Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Negociação com fornecedores: Aprenda e torne sua empresa mais competitiva

Publicado por Equipe Cielo

Você acredita no seu potencial de negociação com fornecedores? Saiba que essa habilidade é essencial para a saúde financeira do seu negócio, pois ela pode afetar diretamente o e tornar a empresa mais competitiva no mercado, o que garante preços mais adequados e evita prejuízos.
Claro, nem sempre o empreendedor vai conseguir tudo o que deseja de um fornecedor. O objetivo é negociar e chegar a um acordo equilibrado, que seja positivo para você e também para o seu fornecedor.
Não faz ideia de como começar isso tudo? Aqui nós vamos explicar.
 

Preparação faz parte do processo

Participar de uma negociação é um grande desafio, pois você nunca tem certeza do que a outra parte está pensado. Por isso, estar bem-preparado e munido de bons argumentos é crucial para que a negociação seja bem-conduzida.
Veja algumas dicas para você se dar bem.

  • Saiba justificar suas exigências para conseguir chegar a um acordo que atenda às suas necessidades.
  • Avalie detalhadamente o produto ou serviço que está em jogo. Esteja por dentro de todos os aspectos envolvidos antes de tomar a decisão final. Separe os prós e contras que cada um dos fornecedores tem para facilitar a tomada de decisão.
  • Esteja atento ao contexto geral da negociação, não apenas aos valores. Muitas vezes um preço baixo não compensa quando avaliamos a qualidade do produto e as condições de pagamento, por exemplo. Encontre o equilíbrio entre esses três pilares.

 

Planeje-se

Sim, a negociação com fornecedores também exige um planejamento bem-estruturado. Afinal, você deve saber onde está pisando e tudo o que deseja conquistar nesse momento.
Um dos maiores erros que você pode cometer é chegar a uma negociação sem saber os detalhes do que precisa e o que é melhor para a sua empresa. Isso é muito importante para que você transpareça convicção na sua proposta e tenha argumentos persuasivos para os fornecedores.
Com um planejamento você consegue estabelecer limites. Ou seja, você saberá até que ponto pode ser flexível e do que você pode abrir mão sem prejudicar seu negócio. Determinar prazos máximos aceitáveis para a entrega dos produtos ou quanto está disposto a desembolsar são exemplos do que deve estar no planejamento.
 

Construa um bom relacionamento

Um bom relacionamento, em longo prazo, garante preços e condições de pagamento melhores para um empreendimento. Esse pilar de negociações é relevante para a competitividade da sua empresa.
Por isso, o básico que você deve seguir é cumprir com suas promessas. Isto é, não atrase pagamentos e não tente renegociar o que já foi estabelecido, pois isso pode gerar um mal-estar e prejudicar a relação.
Para que o relacionamento seja fortalecido, sugerimos que você faça o mesmo que faz com os seus clientes: fidelize os fornecedores. Mantenha contato com eles, seja com visitas, ligações ou envio de mensagens. Assim, você criará laços com todos seus parceiros e as renegociações não serão tensas como no início.
Outra dica: não se prenda apenas a um fornecedor. Isso minimizará os riscos de surpresas indesejáveis. Portanto, crie relacionamento com alguns fornecedores para que seu negócio prospere com bons parceiros.
 

Fique de olho no mercado

Talvez essa seja uma das dicas mais dadas aqui no blog. Por isso, não se arrisque em um ambiente sem antes estudá-lo.
Analisar o mercado, além de ser uma forma de escolher os melhores fornecedores (preço, prazo e qualidade), fará com que você potencialize sua capacidade de negociação com fornecedor, o que é extremamente relevante para a saúde financeira do seu empreendimento.
Lembra-se: essa análise não deve ser usada para pressionar o fornecedor dizendo que a concorrência oferece preços e melhores condições. Esse não deve ser o tom da negociação.
 

Tenha mais de um plano

Como falamos no tópico do planejamento, é importante que você tenha uma lista com alguns possíveis fornecedores. Porém nem sempre as conversas caminham da maneira que imaginávamos.
Nesse momento, o ideal é que você já tenha um plano B em mente para não perder tempo. Isso torna o processo de seleção de fornecedores mais rápido e não deixa seu negócio amarrado a uma única alternativa.
 

Controle emocional

Você precisa ter foco na negociação e se afastar de tudo que possa atrapalhá-lo nesse momento. Por isso, indicamos que você deixe a emoção de lado e tente conduzir a situação com o máximo de equilíbrio e inteligência emocional possível.
A ansiedade é um exemplo do que você não deve transparecer durante a negociação, pois o fornecedor pode tirar proveito dessa situação. Seria um risco e a possibilidade de fechar um mau negócio é grande.
Tenha uma postura corporal séria e não fale mais do que necessário. Ouça tudo o que ele tem a dizer para contra-argumentar com precisão.
 

Benefícios de uma boa negociação

Se você seguir todas essas dicas que reunimos no conteúdo, certamente será um negociador melhor. E isso, claro, terá um impacto muito além de preços mais acessíveis.
 

Prazos de entrega

O seu fornecedor provavelmente trabalha com outros clientes que possuem prazos de entrega e formas de pagamentos já alinhadas. Porém, essas datas nem sempre serão as que você considera ideal para sua empresa.
Uma boa negociação envolve a satisfação com o prazo de entrega. Afinal, você não pode ficar com muitos produtos parados no estoque e nem o contrário. Ninguém merece perder vendas por não ter mais o item, não acha?
Por isso, o ideal é que você encontre o equilíbrio e negocie com fornecedor uma data que não prejudique suas vendas, mas que seja viável a ele. Assim todos ficam felizes com a batida de martelo.
 

Condição de pagamento

Uma boa negociação passa por uma forma de pagamento que agrade os dois lados. Com isso, a relação não será estremecida por atrasos de pagamento, por exemplo.
Antes de tudo, analise o fluxo de caixa e tome a melhor decisão. Defina quais são as melhores datas e as formas de pagamento: à vista? Parcelado? Conduza a negociação da melhor forma, tente entender o lado do fornecedor e seu negócio terá esse benefício.
 

Qualidade

Um bom negociador deve conhecer perfeitamente seu produto e qualquer outro que pretende adquirir. Com isso, ele garante a qualidade do que é vendido para os seus clientes já no momento da negociação com o fornecedor.
Qualidade sempre deve ser um dos pilares mais importantes de uma negociação. Afinal, ela quem determina o sucesso ou fracasso de um empreendimento.
 

Preço final

Assim como a qualidade, o preço dos produtos que são negociados com os fornecedores também devem ser prioridade.
É preciso aliar preço acessível e qualidade antes de concluir a negociação. Com isso, além ter uma previsibilidade maior do lucro que terá, você consegue oferecer algo com um valor minimamente justo para os consumidores.
Uma boa negociação sempre preza por um custo-benefício alto.
 

Como o Receba Rápido da Cielo pode te ajudar com essas negociações?

Muitas vezes, o fluxo de caixa representa o momento financeiro da sua empresa. E isso, certamente, pode influenciar no relacionamento com os fornecedores que você trabalha.
Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e receba semanalmente produtos novos. Um dos fornecedores aceita pagamento apenas à vista, o que nem sempre é possível fazer com tranquilidade, pois a maioria das suas vendas são transacionadas no crédito.
Como não desgastar o relacionamento com seu fornecedor e pagar tudo em dia?
Isso pode ser mais simples que você imagina. Com o adiantamento de recebíveis da Cielo, você pode organizar o fluxo de caixa da sua empresa com um dinheiro que já é seu.
Ao acionar o adiantamento de recebíveis, você terá acesso às vendas que foram pagas no crédito para 30 dias ou até mesmo aquelas que foram parceladas em diversas vezes. Vale destacar: é possível adiantar o valor total líquido de todas essas compras e receber tudo em até dois dias.
Incrível, não acha?
Trata-se de uma alternativa muito mais viável do que recorrer aos empréstimos bancários, por exemplo. Afinal, você receberá um dinheiro que é seu com juros muito mais baixos, quando comparamos a um empréstimo.
Para que você não tenha problemas, pedimos para que trace um planejamento bem-estruturado, pois esse dinheiro que será adiantado não entrará novamente.
 

Contratando o Receba Rápido

É possível contratá-lo por meio de três canais da Cielo: nosso aplicativo, área exclusiva do cliente em nosso site e central de atendimento, pelos telefones (11) 3003 8472/ 0800 570 8472.
No momento da contratação, indique a maneira que deseja receber os valores de adiantamento: em 2 dias, 1 vez por semana ou 1 vez por mês.
 

Novos clientes

Acabou de comprar sua maquininha? Na hora da aquisição é possível selecionar a alternativa de recebimento em 2 dias. Se preferir, opte pelo semanal ou mensal.
E aí, aprendeu a negociar com seus fornecedores?

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288