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Como aumentar o ticket médio? 6 dicas para melhorar suas vendas

Publicado por Equipe Cielo

Como aumentar o ticket médio

Aumentar o ticket médio nos negócios é uma das chaves para elevar o seu faturamento. Seja numa loja física ou virtual, o ticket médio é uma das principais métricas utilizadas e é um indicador essencial para direcionar os objetivos de áreas como Finanças e Marketing, por exemplo.

Mas, por que isso é tão importante? É porque o ticket médio pode ajudar a determinar suas metas de maneira mais precisa e também identificar oportunidades e estratégias que vão contribuir para o crescimento da sua empresa.

Aumentar o ticket médio é um desafio para quem quer faturar mais e garantir vendas em alta. Para te ajudar, fizemos esse conteúdo sobre o assunto, incluindo dicas de ações que podem ser realizadas para ajudar a elevar essa métrica. Boa leitura!

O que é ticket médio?

O ticket médio é uma métrica que detalha o valor médio gasto por cada cliente nas vendas.

A partir deste indicador, é possível entender o comportamento dos seus consumidores, identificar variações de receita e saber se suas ações estão gerando o resultado esperado.

Quanto maior for o valor do ticket médio, maior vai ser o valor gasto por seus clientes em cada compra e vice-versa.

Como calcular o ticket médio?

Calcular o ticket médio é simples.

Basta somar o valor total faturado em um período e dividir pelo número de vendas realizadas neste mesmo intervalo de tempo.

Assim, temos:

Como calcular o ticket médio

Ticket Médio = Faturamento / Número total de vendas

Além de calcular quanto seus clientes gastam, em média, a cada compra, também é possível segmentar o cálculo do ticket médio de cada canal de vendas, categoria/seção do estabelecimento etc.

Vamos a um exemplo, usando como referência um estabelecimento que tem loja física e também faz vendas no e-commerce, oferecendo três categorias de produtos.

 

Cálculo do ticket médio de cada venda:

Quantidade de vendas realizadas Receita totalTicket médio
12.000R$ 294 milR$ 24,50

 

Cálculo do ticket médio em cada canal de vendas:

CanalQuantidade vendidaReceitaTicket Médio
Loja física7.000R$ 175 milR$ 25
E-commerce5.000R$ 119 milR$ 23,8

 

Agora, vamos ver qual foi o ticket médio, considerando as três categorias separadamente:

CategoriaQuantidade vendidaReceitaTicket Médio
Categoria 18.000R$ 176 milR$ 22
Categoria 22.500R$ 45 milR$ 18
Categoria 31.500R$ 73 milR$ 48,6

 

Em análises mais detalhadas, poderia ser bastante útil calcular o ticket médio de cada produto ou de cada pessoa que faz parte da equipe de vendas, por exemplo.

Por que saber o ticket médio é importante

Agora que você já sabe como calcular o ticket médio, vamos entender por que ele é um indicador tão importante.

Através do cálculo do ticket médio, é possível:

  • Entender o comportamento do seu consumidor;
  • Identificar se investimentos em ações promocionais ou de comunicação estão trazendo o retorno esperado;
  • Mapear oportunidades e variações sazonais (como ocorrem nas datas comemorativas, por exemplo);
  • Planejar melhor a compra de produtos, antecipando o funcionamento do seu giro de estoque;
  • Estabelecer prioridades de investimento e de ações estratégicas.

Assim, ao analisar as variações do ticket médio por faixa etária, por exemplo, pode ser determinante para saber em qual público ou produto você deve focar ou investir mais seus esforços de vendas.

Ou, quem sabe, identificar se você vende mais no Dia das Mães ou no Dia dos Namorados, permitindo determinar os investimentos para a data que faz mais sentido para o seu negócio.

Ao entender essas variações, é possível se preparar adequadamente para momentos em que há crescimento ou diminuição de demandas, além de estabelecer ações que ajudem a aumentar suas vendas e manter o valor do ticket médio sempre alto, independente da época do ano.

Ter essa visão ampla do ticket médio é a melhor maneira de construir estratégias para aumentar sua receita através dos mesmos consumidores – o que é mais barato do que atrair novos clientes.

Por isso, é recomendável que essa métrica seja analisada com certa frequência. Essa regularidade pode ser semanal, mensal ou até trimestral, de acordo com o perfil do seu negócio, do segmento em que você atua e, principalmente, das estratégias que você determina.

Outra recomendação é comparar o resultado obtido num determinado intervalo com o mesmo período no último ano e de anos anteriores.

Analise se houve aumentos ou quedas do seu ticket médio no período e tente entender o que provocou as mudanças.

Isso é essencial para você saber se o seu ticket médio está ou não evoluindo.  Se o valor estiver estagnado há um tempo, isso pode ser um sinal que suas vendas pararam de crescer.

6 dicas de como aumentar o ticket médio

Além de auxiliar a descoberta de tendências e visualizar o desempenho de vendas do seu portfólio de produtos e serviços, o ticket médio pode ser o “mapa da mina” para você aumentar a receita do seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas de como aumentar o ticket médio e fazer seus clientes comprarem mais no seu estabelecimento.

1.Facilite o pagamento

Facilitar o pagamento das compras é o primeiro passo para incentivar os clientes a gastarem mais em compras na sua loja.

Afinal, muita gente opta por aumentar os gastos quando pode escolher a forma de pagamento de sua preferência. Por isso, além do débito e do crédito, ofereça diversos meios para que seus consumidores paguem suas compras: Pix, QR Code, pagamento por aproximação etc.

2.Explore a estratégia upsell

Gostaria de levar uma sobremesa ou uma bebida em tamanho maior acrescentando apenas X reais na sua compra? É provável que você já tenha ouvido essa pergunta ou variações dela enquanto pagava por uma refeição.

Essa prática, conhecida como upsell (ou aumento de vendas, em tradução livre), consiste em oferecer a compra de produtos adicionais com objetivo de gerar mais receita a cada venda realizada.

É uma estratégia bastante utilizada para fazer os clientes experimentarem novas opções do seu mix de produtos ou simplesmente fazê-los gastar mais numa compra por impulso.

No mundo virtual, a estratégia de upsell é feita a partir da sugestão de produtos relacionados aos itens que estão sendo comprados naquele momento ou com base no histórico de compras do cliente.

Assim, alguém que acabou de comprar um tênis de corrida, pode colocar no carrinho os itens que estão sendo exibidos num sugestivo carrossel com acessórios apropriados para essa prática esportiva.

3.Invista no live commerce

O live commerce consiste em promover a venda de produtos online através da realização de lives (transmissões ao vivo).

Considerado a união entre o e-commerce e o streaming, o formato vem sendo adotado por lojistas do mundo inteiro e, só na China, movimentou US$ 131 bilhões em 2021.

O live commerce favorece a realização de promoções especiais, estimulando compras por impulso. Além disso, seus consumidores acabam interagindo mais nos canais da sua marca e no seu site, o que pode gerar aumento do ticket médio das suas vendas.

Para completar a estratégia, é interessante usar links de pagamento que podem ser utilizados durante a live para seus clientes finalizarem as compras com rapidez e segurança.

4.Ofereça vantagens para compras acima de um valor determinado

Outra estratégia bastante difundida para aumentar o ticket médio é oferecer vantagens para clientes que compram acima de um determinado valor.

No e-commerce, oferecer frete grátis é sempre uma boa opção – afinal, o custo da entrega é uma das principais causas de abandono de carrinhos. Muita gente vai preferir pagar por itens adicionais em vez de pagar pelas taxas de envio.

Já nas lojas físicas, vale oferecer descontos progressivos para compras que atinjam um valor mínimo. Este valor deve ser estipulado com bom senso e de modo que seus clientes realmente entendam o desconto como uma vantagem real.

Para completar, ofereça o pagamento parcelado, para aumentar mais ainda o poder de compra dos seus consumidores (e a vontade de aproveitar a oportunidade).

5.Crie programas de assinatura

Fazer seus clientes comprarem com mais frequência também é uma ótima ferramenta para aumentar o ticket médio do seu negócio.

Isso pode ser feito através de programas de assinatura, onde há descontos para a compra de produtos que precisam ser comprados periodicamente (como remédios de uso contínuo) ou para a oferta de itens especiais ou edições limitadas (como livros ou vinhos, por exemplo).

Para essa estratégia funcionar, é importante você contar com soluções de pagamento que realizem cobranças automáticas e periódicas de planos, assinaturas ou serviços, sem que seus clientes precisem informar novamente os dados do cartão.

6.Foque no público certo

Um dos principais meios de aumentar o ticket médio é direcionar o foco para o público certo. Para isso, você precisa conhecer bem as características dos seus clientes e do seu negócio para desenhar as melhores estratégias para aumentar as vendas.

Você sabe dizer qual o perfil de renda dos seus consumidores? Ou responde sem hesitar quais são os dias e horários da semana com maior ou menor movimento? Sabe dizer se seus clientes compram mais no débito, crédito ou parcelado?

Ter essas respostas ajuda você a alinhar suas ofertas de acordo com a real demanda do seu negócio.

Além dessa análise interna, você também precisa analisar como está o seu desempenho diante da concorrência. Se outros estabelecimentos têm ticket médio maior que o seu, significa que há oportunidades de crescimento e que seu negócio também pode atingir esse número.

Ou seja: você pode descobrir o que está impedindo sua empresa de ter uma performance melhor… Mude isso, usando os dados a seu favor!

Como a inteligência de dados ajuda sua empresa a crescer?

Sem dúvida, aumentar o ticket médio e mantê-lo em crescimento é um desafio. No entanto, essa tarefa se torna mais simples e viável quando você usa a inteligência de dados para entender melhor seu negócio e seus clientes.

Aqui na Cielo, você conta com diversas soluções inteligentes para melhorar suas finanças, sua gestão e suas vendas!

Uma delas é o Cielo Farol, uma ferramenta de gestão que utiliza toda a inteligência, a tecnologia e os dados da empresa líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina para você ter uma visão completa do seu negócio!

Com ele, você conhece a jornada de compra dos seus clientes e ainda consegue comparar como está o seu desempenho diante da concorrência!

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