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Dicas e Histórias de Sucesso

O que vender no Dia das Mães? Saia do óbvio e surpreenda

Publicado por Equipe Cielo

Vamos falar sério: nossas mães merecem ganhar muito mais do que utensílios relacionados às atividades domésticas. Então, que tal oferecer aos seus clientes outras opções para o presente delas? Afinal, saber o que vender no Dia das Mães é uma boa forma de aumentar o faturamento da sua empresa nessa data que todos recordam com tanto carinho.

Mas… Você sabe por onde começar? Tem ideia do que os consumidores buscam nessa data? Sabe o que precisa fazer para definir o que realmente você vai vender no Dia das Mães e se preparar para ter sucesso nas vendas?

Mais do que destacar as tendências de consumo neste dia tão especial, preparamos algumas dicas extras que podem ajudar a se destacar diante da concorrência e turbinar seu caixa!

Dia das Mães: qual a origem e a importância desta data?

O Dia das Mães é, sem dúvida, uma das datas comemorativas mais importantes aqui no nosso país.

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX. A homenagem foi idealizada pela norte-americana Anna Maria Jarvis, como uma forma de enfrentar a tristeza pela morte da mãe, Ann Jarvis.

Ann foi uma grande ativista, conhecida por sua atuação durante a Guerra Civil Americana em trabalhos sociais e de assistência a soldados feridos.

Ao perder sua mãe, em 1905, Anna quis criar uma data que celebrasse o amor materno.  Assim, em maio de 1908, ela realizou um memorial para homenagear sua mãe.

Dali em diante, Anna passou a lutar para que o Dia das Mães fosse difundido e reconhecido em seu país. O objetivo foi alcançado em 1914, ano em que o Congresso dos Estados Unidos oficializou o segundo domingo de maio como uma data fixa para a celebração.

Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi criado oficialmente em 1932, através do Decreto nº 21.366 que, seguindo o padrão norte-americano, também estabeleceu que o segundo domingo de maio fosse dedicado a celebrar “os sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano”.

Não demorou muito para o Dia das Mães se consolidar não só como uma comemoração de mães e filhos, mas também como uma das principais datas comerciais do Varejo.

E não é por acaso. Em pesquisa realizada pela Behup para a CMI/IM-Negócios Globo para dimensionar a relevância da data no Brasil, nove em cada dez brasileiros afirmaram que o Dia das Mães sempre terá importância.

Para muita gente, essa importância acaba sendo “traduzida” através de presentes, mimos e lembrancinhas para as mamães. Mesmo quando a grana está curta ou em momento difíceis como a pandemia.

Em 2021, por exemplo, os dados apurados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostraram que as vendas do Dia das Mães cresceram 45,6% em relação à mesma data em 2020 (quando grande parte do comércio estava de portas fechadas).

As lojas físicas (48,9%) tiveram um crescimento maior do que aquelas que atuam no e-commerce (24,2%), num reflexo direto da flexibilização das medidas contra a Covid-19 que ocorriam naquele momento.

Com o avanço da vacinação e diminuição ainda maior das restrições sanitárias, 2022 promete ser ainda melhor para os negócios!

Além de aquecer o coração, o Dia das Mães é aposta certa para aquecer suas vendas também!

Como aumentar suas vendas no Dia das Mães

Antes de darmos dicas e ideias sobre o que vender no Dia das Mães, queremos relembrar que a data é bastante concorrida.

Milhares de empresas que atuam tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce vão lançar promoções para aproveitar a ocasião para aumentar a receita do seu negócio.

Então, se você deseja conquistar mais clientes nesta data, é preciso fazer mais do que simplesmente colocar bons produtos e serviços no catálogo da sua empresa.

Confira as principais ações que você precisa fazer para vender mais no Dia das Mães:

Planeje com antecedência

O marketing sazonal é um conjunto de técnicas, estratégias e ações pensadas para divulgar seu produto ou serviço durante épocas específicas e datas comemorativas como, por exemplo, o Natal, a Black Friday e, claro, o Dia das Mães.

Por representarem grandes oportunidades de aumentar sua arrecadação, explorar esses momentos do calendário promocional é um passo obrigatório para quem trabalha com vendas de produtos ou serviços, independente do segmento ou do porte da sua empresa.

Mas o segredo para a estratégia dar certo é planejar todas as ações com antecedência. Afinal, o aumento da demanda impacta todos os setores do seu negócio – do fluxo de caixa ao giro de estoque.

Então, dedique um tempo para fazer seu planejamento comercial para o Dia das Mães com antecedência. A concorrência, com certeza, já está se preparando!

Prepare sua loja para o crescimento da demanda

Se, por um lado, o Dia das Mães pode impulsionar bastante o seu negócio, a data também pode fazer você perder dinheiro, caso não tenha se preparado para o pico de vendas.

Então, avalie bem se:

  • Sua loja virtual está estruturada para o aumento no número de acessos em determinado período;
  • Sua logística está preparada para fazer mais entregas em um prazo específico e garantir que os presentes cheguem antes do Dia das Mães;
  • Seus funcionários estão bem treinados para atender mais clientes;
  • Sua maquininha de pagamentos e/ou a página de checkout do seu site funcionam bem mesmo com um grande número de transações realizadas em pouco tempo;
  • estoque suficiente para não deixar nada faltar ou sobrar em grandes quantidades.

Invista em divulgação

De que adianta você se preparar com antecedência para vender mais no Dia das Mães, oferecer produtos e serviços maravilhoso e quase ninguém saber disso? Seria um desperdício e tanto de tempo e dinheiro, certo?

Por isso, a divulgação também precisa ser incluída no seu planejamento. Para isso, nada melhor do que usar as redes sociais.

Elas estão aí para serem usadas e os empreendedores de todos os portes precisam considerá-las para alcançar seus consumidores e clientes em potencial.

Então, promova suas ofertas do Dia das Mães nos perfis da sua empresa. Uma boa opção é divulgar seu catálogo em grupos do Facebook ou Whatsapp. Quanto maior o alcance, melhor.

Estes canais também têm um papel relevante no atendimento ao cliente. Não deixe de interagir e responder às dúvidas!

E tem mais: mesmo que você não tenha um site, as redes sociais e os aplicativos de mensagens podem ser ótimas ferramentas de vendas online.

Para isso, basta gerar links de pagamento, divulgar nestes canais e deixar seus clientes comprarem à vontade!

Ofereça serviços agregados para seus clientes

Além de aumentar as vendas, você também pode explorar oportunidades para que seus clientes gastem mais na sua loja. Como? Através de serviços agregados aos seus produtos.

Ofereça personalização de itens, embalagens customizadas e cartões com a temática do Dia das Mães a cada venda. Se preferir, ofereça esses serviços gratuitamente para quem gastar acima de um determinado valor, estimulando o aumento do tícket médio gasto por cada pessoa.

Diversifique as formas de pagamento

Proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes vai desde o primeiro contato até a hora do pagamento (sem esquecer o pós-venda, claro).

Por isso, você deve considerar que cada vez mais gente usa outras formas de pagamento, além do dinheiro e do cartão de débito ou crédito.

A maquininha de pagamentos que você utiliza está preparada para não deixar você perder uma venda só porque seu cliente não consegue pagar as compras como prefere?

Seja na loja física ou virtual, oferecer várias formas de pagamento como Pix, QR Code e NFC é uma maneira eficiente de incentivar que seus clientes fechem a compra.

O que vender no Dia das Mães

Depois de passarmos por todos os aspectos acima, agora vamos falar sobre o que vender no Dia das Mães.

Para começar, vamos trazer alguns dados do ICVA, mostrando os setores que tiveram melhor desempenho de vendas no Dia das Mães em 2021.

Segundo o levantamento, os segmentos mais beneficiados pela preferência dos consumidores que compraram presentes para as mamães foram:

  • Vestuário (220,5%);
  • Óticas e joalherias (136,6%);
  • Móveis, eletro e departamentos (72,3%);
  • Livrarias e papelarias (59,8%);
  • Cosméticos e higiene pessoal (53,2%);
  • Demais setores (26%).

Um outro estudo, realizado pela All iN e Social Miner em parceria com diversas empresas de tecnologia, também traz dados interessantes sobre o comportamento digital do consumidor na data.

Além de mostrar que os consumidores começam a procurar ofertas de presentes já em meados de abril, a pesquisa mostra que as categorias de Beleza, Moda e Acessórios e Eletrônicos e Informática foram as mais atraíram tráfego no período.

Já entre pequenas e médias empresas, as categorias de Moda e Acessórios, Casa e Decoração e Beleza e Saúde foram as mais procuradas no período.

Outro dado interessante trazido neste estudo é que o WhatsApp foi o canal mais procurado pelos clientes para receber atendimento – olha aí o que falamos antes, sobre a oportunidade de interação e até de vendas que esse canal traz…

Considerando tudo isso, agora sim, vamos falar sobre dicas de produtos para vender no Dia das Mães!

Quais são os itens mais buscados pelos consumidores no Dia das Mães

Considerando os segmentos que mais vendem no Dia das Mães, os dez produtos que são sucesso de compras entre os brasileiros para essa data são:

  1. Roupas
  2. Perfumes
  3. Chocolate/Doces
  4. Flores
  5. Calçados
  6. Acessórios
  7. Cremes hidratantes
  8. Cestas com guloseimas
  9. Vale-presente
  10. Eletrodomésticos

Fonte: Pesquisa Behup “Dia das Mães” para CMI – IM – Negócios Globo / Portal Gente

Mas, lembre-se: o Dia das Mães, assim como todas as datas comemorativas, representa uma oportunidade de aquecer as vendas de qualquer segmento.

Para isso, é importante considerar as características do seu negócio e o perfil do seu público em particular.

A ideia não é mudar todos os produtos que você trabalha por causa de uma data comemorativa. O ideal é que você identifique o que faz sentido para o seu negócio, considerando os produtos e serviços com os quais já trabalha.

Por exemplo: se você vende material de construção, o que acha de fazer promoções voltadas para os filhos que querem reformar a casa da mamãe para que ela tenha mais conforto?

Se você tem uma mecânica, que tal oferecer descontos em serviços de manutenção para as mulheres que têm filhos, aproveitando o mote da segurança e da proteção? Você também pode distribuir um brinde especial para suas clientes durante todo o mês de maio como forma de marcar a data.

Ter capital para abastecer o estoque é fator decisivo para aumentar as vendas no Dia das Mães

Agora que você já tem ideia do que vender no Dia das Mães, vale voltar em um ponto que mencionamos lá no início: o aumento da demanda nesta data impacta o seu negócio.

O principal impacto é a necessidade de ter recursos para abastecer seu estoque adequadamente.

Afinal, não adianta montar uma estratégia para aumentar as vendas, saber o que vender, mas não ter capital para investir na compra dos produtos.

Como ter dinheiro sem recorrer a empréstimos?

Uma ótima saída é receber o valor das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado antes do prazo padrão de 30 dias ou mais. E com o Receba Rápido, isso é possível!

Com ele, você:

  • Tem dinheiro na mão em até 2 dias úteis;
  • Aumenta seu fluxo de caixa para investir no estoque para o Dia das Mães;
  • Não deixa seu dinheiro ficar parado;
  • Ganha mais poder de negociação com fornecedores.

O Receba Rápido pode ser habilitado pelo site, app Cielo Gestão, Central de Atendimento Cielo ou solicitando ao seu gerente de negócios!

Não vai perder vendas por falta de estoque na sua loja, vai? Veja como é fácil contratar o Receba Rápido!

Parcelamento pode ajudar a vender mais no Dia das Mães

Já que as oportunidades para aproveitar o Dia das Mães estão aí, o importante é que você saiba que não está vendendo seu produto ou serviço da mesma forma que faz no restante do ano.

As oportunidades para aproveitar o Dia das Mães estão aí e o importante é que você saiba que não está vendendo seu produto ou serviço da mesma forma que faz no restante do ano.

Nessa data, mães e filhos devem sentir que estão sendo fazendo parte de algo maior, celebrando o amor materno.

O problema é que, muitas vezes, o orçamento dos seus clientes está curto – e eles acabam comprando menos ou adquirindo um presente mais barato do que realmente gostariam.

Nessa hora, oferecer o pagamento parcelado é sempre uma ótima forma de aumentar o poder de compra deles.

Veja também: o que vender no Dia dos Namorados!


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