Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Negociação com fornecedores: veja como fazer e tornar sua empresa mais competitiva

Uma boa negociação com fornecedores pode garantir benefícios para o seu negócio, melhorando sua margem de lucro e seus diferenciais competitivos. Confira dicas e ideias para negociar melhor!
Publicado por Equipe Cielo

Jovem mulher empreendedora faz negociação com fornecedores.

Você acredita no seu potencial de fazer uma boa negociação com fornecedores? Saiba que essa habilidade é essencial para a saúde financeira do seu negócio, já que ela pode afetar diretamente o valor de aquisição de produtos e insumos.

Isso pode tornar sua empresa mais competitiva no mercado, garantindo melhores preços finais ao seu público.

Claro, nem sempre vai ser possível conseguir todas as condições que você deseja dos seus fornecedores. O objetivo é negociar e chegar a um acordo equilibrado, que seja positivo para os dois lados.

Não faz ideia de como começar isso tudo? Aqui nós vamos explicar.

Preparação faz parte do processo da negociação com fornecedores

Participar de uma negociação é um grande desafio, pois você nunca tem certeza do que a outra parte está pensando. Por isso, é importante se preparar e ter bons argumentos para que a negociação seja bem-conduzida.

Veja algumas dicas para fazer uma boa negociação com fornecedores:

  • Saiba justificar suas solicitações para conseguir chegar a um acordo que atenda às suas necessidades;
  • Avalie bem o produto ou serviço que está sendo negociado. Busque informações detalhadas antes de tomar uma decisão;
  • Analise os prós e contras que cada um dos fornecedores tem para facilitar a tomada de decisão;
  • Tenha atenção ao contexto geral da negociação e não se baseie apenas em relação aos valores. Muitas vezes, um preço baixo não compensa quando avaliamos a qualidade do produto e as condições de pagamento, por exemplo;
  • Encontre o equilíbrio entre esses três pilares (preço, qualidade e condições de pagamento).

Planeje-se

Sim, a negociação com fornecedores também exige um planejamento bem-estruturado. Afinal, você deve saber “conhecer bem o terreno” para saber onde está pisando e definir qual o melhor caminho para alcançar o que deseja enquanto negocia.

Um dos maiores erros que você pode cometer é começar a negociação com fornecedores sem saber o que realmente precisa e o que é melhor para a sua empresa.

Por isso, é muito importante que você mostre segurança e convicção na sua proposta, sustentando a negociação com argumentos persuasivos.

Com um planejamento prévio, você consegue estabelecer limites e entender até onde pode ir. Ou seja, você saberá até que ponto pode ser flexível e o que você pode abrir mão sem prejudicar seu negócio.

Determinar prazos máximos aceitáveis para a entrega dos produtos, estender as condições de pagamento ideais para o seu negócio e os valores que poderá desembolsar são exemplos do que deve estar no planejamento antes de começar a negociar.

Construa um bom relacionamento

Construir um bom relacionamento com fornecedores garante preços e condições de pagamento melhores para o seu negócio. A médio e longo prazos, isso pode ser um ddiferencial competitivo  da sua empresa.

Por isso, você deve ser razoável e sempre cumprir com a sua parte nos acordos, ou seja, não atrase pagamentos e não tente renegociar o que foi estabelecido. Agir assim pode não só gerar um mal-estar momentâneo, como prejudicar as relações e as negociações com fornecedores futuramente.

Da mesma forma que você procura fidelizar clientes para melhorar suas vendas, também deve buscar a fidelização dos seus fornecedores.

Mantenha contato com eles, seja com visitas presenciais, ligações ou envio de mensagens. Assim, você criará laços com todos seus parceiros e a tendência é que negociações sejam mais favoráveis.

Outra dica: não se prenda apenas a um fornecedor. Isso minimizará os riscos de imprevistos e diminuirá o impacto de possíveis problemas provocados pela falta de um produto ou matéria-prima.

Assim, uma boa negociação com fornecedores começa com a construção de um bom relacionamento, ajudando seu negócio a ter sucesso.

Fique de olho no mercado

Seja qual for o segmento da sua empresa, você deve se informar sobre o mercado como um todo. Não se arrisque a começar uma negociação com fornecedores sem entender como está o contexto geral.

Além de ser uma forma de escolher os melhores fornecedores (preço, prazo e qualidade), usar a inteligência de dados e analisar o mercado fará com que você potencialize sua capacidade de negociação com fornecedor, o que é extremamente relevante para a saúde financeira do seu negócio.

Lembre-se: essa análise não deve ser usada para pressionar o fornecedor e dizer que a concorrência oferece melhores preços e condições. A ideia é que essa visão geral do contexto e do mercado ajude a elaborar ou entender os argumentos usados na negociação.

Tenha diversas alternativas

Como falamos acima, é importante que você tenha uma lista com possíveis fornecedores. Porém, nem sempre as conversas vão caminhar da maneira esperada.

Nesse momento, o ideal é que você já tenha um “plano B” em mente para não perder tempo ou prejudicar seu estoque.

Isso torna a seleção de fornecedores mais rápida e não deixa seu negócio amarrado a uma única alternativa.

Controle emocional

Você precisa ter foco na negociação e se afastar de tudo que possa tirar sua atenção nesse momento. Além disso, você deve tentar conduzir a negociação com fornecedores com o máximo de equilíbrio e inteligência emocional.

A ansiedade é um exemplo do que você não deve deixar transparecer durante a negociação, pois o fornecedor pode tirar proveito dessa situação. Mais do que um risco, aumentaria a possibilidade de fechar um mau negócio.

Mantenha uma postura corporal adequada e não fale mais do que o necessário. Ouça tudo o que está sendo dito com atenção. Assim, será mais fácil argumentar com precisão.

Benefícios de uma boa negociação com fornecedores

Se você seguir todas essas dicas, certamente tem chance de fazer uma boa negociação com fornecedores. E isso, claro, trará benefícios que vão além dos preços mais acessíveis.

Confira os principais pontos que podem ser negociados com um fornecedor:

Prazos de entrega

O seu fornecedor trabalha com outros clientes que já possuem prazos de entrega e formas de pagamentos previamente alinhadas.

Porém, nem sempre manter essas datas será o ideal para sua empresa e você precisará fazer um acordo melhor.

Uma boa negociação com fornecedores deve envolver a satisfação com o prazo de entrega.

Afinal, você não pode comprometer o seu giro de estoque, ficando com muitos produtos parados no estoque ou sem itens disponíveis. Ninguém merece perder vendas por não ter mais o que os clientes procuram, certo?

Por isso, o ideal é que você encontre o equilíbrio e negocie com fornecedor uma data que não prejudique suas vendas e que seja viável para ele também. Assim, será mais viável alcançar um denominador comum.

Condições de pagamento

Outro ponto crucial da negociação com fornecedores são as condições de pagamento. Tanto o prazo quanto a forma de pagamento precisam agradar os dois lados. Com isso, você minimiza a possibilidade de atrasos, mas também não compromete seu planejamento orçamentário.

Antes de mais nada, analise seu fluxo de caixa para tomar uma decisão. Defina quais são as melhores datas para quitar o que deve e como esse pagamento será feito.

Conduza a negociação da melhor forma, sempre buscando uma solução que também atenda as necessidades do seu fornecedores. Se decidir fazer o pagamento à vista, vale a pena negociar um desconto no valor a ser pago.

Com isso, você poderá melhorar um pouco a sua margem de lucro.

Qualidade

Um bom negociador deve conhecer perfeitamente os produtos ou qualquer outro insumo que pretende adquirir.  Só assim é possível avaliar a qualidade do que será vendido para o seu público, desde o momento em que começa a negociação com os fornecedores.

Buscar produtos de boa qualidade deve ser sempre um dos pilares mais importantes de uma negociação. Afinal, seja qual for o perfil do do seu consumidor, nenhum negócio tem sucesso quando deixa a qualidade de lado.

Preço final

Assim como a qualidade, o preço dos produtos também devem ser uma prioridade na negociação com fornecedores.
É preciso aliar preço acessível e qualidade antes de concluir a compra.

Com isso, além da previsibilidade do lucro, você terá oportunidade de oferecer preços melhores para o seu público.

Como o Receba Rápido da Cielo pode te ajudar na negociação com fornecedores?

Ter um bom fluxo de caixa é uma das melhores maneiras de aumentar seu poder de negociação com fornecedores. Quando você tem dinheiro disponível para fazer pagamentos à vista ou em prazos menores, acaba tendo mais chances de conseguir descontos vantajosos.

Isso pode influenciar no relacionamento com os fornecedores que você trabalha.

Vamos supor que você tenha uma loja de vestuário e receba semanalmente produtos novos dos seus fornecedores de roupas e um deles aceite apenas pagamentos à vista.

Se a maioria das suas vendas é transacionada no crédito à vista ou parcelado, pode ser que nem sempre você consiga receber o valor dessas transações a tempo de cumprir com a data de pagamento.

O que fazer, então, para evitar o desgaste de uma renegociação de prazo ou o atraso, pagando tudo conforme combinado?

Isso pode ser mais simples que você imagina. Com o adiantamento de recebíveis, você pode melhorar o fluxo de caixa da sua empresa com um dinheiro que já é seu.

É aí que entra o Receba Rápido.

Com ele, você recebe o dinheiro das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado em até dois dias úteis, ou seja, bem antes do prazo padrão!

Isso é possível porque o Receba Rápido altera o prazo de recebimento das suas vendas futuras, transacionadas no crédito.

Assim, você melhora as finanças do seu negócio sempre precisar recorrer a empréstimos, por exemplo. E você recebe um dinheiro que já é seu, com taxas muito mais em conta!

Veja como é fácil contratar o Receba Rápido!

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288