Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como aumentar as vendas nas datas comemorativas

Conheça algumas estratégias para aumentar as vendas de sua empresa em datas festivas ao longo do ano. Planejamento, descontos e facilidades de pagamento são algumas das dicas para aproveitar essas oportunidades de negócios.
Publicado por Equipe Cielo

Saber como aumentar as vendas em datas comemorativas é uma ação realizada por todos os negócios de sucesso!

Afinal, muitas delas foram criadas exatamente com o objetivo de movimentar o comércio e impulsionar o consumo.

Para isso, é necessário planejamento e conhecimento sobre o mercado e o próprio negócio.

Quer entender como vender mais em datas comemorativas que fazem parte do calendário comercial? Então, continue a leitura. Neste texto, abordamos os seguintes tópicos:

Vamos lá?

Marketing sazonal: a importância de entender como vender mais em datas comemorativas

O marketing sazonal se refere ao conjunto de estratégias utilizadas para vender mais alguns serviços e produtos em determinada época do ano.

Ele está diretamente ligado às datas comemorativas, mas também pode estar relacionado a eventos esportivos, comemorações religiosas, grandes festivais de música, estações do ano etc.

De quatro em quatro anos pares, por exemplo, temos a Copa do Mundo de futebol masculino. Historicamente, há um aumento na venda em bares, aparelhos de televisão e artigos como camisas de seleção, bandeiras e outros acessórios para torcedores.

Basicamente, há oportunidades para qualquer segmento lucrar com a Copa e o mesmo acontece anualmente no Natal, no Dia do Consumidor, na Black Friday e outras mais.

Datas assim têm enorme potencial para atrair consumidores para sua loja física ou e-commerce e é disso que se trata o marketing sazonal: de explorar e entender como aumentar as vendas em datas comemorativas.

5 dicas essenciais para saber como aumentar as vendas em datas comemorativas

No comércio, nem todos os dias do ano são iguais. Da mesma forma que é prudente contar com reservas para aguentar períodos de calmaria, também é importante aproveitar as oportunidades e os momentos em que as pessoas estão dispostas a gastar mais.

As datas comemorativas representam bem essas ocasiões. Com criatividade e planejamento, é possível faturar em alguns dias o equivalente a semanas de trabalho – ou até mais.

Veja a seguir cinco dicas para aumentar as vendas nesses períodos de maior movimento do varejo:

1. Faça um bom planejamento de vendas

Planejar com antecedência é a palavra-chave para quem está buscando saber como vender mais em datas comemorativas.

Ações promocionais feitas na correria ou ofertas de última hora tendem a não alcançar um grande sucesso. Podem até dar certo, mas têm grandes chances de comprometer seu orçamento e causar prejuízos numa época do ano em que os lucros deveriam aumentar.

O risco é desnecessário e o resultado pode ser ruim. Fazer um bom planejamento de vendas é essencial para que seu negócio esteja preparado para lidar com o aumento de demanda.

Fizemos um vídeo com cinco passos importantes para você planejar suas vendas:

2. Tenha atenção ao calendário

Fazer ações para aumentar as vendas em datas comemorativas não é sinônimo de correria.  Para evitar isso, tenha atenção ao calendário.

O ideal é pensar sempre alguns meses à frente: se você quer ganhar dinheiro no Carnaval, comece a se planejar antes da virada do Ano.

E enquanto as pessoas estiverem na folia, é bom já estar planejando como vai vender muito na Páscoa – e, talvez, até no Dia das Mães e outras datas mais adiante.

Ao se antecipar ao calendário, é possível ter mais tempo para negociar com fornecedores e oferecer descontos que concorrentes menos preparados não poderão cobrir.

Além disso, é possível garantir que a equipe e o estoque estarão prontos para aumentar as vendas.

3. Ofereça descontos, mas não comprometa sua receita

Mesmo que as pessoas estejam predispostas a gastar mais em datas especiais, é natural que elas também estejam buscando oportunidades de “aliviar o bolso”.

Mas, lembre-se: ofereça descontos, mas jamais comprometa sua receita.

Um dos maiores desafios para quem deseja saber como vender mais em datas comemorativas é exatamente precificar um produto adequadamente e fazer promoções para atrair clientes sem comprometer o lucro.

Para isso, o grande diferencial pode ser fazer boas negociações com fornecedores, como ressaltamos na dica 2.

4. Foque no aumento do ticket médio

Ao procurar descobrir como aumentar as vendas em datas comemorativas, não deixe de adotar estratégias para aumentar seu ticket médio.

Uma das melhores formas de fazer isso é montando kits de produtos que são vendidos com um desconto em relação ao valor total que seria gasto na compra de cada item separadamente.

Aposte em mercadorias complementares, que criem uma vantagem ao serem adquiridas em conjunto.

Exemplo: o Dia do Artesão é comemorado em 19 de março. Se você tem uma papelaria, pode montar kit com pinceis, tintas, peças em MDF e papeis especiais, voltado para quem ganha dinheiro com artesanato.

Outra boa opção é adotar a prática do upsell (aumento de vendas). Nela, você oferece a compra de produtos adicionais para gerar mais receita a cada venda realizada.

Por um pequeno valor adicional, um restaurante pode oferecer uma sobremesa especial ou um chopp a mais para quem for comemorar o Dia dos Pais, por exemplo.

5. Capriche no ambiente e na comunicação

Para motivar as pessoas a comprarem, inspire-se nas datas comemorativas para criar um clima especial para essas ocasiões. Usar elementos temáticos relacionados a cada data festiva é algo que deve fazer parte da estratégia de marketing para aumentar as vendas do seu negócio.

Uma decoração inspirada em cada ocasião, com direito a uma boa comunicação dentro e fora da loja, sempre ajuda a atrair clientes.

Isso também vale para lojas virtuais e para os conteúdos dos perfis da sua empresa nas redes sociais, onde vídeos de produtos temáticos também podem valer a pena para chamar a atenção.

As datas festivas também são um excelente pretexto para entrar em contato com clientes antigos. Mensagens e ofertas especiais relacionadas à data podem motivar essas pessoas a comprarem com você novamente.

O que você precisa para montar um calendário comercial e vender mais com as datas comemorativas

Mas, quem quer entender bem como vender mais em datas comemorativas, deve pensar não só em decorar bem a loja ou o site de acordo com o momento.

É preciso focar em melhorar a experiência do cliente como um todo, pegando o “impulso” de consumo de cada data não só para cumprir metas de vendas, mas para fidelizar seu público.

Então, considere nossas dicas para montar seu próprio calendário comercial.

Escolha as datas que fazem sentido para o seu negócio

Nem toda data comemorativa precisa fazer parte do seu planejamento de vendas.

Ao montar seu calendário promocional, escolha aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio, destacando as datas-chave para o seu segmento.

O Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser uma data relevante para quem ganha dinheiro com plantas, mas não deve ser tão interessante para uma barbearia, certo?

Dependendo do segmento, até datas como o Dia de Finados podem representar uma oportunidade – quem tem floricultura que o diga.

Portanto, tenha isso em mente ao construir seu calendário comercial!

Conheça o seu público

Além de conhecer seu segmento, também é fundamental conhecer o perfil do seu público.

Assim, você pode identificar oportunidades em datas comemorativas que estejam alinhadas a necessidades dos clientes, ajudando a criar um bom diferencial competitivo.

Você pode, por exemplo, oferecer venda no crediário ou frete grátis a partir de um determinado valor de compra.

Aposte em nichos e datas mais específicas

Outra forma de aproveitar as datas comemorativas para vender mais é apostar em nichos do seu público ou datas mais específicas.

No Dia dos Namorados, por exemplo, você pode preparar ofertas para quem não está num relacionamento ou acabou de sair de um – e quer melhorar a autoestima com um mimo para si.

Se você tem um mercadinho de bairro, pode fazer degustações especiais no Dia Mundial do Café e aumentar as vendas desse produto.

Use a criatividade para fugir do óbvio – e da concorrência!

Explore parcerias

Ao mapear as datas que fazem sentido para seu setor de atuação e para o seu público, tente identificar também oportunidades de explorar parcerias que podem impulsionar ainda mais seu negócio nas datas comemorativas.

Um exemplo: se você tem um pet-shop, pode fazer uma feira de adoção em conjunto com alguma instituição no Dia Nacional de Adotar um Animal (04/10).

Com a parceria, você pode colocar acessórios e outros itens à venda no local – ajudando tutores que não têm os insumos necessários para os bichinhos que acabaram de adotar!

Vá além dos aspectos comerciais

Nem sempre você precisa oferecer produtos temáticos ou promoções de vendas nas datas do seu calendário comemorativo.

O pet-shop que citamos acima, por exemplo, poderia fazer uma campanha de conscientização para o “Dezembro Verde”, mês dedicado ao combate e à conscientização contra o abandono e os maus-tratos aos animais.

Fazer ações de cunho social, relacionadas ao seu setor, ajuda a criar conexões genuínas com seu público.

Essa aproximação reforça a reputação do seu negócio e aproxima sua marca das pessoas, sem ter apenas o objetivo direto de fazer vendas.

Principais datas comemorativas do Brasil

E já que montar esse calendário é essencial para começar o planejamento para vender mais nas datas comemorativas, confira uma lista com os principais destaques do calendário do varejo!

Datas festivas:

  • Ano-Novo (1º de janeiro);
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães (2º domingo de maio);
  • Dia dos Namorados (12 de junho);
  • Dia dos Avós (26 de julho);
  • Dia dos Pais (2º domingo de agosto);
  • Dia das Crianças (12 de outubro);
  • Natal (25 de dezembro).

Estações do ano (início e fim):

  • Outono (21 de março a 21 de junho);
  • Inverno (21 de junho a 23 de setembro);
  • Primavera (23 de setembro a 21 de dezembro);
  • Verão (21 de dezembro a 21 de março).

Outras datas comemorativas/comerciais relevantes:

  • Aniversário das cidades (calendário regional, favorece ativações locais ou para determinada praça);
  • Aniversário dos clientes (você pode usar informações de cadastro ou, em lojas físicas, oferecer descontos para quem comprovar o aniversário com um documento);
  • Dia Internacional das Mulheres (08 de março);
  • Dia Mundial do Consumidor (15 de março);
  • Dia do Frete Grátis (sem data fixa; geralmente, ocorre na última semana de abril);
  • Dia do Trabalhador (1º de maio);
  • Dia da Independência do Brasil (7 de setembro);
  • Semana do Brasil (sem data fixa; geralmente, ocorre entre a primeira e segunda semanas de setembro);
  • Dia do Cliente (15 de setembro);
  • Dia das Bruxas/Halloween (31 de outubro);
  • Black Friday (última sexta-feira de novembro);
  • Cyber Monday (realizada na segunda-feira seguinte à Black Friday).

Importante: destacamos acima apenas as datas mais populares do calendário comercial. Você pode – e deve – buscar outras oportunidades festivas que tenham relação com seu negócio.

Saber identificar isso é o segredo de todas as pessoas que querem descobrir como aumentar as vendas em datas comemorativas!

Quer vender mais em datas comemorativas? Prepare-se para o aumento de transações!

Como vimos, há diversas oportunidades para quem está procurando entender como aumentar as vendas nas datas comemorativas.

Elas representam chances incríveis de chamar atenção do seu público e movimentar seu negócio durante o ano todo.

Mas, não esqueça: se a ideia é vender mais, você precisa se preparar também para o aumento no número de transações de pagamento que serão realizadas.

Por isso, sua loja precisa de uma máquina de cartão que não fique indisponível, assim como a solução de pagamentos do seu e-commerce precisa garantir segurança, rapidez e estabilidade na hora de finalizar as transações mesmo com o aumento de acessos ao seu site.

É aí que entra a parceria da Cielo! Com as nossas soluções, você pode vender nas maquininhas, no e-commerce e pelo celular.

Aceite pagamentos com Pix, QR Code, aproximação (NFC) e mais de 80 bandeiras de cartão para não perder nenhuma venda!

Receba uma oferta personalizada para o perfil do seu negócio!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288