Novembro começou e, junto com ele, a temporada de compras de fim de ano. Afinal, temos a Black Friday, a Cyber Monday, o Natal e o Ano-Novo pela frente e a expectativa é que o mercado seja reaquecido.
Para reforçar o otimismo pela retomada, trouxemos alguns dados levantados pela “Seasonal Insights – Black Friday”, estudo encomendado pelo Facebook IQ para o mercado brasileiro.
Ele mostra, por exemplo, que seis em cada dez consumidores começam a planejar o que vão comprar bem antes da Black Friday chegar e que muitos também consideram antecipar as compras para o Natal.
Ainda faltam alguns dias para o dia 26 de novembro, mas a verdade é uma só: a Black Friday já está com tudo!
Perfil do estudo
A pesquisa sobre Datas Sazonais do Facebook IQ foi lançada em 2020 na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, principais mercados da América Latina.
Ele é feito mensalmente com latino-americanos maiores de 18 anos e usuários de internet e tem como principal objetivo mostrar o comportamento de compra nas datas comemorativas mais importantes do calendário.
A pesquisa considerou 400 pessoas das classes A, B e C, residentes em todas as regiões do Brasil. A amostra considerou um número igual de participantes nos dois gêneros contemplados no estudo (50% de homens e 50% de mulheres).
Vamos ver agora alguns dos principais insights levantados:
1. Intenção de compras para 2021 é maior que no ano passado
Mesmo com a pandemia, os brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday:
- O estudo mostra que 91% das pessoas pretendem consumir na Black Friday – um aumento de 29% em relação a 2020;
- R$ 1.465 é o valor planejado para esses gastos;
- 47% dos brasileiros querem aproveitar a Black Friday para fazer as compras de valor mais alto.
Outro ponto relevante: 90% dos consumidores planejam suas compras de Black Friday com antecedência e 82% pretendem de fato comprar antes da data.
Daí a importância de se preparar e organizar seu negócio previamente para o aumento da demanda.
2. Objetos de desejo dos brasileiros na Black Friday
Entre produtos e serviços, o estudo do Facebook mostrou quais são os “objetos de desejo” dos brasileiros na Black Friday. Entre os produtos, aqueles que têm maior intenção de compra são:
- Roupas e acessórios: 45%
- Eletrônicos: 44%
- Celulares/smartphones: 41%
- Informática: 40%
Vale destacar também o aumento da intenção de compra nas categorias de “Games” e “Móveis” em comparação a 2020 – com crescimento de 26% e 23%, respectivamente.
Já entre os serviços que os brasileiros mais querem consumir estão:
- Streaming de vídeo: 27%
- Cursos de idiomas: 23%
- Cursos de capacitação profissional e/ou pessoal: 21%
- Aplicativos de mobilidade: 20%
Para isso, 66% dos consumidores monitoram e avaliam o que já tem interesse de comprar.
3. O que mais importa na decisão de compra
Para os consumidores, o frete grátis (54%), o preço (51%) e a qualidade do produto (48%) são os três fatores mais importantes no momento de decidir a compra.
Mas vale destacar também que 34% dos consumidores apontam a segurança no momento de pagamento como um fator decisivo.
Não por acaso, a falta de confiança na hora de pagar é o segundo maior fator de desistência das compras (29%) – o alto valor do frete é o primeiro (43%).
Outro motivo que leva o consumidor a não fechar negócio é a indisponibilidade da forma de pagamento desejada.
Para 21%, as condições de parcelamento são consideradas na tomada de decisão na hora da compra.
O estudo apontou que há uma adesão cada vez maior aos pagamentos instantâneos. Metade dos clientes pretende utilizá-los em suas compras e essa opção já é a preferida entre o público jovem.
Os principais meios de pagamento que os consumidores pretendem utilizar na Black Friday são:
A pesquisa mostra ainda que 50% dos consumidores darão preferência por comprar em negócios de pequeno e médio portes no comércio local e que 79% estão dispostos a consumir novas marcas que ofereçam boas ofertas.
Dessa forma, a dobradinha promoção e segurança no pagamento é um diferencial que deve ser considerado para garantir o sucesso nos negócios de todos os tamanhos.
Que vender mais na Black Friday? Ainda dá tempo de se preparar!
Os dados acima não deixam dúvidas: a Black Friday 2021 tem tudo para alavancar as vendas no Varejo para quem estiver preparado!
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