Você está em:

Produtos e Serviços

O que é o pagamento no WhatsApp? Veja como vender mais usando o WhatsApp Business!

Aplicativo de mensagens mais usado no Brasil agora também é canal de vendas para empresas. Descubra como vender no WhatsApp!
Publicado por Comunicação Cielo

A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, mais uma vez se une ao WhatsApp para oferecer uma nova funcionalidade: as transações P2M (sigla para peer-to-merchant ou de pessoas para empresas, em tradução livre).

Assim, quem é cliente Cielo vai poder utilizar o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil como um canal de vendas, aliando a comunicação e a conversão de clientes num só lugar.

Quer saber mais detalhes sobre como vender no WhatsApp? Então, continue a leitura! Nesse texto, você vai ver:

Cielo e WhatsApp: juntos novamente para ajudar você a vender mais

A chegada do recurso de pagamentos de pessoa física para estabelecimentos comerciais marca mais uma etapa da parceria entre a Cielo e o WhatsApp.

Afinal, em 2021, a Cielo e WhatsApp uniram forças em outra inovação do setor de meios de pagamento: o WhatsApp P2P, que permite a transferência de recursos financeiros entre as pessoas físicas através do app.

Desde então, todas as transações feitas entre pessoas físicas no WhatsApp são capturadas e processadas pela nossa companhia, em uma parceria inovadora e pioneira no segmento dos pagamentos digitais.

Com a chegada do WhatsApp P2M, quem empreende passa a ter possibilidade de utilizar o app para realizar transações comerciais.

Assim, será possível conversar com clientes, enviar pedidos e receber pagamentos dentro do aplicativo de mensagens instantâneas!

O novo recurso promete ser uma ferramenta valiosa, principalmente, para empreendedores e negócios de pequeno porte que desejam impulsionar suas vendas através de um canal com ótimo alcance em todos os públicos.

O que é o recurso de pagamentos no WhatsApp?

A funcionalidade de pagamentos entre empresas e clientes está disponível no WhatsApp Business, versão do app voltada para estabelecimentos comerciais.

Com a novidade, clientes Cielo poderão utilizar o WhatsApp como um canal de vendas.

Qual a diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M?

A diferença entre o WhatsApp P2P e o WhatsApp P2M está em quem recebe o valor da transferência.

O WhatsApp P2P (sigla em inglês para o termo person to person ou de pessoa para pessoa) se refere aos pagamentos feitos entre pessoas físicas. Ou seja: é quando você transfere dinheiro para colegas, parentes etc.

Já o WhatsApp P2M diz respeito aos pagamentos feitos de uma pessoa física para uma pessoa jurídica, ou seja, de pessoas para estabelecimentos que têm um CNPJ e usam o WhatsApp Business.

Quem pode usar o WhatsApp para vender?

O WhatsApp P2M, que possibilita serviços de pagamento entre pessoas e empresas, pode ser usado por empreendedores que utilizam o WhatsApp Business.

Nesse primeiro momento, a funcionalidade está sendo liberada aos poucos para todos os usuários do WhatsApp Business.

Clientes Cielo podem acessar a “Área do Cliente” no site da Cielo e entrar em uma lista de espera para a habilitar a funcionalidade.

É seguro fazer vendas usando o WhatsApp?

Sim, é seguro fazer vendas e receber pagamentos de seus clientes utilizando WhatsApp.

As transações são realizadas pelo Meta Pay e processadas com toda a segurança e tecnologia de empresas de pagamento parceiras, como a Cielo, por exemplo.

Benefícios de usar o WhatsApp para vender

Utilizado por 9 entre 10 pessoas no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no nosso país.

Com a possibilidade de receber pagamento pelo app, você pode divulgar seus produtos no WhatsApp e aumentar as vendas com a mesma agilidade de uma simples troca de mensagens!

Veja outros benefícios de usar o WhatsApp para vender com a Cielo:

  • Contato direto com clientes: comunicação e pagamentos são feitos em um só lugar;
  • Integração fácil e direta entre a sua solução de pagamentos e o WhatsApp Business, dispensando a troca de plataformas para fechar a venda;
  • Você recebe o dinheiro das suas vendas em até dois dias úteis e pode consultar as vendas no app Cielo Gestão em até três segundos após finalizar as transações;
  • Facilidade de uso: clientes podem finalizar a compra de forma intuitiva e rápida usando apenas alguns toques e sem precisar sair do chat;
  • As informações de pagamento são criptografadas e seguem os padrões PCI (Payment Card Industry), obedecendo a rígidos critérios de segurança e proteção em várias camadas;
  • O cliente faz o pagamento dentro da conversa, em poucos cliques;
  • Seu estabelecimento oferece um canal seguro e rápido, que permite que clientes possam fazer compras com tranquilidade e proteção.

Passo a passo: veja como configurar o WhatsApp Business para vender

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se recebeu uma notificação no próprio WhatsApp sobre a disponibilidade do recurso. Para isso, atualize o seu app na App Store ou Google Play.

Uma vez que você tenha recebido a notificação (como mostra a imagem abaixo), significa que a funcionalidade de pagamentos já está disponível.

Para começar a vender no WhatsApp, será necessário realizar o cadastro dentro do próprio app.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique na notificação que aparece no WhatsApp Business. Lembrando que você tem que estar utilizando a versão mais atual do app;

Clique na mensagem que aparece na parte superior:

  1. Na tela seguinte, clique em “Começa agora”;

  1. Selecione a Cielo como sua parceira de pagamento;

  1. Leia os “Termos de Serviço” e depois clique em “Aceitar e continuar”;

  1. Preencha o campo com o seu CPF ou CNPJ atrelado a sua conta Cielo. Depois clique em “Continuar”;

  1. Você irá receber um código de verificação no seu e-mail cadastrado na conta Cielo. Insira esse mesmo código no campo que aparece na tela;

Observação: se quiser alterar seu e-mail, faça pelo App Cielo Gestão ou site Cielo.

    1. Pronto! Agora é só aguardar a sua habilitação;

  1. Quando estiver tudo certo você verá essa tela e já poderá vender pelo WhatsApp!

Lembrando: se a notificação sobre os pagamentos no WhatsApp não tiver aparecido no WhatsApp Business do seu estabelecimento, não se preocupe. Em breve, o recurso será disponibilizado!

Como criar um pedido para fazer uma venda usando o WhatsApp Business

Agora que sua conta na Cielo já está conectada ao WhatsApp Business do seu estabelecimento, você pode começar a usar o app para vender.

Criar e enviar um pedido através do WhatsApp é simples e rápido como trocar mensagens no aplicativo!

Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique em “Anexar” (ícone em formato de clipe que aparece no canto inferior direito da tela do WhatsApp);

  1. Na tela seguinte, clique em “Pedido”;

  1. Clique em “Adicionar item” na sequência;

  1. Agora, preencha os campos com as informações do produto;

  1. Ao terminar de preencher, clique em “Continuar”;

  1. Revise as informações. Se estiver tudo certo, clique em “Enviar pedido”;

  1. Pronto! O pedido foi enviado.

Como é feito o pagamento dos pedidos pelo WhatsApp

E para quem é cliente, pagar os pedidos pelo WhatsApp também é simples e intuitivo.

Veja como acontece o pagamento de pessoa física para um estabelecimento comercial utilizando o app de mensagens:

  1. Após receber o pedido enviado pelo estabelecimento, clique em “Ver detalhes”;

  1. Na sequência, clique em “Pagar”;

  1. Escolha a forma de pagamento e clique em “Continuar”;

  1. Na tela seguinte, clique em “Fazer pagamento” para confirmar;

  1. Ao finalizar a transação, a tela mostra que o pedido foi enviado;

  1. Os dados do pedido ficam registrados. A transação foi finalizada.

Veja como gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business

Agora, vamos mostrar como você pode gerenciar as vendas feitas pelo WhatsApp Business.

O processo é simples e rápido. Confira o passo a passo e saiba como fazer a gestão dos pedidos realizados no app:

  1. Clique nos 3 pontinhos que aparecem no alto da tela, à direita;

  1. Depois, clique na opção “Pedidos”;

  1. Você verá um histórico com os pedidos realizados. Clique naquele que deseja ver mais detalhes;

  1. Clique em “Atualizar status do pedido”;

  1. Atualize o status para manter cada cliente informado(a) sobre o andamento do pedido;

  1. Para isso, clique no ícone de enviar mensagem;

  1. Pronto! Viu como é simples gerenciar seus pedidos?

Curtiu a novidade? Essa é mais uma solução para quem é cliente Cielo vender mais.

Afinal, a líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina vai muito além da maquininha e oferece diversos serviços para melhorar as vendas, as finanças e a gestão do seu negócio!

Faça como mais 1,1 milhão de negócios em todo o Brasil: contrate a Cielo agora e impulsione ainda mais a sua empresa!

Matérias mais recentes

Maria Stela Confeitaria impulsiona vendas com soluções da Cielo e projeta faturar ainda mais com a Black Friday

Quem vê a loja da Maria Stela Confeitaria talvez não imagine como empreendedora Maria Stela Leão começou. Há dez anos,…

Publicado por Equipe Cielo

VTEX Sales App: conheça a solução que transforma a Cielo LIO On em prateleira infinita

Não achar um determinado produto em um ponto de venda físico pode ser uma experiência frustrante para qualquer cliente. Mas,…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo participa da estreia do Shark Tank Brasil: Versão Creators

A Cielo, referência em meios de pagamento e tecnologia, é a patrocinadora do 1º episódio do Shark Tank Brasil: Versão…

Publicado por Equipe Cielo

A Feira Moderna: com Cielo Tap, dupla de empreendedores projetam vendas de sucos ultracongelados na Black Friday

A Feira Moderna foi criada com objetivo de viabilizar uma alimentação saudável para quem tem não tem tempo de comprar…

Publicado por Equipe Cielo

INPI reconhece Cielo como marca de alto renome

A Cielo, empresa referência em meios de pagamento, acaba de ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como…

Publicado por Equipe Cielo

Seis anos da LGPD no Brasil: confira as principais ações da Cielo para manter a segurança e privacidade dos dados

Em 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa o sexto ano de existência. E, ao longo destes seis…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288