Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como atrair clientes para restaurante? Veja dicas de divulgação

Que tal aprender como atrair clientes para restaurante e aumentar seu faturamento? Confira as melhores dicas que separamos para você!
Publicado por Equipe Cielo

Saber como atrair clientes para restaurante é necessário para manter a saúde financeira do seu negócio.

Afinal, o ramo da alimentação é altamente concorrido. E para não ficar para trás, é preciso estar sempre ligado nas várias formas de atrair a clientela.

Mas antes de sair criando novidades, é preciso se preparar bem.

Pensando nisso, preparamos este material para explicar a importância de uma boa estratégia e dar oito para que você tenha a casa sempre cheia.

Mas, antes, vamos mostrar o quanto é importante planejar bem como atrair clientes para restaurante.

Aprenda como atrair clientes para restaurante

Antes de mostrarmos como atrair clientes para restaurante, é importante ressaltar que este é um dos mercados mais concorridos.

Afinal, a cada esquina, você encontra um estabelecimento diferente.

Os números mostram que o desempenho de um restaurante pode variar bastante.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aproximadamente 37% dos estabelecimentos do ramo tiveram lucro em julho de 2022, conforme esta reportagem da Agência Brasil.

Por outro lado, outros 26% tiveram prejuízo.

Mas por que tanta variação?

Uma resposta pode estar neste dado da Serasa Experian: o setor de alimentação, que engloba bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi o que mais teve novos negócios abertos no primeiro semestre de 2022.

Foram 154,1 mil ao todo. Ou seja, mais de 1,2 mil por dia útil.

Se, para os consumidores, essa variedade significa mais opções, para o empreendedor do ramo, ela mostra que a busca por clientes não pode parar.

Então como se destacar em meio a tanta concorrência?

Continue lendo para saber.

A importância da estratégia na atração de clientes

Já passou o tempo em que era só abrir as portas do restaurante e esperar a clientela chegar.

É preciso saber como atrair clientes para restaurante.

Se você ficar parado, mesmo os consumidores acostumados a frequentar seu negócio vão querer conhecer o novo espaço que abriu na esquina.

Ou seja, nem mesmo restaurantes antigos com uma clientela consolidada têm direito a se acomodar.

E se o seu negócio foi aberto recentemente e ainda busca seu espaço, a construção de uma boa estratégia é ainda mais importante.

Afinal, simplesmente definir ações sem pesquisa pode comprometer suas operações.

Por outro lado, um planejamento das suas ações pode representar a diferença em relação à concorrência.

Se você quiser planejar uma boa estratégia, vamos mostrar abaixo como atrair clientes para restaurante em três passos essenciais.

Estude seu público e faça uma pesquisa de satisfação

Conhecer o perfil do seu cliente é necessário para saber o que o leva a decidir ir ao seu estabelecimento.

Uma boa observação é o primeiro passo.

Por exemplo, seus clientes costumam levar amigos, familiares ou vão sozinhos?

Quais são seus pratos favoritos?

Algumas informações podem ser obtidas com atenção durante um horário de almoço e jantar.

Porém, se você quiser realmente entender o comportamento do seu público, o caminho é realizar uma pesquisa de satisfação, perguntando sobre itens como:

  • Qualidade e velocidade do atendimento
  • Apresentação e sabor dos pratos
  • Preços
  • Limpeza, organização e decoração do ambiente
  • O que mais agrada e o que menos agrada
  • Como o cliente conheceu o restaurante.

Dados como idade, profissão, renda e estado civil também podem dar bons insights sobre o público.

Oferecer um brinde ou desconto em troca da pesquisa também ajuda a conquistar sua simpatia.

Quais são os diferenciais do seu restaurante?

Conhecendo seu público, você pode definir os diferenciais do seu restaurante – ou seja, aquilo que o cliente só encontra no seu estabelecimento.

Por exemplo: se o seu negócio tem um perfil executivo, a velocidade no atendimento deve ser prioridade.

Se há bastante trabalhadores almoçando no local, o preço competitivo é um diferencial.

Já se for um ambiente mais adequado a momentos de lazer, a personalização do atendimento é mais importante.

E dependendo do clima, música ao vivo pode cair bem.

E não deixe de caprichar no cardápio e na apresentação dos pratos.

Já se o seu restaurante for temático, a decoração é primordial para deixar bem claro ao cliente o que ele vai encontrar por lá.

Em resumo: tenha em mente sempre o que seu cliente espera ao ir no local, e ofereça a ele uma experiência que não é encontrada nos seus concorrentes.

Principais canais de divulgação de restaurante

Em meio a um cenário tão concorrido, uma boa notícia para os empreendedores: a diversidade de canais de divulgação de restaurante.

Nunca houve tantas formas de divulgar seu estabelecimento.

O primeiro passo é construir um site com todas as informações que o cliente precisa saber sobre seu negócio.

Com ele, fica mais fácil usar as redes sociais ao seu favor e divulgar seu estabelecimento em outros meios.

Além disso, você pode apostar em um blog para publicar conteúdos relacionados aos seus pratos.

Também há plataformas online de publicidade paga como Google e Facebook Ads, com opções de segmentação para direcionar sua propaganda apenas a pessoas com o perfil de sua clientela que estejam nas proximidades.

Mas não fique apenas na internet, pois há outras boas formas de divulgação.

Por exemplo: oferecer benefícios ao cliente que indicar seu restaurante ou premiar a recorrência com um programa de fidelidade.

E dependendo do seu orçamento, pode ser vantajoso também anunciar em meios de comunicação locais, como rádios e jornais.

Em cidades grandes, jornais de bairro também são uma opção.

Como atrair clientes para restaurante: 8 dicas

Para ajudar na construção da sua estratégia, vamos mostrar a partir de agora oito dicas de ações para planejar como atrair clientes para restaurante.

Acompanhe!

1. Ofereça um atendimento diferenciado

Se a primeira impressão é a que fica, o atendimento pode determinar como seu cliente vê o restaurante.

Por isso, treine bem seus funcionários para agradar o consumidor conforme suas necessidades.

Velocidade é essencial, mas em alguns casos a experiência pode falar mais alto.

Por isso, é importante treinar sua equipe tendo em mente aspectos como:

  • Conhecimento: saber sobre pratos e bebidas para dar indicações, quando for preciso
  • Simpatia: sorrir sempre, mesmo sob pressão
  • Fidelidade: reconhecer clientes recorrentes pelo nome e saber suas preferências
  • Formalidade: buscar um atendimento informal para deixar o cliente à vontade, dependendo das características do restaurante
  • Transparência: manter o cliente seguro, sem deixar que ele pense que pode estar sendo prejudicado.

2. Invista em boas fotos de seus produtos

Você certamente já ficou com água na boca ao ver uma foto de um delicioso prato, certo?

Isso acontece porque a nossa mente é capaz de produzir sensações mesmo sem estar interagindo com o objeto.

E como o alimento é uma necessidade para o ser humano, a imagem da comida provoca os instintos.

Por isso, tirar boas fotos de seus pratos é essencial nesse ramo.

O ideal é usar um equipamento profissional, ou mesmo contratar um fotógrafo.

Mas se não for possível, use seu celular.

Capriche na iluminação, preste atenção no ângulo da foto e monte seu prato com capricho para deixar seus clientes com água na boca.

E não use flash para não tirar o brilho e a profundidade da foto.

3. Ofereça várias formas de pagamento

Em um restaurante, é preciso estar preparado para receber pagamentos de vários tipos.

Afinal, é comum um cliente não ter dinheiro na carteira ou estar apenas com o celular no bolso.

Se não aceitar diversas formas de pagamento, como cartões de crédito e débito e Pix, você corre o risco de perder clientes.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), as três modalidades que citamos acima estão entre as quatro mais usadas no Brasil.

Use uma maquininha de cartão que funcione sem precisar acoplar no celular para aceitar as mais variadas formas de pagamento.

4. Tenha perfis ativos nas redes sociais

As redes sociais são importantes para qualquer tipo de negócio.

E para o seu restaurante, elas podem ajudar de várias formas.

Além da divulgação em si do seu estabelecimento, elas também são uma ferramenta de interação com os clientes.

Por isso, crie perfis e faça publicações regularmente em redes sociais como Facebook e Instagram e divulgue diariamente conteúdo sobre seus cardápios.

Essas redes sociais ajudam a atrair consumidores com fotos bem trabalhadas dos seus pratos, além de informar sobre promoções e novos itens no cardápio.

Além disso, aproveite canais de contato como Telegram e WhatsApp para poder atender clientes.

Você pode usar chatbots para dar uma resposta imediata, para depois responder as mensagens dos seus clientes quando puder.

5. Tenha pratos exclusivos

Não espere que o cliente escolha seu restaurante se ele pode comer o mesmo prato em outro lugar.

É claro que você não vai deixar de oferecer os clássicos.

Mas tenha aquele prato só seu, que o cliente não vai encontrar em outro lugar, feito com seus ingredientes secretos.

E divulgue bem.

Sempre há quem goste e quem não goste de uma refeição.

E certamente haverá aquele cliente que vai ao seu restaurante só para saborear seu exclusivo.

Ou seja, você só tem a ganhar.

E não fique só em um exclusivo: lance novidades periodicamente e convide os clientes para conhecer.

6. Implemente um programa de fidelidade

A recorrência em um restaurante é um caminho para o sucesso.

Por isso, premie aqueles clientes que estão sempre no seu restaurante com um programa de fidelidade.

Você pode aderir ao clássico “a cada 10 refeições, uma grátis” ou oferecer outras vantagens como descontos e bebidas por conta da casa.

Afinal, a vantagem de contar com clientes fiéis certamente vai compensar as ofertas.

7. Crie promoções em períodos sazonais

Além de manter seus clientes antigos, não deixe de criar promoções em períodos sazonais para atrair novos consumidores.

Datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados costumam ter bastante movimento em restaurantes.

Por isso, criar uma boa promoção pode ser a porta de entrada para encantar novos clientes.

Analise seu público-alvo para descobrir quais as melhores datas e os canais mais adequados para a divulgação.

8. Ofereça um espaço kids

Para muitos pais e mães, a possibilidade de levar os filhos a um restaurante é um diferencial.

Por isso, ter um cantinho com brinquedos, livrinhos e materiais para desenhar pode ser um fator decisivo para que famílias inteiras façam refeições no seu estabelecimento.

Mas não deixe de contratar monitores para cuidar dessas crianças, ou esse espaço pode dar ainda mais dor de cabeça para as famílias e para você.

Estas foram algumas dicas que separamos para mostrar como atrair clientes para restaurante.

No próximo tópico, veja uma última ideia para melhorar os resultados do seu negócio.

Promova parcerias com empresas locais e expanda seu público

Criar parcerias com outras empresas é essencial se você tem um objetivo como atrair clientes para restaurante.

Por exemplo, se houver um estacionamento nas proximidades, você pode criar uma parceria para dar vantagens aos clientes que usarem os dois serviços.

Assim, as duas empresas podem ganhar mais clientes.

O mesmo modelo pode se aplicar a lojas de roupas ou brinquedos.

Basta olhar ao seu redor para ver as possibilidades.

Também é importante firmar parcerias com operadoras de cartão, bancos ou adquirentes para aceitar diversas formas de pagamento e obter empréstimos, entre outras vantagens.

A Cielo oferece vários tipos de maquininhas, conforme as características do seu negócio.

Além disso, contamos com soluções que podem ajudar você a cuidar do seu fluxo de caixa ou cobrir alguma despesa imprevista.

Uma delas é a antecipação de recebíveis, que permite receber o valor das vendas no crédito sem precisar esperar o prazo normal de 30 dias.

Você pode decidir a qualquer momento quanto quer antecipar, sem necessidade de pagar IOF.

Com a ajuda da Cielo, seu restaurante vai decolar!

Matérias mais recentes

Atividades permitidas no Simples Nacional separadas por setores e principais CNAEs

Está procurando quais são as atividades permitidas no Simples Nacional para enquadrar sua empresa? A boa notícia é que existem…

Publicado por Equipe Cielo

Torta no Quintal: diversidade de sabores e de formas de pagamento em parceria com a Cielo

Há quase 13 anos, o casal Juliana e Rafael decidirem transformar o sonho de ter seu próprio negócio em realidade….

Publicado por Equipe Cielo

Business Performance: o que é, exemplos e principais KPIs para melhorar seu negócio

Business Performance é um conjunto de práticas que usa a análise de dados para otimizar a gestão de uma organização….

Publicado por Equipe Cielo

O que é CVBA (Característica, Vantagem, Benefício e Atração)? Venda mais e melhor!

CVBA é uma sigla que pode ajudar você a impulsionar suas vendas com uma metodologia simples. Basicamente, você terá que…

Publicado por Equipe Cielo

Valor agregado de um produto: o que é e como aplicar? Melhore o seu faturamento!

Você sabe o que é valor agregado de um produto e por que é importante trabalhar esse atributo no seu…

Publicado por Equipe Cielo

Lollapalooza Brasil 2024: Cielo é a maquininha de pagamento oficial do festival

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, será a maquininha de pagamento oficial do Lollapalooza Brasil…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288