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Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um mercadinho de bairro? Descubra algumas dicas importantes

Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor de avental faz pose em frente ao hortifruti do seu mercadinho de bairro.

Quem nunca fez compras em um minimercado? Este tipo de estabelecimento é muito comum e é por isso que muitos empreendedores pesquisam informações sobre como montar um mercadinho de bairro.

Um pequeno mercado pode ser um empreendimento lucrativo, principalmente em locais com pouca concorrência. Afinal, atender demandas emergenciais é uma das razões do sucesso deste modelo de negócio – e nada melhor do que ter um mercadinho perto de casa nessas horas.

Se você está pensando em abrir um pequeno mercado, continue a leitura. Mostraremos alguns números deste setor, informações úteis e dicas de boas práticas para você ter ideias para mercadinho de bairro de sucesso!

Quer abrir um mercado pequeno? Veja como está o setor no Brasil

O segmento de minimercados tem sido impulsionado por diversos fatores como, por exemplo, a perda do poder de compra e a alta no preço dos alimentos – que fazem com que cada vez mais pessoas comprem somente o necessário.

Até a pandemia “aqueceu” este setor, trazendo várias mudanças nos hábitos de consumo.

Além de não terem fechado (por serem considerados como serviço essencial), os mercadinhos contavam com a proximidade do público consumidor em momentos de isolamento, garantindo agilidade nas entregas em domicílio ou nas compras de conveniência.

Tudo isso fez com que estes estabelecimentos multiplicassem pelo país e vários dados mostram como este setor está em crescimento. Vale a pena ficar sabendo disso antes de entender como montar um mercadinho de bairro. Veja algumas informações relevantes:

  • considerado um setor que cresce muito no Brasil, atualmente, temos cerca de 416 mil estabelecimentos no Brasil, de acordo com o Sebrae;
  • 84% das pessoas acreditam que os minimercados vão continuar crescendo, de acordo com o relatório da AMLabs Ventures, que é uma especializada em vending machines e honest market (operação de lojas sem funcionários);
  • em condomínios residenciais, a presença de minimercados dobrou em 2023;
  • segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas dos supermercados tiveram um aumento de um pouco mais de 3% em 2023, quando comparamos com o ano anterior;
  • o crescimento dos minimercados autônomos foi de 42% em 2023, atingindo mais de R$ 240 bilhões no ano, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os números mostram que o segmento está em alta. Logo, abrir um mercadinho pode ser uma boa opção para quem busca dicas de negócios para empreender.

O que é um mercadinho?

De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE/IBGE), um mercadinho compreende “as atividades dos estabelecimentos comerciais com e sem autoatendimento e com venda predominante de produtos alimentícios variados em minimercados, mercearias, armazéns, empórios, secos e molhados, com área de venda inferior a 300 metros quadrados”.

Essa definição pode ser complementada por outra, feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que destaca os minimercados como “estabelecimentos que possuem até quatro caixas registradoras (checkouts)”.

Qual é a diferença entre minimercado e mercearia?

Antes de falarmos mais sobre como montar um mercadinho de bairro, vale pontuar a diferença entre minimercado e mercearia, já que isso tem impacto direto no planejamento do negócio.

A mercearia é caracterizada por ser um lugar em que poucos itens são vendidos, com foco principalmente em alimentos de grande consumo (itens da cesta básica). Geralmente, funcionam em um espaço menor e sem divisão de setores. Além disso, as têm um balcão de atendimento, onde clientes são atendidos e as transações de pagamento são realizadas.

os minimercados são versões reduzidas de um supermercado. Além do mix maior de produtos, os itens são arrumados em setores. As pessoas circulam livremente por este ambiente para pegarem o que precisam e se direcionam até o caixa para fazer o pagamento.

Agora que você já sabe melhor o perfil deste tipo de estabelecimento, confira os primeiros passos para abrir seu mercadinho.

Passo 1: Busque orientação contábil e procure o ponto de venda

Com as informações acima, entendemos que o primeiro passo para abrir um mercadinho é definir o imóvel onde ele será instalado.

Para ajudar na escolha do ponto de venda, é essencial contar com suporte de um(a) contador(a), que orientará sobre as exigências que devem ser observadas no imóvel para obter registros e alvarás de funcionamento.

É esta pessoa que ajudará a conseguir toda a documentação necessária para montar uma mercearia ou minimercado.

Entenda o que é necessário para abrir um mercadinho:

  • abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • alvará de localização;
  • autorização de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros local;
  • cadastros no sistema Conectividade Social (para contratação de funcionários);
  • cadastros Municipal e Estadual de Vigilância Sanitária;
  • definição dos códigos CNAE do negócio – que deverá incluir, no mínimo, o CNAE 4711-3/02, utilizado para o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios;
  • indicação de Disponibilidade Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que certifica que existe no estabelecimento um responsável certificado pelas atividades de manipulação de alimentos;
  • licença sanitária de funcionamento;
  • registro da Inscrição Estadual;
  • registro na Junta Comercial.

Uma tendência no setor são os mercadinhos de condomínio (home markets). Alguns, inclusive, funcionam no modelo de autoatendimento, onde as pessoas que moram no local escolhem o que querem comprar e realizam as transações de pagamento de forma autônoma, por meio de totens ou aplicativos.

Estima-se que o Brasil possui, mais ou menos, 5 mil mercados de condomínio/container espalhados em diversas regiões. No mínimo, temos 30 empresas disputando este tipo de negócio, que chega a movimentar bilhões por ano.

“A comodidade não tem volta. O Brasil já é um dos países com mais soluções de venda autônoma do mundo”, contou Tom Ricetti, fundador da Onii, com 720 pontos no país, durante uma entrevista para o site do Centro de Excelência em Varejo da FGV.

Com isso, há várias franquias para estabelecimentos neste formato. Montar um mercadinho em um condomínio pode ser uma opção interessante a ser considerada.

Passo 2: Elabore o planejamento

Ao ler como montar um mercadinho de bairro e após definir o local, você precisará elaborar um plano de negócios. Seu planejamento deverá incluir:

  • análise de mercado local (incluindo estudo da concorrência e do público-alvo);
  • Contratação de funcionários;
  • necessidades de infraestrutura (equipamentos, móveis e eventuais reformas no imóvel escolhido etc.), considerando os espaços que seu mercadinho terá;
  • estimativa de itens de estoque (mercadorias e/ou matéria-prima);
  • mapeamento de fornecedores;
  • planejamento de marketing;
  • plano operacional (levantamento de tudo que o estabelecimento precisa para funcionar).

Passo 3: Faça um estudo financeiro

Agora é hora de fazer contas e avaliar o valor necessário para montar seu pequeno mercado.

Além das despesas fixas e variáveis, o estudo financeiro do seu mercadinho deve incluir o investimento que será empregado para viabilizar o negócio até que ele comece a dar retorno (capital de giro).

Como montar um mercadinho de bairro e ter sucesso?

Vimos que o segmento de minimercados tem crescido bastante. Além de indicar que há demanda por este tipo de estabelecimento, os números mostram que a concorrência é grande.

Então, quais são as dicas sobre como montar um mercadinho de sucesso? Confira!

1. Ofereça serviço de entrega das compras

Entre julho e setembro de 2023, os brasileiros gastaram R$ 54,3 bilhões com serviços de entregas ligados à alimentação, uma redução de 2,5% em comparação com 2022, segundo Instituto Foodservice Brasil (IFB). A volta ao trabalho presencial pode ter sido o responsável por estes dados.

Porém, os números ainda são altos. Então, não custa reforçar: oferecer essa comodidade é uma obrigação para aumentar a receita do seu negócio.

2. Faça uma loja virtual para o seu mercadinho

Além do delivery, outra tendência de consumo que se consolidou de vez após a pandemia foi a digitalização dos negócios. Por isso, ao montar seu mercadinho, vale a pena investir e começar um e-commerce do zero para o seu estabelecimento.

Sua loja virtual também ajuda as pessoas a acessarem informações sobre seu minimercado, além de ser um excelente canal para divulgar encartes de ofertas e promoções para atrair clientes.

Vender online não é mais uma escolha: é uma necessidade!

3. Invista em programas de relacionamento e pesquisas com seu público

Nos últimos anos, os maiores varejistas do Brasil têm investido em programas de relacionamento, clubes de desconto e pesquisas com clientes em troca de vantagens e recompensas.

Por quê? Porque essa é uma das melhores estratégias para conhecer os hábitos de consumo e o perfil de compras do seu público.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Zendesk, 61% dos usuários não se importam em compartilhar os dados em troca de uma experiência que tenha relevância e que seja personalizada.

Porém, só um ponto importante: tenha cuidado para que não aconteça problema como, por exemplo, vazamento de dados. Isso pode fazer com que a sua plataforma perca a credibilidade.

Com o uso de dados, torna-se mais fácil oferecer serviços customizados, fidelizar clientes e até gerir o estoque, adaptando o mix de produtos disponíveis para satisfazer as necessidades dos consumidores.

4. Encontre bons fornecedores

Esse é um ponto muito importante para saber como montar um mercadinho de bairro.

Para encontrar bons fornecedores, faça pesquisas na internet, com outros estabelecimentos, vá em eventos do setor. O Mercado Azul, ferramenta virtual feita pelo Sebrae para conectar lojistas e fornecedores, também pode ajudar.

Outra opção é fazer compras nos atacarejos (lojas que fazem vendas no varejo e no atacado). Este tipo de estabelecimento costuma oferecer condições especiais de pagamento para pequenos lojistas.

Seus fornecedores são “sócios” do seu negócio. Afinal, quando eles não cumprem prazos ou abastecem seu mercado com produtos sem qualidade, é você quem perde mais.

Selecione bem seus fornecedores. Mais do que preço justo – essencial para sua margem de lucro – busque qualidade e um bom relacionamento.

5. Divulgue seu mercadinho

Uma das ideias para mercadinho de bairro que não pode esquecer é investir na divulgação. Saber como divulgar o seu negócio é uma ação decisiva para conquistar mais clientes. E o ideal é que você planeje ações para:

  • canais online, como site, redes sociais, WhatsApp etc;
  • canais offline – ou seja, todos os meios fora da internet, o que inclui os panfletos, o carro de som do seu bairro, o imã de geladeira que você deixa perto da maquininha de cartão e o encarte de ofertas do seu mercado.

No começo, a divulgação é uma estratégia de atração para que conheçam o seu estabelecimento. Depois, ela é importante para destacar as ofertas ou os serviços que seu mercadinho oferece.

Manter seus clientes informados sobre as novidades aumenta as chances de sucesso do seu negócio!

6. Busque a excelência no atendimento

Você pode oferecer bons produtos a preços competitivos e ainda assim, perder clientes. Ou seja, não adianta saber como montar um mercadinho de sucesso apenas se o seu atendimento for ruim.

Segundo o CX Trends 2023, feito pela Octadesk em conjunto com a Opinion Box e apoiado pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, 65% dos clientes desistem de efetuar uma comprar depois que tiveram experiências negativas.

Ainda, de acordo com esta pesquisa, realizada com mais de dois mil clientes de compras online, um dos principais problemas está no atendimento, o número chegou a 48%. Já 44% destacam a dificuldade dos negócios em realizarem um bom pós-venda.

Um outro dado importante do estudo é que 60% das pessoas entrevistadas revelaram que compartilham a sua experiência negativa com amigos e familiares.

Os números só traduzem o que você, como cliente, também já sabe: um bom atendimento faz diferença e favorece a sua reputação.

O atendimento próximo, feito com excelência, pode ser o grande diferencial do seu mercadinho diante de concorrentes maiores.

7. Faça promoções em dias de baixo fluxo

Você deve usar os dados a favor do seu negócio e pesquisar ideias para mercadinho de bairro.

Utilize uma boa ferramenta de gestão, que ajude a identificar os dias e horários com menor fluxo de clientes e movimente o mercado com ofertas relâmpago nestes períodos específicos.

Divulgue estes dias e horários previamente nos momentos em que houver maior circulação de pessoas. O mesmo pode ser feito em datas promocionais como, por exemplo, a Black Friday e a Páscoa.

Gatilhos como escassez e senso de urgência funcionam muito bem para aumentar vendas em lojas físicas.

8. Aceite diversas formas de pagamento – incluindo vale-alimentação

Outra dica para saber como montar um mercadinho de bairro é aceitar diversas formas de pagamento além de dinheiro e cartões de débito e crédito. Cada vez mais estabelecimentos estão investindo em alternativas como links de pagamentos, Pix, QR Code e tecnologia NFC (pagamento por aproximação) para não perder clientes.

Para entendermos a importância de aceitar diversas formas de pagamento, segundo uma pesquisa elaborada pela Capterra, 43% das pessoas entrevistadas deixaram de comprar em uma plataforma por não aceitarem o pagamento via Pix.

Os cartões de vale alimentação e refeição também devem estar entre as opções de pagamento, ajudando a ampliar o número de clientes que frequentam sua loja.

Ah! Se puder, ofereça também o parcelamento – que contribui bastante para aumentar seu ticket médio.

Dica extra! Melhore o fluxo de caixa do seu mercadinho, antecipando o dinheiro das vendas

E agora que você já sabe o que é necessário para abrir um mercadinho, vale uma dica extra para ajudar a melhorar o seu fluxo de caixa.

Você já ouviu falar em adiantamento de recebíveis? Esse é o recurso financeiro que permite que uma empresa possa receber, de forma adiantada, valores que entrariam em caixa somente no futuro.

Assim, você pode receber o valor líquido total das vendas parceladas no cartão de crédito muito antes do prazo padrão para esse tipo de transação.

Aqui na Cielo, temos duas soluções para você ter logo seu dinheiro em mãos e melhorar suas finanças: o ARV e o Receba Rápido.

Antecipação de Recebíveis de Vendas

Com a Antecipação de Recebíveis você antecipa o recebimento do saldo de vendas já realizadas e ainda tem um ganho financeiro, já que, ao fazer a antecipação, você não paga IOF na transação!

A Antecipação de Recebíveis Avulsa permite solicitar a antecipação total ou parcial do seu saldo, o que é excelente para quem está aprendendo sobre como montar um mercadinho de bairro, já que você pode melhorar o fluxo do negócio.

Recebimento Automático

Já o Recebimento Automático é a maneira mais fácil de receber o dinheiro das vendas sem esperar o prazo padrão de 30 dias ou mais.

Com ele, você altera as datas de recebimento das suas vendas futuras – ou seja, das transações que ainda vão acontecer.

Essa é a diferença entre o Recebimento a Automático e a Antecipação, já que o primeiro não altera os prazos das vendas já realizadas, mas sim o de recebimento das vendas feitas a partir da contratação.

É uma alteração fixa do prazo de recebimento, onde você passa a receber o que vender em um prazo muito menor, de até dois dias úteis.

E então, já sabe como montar um mercadinho de bairro e ter muito sucesso seguindo nossas dicas e aproveitando as facilidades de pagamento da Cielo?


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