Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fidelizar clientes e melhorar as vendas

Publicado por Equipe Cielo

Saiba quais os passos necessários para ter uma clientela fiel.

 

Conquistar os primeiros clientes é uma grande vitória para qualquer empreendedor: depois de enfrentar a burocracia do processo de abertura da empresa e seguir os passos necessários para formalizá-la, essa é a hora em que o negócio ganha vida e chega ao consumidor.
 
A primeira compra de um novo cliente, porém, é apenas o início de um relacionamento com a empresa. Cabe ao empresário tomar os passos necessários para fidelizar o cliente, mantendo um vínculo duradouro com a empresa.

Por que fidelizar clientes?

 
Embora muitos empresários se concentrem somente em conquistar novos clientes, manter os clientes atuais é ainda mais importante do que aumentar a clientela. Chegar a um novo público muitas vezes exige gastos com publicidade para divulgação do negócio, por exemplo, e não há garantia de que os anúncios atingirão o público-alvo do negócio.
 
O cliente atual, por sua vez, já é alguém que se interessa pelos serviços ou produtos da empresa, e não custa caro mantê-lo satisfeito. Além disso, um cliente fidelizado pode ser um ótimo parceiro na divulgação, indicando a empresa para outras pessoas e expandindo a clientela da empresa.

Programa de fidelidade

Uma das maneiras mais práticas e eficientes de fidelizar um cliente é por meio de programas de fidelidade. Ao oferecer algum tipo de desconto ou bonificação para quem faça um determinado número de compras, o empresário incentiva o cliente a manter-se fiel à empresa em lugar de buscar os serviços de concorrentes.
 
O cartão de fidelidade é a forma mais simples de manter uma contagem de quantas compras foram feitas pelo cliente e verificar quando é hora de premiá-lo pela fidelidade.
 
Embora algumas empresas usem cartões e carimbos para isso, é possível automatizar o processo com o Cielo Promo, que permite criar inúmeras promoções diretamente de sua maquininha da Cielo.
 

Marketing de relacionamento

 
Conhecer o cliente é fundamental para fidelizá-lo. Grandes empresas costumam fazer investimentos pesados para manter bases de dados com informações sobre seus consumidores.
 
Existem softwares disponíveis para pequenas empresas que queiram registrar o histórico de cada cliente e seus dados de contato. Além de permitir a implantação de um programa de fidelidade sem a necessidade de um cartão, essas bases de dados permitem que a empresa envie e-mails personalizados a clientes para oferecer descontos e ofertas.
 
Mesmo sem o uso desse tipo de software, porém, é possível (e recomendável!) que o empresário busque conhecer seus principais clientes e manter um cadastro com suas informações de contato.
 
O atendimento personalizado é uma das principais bases da fidelização de clientes, e um cliente satisfeito é a melhor propaganda que um negócio pode ter.
 

 
Quer mais dicas para fidelizar seu cliente? Leia também:
Como oferecer uma experiência incrível ao seu cliente

Quer atrair clientes novos para a sua loja?

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288