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Dicas e Histórias de Sucesso

Estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Quando o assunto é empreendedorismo, muita gente acha que basta confiar no instinto para ter sucesso. Só que isso simplesmente não funciona mais. Usar boas estratégias de marketing é o caminho mais indicado para quem deseja aumentar suas vendas.

E, em um mundo cada vez mais digitalizado, as decisões estratégicas devem ser tomadas levando em conta fatos e informações do seu negócio.

Por isso, realizar uma abordagem de vendas orientada por dados é o ideal para quem quer implementar um bom planejamento estratégico.

Confira como o uso de dados pode ajudar na implementação de boas estratégias de marketing para vender mais.

Definir a persona do seu negócio

A persona é a representação do seu cliente ideal. Embora seja “pessoa” que não existe de fato, o ideal é suas características sejam traçadas com base em dados reais sobre seus consumidores.

Além das informações demográficas (idade, gênero, escolaridade, profissão etc.), você também precisa saber o perfil de renda e o comportamento de compra dos seus clientes para definir a persona do seu negócio.

Por isso, é essencial avaliar os dados dos seus consumidores para que sua persona seja a mais fiel possível ao seu público-alvo.

Sabendo para quem você vende, é possível criar estratégias de vendas mais eficazes, oferecendo produtos e serviços alinhados às necessidades específicas de quem consome com você.

O resultado disso? Aumento nas suas vendas!

Analisar a concorrência

A análise da concorrência é uma ação estratégica fundamental para identificar oportunidades, desafios, pontos fortes e fracos. No entanto, muitos empreendedores fazem isso apenas no momento que vão abrir a sua empresa.

Com o uso de dados, você pode analisar o que seus concorrentes oferecem e estabelecer as ações necessárias para superá-los.  Além disso, também é possível avaliar como está o seu negócio em relação a outros do mesmo porte, segmento e região que o seu.

Essa análise pode incluir também uma avaliação das redes sociais destas empresas para que você tenha uma visão das iniciativas de seus concorrentes nestes canais, ajudando a fazer uma comparação com base no número de interações, seguidores, compartilhamentos etc.

Analisar sua concorrência é algo que você deve fazer com frequência e é determinante para mapear tendências e necessidades do mercado.

Avaliar como está o seu negócio

Você consegue dizer quais são os dias e horários em que ocorrem os picos de venda do seu negócio? Sabe responder se você vende mais no crédito, débito, à vista ou parcelado?

Quem quer vender mais precisa ter essas respostas na ponta da língua. Afinal, essas informações permitem que você avalie como está o seu negócio sem achismos e com base apenas na “intuição”.

Estratégias de marketing baseadas em dados permitem que a visão sobre o seu negócio seja objetiva e precisa, dando um diagnóstico real de como está o seu desempenho.

Utilizar dados em seus processos de vendas pode trazer muitos insights (ideias, percepções) para direcionar táticas promocionais, formas de pagamento que fazem mais sentido para o seu negócio ou novas abordagens junto aos consumidores.

A partir disso, é possível planejar ações mais eficientes para acelerar as vendas como, por exemplo, dar desconto em produtos ou serviços consumidos nos horários de menor movimento ou determinar o número máximo de parcelas para as compras feitas por seus clientes.

Melhorar o relacionamento com os clientes

Uma boa maneira de aumentar as vendas é através de um bom relacionamento com os clientes. E para melhorar essa relação de forma genuína, é preciso conhecê-los.

Mais uma vez, o uso de dados é primordial. Avaliando as informações sobre o seu negócio, é possível descobrir qual é o ticket médio gasto por cada um, a frequência de compra, o perfil de consumo e se você tem mais clientes novos ou recorrentes.

Assim, você não só vai poder compreender como conquistar novos consumidores, mas entender também o que pode fazer para fidelizar quem já compra no seu estabelecimento.

Saber quantas vezes um cliente frequenta a sua loja e o quanto gasta em cada compra pode ajudar a criar iniciativas como um Programa de Fidelidade, cupons promocionais para quem não faz compras há um tempo ou oferta de descontos progressivos a partir de um determinado valor.

Ações dessa natureza aumentam a possibilidade de transformar clientes novos em clientes assíduos a partir de um atendimento mais personalizado, contribuindo também para a retenção de clientes mais antigos.

Estabelecer metas reais

É realmente muito bom usar estratégias de marketing e planejar ações para aumentas suas vendas.

Mas será que, sem analisar os dados do seu negócio e do mercado, suas metas serão alcançáveis ou apenas um número imaginário?

A verdade é que não dá para estabelecer você quer chegar com seu negócio sem saber onde ele está hoje.

Fazer projeções de desempenho utilizando dados reais permite que você estabeleça metas alinhadas à sua realidade. Mais do que poupar esforços e a decepção, isso ajuda você a poupar recursos e direcionar investimentos e energia em iniciativas possíveis.

Monitorar de perto seu dia a dia permite que você faça as alterações para aperfeiçoar os processos e obter melhores resultados.

Isso se reflete na administração e na tomada de decisões da sua empresa – desde a contratação de funcionários até a gestão do seu estoque.

Usar bem os dados ajudará você a sincronizar metas de marketing e de vendas, traçando caminhos mais seguros para aumentar sua receita.

Como sua empresa pode implementar estratégias baseadas em dados?

Se você deseja usar dados para orientar sua estratégia, o primeiro passo é utilizar ferramentas especializadas para fornecer os indicadores mais importantes para o seu negócio.

Uma dessas ferramentas é o Cielo Farol, que permite que você entenda melhor o seu negócio e como ele está se saindo diante da concorrência!

Com o Cielo Farol, você pode saber:

  • A evolução de seu faturamento;
  • O perfil de renda e o fluxo de seus clientes;
  • Qual o valor médio gasto em cada compra;
  • A quantidade de clientes que recebe e se ele eles são novos ou recorrentes, assim como a frequência de compras de cada um deles;
  • Conhecer o perfil de consumo e o nível de renda dos seus consumidores;
  • Saber qual cartão eles mais utilizam e como as vendas são feitas (crédito, débito, à vista ou a prazo) e muito mais!

E você escolhe se quer ter visões diárias, semanais ou mensais dessas informações, de acordo com a necessidade da sua empresa!

Que tal começar a tomar as decisões sobre o seu negócio baseadas em dados que só a empresa líder no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina pode oferecer?

Clique aqui e saiba mais sobre o Cielo Farol!

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