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Como aumentar as vendas na loja física? Descubra como atrair mais clientes!

Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora organiza sua loja física de tecidos com objetivo de atrair mais clientes.

Quem tem um estabelecimento está sempre buscando dicas de como aumentar as vendas na loja física. Afinal, todo empreendedor quer crescer o fluxo de pessoas em seu negócio e prosperar.

Antes de mais nada, é fundamental conhecer o seu público. Dessa forma, você pode traçar as ações mais adequadas para atrair clientes que vão consumir os produtos ou serviços que são ofertados.

A boa notícia é que é perfeitamente possível conseguir isso sem investir muito. Confira algumas dicas práticas que você pode fazer para vender mais na sua loja!

Veja como aumentar as vendas na loja física

Há quem imagine que é preciso de ações grandiosas para faturar mais em seu negócio, mas daremos boas dicas abaixo que mostram que pequenos detalhes farão grande diferença no resultado. Confira!

1. Estude bem as personas do seu negócio

O desafio de todo varejista que quer saber como melhorar as vendas está em oferecer o produto certo para uma determinada pessoa. É preciso conhecer bem o seu público-alvo e suas necessidades.

O primeiro passo para isso é criar as chamadas buyers personas (personas do comprador, em livre tradução). Estas são pessoas “fictícias”, mas criadas com informações reais dos seus consumidores para representar o seu cliente ideal.

As melhores personas são aquelas definidas com base em dados, pesquisas e, claro, nas percepções do cotidiano do seu estabelecimento. É bem comum, aliás, que um negócio tenha mais de uma persona, cada uma representando um perfil dos públicos que você atende.

Este perfil traz gostos, comportamentos, emoções e outras características que ajudam a entender como as pessoas se comportam na tomada de decisão de compra. Com estes dados, é possível investir para melhorar a experiência do cliente.

Esta dica de como aumentar as vendas na loja física reforça a necessidade de entender melhor o seu consumidor para direcionar seus esforços e estratégias, alinhando as mensagens que ajudam a abordar seu público-alvo de maneira eficaz.

2. Descubra quais são os produtos mais consumidos

Montar um bom mix de produtos também é importante para quem busca saber como aumentar as vendas de uma loja. Para isso, você precisa:

  • descobrir quais são os produtos mais vendidos no seu estabelecimento;
  • saber qual o “peso” de cada produto no seu faturamento.

3. Tenha um ótimo planejamento financeiro

Um bom controle de estoque oferece uma visão dos produtos mais consumidos e ajuda, inclusive, a identificar possíveis variações sazonais. Além disso, você evita problemas que impactam seu fluxo de caixa, como a falta de itens que têm boa saída ou o excesso de “itens encalhados”.

Em seguida, para saber como aumentar as vendas na loja física, você precisa entender a participação de cada produto no seu faturamento mensal.

Nem sempre o item que mais vende é o que gera mais receita, assim como um produto que tem menos saída pode fazer você faturar mais.

Essa avaliação pode ser feita com uma técnica chamada Curva ABC. Basicamente, ela consiste em fazer uma planilha, colocando o valor de compra, o preço de venda e as quantidades comercializadas de cada produto.

Com a diferença entre o valor de compra e venda, você consegue avaliar a margem que tira em cada item.

Já para entender a participação de cada produto no seu faturamento, você deve multiplicar o preço pela quantidade vendida dos produtos.

A partir desse resultado, divida o valor arrecadado por cada produto pelo faturamento total. Assim, você poderá separar seus produtos em três categorias:

  • categoria A: inclui os produtos que tem maior contribuição no seu faturamento e são os mais importantes para o seu negócio;
  • categoria B: aqui entram os produtos que também têm um bom peso no faturamento, mas contribuem menos que os de nível A;
  • categoria C: são os produtos que menos colaboram com o faturamento da sua loja.

Isso vai ajudar você a ter mais previsibilidade de receita, a gerir melhor seu estoque e o fluxo de caixa.

E mais! Lembra das personas? A técnica ABC também ajuda a entender quais são aquelas que correspondem à maior parcela do faturamento do seu negócio, ajudando a direcionar promoções e ofertas, de acordo com a disponibilidade de cada item e a necessidade de aumentar as vendas na sua loja.

4. Entenda como a sazonalidade pode te ajudar

No varejo, a sazonalidade é algo que pode ajudar bastante aqueles que buscam alternativas de como aumentar as vendas na loja física. Algumas dicas abaixo, inclusive, estão relacionadas a isso.

Entender como esse fator impacta o seu negócio faz com que você aprenda como deixar a sazonalidade trabalhar para atrair mais clientes.

A sazonalidade no varejo corresponde às flutuações regulares dos padrões de compra ao longo do ano. Dependendo do seu ramo de atuação, isso pode variar bastante.

Assim, uma sorveteria é mais afetada pelas estações do ano do que uma livraria. No entanto, este último estabelecimento pode ser impactado por outras variações sazonais – como a volta às aulas, por exemplo.

Por isso, você deve começar a prever e acompanhar essa flutuação no seu estabelecimento. Se o seu negócio já está funcionando há algum tempo, levante dados dos anos anteriores.

Se você ainda está dando os primeiros passos, é interessante pesquisar estatísticas do mercado e contar com alguma ferramenta que mostre o desempenho de negócios concorrentes similares ao seu.

Além disso, uma dica importante de como aumentar as vendas na loja física é observar o que faz diferença no dia a dia do seu negócio e do seu cliente. Use isso para personalizar as ações.

5. Invista na vitrine e faça trocas periódicas

Você sabia que 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine e que as trocas nesse espaço podem aumentar as vendas em até 25%?

Os dados são de uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e mostram a importância que uma boa vitrine tem para quem deseja aumentar as vendas nas lojas físicas.

Se pensarmos em vitrines virtuais, este número aumenta para 60% no impacto em novas vendas. Isso mesmo, um estudo feito pela STANDOUT destacou a importância de colocar informações em destaque na primeira página da loja online.

A vitrine deve ser impactante para despertar o desejo de compra ou a vontade de entrar na loja. Isso não quer dizer que você deve entulhar todos os seus produtos ali.

Escolha os produtos que sejam mais interessantes para destacar, de acordo com sua estratégia de vendas.

Outra ação obrigatória é criar vitrines temáticas em datas comemorativas que sejam importantes para o seu público. Planeje ações para o Dia dos Namorados, Natal, etc.

Dentre as dicas de como aumentar as vendas na loja física, aproveite essas comemorações para fazer uma decoração especial e exibir produtos relacionados a cada data para atrair mais clientes e fechar novos pedidos.

6. Inclua serviços de delivery e apps de entrega

O pós-pandemia provocou grandes mudanças no comportamento de consumo. Uma das principais foi o aumento da demanda por serviços de delivery. O que era apenas uma necessidade virou uma solução para facilitar a vida das pessoas, mesmo sem a necessidade de isolamento social.

Por isso, não importa o segmento de atuação do seu negócio. Oferecer serviços de entrega é uma ótima dica de como atrair clientes para loja física.

Avalie se faz mais sentido ter sua própria equipe ou trabalhar com apps de entrega. Contudo, não abra mão de proporcionar essa comodidade para as pessoas como uma ação para alavancar suas vendas.

7. Colete – e use – informações para atrair clientes para sua loja

A coleta de dados é cada vez mais importante não somente para saber como aumentar as vendas na loja física, mas também para traçar um bom planejamento. Logo, crie formas de obter informações das pessoas quando elas estiverem no seu estabelecimento.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio de um programa de recompensas ou da oferta de descontos para clientes que preencherem um cadastro. Solicite informações como dados de contato e autorizando o envio de ofertas.

Você pode, por exemplo, treinar sua equipe para perguntar às pessoas se elas querem informar o e-mail e o número de WhatsApp em troca de um desconto na próxima compra.

Depois, é só manter contato com quem se cadastrou. Aproveite para enviar ofertas personalizadas com base no seu perfil de compras, promoções, novidades, cupons de desconto etc. Use a criatividade para incentivar o público a ir à sua loja e, consequentemente, melhorar as suas vendas!

8. Use seu espaço físico como estratégia

Observe as lojas físicas dos maiores varejistas do Brasil. Sabe o que elas têm em comum? Todas aproveitam o ambiente para incentivar ofertas.

O espaço próximo aos caixas de pagamento, por exemplo, costuma ser utilizado para exibir produtos que tenham um custo menor e que podem ser facilmente comprados por impulso. Essa é uma estratégia infalível para aumentar o ticket médio de consumo.

Outra importante dica de como aumentar as vendas na loja física é a acessibilidade. Você deve dispor os produtos de forma que todas as pessoas tenham acesso a eles sem precisar de ajuda.

Se você tem uma loja de brinquedos ou artigos para idosos, a arrumação deve contribuir para que manuseiem tudo à vontade.

Se você vende parcelado, exiba o valor da venda a prazo junto com o preço à vista. Não faz sentido ocultar essa informação e fazer potenciais clientes ocuparem sua equipe só para saber quanto fica a parcela de um produto.

9. Deixe os clientes tocarem na mercadoria

A principal vantagem da loja física diante do e-commerce é a proximidade. Isso vale tanto para o contato com vendedores quanto para os produtos em si.

Em geral, a interação com os produtos ajuda na decisão de compra, daí a importância de deixar as pessoas tocarem os itens que desejam antes de fechar a compra.

Então, se você quer saber como aumentar as vendas na loja física, nada de exibir a mensagem “não toque na mercadoria”. Faça um mostruário de peças e deixe seus clientes ficarem à vontade para interagirem.

10. Melhore o atendimento ao cliente e o pós-vendas

Um excelente atendimento ao cliente é a chave para aqueles que buscam alternativas de como aumentar as vendas de uma loja.

Conecte-se com as pessoas e ouça com atenção suas necessidades e desejos. Assim, você pode não só oferecer os produtos e serviços que ela realmente precisa, como pode ainda indicar acessórios ou soluções que vão atender plenamente o que elas buscaram ao entrar na sua loja.

Mais do que uma compra, ofereça uma experiência positiva de consumo. Isso inclui também a fase pós-vendas, tá? Lembre-se: atender bem quem já comprou com você é um atalho para fidelizar clientes e faturar mais.

Dica bônus – Ofereça várias formas de pagamento

Seguindo as 10 dicas acima, com certeza, você vai ver resultados significativos a médio e longo prazo. Mas não adianta fazer tudo isso se não pensar no fechamento da venda.

Assim, oferecer várias formas de pagamento é uma maneira de vender mais para pessoas com diferentes perfis.

Alguém que não tenha cartão, por exemplo, pode desejar fazer o pagamento com Pix. Já os mais conectados às novas tendências podem preferir usar o celular e fazer pagamentos por aproximação (tecnologia NFC).

Para que você compreenda a importância, de acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), baseados em um estudo divulgado pelo Banco Central (BC) e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o Pix teve um aumento de 75% no ano de 2023 em comparação com 2022. Com isso, este meio de pagamento foi o mais popular no país, com mais de 39 bilhões de operações no período.

Além disso, as carteiras digitais também ganharam espaço. Um estudo feito pela Accenture, uma das principais empresas do mundo na área de consultoria digital, e publicado na revista Exame, revelou que a carteira digital é a forma de pagamento da próxima geração.

O estudo também trouxe um aumento da utilização de cartão de débito no país, com 70% contra 64% em outras localidades. No Brasil, o cartão de crédito também é bastante utilizado, com 72% contra 48% quando avaliaram a média global.

Como escolher a melhor maquininha de cartão?

Sua maquininha de cartão também deve aceitar todas as bandeiras, evitando que perca vendas por não trabalhar com esse ou aquele cartão.

Por falar nisso, as soluções que a Cielo oferece vão muito além da maquininha para quem quer aprender como atrair clientes para loja física.

Somos uma empresa de tecnologia e inovação, líder no segmento de pagamentos eletrônicos em toda América Latina. Temos soluções que ajudam o seu negócio a:

  • alavancar suas finanças;
  • melhorar a gestão do seu negócio.

Do pequeno empreendedor ao grande varejista, movimentamos os negócios espalhados por todo o país. Faça como mais de 1,2 milhão de estabelecimentos no Brasil que já aprenderam como aumentar as vendas na loja física e colhem os frutos destas ações.

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