Ideias de promoções para chamar clientes e elevar o seu faturamento
Quer saber como aumentar sua clientela de forma criativa? Conseguir a atenção do consumidor, converter e fidelizar seu público é o caminho do sucesso, seja qual for a sua área de atuação. Veja algumas ideias de promoções para chamar clientes que separamos para que você atinja esse objetivo.
Todo negócio sai ganhando ao seguir boas dicas para conquistar sua persona. E uma das principais é oferecer ao público incentivos para a compra.
Veja, por exemplo, o que diz a pesquisa Deu Match, da MKT House. O estudo mostra que pessoas de todas as idades se interessam e participam de ações promocionais no Brasil. Ao todo, 97% dos entrevistados afirmaram gostar de promoções.
Isso vale para o e-commerce, que é um setor sempre relacionado com os descontos, mas também para o tradicional varejo físico. Se o público quer e o lojista se organiza para isso, não há razão para não apostar na ideia.
Neste texto, vamos falar mais sobre a importância dessas ações para atrair uma clientela fiel e como fazer isso. Continue na leitura!
O que fazer antes de explorar ideias de promoções para chamar clientes?
Você pode atrair mais clientes de formas variadas, mas para te ajudar, separamos muitas dicas e sugestões para colocar em prática e começar a ter sucesso agora mesmo. Veja!
Estude muito o seu público e saiba o que ele quer
O principal segredo de uma ação promocional de sucesso é garantir a satisfação do consumidor. Portanto, o primeiro passo para atrair clientes com promoções é conhecer o seu público. Na verdade, esse conhecimento é essencial para todas as etapas do negócio.
Como comerciante, você precisa oferecer às pessoas o que elas querem.
Lembrando que saber como fazer uma promoção não é o mesmo que realizar uma liquidação ou dar descontos, então, são muitas as possibilidades.
Se você trabalha em um nicho com uma clientela com gostos bem específicos, pense em ideias de promoções para chamar clientes que sejam mais focadas. Este tipo de estratégia vai chamar a atenção deles.
Caso o seu público seja mais amplo, terá que fazer um forte trabalho de pesquisa. Um plano de marketing pode ajudar a conhecer melhor seus clientes.
No caso dos negócios digitais, algumas ferramentas online podem ser úteis nesse sentido:
- Google Analytics;
- Formulários de pesquisa online;
- Insights de redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Defina quais são os seus objetivos
Nem sempre a intenção de uma ação é simplesmente aumentar as vendas. Há outras metas possíveis quando você trabalha com ideias de promoções para chamar clientes, como:
- Aumentar o faturamento: o objetivo clássico de quem quer vender mais. Atraindo mais clientes, você aumentará o faturamento da loja. Também é bom pensar em ações para elevar o ticket médio, ou seja, o quanto cada um gasta;
- Queimar estoques parados: neste caso, você também vai gerar aumento nas vendas. Para isso, é preciso levantar quais mercadorias do estoque estão saindo menos e quanto poderia oferecer de incentivo. Aqui, o lucro é secundário – é só não dar descontos altos demais para não ficar no prejuízo;
- Ganhar audiência e relevância na internet e redes sociais: neste caso, o foco é gerar engajamento, mais do que conversões. Então, o ideal é chamar a atenção com ideias ousadas e produtos inovadores, por exemplo.
Saiba quais são os melhores canais online e off para falar com o público
A partir do conhecimento que você adquiriu da sua persona, é hora de rastrear onde ela está e quais são os meios ideais para falar com ela. Isso deve ser feito antes de colocar em prática as ideias de promoções para chamar clientes.
Entre os canais indispensáveis temos as redes sociais. Tanto os negócios físicos quanto os digitais estão lá, e é preciso que sejam muito presentes, consistentes nas publicações e abertos à interatividade.
Dependendo do tipo e da dinâmica do seu negócio, o WhatsApp também pode ser muito interessante. Além de facilitar a comunicação, o app já virou um canal de vendas, com direito a ferramenta de pagamentos e tudo.
E-mail marketing, rede de afiliados, influenciadores digitais (ótimos para nichos específicos) são possibilidades a explorar na internet que permitem aplicar muitas ideias de promoções.
Para lojas físicas, ideias como cupons e catálogos podem parecer ultrapassadas, mas ainda dão resultados.
Estabeleça um calendário anual de ações
Nada melhor para ganhar relevância e aumentar a base de clientes consistentemente do que saber como fazer uma promoção. Existe uma estratégia chamada marketing sazonal, que se refere às ações pensadas para vender mais produtos e serviços em determinada época do ano.
Então, que tal estabelecer um calendário anual de promoções, pensando nas datas comemorativas do ano inteiro? Todo mundo sabe como o Natal é importante para o comércio, assim como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças.
Mas você já se planejou para fazer uma ação arrasadora na Black Friday, por exemplo? Ou, então, datas menos famosas (e portanto, com menor concorrência) como o Dia do Cliente, que é 15 de setembro?
Estabelecer um calendário será uma ótima ferramenta para você se organizar e fazer seu planejamento de vendas com sucesso.
Ações promocionais: 10 dicas para conquistar uma nova clientela
Vamos aprender algumas ideias de promoções para chamar clientes na prática? Agora que já falamos bastante sobre a importância dessas ações, chegou a hora de ver dicas para aplicar no seu negócio.
1. Desconto no pagamento à vista
Oferecer essa redução no valor está entre as ideias de promoções mais simples que podem trazer benefícios em dois aspectos. Primeiro porque chama a atenção do cliente, que vê uma oportunidade de economizar. Segundo, ao cobrar preços diferentes para pagamento a prazo e à vista, você recupera os custos de vender parcelado.
Nesse caso, na verdade, você pode apenas cobrar um preço um pouco mais alto pelo produto com juros – se puder oferecer um desconto real maior, melhor ainda.
Esta prática é expressamente liberada pela Lei 13.455/2017. Basta usar o bom senso.
2. Desconto em reais (não percentual)
Que consumidor abre mão de pagar menos? Pode ser R$ 5, R$ 10 ou R$ 20. Quando uma loja anuncia um corte de preço dessa forma, chama a atenção para o ganho de valor que o cliente pode obter ao comprar aquele produto com desconto.
3. Brindes
Essa é uma forma clássica de ideias de promoções para chamar clientes, que ainda funciona bem. Oferecer brindes incentiva a compra, pois pode ser um diferencial em relação a um concorrente que vende o mesmo produto a um preço semelhante.
No caso do e-commerce, o brinde pode ser até surpresa: a experiência do seu cliente ao abrir a embalagem e encontrar mais do que ele comprou vai ser muito satisfatória e boa para fidelizar.
4. Programa de fidelidade
Estratégia especialmente útil para quem vende assinaturas ou outro tipo de produto ou serviço recorrente, o programa de fidelidade consiste em oferecer vantagens para os clientes voltarem a comprar com você e pode ser uma sugestão de como criar promoções criativas.
O programa também pode ser utilizado em outros modelos de negócio, como barbearias, restaurantes ou lavagem de carro, por exemplo.
5. Cupom de desconto
Essa é uma forma clássica que voltou à moda com as redes sociais e por isso está entre nossas ideias de promoções para chamar clientes.
Oferecer um cupom ou código para desconto, além de possibilitar mais vendas, conecta pessoas ao negócio e ainda pode resultar em propaganda gratuita. Os usuários costumam compartilhar estas promoções com os amigos e familiares.
Por isso mesmo, os cupons funcionam muito bem quando anunciados por influenciadores.
6. Bônus para a próxima compra
Aqui está outra forma excelente de obter fidelidade com ideias de promoções. E basta se colocar no lugar do cliente para entender.
Imagine que você queira comprar um produto. Então, lembra que tem direito a 10% de desconto se voltar a fazer um pedido em determinada loja. Grandes chances de fazer isso, concorda? Pois seu cliente pensa igual.
7. Ações criativas
Promoções inusitadas são sempre um atrativo para o consumidor. Um exemplo: se a cultura geek é o tema da sua loja, dê desconto para quem aparecer fantasiado como um personagem da saga Star Wars – ou de outras franquias, quando sair um novo filme de determinado universo.
Ou, então, se o assunto é futebol, peça para mandarem vídeos nas redes sociais fazendo malabarismos com a bola ou um golaço na pelada com os amigos, e marcarem o perfil do seu negócio. Enfim, as possibilidades são variadas com essas ideias de promoções para chamar clientes.
8. Descontos progressivos
Eles estimulam o aumento do ticket médio. Afinal, quanto mais o cliente compra, mais economiza. É um incentivo e uma ideia de como criar promoções criativas para ele adquirir de você tudo o que precisa, em vez de pesquisar cada item em uma loja diferente.
9. Frete grátis
Esse é um chamariz fortíssimo para vendas online. Afinal, um preço alto para a entrega motiva muitas desistências e abandonos de carrinho.
Ao ver o frete grátis (mesmo que, ao oferecer isso, você não possa fazer um preço tão especial no produto), o cliente é estimulado a comprar.
10. Sorteios
Sorteios nas redes sociais são uma ótima maneira de atrair novos clientes, presenteá-los e construir uma boa relação. Mas é importante ter regras claramente definidas para que tudo ocorra bem.
Aposte no boca a boca
Neste texto, vimos como fazer promoções para atrair clientes é um movimento importante para qualquer negócio. Então, coloque em prática as ideias que ajudam a cativar o público.
Ofereça promoções para os atuais clientes, porque eles serão os seus melhores divulgadores, em especial no boca a boca. Você pode até incentivar essa prática, dando descontos especiais a quem indicar novos usuários. Invista em divulgação e conte para todo mundo.
E não esqueça que, para te ajudar na jornada empreendedora, a Cielo tem soluções sob medida.
E você, tem mais ideias de promoções para chamar clientes? Compartilhe conosco e continue lendo o Blog da Cielo para conhecer mais dicas sobre empreendedorismo!
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