Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fidelizar clientes e melhorar as vendas

Publicado por Equipe Cielo

Saiba quais os passos necessários para ter uma clientela fiel.

 

Conquistar os primeiros clientes é uma grande vitória para qualquer empreendedor: depois de enfrentar a burocracia do processo de abertura da empresa e seguir os passos necessários para formalizá-la, essa é a hora em que o negócio ganha vida e chega ao consumidor.
 
A primeira compra de um novo cliente, porém, é apenas o início de um relacionamento com a empresa. Cabe ao empresário tomar os passos necessários para fidelizar o cliente, mantendo um vínculo duradouro com a empresa.

Por que fidelizar clientes?

 
Embora muitos empresários se concentrem somente em conquistar novos clientes, manter os clientes atuais é ainda mais importante do que aumentar a clientela. Chegar a um novo público muitas vezes exige gastos com publicidade para divulgação do negócio, por exemplo, e não há garantia de que os anúncios atingirão o público-alvo do negócio.
 
O cliente atual, por sua vez, já é alguém que se interessa pelos serviços ou produtos da empresa, e não custa caro mantê-lo satisfeito. Além disso, um cliente fidelizado pode ser um ótimo parceiro na divulgação, indicando a empresa para outras pessoas e expandindo a clientela da empresa.

Programa de fidelidade

Uma das maneiras mais práticas e eficientes de fidelizar um cliente é por meio de programas de fidelidade. Ao oferecer algum tipo de desconto ou bonificação para quem faça um determinado número de compras, o empresário incentiva o cliente a manter-se fiel à empresa em lugar de buscar os serviços de concorrentes.
 
O cartão de fidelidade é a forma mais simples de manter uma contagem de quantas compras foram feitas pelo cliente e verificar quando é hora de premiá-lo pela fidelidade.
 
Embora algumas empresas usem cartões e carimbos para isso, é possível automatizar o processo com o Cielo Promo, que permite criar inúmeras promoções diretamente de sua maquininha da Cielo.
 

Marketing de relacionamento

 
Conhecer o cliente é fundamental para fidelizá-lo. Grandes empresas costumam fazer investimentos pesados para manter bases de dados com informações sobre seus consumidores.
 
Existem softwares disponíveis para pequenas empresas que queiram registrar o histórico de cada cliente e seus dados de contato. Além de permitir a implantação de um programa de fidelidade sem a necessidade de um cartão, essas bases de dados permitem que a empresa envie e-mails personalizados a clientes para oferecer descontos e ofertas.
 
Mesmo sem o uso desse tipo de software, porém, é possível (e recomendável!) que o empresário busque conhecer seus principais clientes e manter um cadastro com suas informações de contato.
 
O atendimento personalizado é uma das principais bases da fidelização de clientes, e um cliente satisfeito é a melhor propaganda que um negócio pode ter.
 

 
Quer mais dicas para fidelizar seu cliente? Leia também:
Como oferecer uma experiência incrível ao seu cliente

Quer atrair clientes novos para a sua loja?

 

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288