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Como divulgar uma loja virtual e atrair bons clientes?

Publicado por Equipe Cielo

Saber como divulgar uma loja virtual é essencial para aumentar as vendas.

Afinal, o que adianta ter um e-commerce incrível se você não tiver visibilidade na internet para atrair clientes?

Para fortalecer a divulgação, você precisa investir em ações de marketing digital, incrementando as estratégias de promoção do seu negócio. Usar a internet para divulgar sua loja virtual deixou de ser algo “desejável” para ser uma obrigação.

Não importa o porte da sua empresa ou o segmento em que atua: você precisa saber usar a internet a seu favor.

Quer descobrir por onde começar? Então, continue a leitura. Neste texto, vamos falar sobre o que você pode fazer para divulgar seu e-commerce e conquistar mais clientes!

Divulgando sua loja virtual: o que você precisa saber antes de começar

Segundo dados do relatório Digital 2022, há cerca de 165 milhões de pessoas usando a internet aqui no Brasil e mais de 171 milhões usando as redes sociais.

E a digitalização transformou a forma como estas pessoas consomem. Atualmente, a jornada de compra inclui os meios digitais em algum momento, seja para comprar ou buscar informações que auxiliam a decisão de compra.

Alguns números reforçam esse contexto:

  • 70% compra em plataformas digitais;
  • 75% das pessoas pesquisam avaliações de uma loja antes de realizar uma compra;
  • 61% fazem compras online para agilizar o dia a dia;
  • 45% fazem compras online por ter melhores preços que na loja física.

Fonte: Portal Gente/Grupo Globo

Quantas vezes você mesmo não pesquisou informações e avalições sobre produtos e serviços que deseja adquirir? Quantas vezes buscou tutoriais ou vídeos sobre estes mesmos produtos/serviços para tomar sua decisão de compra?

Se você faz isso na hora de consumir, pode ter certeza: quem compra no seu e-commerce tem o mesmo comportamento.

Mas antes de sair divulgando sua loja virtual, é importante que você:

Estude suas personas e entenda em quais canais elas estão

O primeiro passo para fazer uma boa divulgação do seu site é saber as personas do seu negócio e quais canais digitais elas estão.

As personas são pessoas “fictícias”, porém criadas com informações reais do seu público para representar o seu cliente ideal.

Um negócio pode ter várias personas e este perfil inclui gostos, emoções e outras características que ajudam a dar direcionamento estratégico na hora de divulgar sua loja.

Para construir a persona do seu negócio, você deve utilizar os dados da sua empresa, além de estudar o comportamento de seus consumidores – incluindo quais canais digitais fazem mais sentido para chegar até eles.

Um exemplo: para quem tem uma loja de roupas, usar o Instagram pode ser mais eficiente para aumentar suas vendas do que o Twitter.

Mais do que divulgar, você precisa divulgar da forma correta para atingir suas metas de vendas.

Planeje as ações e evite erros na divulgação da sua loja virtual

Outro ponto importante é planejar as ações de divulgação da sua loja virtual.

Para isso, faça um plano de comunicação que inclua seus objetivos, metas, prazos e quais indicadores serão usados para mensurar a eficácia do que foi feito.

Defina quais canais serão usados e qual estratégia será adotada em cada um deles.

Lembrando: tudo isso deve ser feito considerando as personas do seu negócio e o perfil de cada canal digital que será utilizado para divulgar seu e-commerce.

Saiba que o boca a boca só funciona quando produto e atendimento são excelentes

Antes de pensar em como fazer a divulgação do seu site, é bom avaliar como está sua loja virtual como um todo.

Afinal, se o atendimento não estiver bom ou a qualidade dos produtos/serviços do seu catálogo for ruim, divulgar o seu e-commerce pode trazer mais problemas do que benefícios.

10 dicas de como divulgar uma loja virtual e ter sucesso na internet

Agora, conheça 10 dicas para fazer a divulgação da sua loja virtual e usar o poder da internet para aumentar as vendas do seu e-commerce:

  1. Crie canais nas redes sociais em que seu público está

As pessoas estão mais propensas a comprar quando se sentem conectadas com uma marca. Por isso, você deve criar perfis da sua loja virtual nas redes sociais.

Cada vez mais, as mídias sociais ganham relevância para influenciar as decisões de compra de clientes, atraindo a atenção e reforçando a imagem do seu negócio.

Poste ofertas, demonstrações de uso e descrições sobre seus produtos. É interessante também postar informações que podem ser úteis para o seu público.

Uma boa forma de fazer isso é se basear na “Regra 80/20”, que consiste em compartilhar 80% de conteúdo relevante sobre seu segmento e apenas 20% de conteúdo promocional de vendas.

  1. Explore o tráfego pago no Google

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Através dela, você pode exibir anúncios digitais (links patrocinados) sobre o seu negócio a partir da busca do Google e do Google Maps.

Basicamente, funciona assim:

  • Etapa 1: selecione o objetivo do seu anúncio (atrair chamadas, visitantes ou tráfego para seu site);
  • Etapa 2: defina o alcance do seu anúncio (local ou global);
  • Etapa 3: crie a mensagem para atrair clientes;
  • Etapa 4: defina o quanto quer gastar com os anúncios;
  • Etapa 5: publique o seu anúncio.

Você irá concorrer com outras empresas pelas palavras-chave utilizadas nas pesquisas e a cobrança será feita a partir do número de cliques, visualizações, ligações e outras interações definidas nas metas da sua campanha.

Isso permite que você alcance um bom número de clientes com um valor de investimento relativamente baixo. No canal do Google Ads no YouTube, você pode conferir vários vídeos tutoriais para saber como divulgar sua loja virtual usando essa ferramenta.

  1. Faça ótimas descrições de seus produtos

Fazer ótimas descrições dos produtos do seu e-commerce é uma das maneiras mais eficientes de divulgação.

Assim, você aumenta a chance de ganhar relevância nas buscas feitas na internet e ajuda os clientes na tomada de decisão ao oferecer informações relevantes e bem definidas. Inclua sempre:

  • Descrição do produto;
  • Como ele pode ser utilizado;
  • Características materiais do produto, tais como: marca, ficha técnica, medida com e sem caixa, do que ele é feito, voltagem etc
  • Benefícios do produto.

Além da descrição, você deve tirar boas fotos para vender e, se possível, incluir recursos que possibilite o uso de “zoom” nas imagens para quem desejar explorar melhor o aspecto de cada item da sua loja.

  1. Invista em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é “o processo de marketing e de negócios para a criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente”.

Esta definição, criada por Joe Pulizzi (uma das maiores autoridades mundiais sobre marketing de conteúdo), ajuda a mostrar como a produção de informações pode ser relevante não só para atrair, mas também para fidelizar clientes e aumentar as vendas.

Por isso, nada melhor para divulgar sua loja online do que ter um blog que mostre os benefícios de seus produtos e como eles podem ser utilizados. Tudo isso, é claro, usando palavras-chave que posicionem bem o seu site nas buscas e acrescentando um belo link de compra para o seu e-commerce em cada texto.

Mesmo que você não tenha tempo ou conhecimento técnico para escrever no blog da sua empresa, vale contratar profissionais especializados no tema. O retorno sobre este investimento costuma compensar bastante os esforços.

  1. Invista em e-mails segmentados para sua base de contatos

Outra boa estratégia para divulgar sua loja online é através do envio de e-mails. Há várias ferramentas online que podem ser utilizadas para isso.

O primeiro passo é criar uma lista de contatos. Além do e-mail de clientes que já compraram na sua loja, você pode investir em ações para capturar o endereço eletrônico de clientes em potencial. Um exemplo: ofereça cupons de desconto para quem se cadastrar no seu site.

Com a lista em mãos, monte um calendário de frequência para definir quando mandar as mensagens. Além de datas comemorativas e promocionais – como a Black Friday – inclua o envio de mensagens para clientes que não fazem compras há um tempo ou em momentos especiais (como no aniversário da pessoa).

Mas lembre-se: o e-mail marketing deve ajudar a promover sua empresa sem esgotar a paciência das pessoas. Nada de entupir a caixa de entrada delas com mensagens em excesso, OK?

  1. Explore o poder do remarketing na sua divulgação

Alguma vez, você já visitou um site, interagiu com um produto e depois começou a ver anúncios sobre este mesmo item em outros sites? Ou quando abandonou o carrinho de compras de um e-commerce e recebeu um lembrete por e-mail ou mensagem de WhatsApp para finalizar a compra?

Essa é uma ação de remarketing – que pode ser definido como a prática de fazer marketing novamente para alguém. Por isso, o remarketing tem como principal objetivo gerar a conversão, aproveitando um interesse prévio de uma pessoa em determinados produtos.

Com ferramentas de automação, você também pode realizar iniciativas de remarketing no plano de divulgação do seu e-commerce, personalizando mensagens para clientes que interagiram com sua loja virtual, mas não fecharam a compra.

Se necessário, busque suporte de profissionais de marketing digital para ajudar você a planejar e executar essa estratégia.

  1. Promova parcerias com outras empresas

Promover parcerias com outras empresas é outra forma de divulgar sua loja virtual com eficiência. Esse tipo de iniciativa ajuda a ampliar o seu alcance junto a clientes em potencial, ajudando a aumentar sua receita.

Para isso, encontre um negócio que tenha um público-alvo semelhante ao seu, mas que venha produtos complementares. Exemplo: se você vende roupas de ginástica, fazer parcerias com academias oferecendo descontos e promoções especiais a quem faz aulas.

  1. Divulgue sua loja virtual em marketplaces

As plataformas de marketplaces funcionam como “shoppings virtuais”, onde clientes encontram produtos de diversas lojas diferentes.

Por isso, além de ser um canal complementar de vendas, os marketplaces acabam contribuindo com a divulgação da sua loja virtual.

9. Ofereça conteúdo em vídeo

As pessoas adoram assistir vídeos online – por isso, essa é uma ótima maneira de divulgar seu e-commerce e ajudar na conversão.

Em alguns segmentos – como o de eletrônicos, máquinas e ferramentas elétricas em geral – os vídeos são uma maneira divertida de demonstrar os recursos de seus produtos, fazendo com que clientes em potencial se sintam seguros para fechar a compra.

Além disso, criar e compartilhar vídeos ajuda sua loja virtual a fortalecer a reputação e posicionar como autoridade e fonte de informações do seu setor.

10. Incentive seus clientes a compartilharem seus produtos nas redes

Muitas pessoas gostam de compartilhar suas compras nas redes sociais e você pode usar isso como uma maneira de divulgar sua loja virtual.

Para isso, procure oferecer um diferencial na experiência de compra e surpreenda seus clientes.

Você pode enviar seus pedidos com um brinde surpresa, adesivos descolados ou em uma embalagem criativa. Use a criatividade!

Não precisa ser algo caro – pode ser até aqueles itens que estão parados no seu estoque… Envie um cartãozinho com uma mensagem legal, inclua uma hashtags personalizada do seu e-commerce e veja a mágica acontecer!

Você também pode oferecer descontos especiais em compras futuras para os clientes que marcarem o perfil do seu negócio nas redes sociais. As pessoas adoram ser positivamente surpreendidas – ainda mais quando há descontos e brindes envolvidos!

Divulgando sua loja virtual: atraia mais clientes oferecendo várias formas de pagamento

Você sabia que 64% das pessoas afirmam que deixam de frequentar uma loja que não aceita o meio de pagamento preferido?

Por isso, ao divulgar sua loja virtual, informe os meios de pagamento do seu e-commerce.

Mais do que colocar essas informações no seu site (como determina a Lei do E-commerce), vale a pena informar como sua loja virtual recebe pagamentos online em outros canais de divulgação – incluindo redes sociais e e-mail marketing.

Quanto mais formas de pagamento você oferecer, melhor! Assim, você não corre risco de ver clientes indo embora porque não conseguem pagar suas compras da forma que preferem.

E quando falamos em meios de pagamento, falamos na Cielo! Mais de 50% dos negócios online do Brasil utilizam uma das nossas soluções de e-commerce.

Confira o que a Cielo oferece para você vender online com tecnologia e segurança:

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O Cielo Checkout é uma página de pagamento, pronta para ser integrada ao seu site ou app de forma simples e ágil, dando mais segurança para seus clientes na hora de pagar.

Com ele, você tem:

  • Página de pagamento responsiva e personalizada, com a identidade da sua loja virtual;
  • Sistema antifraude integrado;
  • Cálculo de frete;
  • Cobrança de assinaturas através do pagamento recorrente.

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Já com o Cielo Super Link, dá para vender online mesmo sem ter um e-commerce. Com ele, você gera links de pagamento e pode vender usando e-mail, WhatsApp ou as redes sociais. É compartilhar e sair vendendo!

O Cielo Super Link oferece:

  • Página de pagamento responsiva e customizada com a “cara” do seu negócio;
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