Você está em:

Índice ICVA

Copa do Mundo: ICVA aponta que vendas em bares crescem até 67% em dias de jogos do Brasil

Variação mais positiva foi observada dia 05 de dezembro, data em que a Seleção goleou a Coreia do Sul por 4x1.
Publicado por Equipe Cielo

Considerado o termômetro do Varejo brasileiro, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que os jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022 tem aquecido de forma significativa as vendas nos bares.

Durante as partidas da Seleção no Catar, o faturamento nesses estabelecimentos apresentou crescimento de, no mínimo, 37%.

O aumento nas vendas nos bares teve o resultado mais expressivo no dia 05 de dezembro, alcançando uma alta de mais de 67%. Nesta data, os brasileiros enfrentaram e golearam a Coreia do Sul por 4 a 1, em partida válida pelas oitavas de final da competição.

Confira o aumento no faturamento dos bares nos 4 primeiros jogos do Brasil no Catar

A Copa do Catar começou no dia 20 de novembro, reunindo 32 seleções. Até a final, que será realizada no dia 18 de dezembro, serão disputadas 64 partidas.

Na fase de grupos, cada equipe fez três partidas com objetivo de definir a classificação para as oitavas de final, que marca o início das etapas eliminatórias da competição.

Dessa forma, o ICVA apurou o desempenho dos bares nos quatro jogos da nossa Seleção até o momento. As comparações foram feitas com dias comuns, quando não há a realização de partidas da Copa.

Confira!

Brasil 2 x 0 Sérvia (24/11/2022)

Na partida contra a Sérvia, que marcou a estreia da Seleção na Copa no dia 24 de novembro (quinta-feira), às 16h (horário de Brasília), o ICVA apontou que o faturamento cresceu 39,4%.

Brasil 1 x 0 Suíça (28/11/2022)

Na sequência, tivemos o 2º jogo do Brasil na competição. A partida contra a Suíça foi realizada às 13h (horário de Brasília), no dia 28 de novembro (segunda-feira). O ICVA aponta que, nesta data, as vendas aumentaram 60,9%.

Brasil 0 x 1 Camarões (02/12/2022)

Já classificada para as oitavas de final, a Seleção fechou sua participação na fase de grupos no dia 02 de dezembro (sexta-feira), às 16h, enfrentando Camarões. Nessa data, as vendas subiram 37,9%.

Brasil 4 x 1 Coreia do Sul (05/12/2022)

Na segunda-feira, 05 de dezembro, às 16h (horário de Brasília), a Seleção goleou a Coreia do Sul por 4×1 nas oitavas de final. No primeiro jogo do Brasil na fase eliminatória, o faturamento dos bares subiu 67,2%, registrando a variação mais positiva dentre os quatro dias de jogos.

Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, afirma que os resultados mostram o engajamento dos brasileiros na Copa e que os bares são locais escolhidos por muitos para assistir aos jogos:

“Dito isso, é importante destacar que as maiores variações nas vendas ocorreram em segundas-feiras. A comparação favorece porque as segundas são normalmente dias em que o movimento nos bares é menor. Quando fazemos comparações com quinta e sexta-feira, dias de maior movimento nesses estabelecimentos, as variações foram menores, ainda que bastante significativas”.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

Veja também:

>> Em outubro, vendas no Varejo crescem 1%, de acordo com o ICVA

>> Da Black Friday à Cyber Monday: ICVA aponta alta de 5,5% no Varejo


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288