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O que é o pagamento no WhatsApp? Veja como vender mais usando o WhatsApp Business!

Aplicativo de mensagens mais usado no Brasil agora também é canal de vendas para empresas. Descubra como vender no WhatsApp!
Publicado por Comunicação Cielo

A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, mais uma vez se une ao WhatsApp para oferecer uma nova funcionalidade: as transações P2M (sigla para peer-to-merchant ou de pessoas para empresas, em tradução livre).

Assim, quem é cliente Cielo vai poder utilizar o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil como um canal de vendas, aliando a comunicação e a conversão de clientes num só lugar.

Quer saber mais detalhes sobre como vender no WhatsApp? Então, continue a leitura! Nesse texto, você vai ver:

Cielo e WhatsApp: juntos novamente para ajudar você a vender mais

A chegada do recurso de pagamentos de pessoa física para estabelecimentos comerciais marca mais uma etapa da parceria entre a Cielo e o WhatsApp.

Afinal, em 2021, a Cielo e WhatsApp uniram forças em outra inovação do setor de meios de pagamento: o WhatsApp P2P, que permite a transferência de recursos financeiros entre as pessoas físicas através do app.

Desde então, todas as transações feitas entre pessoas físicas no WhatsApp são capturadas e processadas pela nossa companhia, em uma parceria inovadora e pioneira no segmento dos pagamentos digitais.

Com a chegada do WhatsApp P2M, quem empreende passa a ter possibilidade de utilizar o app para realizar transações comerciais.

Assim, será possível conversar com clientes, enviar pedidos e receber pagamentos dentro do aplicativo de mensagens instantâneas!

O novo recurso promete ser uma ferramenta valiosa, principalmente, para empreendedores e negócios de pequeno porte que desejam impulsionar suas vendas através de um canal com ótimo alcance em todos os públicos.

O que é o recurso de pagamentos no WhatsApp?

A funcionalidade de pagamentos entre empresas e clientes está disponível no WhatsApp Business, versão do app voltada para estabelecimentos comerciais.

Com a novidade, clientes Cielo poderão utilizar o WhatsApp como um canal de vendas.

Qual a diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M?

A diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M está em quem recebe o valor da transferência.

O WhatsApp P2P (sigla em inglês para o termo person to person ou de pessoa para pessoa) se refere aos pagamentos feitos entre pessoas físicas. Ou seja: é quando você transfere dinheiro para colegas, parentes etc.

Já o WhatsApp P2M diz respeito aos pagamentos feitos de uma pessoa física para uma pessoa jurídica, ou seja, de pessoas para estabelecimentos que têm um CNPJ e usam o WhatsApp Business.

Quem pode usar o WhatsApp para vender?

O WhatsApp P2M, que possibilita serviços de pagamento entre pessoas e empresas, pode ser usado por empreendedores que utilizam o WhatsApp Business.

Nesse primeiro momento, a funcionalidade está sendo liberada aos poucos para todos os usuários do WhatsApp Business.

Clientes Cielo podem acessar a “Área do Cliente” no site da Cielo e entrar em uma lista de espera para a habilitar a funcionalidade.

É seguro fazer vendas usando o WhatsApp?

Sim, é seguro fazer vendas e receber pagamentos de seus clientes utilizando WhatsApp.

As transações são realizadas pelo Meta Pay e processadas com toda a segurança e tecnologia de empresas de pagamento parceiras, como a Cielo, por exemplo.

Benefícios de usar o WhatsApp para vender

Utilizado por 9 entre 10 pessoas no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no nosso país.

Com a possibilidade de receber pagamento pelo app, você pode divulgar seus produtos no WhatsApp e aumentar as vendas com a mesma agilidade de uma simples troca de mensagens!

Veja outros benefícios de usar o WhatsApp para vender com a Cielo:

  • Contato direto com clientes: comunicação e pagamentos são feitos em um só lugar;
  • Integração fácil e direta entre a sua solução de pagamentos e o WhatsApp Business, dispensando a troca de plataformas para fechar a venda;
  • Você recebe o dinheiro das suas vendas em até dois dias úteis e pode consultar as vendas no app Cielo Gestão em até três segundos após finalizar as transações;
  • Facilidade de uso: clientes podem finalizar a compra de forma intuitiva e rápida usando apenas alguns toques e sem precisar sair do chat;
  • As informações de pagamento são criptografadas e seguem os padrões PCI (Payment Card Industry), obedecendo a rígidos critérios de segurança e proteção em várias camadas;
  • O cliente faz o pagamento dentro da conversa, em poucos cliques;
  • Seu estabelecimento oferece um canal seguro e rápido, que permite que clientes possam fazer compras com tranquilidade e proteção.

Passo a passo: veja como configurar o WhatsApp Business para vender

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se recebeu uma notificação no próprio WhatsApp sobre a disponibilidade do recurso. Para isso, atualize o seu app na App Store ou Google Play.

Uma vez que você tenha recebido a notificação (como mostra a imagem abaixo), significa que a funcionalidade de pagamentos já está disponível.

Para começar a vender no WhatsApp, será necessário realizar o cadastro dentro do próprio app.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique na notificação que aparece no WhatsApp Business. Lembrando que você tem que estar utilizando a versão mais atual do app;

Clique na mensagem que aparece na parte superior:

  1. Na tela seguinte, clique em “Começa agora”;

  1. Selecione a Cielo como sua parceira de pagamento;

  1. Leia os “Termos de Serviço” e depois clique em “Aceitar e continuar”;

  1. Preencha o campo com o seu CPF ou CNPJ atrelado a sua conta Cielo. Depois clique em “Continuar”;

  1. Você irá receber um código de verificação no seu e-mail cadastrado na conta Cielo. Insira esse mesmo código no campo que aparece na tela;

Observação: se quiser alterar seu e-mail, faça pelo App Cielo Gestão ou site Cielo.

    1. Pronto! Agora é só aguardar a sua habilitação;

  1. Quando estiver tudo certo você verá essa tela e já poderá vender pelo WhatsApp!

Lembrando: se a notificação sobre os pagamentos no WhatsApp não tiver aparecido no WhatsApp Business do seu estabelecimento, não se preocupe. Em breve, o recurso será disponibilizado!

Como criar um pedido para fazer uma venda usando o WhatsApp Business

Agora que sua conta na Cielo já está conectada ao WhatsApp Business do seu estabelecimento, você pode começar a usar o app para vender.

Criar e enviar um pedido através do WhatsApp é simples e rápido como trocar mensagens no aplicativo!

Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique em “Anexar” (ícone em formato de clipe que aparece no canto inferior direito da tela do WhatsApp);

  1. Na tela seguinte, clique em “Pedido”;

  1. Clique em “Adicionar item” na sequência;

  1. Agora, preencha os campos com as informações do produto;

  1. Ao terminar de preencher, clique em “Continuar”;

  1. Revise as informações. Se estiver tudo certo, clique em “Enviar pedido”;

  1. Pronto! O pedido foi enviado.

Como é feito o pagamento dos pedidos pelo WhatsApp

E para quem é cliente, pagar os pedidos pelo WhatsApp também é simples e intuitivo.

Veja como acontece o pagamento de pessoa física para um estabelecimento comercial utilizando o app de mensagens:

  1. Após receber o pedido enviado pelo estabelecimento, clique em “Ver detalhes”;

  1. Na sequência, clique em “Pagar”;

  1. Escolha a forma de pagamento e clique em “Continuar”;

  1. Na tela seguinte, clique em “Fazer pagamento” para confirmar;

  1. Ao finalizar a transação, a tela mostra que o pedido foi enviado;

  1. Os dados do pedido ficam registrados. A transação foi finalizada.

Veja como gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business

Agora, vamos mostrar como você pode gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business.

O processo é simples e rápido. Confira o passo a passo e saiba como fazer a gestão dos pedidos realizados no app:

  1. Clique nos 3 pontinhos que aparecem no alto da tela, à direita;

  1. Depois, clique na opção “Pedidos”;

  1. Você verá um histórico com os pedidos realizados. Clique naquele que deseja ver mais detalhes;

  1. Clique em “Atualizar status do pedido”;

  1. Atualize o status para manter cada cliente informado(a) sobre o andamento do pedido;

  1. Para isso, clique no ícone de enviar mensagem;

  1. Pronto! Viu como é simples gerenciar seus pedidos?

Curtiu a novidade? Essa é mais uma solução para quem é cliente Cielo vender mais.

Afinal, a líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina vai muito além da maquininha e oferece diversos serviços para melhorar as vendas, as finanças e a gestão do seu negócio!

Faça como mais 1,1 milhão de negócios em todo o Brasil: contrate a Cielo agora e impulsione ainda mais a sua empresa!


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