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O que é programa de fidelidade? Como implementar a estratégia na sua empresa?

Você sabe o que é programa de fidelidade? Entenda a importância, as diferentes opções, como adotar e como aproveitar as vantagens.
Publicado por Equipe Cielo

Cliente conferindo pelo celular um programa de fidelidade 5 estrelas.

Se você procura saber o que é programa de fidelidade, isso quer dizer que está preocupado em manter seus clientes ativos, sempre comprando do seu negócio.

Essa preocupação é legítima, pois para ser um bom vendedor, não basta captar novos clientes, é preciso se preocupar em manter os antigos.

Além disso, este é um mercado que tem crescido no Brasil, com uma alta de quase 50% em 2022, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

Para ficar dentro dessa tendência, acompanhe este texto até o fim e entenda o que é programa de fidelidade e como aplicar no seu negócio.

O que é programa de fidelidade?

Programas de fidelidade são iniciativas em que o estabelecimento oferece vantagens para clientes que consomem produtos ou serviços com recorrência.

Ou seja, os clientes são premiados por seguir comprando com regularidade.

Portanto, é uma estratégia de fidelização de clientes, que pode ser implementada de diversas formas, como vamos ver ainda neste artigo.

Em resumo, a ideia é criar um sistema para controlar o número de compras ou o valor gasto pelos clientes, para dar vantagens como descontos, brindes ou mesmo um atendimento preferencial.

Agora que você sabe o que é programa de fidelidade, entenda por que ele é importante.

Qual é a importância da fidelização do consumidor?

Saber o que é programa de fidelidade e como implementar pode ser muito vantajoso para uma empresa.

Afinal, conquistar um novo cliente custa até sete vezes menos do que manter um atual, segundo afirma o economista Philip Kotler no livro Marketing estratégico para instituições educacionais.

Como resultado, a iniciativa pode aumentar a receita a longo prazo, melhorar o fluxo de caixa com uma receita recorrente e elevar a taxa de retenção de clientes de uma empresa.

O ticket médio também aumenta, já que cada consumidor gasta mais com sua empresa.

Para quem vende no marketplace, a fidelização é decisiva, pois os clientes passam a procurar o vendedor diretamente, em vez de pesquisar na plataforma e se deparar com várias outras opções.

É possível aproveitar a procura em datas sazonais como Black Friday para criar planos de fidelidade e colher os frutos nos meses seguintes.

Quais são as vantagens de um programa de fidelidade?

Até aqui, mostramos o que é programa de fidelidade e o quanto essa iniciativa é importante para fidelizar o consumidor.

Na prática, o que sua empresa tem a ganhar apostando nessa ideia?

Vamos ver as principais vantagens.

Aumento das vendas

Ao implementar a iniciativa, quem empreende garante que aquele consumidor vai recorrer sempre à sua empresa, e não aos concorrentes, quando precisar de seu produto ou serviço.

Portanto, saber o que é programa de fidelidade ajuda o negócio a vender mais.

Compras regulares

Além disso, as compras de clientes a partir de um programa de fidelidade são mais regulares.

Essa recorrência ajuda o setor financeiro a prever o fluxo de caixa do negócio, já que os clientes fieis compram regularmente da empresa.

Assim, fica mais fácil administrar o negócio.

Diferencial competitivo

Consumidores sempre querem economizar ao máximo em suas escolhas.

Portanto, uma pessoa que use de forma recorrente algum produto ou serviço percebe que pode pagar menos entrando em um programa de fidelidade.

Assim, ela tende a escolher esta alternativa em vez de uma concorrente.

Ou seja, pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa.

Quais são as opções de programas de fidelidade?

Um dos principais pontos para que você entenda o que é programa de fidelidade é que cada formato é adequado a um tipo de negócio.

Veja a partir de agora as opções e escolha qual se encaixa melhor nas suas atividades.

Cartão fidelidade

O cartão fidelidade é um formato bem simples e que pode cair bem em negócios físicos como restaurantes, estacionamentos e barbearias.

A ideia é entregar um cartão com espaços em branco para os clientes e usar um carimbo ou uma rubrica para preencher cada lacuna a cada visita ao estabelecimento.

Quando todos os espaços forem preenchidos, o cliente ganha uma vantagem, que pode ser um serviço ou uma refeição gratuita ou um desconto atrativo.

Programa de cashback

No programa de cashback, os clientes recebem um voucher para usar uma porcentagem do valor que gastou em novas compras.

É uma iniciativa comum entre negócios que vendem produtos na internet e pode ser feita de duas formas.

Você pode criar um sistema próprio para usar na sua loja ou incluir seu negócio em uma plataforma de cashback como Méliuz e Mycashback.

A segunda opção tem a vantagem de que novos clientes podem encontrar essa loja pelas próprias plataformas.

Programa de pontos

Grandes lojas de roupas e de departamento usam esse formato, tanto em vendas online quanto presenciais.

O programa de pontos tem um princípio semelhante ao do cartão fidelidade, mas é mais complexo.

Funciona assim: a cada compra, os clientes recebem um número de pontos, que geralmente variam conforme o valor gasto.

Então, a loja cria uma tabela com uma série de vantagens que o cliente pode escolher a cada compra, como brindes, descontos ou alguma solução gratuita.

Prioridade no atendimento

Nesse formato, os clientes que entram no programa podem ser atendidos antes dos demais consumidores.

Estabelecimentos físicos com muitas filas, como lojas movimentadas, boates e restaurantes renomados podem atrair clientes com essa iniciativa.

Porém, a prioridade também pode ser no atendimento virtual.

Por exemplo, empresas e instituições como um clube de futebol podem priorizar membros do programa na venda de ingressos para grandes eventos.

Gratuidade de taxa de entrega

Empreendedores que trabalham com e-commerce ou vendem comida pela internet sabem que a taxa de entrega ou frete representa uma das principais objeções na hora das vendas.

Por isso, um programa de fidelidade que isenta membros de pagar esse valor pode render um retorno positivo o suficiente para compensar as despesas de bancar os envios.

Descontos exclusivos

Esse modelo é usado por grandes redes de supermercados, em que o cliente precisa visitar o estabelecimento com bastante frequência e, por isso, consegue economizar nas suas compras.

O cliente dessas redes paga um valor mensal para ter uma série de descontos exclusivos na compra de determinados produtos.

Algumas redes menores nem cobram mensalidade para que o usuário entre no programa, e oferecem esses descontos exclusivos apenas como incentivo pela recorrência.

Melhorar a experiência do cliente ajuda a fidelizar

Neste conteúdo, explicamos o que é programa de fidelidade e como usar essa ferramenta para atrair mais clientes e melhorar seus resultados.

Porém, é importante ressaltarmos que a fidelização não depende apenas desse tipo de iniciativa.

Uma das principais formas de manter seus clientes ativos é investindo na melhor experiência de compra possível.

Atenda cada cliente de uma forma especial, com atenção e simpatia, mas sem abrir mão da agilidade ao responder dúvidas e questionamentos.

Além disso, faça uma cobrança tranquila e fluida, garantindo que o cliente vai poder pagar da forma como preferir.

Você pode usar as soluções da Cielo para isso.

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