Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender muito em datas comemorativas? Aumente o seu lucro!

Publicado por Equipe Cielo

Em datas comemorativas como o dia dos pais, dos namorados e aniversários é esperado que o setor varejista invista em ações para atrair os olhos do público e vender mais e melhor. No entanto, nem todos os empreendedores possuem montantes de dinheiro ou conhecimento para isso.

É por isso que torna-se essencial conhecer algumas dicas de como vender muito nessas épocas.

Conversamos com Alexandre Assis, professor dos cursos livres de Marketing e Vendas do Senac São Paulo, para trazer dicas de vendas e revelar o que você, microempreendedor, pode fazer pelo seu negócio em datas especiais.

Confira abaixo algumas dicas para vender muito mais e aproveitar essas épocas!

Como vender muito mais em datas especiais do ano

Sim, alguns ‘truques’ ou pequenas mudanças ajudam muito a saber como vender bem e aproveitar as épocas em que as pessoas tendem a querer presentear alguém.

Por isso, separamos algumas dicas bem importantes que vão ajudar no seu sucesso. Veja!

Crie uma persona para o seu negócio

“É preciso entender qual é o seu público e criar o perfil ‘ideal’ do seu cliente. Assim você saberá como falar com ele”, posiciona o docente do Senac São Paulo. Para criar essa persona, pense na idade, preferências e comportamento do público que quer atingir.

Assim, você sabe que tipo de mensagem e qual linguagem deve utilizar. “Converse com amigos, família e vizinhos para encontrar uma linguagem para sua marca e que tenha aderência com o cliente que pretende alcançar”, completa.

No caso de datas comemorativas, você está falando, na maioria dos casos, com parentes ou cônjuges. Tenha-os em mente para saber como vender muito mais.

Mostre o diferencial da sua marca

Pense como o seu público, reflita sobre as características do seu produto e evite o uso de discursos ensaiados. “Além de soar forçado, não mostra que você criou empatia com o consumidor”, pontua o profissional.

Para vender muito mais, o cliente precisa ter a sensação que encontrou a solução do problema e que você o entendeu desde o início. “Criada essa conexão, o consumidor sai do seu espaço com o produto e, muitas vezes, fidelizado”, resume.

Faça uma análise de Benchmark

Para saber como vender muito bem um produto, entenda como a sua concorrência se comporta. Veja como lojas grandes e pequenas do mesmo setor agem no atendimento e comunicação visual.

“Inspire-se nas boas práticas dos concorrentes, mas sem deixar de adaptá-las à sua realidade. Evite simplesmente copiar o que os outros estão fazendo. A solução de um negócio pode parecer ótima, mas nem sempre faz sentido para o seu empreendimento e pode atrapalhar mais que ajudar”, sugere o docente.

Trabalhe a memória afetiva dos consumidores

Em datas comemorativas, somam pontos positivos os vendedores que conseguem sugerir as sensações por trás do produto, como a pessoa presenteada vai se sentir com aquele presente.

“Não se vende um porta-retratos, por exemplo. O que deve ser exaltado são as memórias que estão somadas àquele presente, as lembranças de momentos vividos e eternizados naquelas imagens”, afirma Assis.

Esse conjunto de sensações é o que faz o cliente comprar o produto e vai te ajudar a vender muito mais. São detalhes que ajudam a alavancar os negócios.

Esteja presente no ambiente online

Mesmo para você que não trabalha com e-commerce, o professor do Senac afirma que é muito importante ter canais de contato digital com o seu cliente para ajudar a vender muito mais e melhor. “Hoje, uma marca que não está nas redes sociais, quase não existe. Use essas plataformas para divulgar promoções e também para posicionar a sua empresa”, sugere.

Se participa de feiras e eventos, use redes como o Facebook e o Instagram para divulgação da agenda. “Todos que seguem o seu perfil podem querer saber informações como telefone atualizado, endereço e onde você estará nas próximas semanas. Isso além, é claro, de tirar dúvidas sobre produtos, tempo de entrega, etc”, finaliza.

Como aproveitar as datas comemorativas para vender muito mais?

Além dessas dicas de como vender mais em datas comemorativas, também preparamos um passo a passo para você se preparar. Confira!

Passo 1 – Planeje com antecedência

Não deixe para fazer algo especial na semana da data comemorativa só porque todo mundo está fazendo. Quanto antes você se planejar em relação ao tipo de ação que fará para o evento escolhido, maior será o seu sucesso. Este planejamento faz toda a diferença se quiser saber como vender bem.

O prazo ideal para que você possa se planejar é de até um mês antes para datas menores e até três meses de antecedência para os grandes eventos do ano, como são os casos do Natal e da Black Friday.

Este prazo é necessário para escolher os produtos ou serviços e definir as promoções que irá oferecer, negociar com fornecedores e preparar a divulgação.

Planeje ações que durem mais de uma semana consecutiva para que você possa aproveitar mais dessa data, antes mesmo do dia em que ela é comemorada.

Passo 2 – Escolha o que vender em datas comemorativas

Dar descontos em todos os produtos da loja em todas as datas comemorativas do ano, além de desorganizar o seu capital de giro e estoque, desvaloriza seus itens ao olhar de seus clientes.

Por isso, se quiser saber como vender muito, selecione um grupo de produtos para cada data comemorativa de acordo com o tema para trabalhar com descontos.

Dessa forma, você também pode preparar o seu estoque prevendo uma venda maior desses produtos no mês do evento especial.

Passo 3 – Crie uma estratégia de marketing

Uma vez que você já definiu sua persona e os produtos que irá destacar em sua ação para a data comemorativa escolhida, chega a hora de desenvolver uma campanha de marketing para divulgá-la.

É importante lembrar que essa estratégia precisa levar a mensagem sobre sua promoção de forma antecipada, assertiva, criativa e atraente ao público-alvo.

Ou seja: se o seu público trafega muito na rua, sua divulgação pode estar em um poste, carros de som ou outdoor. Se você quiser saber como vender muito para uma persona que tem mais o perfil de usuário de smartphone, talvez o caminho mais rápido seja ações em redes sociais.

Passo 4 – Decore sua loja

Ambientar seu ponto de venda, seja físico ou virtual, com o tema da ocasião é essencial para que seu cliente se motive a comprar mais, já que fica mais envolvido emocionalmente e inspirado a presentear em datas comemorativas.

Até mesmo seus colaboradores ficarão mais engajados em vender muito mais porque também se sentirão mais impulsionados pela decoração.

Capriche na vitrine, faça algo instagramável, distribua mimos, promova eventos festivos para comemorar a data junto com seus clientes e colaboradores.

O efeito viral de fotos, vídeos e lives nas redes sociais deles irá aumentar o alcance de suas ações, atraindo mais compradores, o que é essencial para quem deseja dicas de como vender muito.

Passo 5 – Ofereça facilidades no pagamento

De nada irá adiantar todo esse trabalho se você dificultar o fechamento das vendas, oferecendo apenas algumas opções para o seu cliente. É importante disponibilizar alternativas, seja via Pix, no crédito, parcelamento ou mesmo descontos para pagamento à vista.

Você pode aumentar o ticket médio com maior parcelamento no cartão de crédito e até fazer uma programação de descontos para quem comprar mais itens. Lembre-se que o seu objetivo é vender mais em datas comemorativas e, para isso acontecer, não dê espaço para perder nenhuma oportunidade!

E então, preparado para faturar mais depois de ver essas dicas sobre como vender muito?

Veja qual das soluções da Cielo mais atende ao seu perfil de negócio e tenha sucesso em todas as suas vendas!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288