realizar uma abordagem de vendas orientada por dados é o ideal para quem quer implementar um bom planejamento estratégico.

Confira como o uso de dados pode ajudar na implementação de uma boa estratégia para aumentar as vendas em seu negócio.

Definir a persona do seu negócio

A persona é a representação do seu cliente ideal. Embora seja uma “pessoa” que não existe de fato, o ideal é que suas características sejam traçadas com base em dados reais sobre seus consumidores.

Além das informações demográficas (idade, gênero, escolaridade, profissão etc.), você também precisa saber o perfil de renda e o comportamento de compra dos seus clientes para definir a persona do seu negócio.

Quando você pensa “o que fazer para aumentar as vendas do meu negócio”, definir a persona deve ser o seu primeiro passo. Por isso, é essencial avaliar os dados dos seus consumidores para que este mapeamento seja o mais fiel possível ao seu público-alvo.

Sabendo para quem você vende, é possível criar estratégias de vendas mais eficazes, oferecendo produtos e serviços alinhados às necessidades específicas de quem consome seus itens.

O resultado disso? Aumento nas suas vendas!

Analisar a concorrência

A análise da concorrência é uma ação estratégica fundamental para identificar oportunidades, desafios, pontos fortes e fracos. No entanto, muitos empreendedores que normalmente se perguntam “como faço para aumentar as vendas do meu negócio” fazem isso apenas no momento em que vão abrir a sua empresa.

Com o uso de dados, você pode analisar o que seus concorrentes oferecem e estabelecer as ações necessárias para superá-los. Além disso, também é possível avaliar como está o seu negócio em relação a outros do mesmo porte, segmento e região que o seu.

Essa análise pode incluir também uma avaliação das redes sociais destas empresas para que você tenha uma visão das iniciativas de seus concorrentes nestes canais, ajudando a fazer uma comparação com base no número de interações, seguidores, compartilhamentos etc.

Analisar sua concorrência é algo que você deve fazer com frequência e é determinante para mapear tendências e necessidades do mercado.

Avaliar como está o seu negócio

Antes de terminar de listar as estratégias para sua questão “de que forma aumentar vendas do meu negócio”, também temos duas perguntas para você refletir:

1 – Você consegue dizer quais são os dias e horários em que ocorrem os picos de venda do seu negócio?

2- Sabe responder se você vende mais no crédito, débito, à vista ou parcelado?

Quem quer aumentar as vendas precisa ter essas respostas na ponta da língua. Afinal, essas informações permitem que você avalie como está o seu negócio sem achismos e com base apenas na “intuição”.

Estratégias de marketing baseadas em dados permitem que a visão sobre o seu negócio seja objetiva e precisa, dando um diagnóstico real de como está o seu desempenho.

Utilizar dados em seus processos de vendas pode trazer muitos insights (ideias, percepções) para direcionar táticas promocionais, formas de pagamento que fazem mais sentido para o seu negócio ou novas abordagens junto aos consumidores.

A partir disso, é possível planejar ações mais eficientes para acelerar as vendas como, por exemplo, dar desconto em produtos ou serviços consumidos nos horários de menor movimento ou determinar o número máximo de parcelas para as compras feitas por seus clientes.

Melhorar o relacionamento com os clientes

Uma boa maneira de aumentar as vendas do seu negócio é através de um bom relacionamento com os clientes. E para melhorar essa relação de forma genuína, é preciso conhecê-los.

Mais uma vez, o uso de dados é primordial para quem busca respostas para a dúvida sobre “o que fazer para aumentar as vendas do meu negócio”.

Avaliando as informações sobre o seu negócio, é possível descobrir qual é o ticket médio gasto por cada um, a frequência de compra, o perfil de consumo e se você tem mais clientes novos ou recorrentes.

Assim, você não só vai poder compreender como conquistar novos consumidores, mas entender também o que pode fazer para fidelizar quem já compra no seu estabelecimento.

Saber quantas vezes um cliente frequenta a sua loja e o quanto gasta em cada compra pode ajudar a criar iniciativas como um Programa de Fidelidade, cupons promocionais para quem não faz compras há um tempo ou oferta de descontos progressivos a partir de um determinado valor.

Ações dessa natureza aumentam a possibilidade de transformar clientes novos em consumidores assíduos a partir de um atendimento mais personalizado, contribuindo também para a retenção dos mais antigos.

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Estabelecer metas reais

É realmente muito bom usar estratégias de marketing e planejar ações para aumentar suas vendas. Mas será que, sem analisar os dados do seu negócio e do mercado, suas metas serão alcançáveis ou apenas um número imaginário?

A verdade é que, quando você se pergunta sobre “qual o caminho para aumentar as vendas do meu negócio”, não dá para estabelecer onde quer chegar com sua empresa sem saber onde ela está hoje.

Fazer projeções de desempenho utilizando dados reais permite que você estabeleça metas alinhadas à sua realidade. Mais do que poupar esforços e a decepção, isso o ajuda a poupar recursos e direcionar investimentos e energia em iniciativas possíveis.

Monitorar de perto seu dia a dia permite que você faça as alterações para aperfeiçoar os processos e obter melhores resultados.

Isso se reflete na administração e na tomada de decisões da sua empresa – desde a contratação de funcionários até a gestão do seu estoque.

Usar bem os dados ajudará você a sincronizar metas de marketing e de vendas, traçando caminhos mais seguros para aumentar sua receita.

Como sua empresa pode implementar estratégias baseadas em dados?

Agora que você viu as respostas para aquela sua questão inicial: “como aumentar as vendas do meu negócio?”, o primeiro passo é utilizar ferramentas especializadas para fornecer os indicadores mais importantes para a sua empresa.

Uma dessas ferramentas é o Cielo Farol, que permite que você entenda melhor o seu negócio e como ele está se saindo diante da concorrência!

Com o Cielo Farol, você pode saber:

  • A evolução de seu faturamento;
  • O perfil de renda e o fluxo de seus clientes;
  • Qual o valor médio gasto em cada compra;
  • A quantidade de clientes que recebe e se ele eles são novos ou recorrentes, assim como a frequência de compras de cada um deles;
  • Conhecer o perfil de consumo e o nível de renda dos seus consumidores;
  • Saber qual cartão eles mais utilizam e como as vendas são feitas (crédito, débito, à vista ou a prazo) e muito mais!

E você escolhe se quer ter visões diárias, semanais ou mensais dessas informações, de acordo com a necessidade da sua empresa!

Que tal começar a tomar as decisões sobre o seu negócio baseadas em dados que só a empresa líder no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina pode oferecer?

Clique aqui e saiba mais sobre o Cielo Farol!

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