Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como aumentar a receita de uma empresa? Descubra agora!

Publicado por Equipe Cielo

Aumentar as vendas e ter as finanças em dia é o que faz a diferença entre fechar as portas ou conquistar um espaço maior no mercado. Para qualquer empreendedor, a estabilidade financeira é essencial para ter sucesso nos negócios.

Por isso, hoje vamos aprender como aumentar a receita de uma empresa.

Esse conhecimento faz ainda mais diferença para quem tem uma pequena empresa. Nesse caso, a boa gestão financeira deve começar pela escolha de fornecedores, parceiros e… da solução de pagamentos!

Sim, isso mesmo! Não basta escolher uma maquininha qualquer… Você precisa escolher uma opção que, além de atender às necessidades do seu negócio, ainda agregue mais valor a ele!

Aqui na Cielo, oferecemos muito mais do que uma máquina. Veja como aumentar a receita de uma empresa com as nossas soluções de pagamento. Oferecemos infinitas possibilidades para você vender cada vez mais! Quer saber como?

Continue a leitura e descubra como a Cielo pode ajudar a aumentar a receita do seu negócio!

 

Fluxo de caixa e capital de giro: fatores essenciais para uma gestão financeira de sucesso

Para começar, falaremos de dois conceitos importantíssimos para a gestão financeira de qualquer empresa. São eles: o fluxo de caixa e o capital de giro.

É bem provável que eles já façam parte do seu dia a dia. Mas é importante reforçar alguns pontos, já que tanto o fluxo de caixa quanto o capital de giro são determinantes para quem quer saber como aumentar a receita de uma empresa.

De acordo com o Sebrae, o fluxo de caixa “é um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês etc”.

A partir dessa definição, podemos afirmar que o fluxo de caixa é a projeção de receitas e despesas que uma empresa vai ter num intervalo de tempo.

Já o capital de giro é “composto pelos recursos (dinheiro, crédito, estoques etc.) que são necessários para bancar a liquidez, isto é, possibilitar que a sua empresa continue funcionando”.

Em outras palavras, capital de giro é formado pelos recursos que uma empresa dispõe como reserva financeira.

Ou seja: é a diferença entre o que está em caixa e a soma de todas as despesas que você precisa pagar.

Essa reserva reflete a saúde financeira de qualquer empresa, já que o capital de giro é essencial para que você possa pagar as contas, manter o equilíbrio entre as saídas (passivos) e as entradas de recursos (ativos).

 

Por que o capital de giro é tão importante?

Administrar bem o capital de giro é importante para quem quer descobrir como aumentar a receita de uma empresa porque permite que ela possa funcionar, mesmo quando há um déficit no fluxo de caixa (ou seja, aqueles momentos em que há mais saídas do que entradas de recursos).

É o capital de giro que também permite:

  • Fazer as aquisições para manter seu estoque, seja de matéria-prima para produção ou de mercadorias para venda;
  • Realizar o pagamento de fornecedores, colaboradores, despesas operacionais etc;
  • Cobrir as despesas que não foram previstas ou aquelas que vencem antes do dinheiro das vendas entrar;
  • Aumentar o poder de negociação com parceiros e fornecedores, antecipando os pagamentos por insumos, produtos etc;
  • Viabilizar vendas a prazo (financiamento das compras dos clientes).

Sabendo disso, começamos a entender a importância do capital de giro para as empresas.

Além de permitir a cobertura de eventuais déficits de recursos (algo que ocorre em empresas de qualquer porte), ter dinheiro em caixa possibilita aproveitar melhor as boas oportunidades de mercado.

Estas oportunidades podem ser não só a chance de realizar investimentos financeiros, mas também de fazer negociações mais vantajosas, antecipar a quitação de empréstimos ou executar melhorias na empresa (contratação de pessoas, aquisição de equipamentos, realização de treinamentos, obras de ampliação etc).

 

Não deixe seu capital de giro faltar

Infelizmente, é comum que os empreendedores só prestem atenção ao capital de giro quando ele começa a faltar e as contas começam a acumular.

Nessa hora, o primeiro pensamento é: “como aumentar a receita de uma empresa, preciso aumentar as vendas e fazer mais dinheiro entrar em caixa”.

Claro que isso faz sentido. Mas é necessário ter em mente que, se a curto prazo, as suas despesas forem maiores que a sua reserva de recursos, você vai precisar de financiamento ou antecipar os valores que você tem a receber.

Considerando que o financiamento também implica em pagamento de juros (que representam mais despesas), a melhor opção para aumentar sua receita é reduzir os prazos de recebimento dos valores futuros – principalmente aqueles que estão relacionados às parcelas das compras a prazo.

Para isso, você pode contar com a Cielo para impulsionar o seu negócio, com soluções financeiras para incrementar o seu capital de giro e aumentar os recursos do seu caixa para ajudar você a vender ainda mais!

Veja aqui como melhorar seu fluxo de caixa

 

Como aumentar a receita de uma loja virtual

Com o aumento das compras pela internet durante a pandemia, mais empresas abriram seus e-commerces, tornando essa modalidade de venda ainda mais competitiva que o comércio offline.

E quanto mais ágil for a navegação do seu site de vendas e menos passos o seu cliente fizer para terminar a jornada de compra, mais na frente você sairá nessa corrida.

Por isso, a Cielo criou soluções de pagamentos digitais para fazer sua loja virtual campeã de vendas aumentando assim a receita de sua empresa.

Para ver como aumentar a receita de uma empresa virtual com essas soluções clique aqui.

 

Receba Automático em 2 dias: a solução ideal para aumentar seu capital de giro

O Receba Automático em 2 dias  permite que você adiante o recebimento das vendas feitas no cartão. Assim, como o nome já diz, você recebe essas vendas mais rápido, bem antes do prazo padrão!

Dessa forma, você reforça seu fluxo de caixa e tem seu dinheiro na conta em até dois dias úteis, sem precisar esperar 30 dias ou mais.

Então, se você fizer uma venda parcelada, consegue adiantar o valor líquido dessa venda.

Benefícios do Receba Automático em 2 dias

Além de ajudar a não deixar seu dinheiro parado, com o Receba Automático em 2 dias você:

  • Recebe o que já é seu em menos tempo;
  • Tem dinheiro na mão para organizar suas despesas ou para uma emergência;
  • Pode pagar contas e despesas em dia;
  • Ganha mais poder de negociação com fornecedores;
  • Mantém o seu estoque sempre cheio;
  • Tem mais capital de giro para investir no seu negócio.

O Receba Automático em 2 dias está disponível em todas as maquininhas Cielo. Veja como funciona:

 

Viu como é fácil? Se você já é cliente Cielo, faça login na sua conta e contrate o Receba Automático em 2 dias agora mesmo!

Agora que você já sabe como aumentar a receita de uma empresa e ainda não é nosso cliente, clique aqui e receba uma oferta personalizada para o seu negócio!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288