Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade dos serviços/produtos, informações disponíveis sobre eles e… variedade nas formas de pagamento.
Sim, é isso mesmo. Tanto para a loja física quanto para o e-commerce, a conveniência de poder escolher entre diversas formas de pagamento pode ser determinante para evitar que seus clientes saiam sem concluir a compra.
E com a Black Friday chegando, ninguém quer correr risco de perder vendas por não oferecer as formas de pagamento que seus clientes desejam, né?
Formas de pagamento: Consumidores buscam flexibilidade
Cada vez mais consumidores buscam flexibilidade na hora de pagar suas compras e essa pode ser a chave para vender mais – principalmente no ambiente online, onde é possível atingir um perfil de clientes mais diversificado e com diferentes hábitos de pagamento.
Então, considere que o perfil de compra de seus consumidores varia em função de diversos fatores. Um cliente que ainda não tem acesso a uma conta bancária, por exemplo, pode preferir o pagamento em boleto.
Já as pessoas mais jovens, naturalmente mais ambientadas à tecnologia e abertas a novidades, podem aderir facilmente a novas formas de pagamento.
Pesquisas indicam que 77% dos brasileiros testaram novas formas de pagamento na pandemia. Já um outro estudo indica que 78% dos consumidores esperam usar novas tecnologias de pagamento.
Por isso, ter um gateway de pagamento seguro, ágil e que inclui uma gama diversificada de métodos de pagamento é uma maneira de seguir essa tendência e também aumentar o poder de compra de seus clientes.
Veja alternativas de pagamento que você pode oferecer aos seus clientes para vender mais:
Parcelado Cliente Cielo
O Parcelado Cliente é mais uma opção de parcelamento para quem tem máquina da Cielo. Com ele, você pode oferecer compra parcelada em até 12 vezes para seus clientes e receber o valor líquido da venda imediatamente na sua conta digital Cielo ou em até dois dias no seu banco.
Os custos da compra financiada são repassados de forma automática para o portador do cartão, permitindo oferecer preços diferenciados, considerando o número de parcelas escolhidas.
Além disso, o valor líquido da venda é disponibilizado para o lojista de uma só vez.
Pagamento com QR Code
O QR Code (Quick Response Code) é um tipo de código de barras bidimensional, que pode ser facilmente escaneado pela câmera dos celulares.
Feito o escaneamento, o QR Code pode se converter em um link, texto ou em conteúdos especiais. No caso dos pagamentos, usar o QR Code é um processo tão simples quanto pagar com o cartão físico.
Para isso, você segue normalmente o passo a passo de pagamento na sua maquininha Cielo e gera o QR Code. Aí, basta o cliente apontar a câmera do smartphone para a máquina e finalizar o pagamento direto no celular, utilizando um dos aplicativos disponíveis:
O que é NFC?
NFC é a sigla para Near Field Communication (ou Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução livre).
Essa tecnologia também é conhecida como contactless (sem contato, em português) e permite que os pagamentos sejam feitos por aproximação do cartão, celular ou o relógio inteligente de uma máquina de cartão ou outro celular com a tecnologia NFC.
Os pagamentos por aproximação vêm ganhando popularidade não só pela praticidade, mas também como uma medida para minimizar o contágio por Covid-19. Somente no primeiro trimestre de 2021, os pagamentos com NFC registraram um aumento de 372% em relação ao mesmo período em 2020.
Para que os pagamentos sejam feitos, é preciso aproximar o cartão/celular/smart watch da máquina de cartão em pelo menos dez centímetros. Os dois dispositivos envolvidos na transação devem ter a tecnologia NFC (disponível nas maquininhas Cielo).
A troca de informações é feita rapidamente e o NFC gera um link em frequência de rádio de curta distância. Os clientes finalizam o pagamento ao fazer a aproximação.
Forma de pagamento Pix
O Pix vem se consolidando rapidamente como uma das formas preferidas dos brasileiros para pagar suas compras e já faz frente aos pagamentos em dinheiro ou cartão de débito. Além disso, ele é muito adotado entre os consumidores mais jovens, com maior escolaridade e com melhor renda mensal.
É possível aceitar o Pix tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais e, assim como o NFC, também permite que os pagamentos sejam feitos de forma instantânea e sem contato.
Se você ainda não aderiu ao Pix, saiba como oferecer essa forma de pagamento para seus clientes clicando aqui!
E mais: Veja como impulsionar seus negócios para a Black Friday 2021