Marketing sazonal: usando as datas importantes para impulsionar as vendas
O marketing sazonal é aquele que se refere ao conjunto de estratégias utilizadas para vender mais alguns serviços e produtos em determinada época do ano.
Ele está diretamente ligado às principais datas comemorativas, mas também pode estar relacionado a eventos esportivos, grandes festivais de música, estações do ano etc
Em 2022, por exemplo, é ano de Copa do Mundo. As vendas de aparelhos de televisão, camisas de seleção e bandeiras devem aquecer bastante…
O mesmo acontece anualmente no Natal, no Dia das Mães, na Black Friday e outras mais.
Todas essas datas têm enorme potencial para atrair consumidores para sua loja – seja ela física ou online, de qualquer segmento.
Principais datas comemorativas
O primeiro passo para usar as datas comemorativas a seu favor é mapear aquelas que mais impactam o seu negócio.
Para isso, é bom ficar de olho nas principais datas do calendário do Varejo:
- Carnaval;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Semana Brasil (setembro);
- Dia das Crianças;
- Black Friday (e a Cyber Monday);
- Natal;
- Ano-Novo.
Estações do ano (início e fim):
- Verão: 21 de dezembro a 21 de março;
- Outono: 21 de março a 21 de junho;
- Inverno: 21 de junho a 23 de setembro;
- Primavera: 23 de setembro a 21 de dezembro.
Outras datas relevantes:
- Dia Mundial do Consumidor: 15 de março;
- Dia do Frete Grátis: 28 de abril;
- Dia do Cliente: 15 de setembro;
- Aniversário das cidades (calendário regional, favorece ativações locais ou para determinada praça).
Dicas para aproveitar as datas comemorativas
Para aproveitar bem essas ocasiões, você deve focar no planejamento e preparar com antecedência as estratégias mais adequadas para o seu negócio em cada data comemorativa.
Dessa forma, você vai ter tempo para tomar as ações necessárias para fazer as melhores promoções e vender muito!
Isso inclui, por exemplo, fazer a gestão e o controle do estoque, realizar a negociação com fornecedores etc.
Crie um calendário de datas comemorativas para o seu negócio
A partir do mapeamento das principais datas do calendário comercial, você também deve identificar as datas que fazem sentido para o mercado que você atua e tenham relação com o público-alvo do seu negócio.
Vamos a um exemplo. Se você tem uma lanchonete, o Dia do Hambúrguer (28/05) ou Dia da Pizza (10/07) são datas comemorativas que podem alavancar suas vendas!
Mas, se você é dono(a) de um pet-shop, é importante considerar datas relacionadas aos bichinhos, como o Dia Nacional de Adotar um Animal (04/10).
Planeje ações promocionais para as datas comemorativas
As promoções em torno das datas comemorativas são chances de chamar atenção do seu público e movimentar seu negócio durante o ano todo.
Nem sempre você precisa oferecer produtos temáticos relacionados a essas épocas. O mais importante é reforçar sua comunicação, realizando campanhas e ações específicas para as datas do seu calendário comemorativo, tais como:
- Cupons de desconto;
- Embalagens especiais;
- Decoração temática da loja e do site;
- Oferta de frete grátis;
- Venda com preços especiais nas redes sociais e no site usando links de pagamento.
Use as datas comemorativas para fortalecer o relacionamento com seus clientes
Mais do que chances para conquistar mais clientes, as datas comemorativas também são oportunidades para estreitar laços com eles, felicitando-os em datas como Natal, Ano-Novo e até pelo aniversário, caso você tenha essa informação em sua base de dados.
Fazer campanhas de cunho social, relacionadas ao nicho em que seu negócio está inserido, também é uma ótima maneira de se aproximar do seu público de forma genuína.
No caso do pet-shop, exemplo que citamos acima, isso poderia ser feito com uma ação de conscientização durante o Dezembro Verde, mês dedicado ao combate e penalização do abandono e dos maus-tratos aos animais.
As datas comemorativas podem ajudar a fortalecer o relacionamento com seus clientes, sem ter apenas o objetivo de fazer vendas.
Ah! E não se esqueça: as datas comemorativas também geram um grande aumento no número de transações de pagamento realizadas. Por isso, você precisa ter a maquininha ideal para não perder nenhuma venda, OK?