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Como divulgar um produto na internet? Descubra como alcançar o público certo!

Com a internet, é possível fazer a divulgação do seu negócio com sucesso e alcançar ótimos resultados nas suas vendas. Continue a leitura e veja as dicas que preparamos para você sobre este assunto!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora digita algumas ideias sobre como divulgar um produto na internet em seu notebook. Um colaborador arruma caixas ao fundo.

Saber como divulgar um produto na internet é decisivo para seu sucesso como empreendedor.

Afinal, a venda online é um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro, mas, justamente por isso, este mercado é altamente concorrido.

O segredo para se sobressair é dominar as técnicas de publicidade para mostrar seu produto para o público certo e de uma maneira atrativa.

Para isso, confira no texto abaixo como divulgar um produto na internet.

Como promover um produto: primeiros passos

Antes de começar a pensar em como divulgar um produto na internet, existem algumas etapas importantes para que sua estratégia dê certo.

Veja agora os primeiros passos para realizar uma campanha de publicidade eficiente.

Conheça bem o produto que você vai divulgar

Você pode escolher os melhores produtos para vender na internet, mas só vai conseguir bons resultados se souber exaltar as principais qualidades destes itens.

Dependendo da solução, você pode procurar pelo manual de instruções ou tutoriais em vídeo com as instruções de uso.

Se você vender itens simples, como roupas e enfeites, procure saber como eles são produzidos e fique por dentro das principais recomendações de especialistas do ramo.

Saiba qual é o público que precisa desta solução

Depois de conhecer o produto, é hora de pesquisar as características dos consumidores que se interessam pelo item.

Informações como gênero, faixa etária, ocupação, renda média, estado civil e hábitos de consumo são essenciais.

Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado ou observar o comportamento dos seus clientes, caso você já trabalhe com vendas.

Essas informações ajudam a entender onde encontrar e como dialogar com este público.

Descubra em quais redes sociais seu público está

Na hora de planejar como divulgar um produto na internet, é importante saber qual é a rede social favorita do seu público.

Como cada plataforma tem suas características, o tipo de público que frequenta também pode variar.

Muitas redes sociais têm a opção de fazer publicidade paga, mas também há a alternativa de criar um perfil e apostar em um alcance orgânico (sem a necessidade de pagar pela propaganda).

E se você estiver montando um negócio com R$ 5 mil ou menos, as duas opções são boas maneiras de fazer sua divulgação a um bom custo-benefício.

Estude sobre publicidade online

O conhecimento é importante em qualquer área de atuação.

Entender como divulgar um produto na internet de uma maneira profissional representa um bom diferencial competitivo para o seu negócio.

Para isso, você pode comprar cursos a um bom preço em plataformas como Coursera, Hotmart e Udemy ou buscar tutoriais gratuitos no YouTube.

Essas são as maneiras mais simples, mas você pode aprofundar suas noções buscando livros e formações mais sobre o assunto.

Aprenda como divulgar um produto na internet

Depois de dar seus primeiros passos, chegou a hora de finalmente decidir como divulgar um produto na internet.

Veja as dicas a seguir.

1. Crie um blog/site e produza conteúdo de qualidade

A divulgação de um bom conteúdo, que ensina sobre vários aspectos relacionados ao produto ofertado, é uma maneira de mostrar que você entende do assunto.

Assim, ao encontrar seu material, clientes em potencial vão ter confiança no seu negócio.

Ao criar seu site ou blog, use técnicas de SEO para identificar as palavras-chave – ou seja, os termos buscados em mecanismos como o Google por pessoas que querem se informar sobre o assunto.

2. Tenha perfil ativo na rede social escolhida

Se você chegou até aqui, sabe que a definição de como divulgar um produto na internet depende da rede social favorita do seu público.

Por isso, uma das primeiras medidas a tomar é criar o seu perfil nesta plataforma, certo?

Não basta apenas criar o perfil, é preciso ser ativo.

Publicar ofertas é importante, mas as postagens sobre outros assuntos relevantes devem ser mais frequentes.

Além disso, dê atenção aos seus seguidores respondendo comentários e mensagens.

3. Entenda o poder do e-mail marketing segmentado

O e-mail é uma ferramenta poderosa de marketing porque permite a segmentação dos usuários e a automação dos envios.

Para você entender melhor, pense nas características de públicos diferentes que se interessam por um mesmo produto.

Por exemplo: você oferece vagas em um estacionamento, que podem ser usadas por pessoas que trabalham na região e também por moradores.

Então, você pode criar conteúdos diferentes, cada um voltado para os dois públicos.

A partir destas primeiras mensagens, você pode automatizar o envio de outros conteúdos conforme a ação tomada pelo cliente.

4. Crie campanhas publicitárias segmentadas

Vimos no começo deste texto como é importante conhecer o perfil do seu público.

Agora, com as informações levantadas, é possível criar campanhas publicitárias segmentadas, isto é, voltadas a consumidores com determinada característica.

Desta forma, você otimiza seus gastos com publicidade, pois investe apenas para atingir possíveis clientes, excluindo quem não tem interesse nos seus produtos.

Algumas características a serem levadas em conta para a segmentação podem ser:

  • Localização;
  • Faixa etária;
  • Ocupação;
  • Escolaridade;
  • Gênero;
  • Comportamento de compra;
  • Áreas de interesse.

5. Experimente o efeito dos influenciadores

Contar com influenciadores digitais que atuem no ramo do produto que você oferece pode ser uma boa maneira de atingir um público qualificado.

Você não precisa investir na parceria com alguém muito famoso.

Pelo contrário: o ideal é procurar um produtor de conteúdo que converse com um público bem específico.

Assim, você tem a vantagem da segmentação: o número de pessoas atingidas pode não ser tão alto, mas todas – ou pelo menos uma boa parte delas – são clientes em potencial.

6. Esteja também nos marketplaces

Marketplaces são aquelas plataformas onde vários empreendedores anunciam seus produtos, como Amazon, Shopee etc.

Basta criar seus anúncios e seus produtos começam a ser exibidos para uma série de consumidores que procuram justamente pelo que você vende.

Para isso, é importante apostar em boas fotos e criar títulos chamativos incluindo os principais termos relacionados ao produto, além de elaborar um texto bem detalhado para descrever o item.

Essas plataformas costumam ser muito acessadas em datas como Natal e Black Friday, portanto pode ser uma boa ideia para melhorar suas vendas nessas épocas.

Mas lembre-se: ao vender em um marketplace, um percentual do valor pago por quem compra fica com a plataforma.

Ainda assim, os marketplaces podem melhorar seu faturamento com uma boa precificação.

Domine os gatilhos emocionais e conquiste mais clientes

Nas dicas acima, procuramos mostrar a você como divulgar um produto na internet com um bom planejamento.

Com o tempo, você poderá incrementar suas técnicas para tornar suas ofertas cada vez mais atrativas.

Uma boa maneira de fazer isso é dominando gatilhos emocionais, ou seja, estímulos que podem ajudar as pessoas na decisão de compra.

Veja alguns exemplos:

  • Gatilho da autoridade: demonstre conhecer bem o ramo relacionado à solução oferecida e esse impulso levará o cliente a confiar mais em você;
  • Gatilho da escassez: avise que seu estoque está quase se esgotando para estimular o consumidor a comprar enquanto é tempo;
  • Gatilho da prova social: mostre depoimentos reais de clientes satisfeitos para aumentar a confiança no seu negócio.

Existem ainda outros tipos de gatilhos e dominar essas técnicas pode ajudar bastante a aumentar suas vendas.

Você também pode demonstrar o profissionalismo do seu negócio usando um bom gateway de pagamentos, que conecta seu negócio online às instituições responsáveis pela liquidação de um pagamento, da mesma forma que uma maquininha de cartão faz em estabelecimentos físicos.

E para ter um bom faturamento na sua loja virtual, você deve escolher um sistema seguro, que minimize o chamado chargeback – ou seja, o cancelamento de compras por suspeitas de fraude ou arrependimento.

Para tudo isso, você pode contar com a Cielo!

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