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Dicas e Histórias de Sucesso

Como aumentar as vendas em datas comemorativas

Publicado por Equipe Cielo

Conheça algumas estratégias para aumentar as vendas de sua empresa em datas festivas ao longo do ano

 
No varejo, nem todos os dias do ano são iguais. Da mesma forma que é prudente contar com reservas para aguentar períodos de calmaria, também é importante aproveitar as oportunidades que se apresentam nos momentos em que o consumidor está disposto a gastar mais. Datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, são algumas dessas ocasiões: com um pouco de criatividade e planejamento, é possível faturar em alguns dias o equivalente a semanas de trabalho – ou até mais. Veja a seguir algumas dicas para aumentar as vendas nesses períodos de maior movimento do varejo.
 

1) Por que é importante fazer um bom planejamento de vendas

Planejar com antecedência é a principal chave para uma ação de sucesso de vendas em datas comemorativas. Ações promocionais feitas na correria ou ofertas de última hora não tendem a alcançar um grande sucesso. Podem até dar certo, se a concorrência estiver desatenta, mas têm grandes chances de causar prejuízos numa época do ano em que os lucros deveriam aumentar. O risco é desnecessário e o resultado pode ser doloroso.
 

2) Fique muito atento no calendário do ano

Para evitar surpresas, a recomendação é planejar as datas comemorativas com antecedência. Não há motivo para correria: basta dar uma olhada no calendário e encontrar as datas festivas do ano. O ideal é pensar sempre alguns meses à frente: quando todos estão comemorando o Carnaval, o empreendedor prevenido já deve ter na cabeça um bom plano para a Páscoa – e talvez já esteja até pensando no Dia das Mães.
Com o planejamento de longo prazo, é possível ter mais tempo para conseguir bons negócios com fornecedores e oferecer descontos que concorrentes menos preparados não poderão cobrir. Além disso, é possível garantir que a equipe e o estoque estarão prontos para aumentar as vendas.
 

3) Ofereça descontos ao seu público-alvo

Mesmo que os consumidores estejam preparados para gastar mais durante essas datas especiais, é natural que eles também estejam com os olhos bem abertos em busca de maneiras de aliviar o peso no bolso. Entenda qual é o perfil do seu público-alvo, para que essas promoções sejam compatíveis com o que pensam. Empreendedores que oferecem bons descontos ou promoções originais nessas datas festivas têm mais chances de cativar essa clientela. Seja desconto em porcentagem, seja a tática de 50% de desconto na segunda peça – todo desconto vale.
 

4) Facilite o pagamento dos clientes

Outra excelente maneira de aumentar as vendas e conquistar clientes nessa época do ano é oferecer facilidades no pagamento, como o parcelamento de compras no cartão de crédito. Para empreendedores que ainda não aceitam cartões ou pagamentos digitais, é a ocasião perfeita para começar a fazê-lo e expandir seu público. Quanto maior a comodidade oferecida ao consumidor no pagamento, maiores as chances de fazer bons negócios e diferenciar-se da concorrência. Veja outros motivos para ter uma maquininha de cartão.
 

5) Capriche no ambiente e na comunicação

Além de motivarem o consumidor a comprar, alguns momentos do ano podem inspirar os empreendedores a entrar no clima da ocasião. Datas comemorativas do ano são o momento perfeito para criar estratégias de marketing de vendas. Uma decoração temática com direito a música-ambiente e comunicação dentro e fora da loja pode atrair novos clientes ao seu negócio. Também pode valer a pena investir em produtos temáticos para chamar a atenção dos consumidores.
As datas comemorativas também são um excelente pretexto para entrar em contato com clientes antigos. Uma mensagem temática e boas ofertas para a data darão a eles um ótimo motivo para retornar ao seu negócio. Seja criativo e entenda a necessidade de seus clientes!
Portanto, para destacar-se e aumentar as vendas em datas festivas, é preciso não só ter uma loja decorada com a temática da ocasião, mas também pensar com antecedência nos melhores descontos e nas facilidades que farão os clientes entrar no clima de festa e comprar mais.
 
Aproveite para saber as principais táticas na hora de criar uma promoção de vendas com as dicas que estão aqui no nosso blog!


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