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Dicas e Histórias de Sucesso

Como aproveitar as datas comemorativas em 2022 para vender mais

Publicado por Equipe Cielo

Marketing sazonal: usando as datas importantes para impulsionar as vendas

Marketing sazonal: usando as datas importantes para impulsionar as vendas

O marketing sazonal é aquele que se refere ao conjunto de estratégias utilizadas para vender mais alguns serviços e produtos em determinada época do ano.

Ele está diretamente ligado às principais datas comemorativas, mas também pode estar relacionado a eventos esportivos, grandes festivais de música, estações do ano etc

Em 2022, por exemplo, é ano de Copa do Mundo. As vendas de aparelhos de televisão, camisas de seleção e bandeiras devem aquecer bastante…

O mesmo acontece anualmente no Natal, no Dia das Mães, na Black Friday e outras mais.

Todas essas datas têm enorme potencial para atrair consumidores para sua loja – seja ela física ou online, de qualquer segmento.

Principais datas comemorativas

O primeiro passo para usar as datas comemorativas a seu favor é mapear aquelas que mais impactam o seu negócio.

Para isso, é bom ficar de olho nas principais datas do calendário do Varejo:

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Semana Brasil (setembro);
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday (e a Cyber Monday);
  • Natal;
  • Ano-Novo.

Estações do ano (início e fim):

    • Verão: 21 de dezembro a 21 de março;
    • Outono: 21 de março a 21 de junho;
    • Inverno: 21 de junho a 23 de setembro;
    • Primavera: 23 de setembro a 21 de dezembro.

Outras datas relevantes:

  • Dia Mundial do Consumidor: 15 de março;
  • Dia do Frete Grátis: 28 de abril;
  • Dia do Cliente: 15 de setembro;
  • Aniversário das cidades (calendário regional, favorece ativações locais ou para determinada praça).

Dicas para aproveitar as datas comemorativas

Para aproveitar bem essas ocasiões, você deve focar no planejamento e preparar com antecedência as estratégias mais adequadas para o seu negócio em cada data comemorativa.

Dessa forma, você vai ter tempo para tomar as ações necessárias para fazer as melhores promoções e vender muito!

Isso inclui, por exemplo, fazer a gestão e o controle do estoque, realizar a negociação com fornecedores etc.

Crie um calendário de datas comemorativas para o seu negócio

A partir do mapeamento das principais datas do calendário comercial, você também deve identificar as datas que fazem sentido para o mercado que você atua e tenham relação com o público-alvo do seu negócio.

Vamos a um exemplo. Se você tem uma lanchonete, o Dia do Hambúrguer (28/05) ou Dia da Pizza (10/07) são datas comemorativas que podem alavancar suas vendas!

Mas, se você é dono(a) de um pet-shop, é importante considerar datas relacionadas aos bichinhos, como o Dia Nacional de Adotar um Animal (04/10).

Planeje ações promocionais para as datas comemorativas

As promoções em torno das datas comemorativas são chances de chamar atenção do seu público e movimentar seu negócio durante o ano todo.

Nem sempre você precisa oferecer produtos temáticos relacionados a essas épocas. O mais importante é reforçar sua comunicação, realizando campanhas e ações específicas para as datas do seu calendário comemorativo, tais como:

  • Cupons de desconto;
  • Embalagens especiais;
  • Decoração temática da loja e do site;
  • Oferta de frete grátis;
  • Venda com preços especiais nas redes sociais e no site usando links de pagamento.

Use as datas comemorativas para fortalecer o relacionamento com seus clientes

Mais do que chances para conquistar mais clientes, as datas comemorativas também são oportunidades para estreitar laços com eles, felicitando-os em datas como Natal, Ano-Novo e até pelo aniversário, caso você tenha essa informação em sua base de dados.

Fazer campanhas de cunho social, relacionadas ao nicho em que seu negócio está inserido, também é uma ótima maneira de se aproximar do seu público de forma genuína.

No caso do pet-shop, exemplo que citamos acima, isso poderia ser feito com uma ação de conscientização durante o Dezembro Verde, mês dedicado ao combate e penalização do abandono e dos maus-tratos aos animais.

As datas comemorativas podem ajudar a fortalecer o relacionamento com seus clientes, sem ter apenas o objetivo de fazer vendas.

Ah! E não se esqueça: as datas comemorativas também geram um grande aumento no número de transações de pagamento realizadas. Por isso, você precisa ter a maquininha ideal para não perder nenhuma venda, OK?

 

 

 

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