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Como aumentar as vendas na loja física? Dicas valiosas para atrair clientes

Quem tem um estabelecimento está sempre buscando saber como aumentar as vendas na sua loja física. Antes de mais nada, é fundamental conhecer o seu público. Dessa forma, você pode traçar as ações mais adequadas para atrair clientes. A boa notícia é que é perfeitamente possível aumentar as vendas em uma loja física sem investir muito. Confira algumas dicas práticas que você pode fazer para vender mais na sua loja!
Publicado por Equipe Cielo

Loja física

Quer aumentar as vendas na sua loja? Estude bem as personas do seu negócio

O desafio de todo varejista é oferecer o produto certo para a pessoa certa. É preciso conhecer bem o seu público-alvo e suas necessidades.

O primeiro passo para isso é criar as chamadas buyers personas (personas do comprador, em livre tradução). As personas são pessoas “fictícias”, mas criadas com informações reais dos seus consumidores para representar o seu cliente ideal.

As melhores personas são aquelas definidas com base em dados, pesquisas e, claro, nas percepções do cotidiano do seu estabelecimento.

É bem comum, aliás, que um negócio tenha mais de uma persona, cada uma representando um perfil dos públicos que você atende.

Este perfil traz gostos, comportamentos, emoções e outras características que ajudem a entender como as pessoas se comportam na tomada de decisão de compra.

As personas dos seus compradores ajudam a direcionar seus esforços e estratégias para aumentar as vendas na sua loja, alinhando as mensagens que ajudem a abordar seu público-alvo de maneira eficaz.

Descubra quais são os produtos mais consumidos e atraia mais clientes para sua loja física

Montar um bom mix de produtos também é importante para aumentar as vendas da sua loja. Para isso, você precisa:

  1. Descobrir quais são os produtos mais vendidos no seu estabelecimento;
  2. Saber qual o “peso” de cada produto no seu faturamento.

Um bom controle de estoque oferece uma visão dos produtos mais consumidos e ajuda, inclusive, a identificar possíveis variações sazonais.

Além disso, você evita problemas que impactam seu fluxo de caixa, como a falta de itens que têm boa saída ou o excesso de “produtos encalhados”.

Em seguida, você precisa entender a participação de cada produto no seu faturamento mensal. Nem sempre o item que mais vende é o que gera mais receita, assim como um produto que tem menos saída pode fazer você faturar mais.

Essa avaliação pode ser feita com uma técnica chamada Curva ABC. Basicamente, ela consiste em fazer uma planilha, colocando o valor de compra, o preço de venda e as quantidades comercializadas de cada produto.

Com a diferença entre o valor de compra e venda, você consegue avaliar a margem que tira em cada item. Já para entender a participação de cada produto no seu faturamento, você deve multiplicar o preço pela quantidade vendida dos produtos.

A partir desse resultado, divida o valor arrecadado por cada produto pelo faturamento total. Assim, você poderá classificar seus produtos em três categorias:

  • Categoria A: inclui os produtos que tem maior contribuição no seu faturamento e são os mais importantes para o seu negócio;
  • Categoria B: aqui entram os produtos que também têm um bom peso no faturamento, mas contribuem menos que os de nível A;
  • Categoria C: são os produtos que menos colaboram com o faturamento da sua loja.

Isso vai ajudar você a ter mais previsibilidade de receita, a gerir melhor seu estoque e o fluxo de caixa.

E mais! Lembra das personas? A técnica ABC também ajuda a entender quais são aquelas que correspondem à maior parcela do faturamento do seu negócio, ajudando a direcionar promoções e ofertas, de acordo com a disponibilidade de cada item e a necessidade de aumentar as vendas na sua loja.

Entenda como a sazonalidade pode te ajudar a aumentar as vendas na loja física

No varejo, a sazonalidade das vendas é algo que pode ajudar bastante a aumentar as vendas na sua loja física. Algumas dicas abaixo, inclusive, estão relacionadas a isso.

Entender como esse fator impacta o seu negócio faz com que você aprenda como deixar a sazonalidade trabalhar para atrair mais clientes.

A sazonalidade no varejo corresponde às flutuações regulares dos padrões de compra ao longo do ano. Dependendo do seu ramo de atuação, isso pode variar bastante.

Assim, uma sorveteria é mais afetada pelas estações do ano do que uma livraria. No entanto, este último estabelecimento pode ser impactado por outras variações sazonais – como a volta às aulas, por exemplo.

Por isso, você deve começar a prever e acompanhar essa flutuação no seu estabelecimento. Se o seu negócio já está funcionando há algum tempo, levante dados dos anos anteriores.

Se você ainda está dando os primeiros passos, é interessante pesquisar estatísticas do mercado e contar com alguma ferramenta que mostre o desempenho de negócios concorrentes similares ao seu.

Além disso, observe o que faz diferença no dia a dia. Ninguém pode conhecer melhor o seu negócio que você!

Invista na vitrine e faça trocas periódicas para vender mais

Você sabia que 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine e que as trocas nesse espaço podem aumentar as vendas em até 25%?

Os dados são de uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e mostram a importância que uma boa vitrine tem para quem deseja aumentar as vendas nas lojas físicas.

A vitrine deve ser impactante para despertar o desejo de compra ou a vontade de entrar na loja. Isso não quer dizer que você deve entulhar todos os seus produtos ali. Escolha os produtos que sejam mais interessantes para destacar, de acordo com sua estratégia de vendas. Outra ação obrigatória é criar vitrines temáticas em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, , Natal etc. Aproveite essas datas para fazer uma decoração especial e exibir produtos relacionados a cada data para atrair mais clientes.

Inclua serviços de delivery e apps de entrega para aumentar as vendas na loja física

A pandemia provocou grandes mudanças no comportamento de consumo. Uma das principais foi o aumento da demanda por serviços de delivery.

O que era apenas uma necessidade virou uma solução para facilitar a vida das pessoas, mesmo sem a necessidade de isolamento social.

Por isso, não importa o segmento de atuação do seu negócio. Oferecer serviços de entrega é uma ótima maneira de atrair clientes.

Avalie se faz mais sentido ter sua própria equipe ou trabalhar com apps de entrega, mas não abra mão de proporcionar essa comodidade para as pessoas como uma ação para aumentar suas vendas.

Colete – e use – informações para atrair clientes para sua loja

A coleta de dados é cada vez mais importante para traçar um bom planejamento de vendas. Então, crie formas de coletar informações das pessoas quando elas estiverem no seu estabelecimento.

Uma boa maneira de fazer isso é através de um programa de recompensas ou da oferta de descontos para clientes que preencherem um cadastro com dados de contato e autorizando o envio de informações.

Você pode, por exemplo, treinar sua equipe para perguntar às pessoas se elas querem informar o e-mail e o número de WhatsApp em troca de um desconto na próxima compra.

Depois, é só manter contato com quem se cadastrou, enviando ofertas personalizadas com base no seu perfil de compras, promoções, novidades, cupons de desconto etc. Use a criatividade para incentivar o público a ir à sua loja e, consequentemente, aumentar as suas vendas!

Use o espaço físico da sua loja na estratégia para aumentar vendas

Observe as lojas físicas dos maiores varejistas do Brasil. Sabe o que elas têm em comum? Todas aproveitam o ambiente para incentivar ofertas nas lojas.

O espaço próximo aos caixas de pagamento, por exemplo, costuma ser utilizado para exibir produtos que tenham um custo menor e que podem ser facilmente comprados por impulso. Essa é uma estratégia infalível para aumentar o ticket médio de consumo.

Outro ponto importante é a acessibilidade. Você deve dispor os produtos de forma que todas as pessoas tenham acesso a eles sem precisar de ajuda. Se você tem uma loja de brinquedos ou artigos para idosos, a arrumação deve contribuir para que manuseiem tudo à vontade.

Se você vende parcelado, exiba o valor da venda a prazo junto com o preço à vista. Não faz sentido ocultar essa informação e fazer potenciais clientes ocuparem sua equipe só para saber o valor de um produto.

Deixe os clientes tocarem na mercadoria

A principal vantagem da loja física para o e-commerce é a proximidade. Isso vale tanto para o contato com vendedores quanto para os produtos em si.

Em geral, a interação com os produtos ajuda na decisão de compra, daí a importância de deixar as pessoas tocarem os itens que desejam antes de fechar a compra.

Então, se você quer atrair mais clientes para sua loja, nada de exibir a mensagem “não toque na mercadoria”. Faça um mostruário de peças e deixe seus clientes ficarem à vontade para interagirem.

Melhore o atendimento ao cliente e o pós-vendas

Um excelente atendimento ao cliente é a chave para aumentar as vendas na loja física.

Conecte-se com as pessoas e ouça com atenção suas necessidades e desejos. Assim, você pode não só oferecer os produtos e serviços que ela realmente precisa, mas até indicar também acessórios ou soluções que vão atender plenamente o que elas buscaram ao entrar na sua loja.

Mais do que uma compra, ofereça uma experiência positiva de consumo. Isso inclui também a fase pós-vendas, tá? Lembre-se: atender bem quem já comprou com você é um atalho para fidelizar clientes e aumentar as vendas.

Ofereça várias formas de pagamento

Cada vez mais consumidores buscam flexibilidade na hora de pagar suas compras e esse fator ajuda a aumentar as vendas na sua loja física. Um levantamento mostra que 77% dos brasileiros testaram novas formas de pagamento na pandemia.

Outros dados mostram que 78% dos consumidores esperam usar novas tecnologias de pagamento.

Assim, oferecer várias formas de pagamento é uma maneira de vender mais para pessoas com diferentes perfis.

Alguém que não tenha cartão pode desejar fazer o pagamento com Pix. Já os mais conectados às novas tendências podem preferir usar o celular e fazer pagamentos por aproximação (tecnologia NFC).

Sua maquininha também deve aceitar todas as bandeiras, evitando que você perca vendas por não trabalhar com esse ou aquele cartão.

Por falar nisso, as soluções que a Cielo oferece vão muito além da maquininha.

Somos uma empresa de tecnologia e inovação, líder no segmento de pagamentos eletrônicos em toda América Latina. Temos soluções que ajudam o seu negócio a:

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