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Dicas e Histórias de Sucesso

Cyber Monday: o que é? Quando acontece? E como aumentar minhas vendas?

Saiba o que é a Cyber Monday e entenda como essa data pode ajudar a impulsionar as suas vendas!
Publicado por Equipe Cielo

Homem vendedor realiza venda para cliente mulher em loja de eletrônicos durante a Cyber Monday.

Muitos consumidores já sabem o que é Cyber Monday e esperam que ela chegue para aproveitar as promoções.

Essa data comercial tem uma relação bem próxima com a Black Friday e pode ajudar ainda mais a aumentar as vendas no fim de ano.

Por isso, se você tem uma loja física ou virtual, precisa estar por dentro.

Acompanhe este artigo até o fim para descobrir o que é Cyber Monday e conferir algumas dicas para aproveitar melhor a oportunidade!

O que significa Cyber Monday?

Cyber Monday significa, em tradução livre do inglês, segunda-feira (Monday) cibernética (Cyber), palavra que se refere à internet e à tecnologia digital.

O que é Cyber Monday?

A Cyber Monday uma data do calendário comercial que cai na segunda-feira seguinte à Black Friday, a última sexta de novembro.

A ideia é oferecer descontos e promoções para manter o ritmo das vendas da data que já é tradicional no varejo.

Embora seja comum vermos gigantes do varejo divulgando ofertas, a data também é importante para empresas que não tenham altos investimentos,

Para entender bem o que é Cyber Monday, é importante saber a origem da data.

Quando surgiu a Cyber Monday?

A Cyber Monday surgiu em 2005 nos Estados Unidos, a partir de uma iniciativa da Federação Nacional de Comércio daquele país.

A ideia inicial era dar sequência à empolgação gerada pela Black Friday no varejo, com foco em ofertas de produtos relacionados à área de informática e games.

Ao longo dos anos, muitos estabelecimentos de outros nichos começaram a oferecer descontos e vantagens na compra de itens diversos.

Por isso, ainda que algumas lojas de informática explorem o significado inicial, a data conta com promoções de produtos variados.

Agora que você já sabe o que é Cyber Monday, que tal se programar para a próxima?

Quando será a Cyber Monday 2023?

Em 2023, a Cyber Monday vai cair na segunda-feira, 27 de novembro.

Isso porque a Black Friday será na sexta anterior, dia 24.

E, como você já sabe, a principal data comercial de novembro tem tudo a ver com o que é Cyber Monday.

Por isso, ao montar seu plano para o final do ano, vá pensando nessas duas datas.

São eventos importantes para todo o varejo e movimentam muito dinheiro.

Se você é um pequeno ou microempreendedor que montou seu negócio sem um grande investimento, não deixe de aproveitar.

Por que explorar a Cyber Monday em seu negócio?

Nós já explicamos o que é Cyber Monday, mas ainda falta ilustrar o potencial da data.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no período entre a Black Friday e a Cyber Monday de 2022 subiram 5,5% em relação ao ano anterior.

A alta foi de 16,3% no e-commerce e de 4,5% nas lojas físicas.

O dado superou a expectativa daqueles que esperavam que a Copa do Mundo do Catar tivesse um impacto maior sobre as vendas.

Lembrando que a Seleção Brasileira jogou na véspera da Black Friday, diante da Sérvia, e na própria Cyber Monday, quando venceu a Suíça.

Já no ano seguinte, sem as partidas que costumam influenciar negativamente o comércio durante a sua realização, os resultados podem melhorar.

Como aumentar as vendas na Cyber Monday?

Até aqui, explicamos o que é Cyber Monday, como ela surgiu e em que dia vai cair, além de darmos uma ideia do seu potencial.

Se você estiver convencido da importância de investir na data, dê uma olhada nas dicas que temos para dar.

Planeje as ações com antecedência

Como em qualquer data comercial, você deve planejar com antecedência suas ações para ter sucesso.

Nada impede alguma mudança em relação ao plano de negócio inicial, mas a base precisa estar pronta.

Pense em itens para dar bons descontos e ações que atraiam consumidores.

Assim, você chega mais preparado e evita atropelos em um período de muitas vendas e, portanto, muito trabalho.

Promova uma pesquisa para entender desejos do seu público

A pesquisa de mercado é uma das etapas mais importantes na hora de planejar suas ações.

Você pode pedir opiniões de seus próprios consumidores, se tiver dados de contato e o consentimento deles para enviar mensagens.

Se puder oferecer brindes, melhor.

Pesquise também os preços, promoções e ações de marketing de seus concorrentes.

Com essas informações, fica mais fácil pensar em iniciativas eficientes.

Converse com fornecedores para ter melhores condições

A relação com os fornecedores é muito importante para quem tem um negócio e deve ser construída ao longo de todo o ano.

Nos períodos de bastante movimento, é hora de aproveitar para negociar melhores condições nas suas compras.

Afinal, a tendência é adquirir muitos itens para revenda, conforme sua expectativa. Foque em oferecer preços competitivos e não esqueça de considerar outros fatores que impactam no valor final de compra – como as taxas da máquinas de cartão.

Assim, você aumenta sua margem de lucro.

Encante o cliente no primeiro atendimento

Quando seu negócio adere a uma data como a Cyber Monday, é essencial fazer com que clientes saibam que o evento é importante e que vão encontrar boas ofertas.

Por isso, você deve preparar iniciativas que ajudem a gerar aquele “momento uau”, impressionando o cliente logo no início.

Em lojas físicas, vale decorar a vitrine e treinar os funcionários para procurar atender a todas as expectativas de cada visitante. Uma equipe bem-informada sobre os produtos e com bons argumentos de venda ajuda a ganhar a confiança das pessoas.

E-commerces podem usar banners alusivos à data, entregar cupons de desconto e frete grátis e destacar bem suas ofertas.

Explore a urgência e faça promoções relâmpago

O gatilho mental da urgência é um impulso que pode estimular consumidores a fazerem uma compra por receio de perder uma vantagem.

Uma aplicação bem comum dessa técnica é a colocação de um relógio com contagem regressiva para a duração de algum desconto.

Criar promoções relâmpago, indicando sua duração, pode ser o incentivo que falta para potenciais clientes decidirem comprar na sua loja.

Planeje a divulgação das ofertas

Além de planejar os itens em promoção e o percentual do desconto, é preciso pensar em como essas ofertas serão divulgadas.

Ao pesquisar o perfil do seu público, procure identificar quais são os canais de comunicação onde ele está presente.

Você pode investir em redes sociais, publicidade paga na internet ou até anúncios em rádio e TV – se tiver condições. Veículos regionais ou que cubram os bairros que você atende também são boas opções.

Essa ação é importante para que a informação chegue a um público qualificado.

E não esqueça que você pode não só divulgar no WhatsApp, mas também fazer vendas diretamente no app de mensagens.

Monitore seu estoque e substitua as ofertas

Se leu até aqui, você já sabe que o planejamento é importante, mas nada impede que algo mude pelo caminho.

Aliás, o ideal é ficar sempre de olho no estoque.

Se algum item em promoção estiver perto de acabar, deixe o desconto para outro artigo que não esteja saindo tanto.

Da mesma forma, se uma promoção não está fazendo sucesso, é hora de criar outra.

Com essa fluidez e fazendo o controle do estoque, você vende mais, aproveitando bem o potencial da data.

Seu site vai cair? Acompanhe a audiência e faça mudanças necessárias

Essa dica vale mais para e-commerces, embora muitas lojas físicas também tenham sites para divulgar ofertas.

É preciso estar preparado para um aumento do acesso para evitar a perda de vendas, caso o site não suporte o alto número de visitas e saia do ar.

Entre em contato com o seu provedor para verificar se haverá capacidade de suportar a alta na demanda e monitore a audiência para tomar as providências, caso seja necessário.

Fazendo isso, você evita prejuízo nas vendas por problemas técnicos.

Ofereça cupons para compras em janeiro e fidelize seus clientes

Agora que você já sabe o que é Cyber Monday e conferiu algumas dicas para se preparar bem, chegou a hora de elaborar seu plano de negócios.

É importante ressaltar que uma data como essa representa uma grande oportunidade de conquistar novos clientes.

E o momento de agradecer pela compra pode representar o primeiro passo para fidelizar e garantir mais vendas no futuro.

Você pode fazer isso oferecendo um cupom de desconto para estimular compras em momentos que as vendas não estão aquecidas, por exemplo.

Assim, além de ganhar a simpatia desse cliente, você aumenta as chances de impulsionar as vendas em um período em que o movimento costuma ser baixo.

Outro passo importante para a fidelização é garantir uma cobrança tranquila pela forma de pagamento que o cliente desejar.

Para isso, você pode contar com a parceria da Cielo e aceitar tudo em pagamentos: Pix, QR Code, pagamentos por aproximação, vouchers, mais de 80 bandeiras de cartão e até cartões estrangeiros!

Aqui, vamos muito além da maquininha para melhorar as vendas, a gestão e as finanças do seu negócio!

Se você já é cliente Cielo, saiba mais sobre as infinitas possibilidades que a Cielo oferece!

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