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Dicas e Histórias de Sucesso

Entenda o que é e como fazer pesquisa de perfil do consumidor

Quer saber como fazer pesquisa de perfil do consumidor? Veja a importância de conhecer o seu cliente e dicas para descobrir quem ele é.
Publicado por Equipe Cielo

Entender como fazer pesquisa de perfil do consumidor pode ajudar a aumentar suas vendas.

Afinal, embora o comércio possa dar bons resultados, hoje em dia, é preciso entender bem seu consumidor em potencial para ter sucesso.

Isso acontece porque as pessoas esperam um tratamento personalizado das lojas, tanto físicas quanto no e-commerce

E não tem como atender às expectativas de alguém que não conhece, não é mesmo?

Por isso, vamos explicar neste conteúdo o que é preciso fazer para entender seu público.

Siga a leitura e saiba como fazer pesquisa de perfil do consumidor.

O que é perfil do consumidor?

Perfil do consumidor é um resumo de várias características observadas em pessoas que tendem a ser consumidoras de determinado produto ou serviço.

Essas informações são conhecidas a partir de pesquisas elaboradas para detectar hábitos, preferências, tipos de comportamento e dados como faixa etária, renda média e profissão.

Portanto, para saber como fazer pesquisa de perfil do consumidor, é preciso ir além dos dados pessoais e profissionais e investigar elementos culturais e comportamentais.

Além de ajudar a direcionar os esforços de publicidade e marketing para o consumidor ideal, otimizando as despesas e aumentando a eficácia, a prática ajuda também a evitar algum comportamento que possa desagradar esses consumidores.

Por exemplo: uma empresa que vende alimentos vegetarianos e veganos tem clientes que, em geral, demonstram preocupação com o meio ambiente.

Por isso, o ideal é usar materiais recicláveis nas embalagens desses produtos para evitar danos na imagem da empresa diante desse público.

Por que é importante mapear o perfil do consumidor ideal?

Entender como fazer pesquisa de perfil do consumidor é importante na análise do estilo de vida daquele cliente com um potencial real de compra da solução oferecida pelo seu negócio.

Com essas informações, é possível personalizar o atendimento a este cliente, o que pode trazer resultados positivos na sua estratégia.

De acordo com o relatório State of Personalization Report de 2022, da Twilio Segment, 62% dos consumidores afirmam que uma marca perde sua lealdade ao não oferecer uma experiência personalizada.

Esse dado teve um crescimento considerável em relação aos 41% observados no ano anterior, o que mostra que essa tendência está em alta.

E conhecer bem esse consumidor é necessário para um atendimento que supra suas necessidades e anseios.

Somente empresas que investem em iniciativas como fazer pesquisa de perfil do consumidor conseguem se aproximar do seu público desta forma.

Benefícios de conhecer o perfil do consumidor

Investir em uma ação como fazer pesquisa de perfil do consumidor pode render diversos benefícios para o seu negócio.

Conheça alguns dos principais:

  • Direcionar o marketing: conhecer o perfil do consumidor ajuda a empresa a direcionar suas estratégias para o público certo
  • Otimizar o ciclo de vendas: as informações coletadas fornecem subsídios para aumentar a eficácia de cada parte desse processo, elevando também a sua efetividade
  • Poupar recursos: com iniciativas bem direcionadas, a empresa gasta menos com publicidade e marketing
  • Melhorar o relacionamento com o cliente: uma pesquisa bem elaborada a ajuda a desenvolver soluções que melhorem a satisfação do consumidor
  • Aumentar o Lifetime Value (LTV): consumidores satisfeitos por mais tempo podem elevar seu ciclo de vida na empresa
  • Aumentar o ticket médio: da mesma forma, clientes felizes gastam mais por compra.

Como fazer pesquisa de perfil do consumidor

Para garantir todas essas vantagens para uma empresa, entender como fazer pesquisa de perfil do consumidor passa pelo conhecimento dos diversos métodos.

Algumas alternativas são:

  • Pesquisa escrita: adequada para abordar temas delicados, pois permite que o consumidor responda em casa
  • Pesquisa por telefone: o consumidor responde às perguntas durante a ligação, se quiser
  • Pesquisa online: geralmente é criada por uma ferramenta especializada, como QuestionPro ou Typeform
  • Grupo focal: reunião de representantes de determinado público-alvo para coletar seus dados.

Seja qual for a metodologia utilizada, tem dados que você não pode deixar de coletar.

Vamos mostrar alguns a partir de agora.

1. Organize os dados demográficos

O ponto de partida do seu estudo é estudar os dados demográficos na sua base de clientes.

Esta etapa ajuda a encontrar padrões de comportamento, essenciais na construção do perfil do seu cliente, entre grupos com determinadas características.

Para isso, leve em consideração informações como:

  • Idade
  • Gênero e orientação sexual
  • Estado civil
  • Local de nascimento
  • Endereço ou região
  • Grau de escolaridade
  • Profissão e renda.

Alguns dados podem ser mais relevantes que outros, dependendo da área de atuação da empresa.

2. Mapeie suas dores, desejos e necessidades

Realize pesquisas de satisfação para descobrir quais são as dores do cliente – ou seja, do que ele precisa ou o que ele deseja em relação às suas soluções.

Para isso, é preciso entrevistar pessoas com interesse no ramo de negócios da empresa, ou que já sejam clientes.

Uma boa maneira de obter bastante respostas é oferecendo vantagens como descontos ou brindes.

3. Quais são os assuntos de maior interesse?

Inclua nas suas pesquisas perguntas que ajudem a identificar o que desperta o interesse do seu público.

Esse tipo de dado é essencial caso você queira criar ações de publicidade que chamem a atenção do consumidor deste perfil.

Além disso, você pode aplicar melhorias nos seus próprios produtos ou serviços com base nesses dados para oferecer soluções mais atrativas aos consumidores.

Ainda que esses assuntos não tenham relação com seu nicho, podem render bons insights para o seu negócio.

4. Quais são as redes sociais favoritas e fontes de informação?

Esta etapa da pesquisa tem como objetivo ajudar seu negócio a definir as ações de publicidade.

Com a variedade de redes sociais que vemos hoje, é comum um determinado perfil de consumidor acessar regularmente alguma plataforma.

Por exemplo, o público infanto-juvenil costuma assistir vídeos curtos em canais como TikTok e Kwai, enquanto consumidoras de itens de beleza feminina não passam muitas horas sem acessar o Instagram.

Além disso, saber como seu público se informa também pode definir o direcionamento das suas ações de marketing.

Para atingir telespectadores de televisão e ouvintes e rádio, anunciar em meios de comunicação tradicionais pode ser uma iniciativa válida.

Já um consumidor que prefira o YouTube será mais impactado pela produção de conteúdo para a plataforma.

5. Organize o ticket médio, LTV e outras informações de consumo

Dados comportamentais como os que mostramos acima são importantes.

Porém, para conhecer bem os perfis mais adequados ao seu negócio, o ideal é cruzar essas informações com os indicadores de consumo da empresa.

Assim, você poderá identificar perfis com maior potencial de consumo e melhorias a serem implementadas.

Veja alguns dados que podem ser combinados com informações de comportamento:

  • Ticket médio: indica o tipo de público para direcionar ações ou como aumentar esse indicador
  • LTV: ajuda na elaboração de estratégias de retenção
  • Satisfação do cliente: analisa o que pode melhorar.

Exemplos de perfil do consumidor

Depois de coletar as informações, basta usá-las para determinar suas ações.

Porém, fica complicado analisar dados soltos em planilhas.

Para simplificar esse processo, um formato usado bastante no meio dos negócios é a criação de personas.

São personagens semifictícios, propostos a partir de dados reais de consumidores.

Imagine que uma loja de roupas especializada em moda jovem realizou uma pesquisa e chegou à conclusão de que tem dois públicos promissores:

  • Pré-adolescentes sustentados pelos pais, que começaram a frequentar festas
  • Jovens adultos que estão no primeiro emprego e querem aproveitar para comprar roupas.

Vamos agora imaginar uma persona baseada na primeira alternativa:

Francisco, 13 anos, é filho de pais separados. Mora com a mãe, designer em uma empresa de informática, com renda de R$ 4,2 mil. O pai, escriturário de uma agência bancária privada, ganha R$ 5 mil. A cada duas semanas, o pai leva o filho para passear e o presenteia com roupas novas. Francisco gosta de camisetas e moletons estampados com personagens de animações japonesas e bermudas de surfista.

Vamos, então, traçar o perfil do segundo público:

Joana, 20 anos, há cinco meses começou um estágio no Tribunal de Justiça do Estado, cuja sede fica perto da loja. O pai é profissional autônomo e a mãe, dona de casa. Ela tem um namorado, que conheceu na faculdade, onde cursa o terceiro semestre de direito. Joana ganha R$ 850 por mês de bolsa-auxílio e, desde que começou o estágio, tem usado o dinheiro para renovar o guarda-roupas. Joana gosta de jaquetas e calças jeans e blusas cropped e ombro a ombro.

Com base na Joana, a loja pode definir ações para atrair a atenção de jovens com essas características, das ações de publicidade até a escolha das peças na vitrine.

Conquiste o consumidor até na hora de cobrar

Não bastará investir em iniciativas como fazer pesquisa de perfil do consumidor se não houver preocupação em satisfazer o cliente em todos os momentos da compra.

E a hora do pagamento é importante, pois qualquer falha ou mal-entendido causa um impacto grave na experiência de consumo.

Por outro lado, quando o estabelecimento investe para garantir uma cobrança eficiente, o cliente paga tranquilamente e sai feliz com suas aquisições.

Para garantir esse sucesso, a Cielo conta com soluções que ajudam você e seu cliente.

Para quem se preocupa em acompanhar o desempenho do negócio, o Cielo Farol mostra como estão as vendas por horário, quanto os clientes estão gastando e muito mais.

Já o Cielo Unifica mostra todos os dados das maquininhas de cartão, para garantir uma gestão financeira organizada e calcular a margem de lucro com mais facilidade.

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