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O que é gateway de pagamento? Como ele ajuda a sua empresa?

Publicado por Equipe Cielo

Homem fazendo compras com cartãoUma pergunta: você sabe explicar o que é gateway de pagamento? Talvez, você não saiba responder essa pergunta. Mas, com certeza, o gateway de pagamentos faz parte do seu dia a dia, principalmente se você tem seu próprio negócio.

Um gateway de pagamento desempenha um papel fundamental nas vendas, principalmente aquelas que são realizadas em lojas virtuais.

Por ser tão importante, produzimos este conteúdo para ajudar você a entender o que é um gateway de pagamento, como ele funciona, por que ele é tão fundamental para o comércio eletrônico e o que você deve levar em conta para escolher a opção ideal.

Vamos lá?

Entenda o que é gateway de pagamento e para que ele serve?

O gateway de pagamento é a plataforma que faz a integração entre a uma loja, as instituições financeiras e as adquirentes na hora que um cliente faz uma compra.

Em português, gateway pode ser traduzido como “porta de entrada”. E é exatamente isso que o gateway de pagamentos faz: ele “abre” uma passagem entre sistemas distintos, permitindo que as transações de pagamento sejam realizadas.

Essa “abertura” inclui a captação, a transmissão e o armazenamento de dados.

Assim, um gateway de pagamento é o serviço que torna possível para uma empresa realizar vendas no e-commerce.

Como funciona um gateway de pagamento?

Quando uma transação de pagamento é iniciada, os gateways realizam vários processos que vão desde o envio criptografado das informações financeiras do cliente à aprovação do pagamento.

Como funciona o gateway de pagamento

Funciona assim:

  1. O cliente faz uma compra e insere as informações de pagamento na página do e-commerce;
  2. O navegador da web criptografa as informações de pagamento (dados do cartão, da conta etc.);
  3. As informações criptografadas são transmitidas para a adquirente ou o banco. Nessa hora, as informações de pagamento são verificadas para saber se os dados do cartão estão certos e se há saldo/limite para que a compra seja realizada;
  4. Após a verificação, é enviada uma resposta, confirmando se o pagamento foi autorizado ou não.
  5. A transação é finalizada com sucesso (em caso de aprovação do pagamento) ou recusada (caso o pagamento não tenha sido aprovado).
  6. As informações de cada transação são armazenadas, de forma que o estabelecimento comercial possa receber posteriormente o valor das vendas

Todo esse fluxo deve ser feito rapidamente e são realizadas também verificações de segurança durante o processamento.

Quais são as vantagens de ter gateway de pagamento em seu negócio?

Sem um gateway de pagamento, sua loja online não teria a capacidade de receber pagamentos. Portanto, ele é indispensável para o comércio eletrônico.

Além disso, ter um bom gateway de pagamentos ajuda a evitar o abandono de carrinho, que chega a 66% entre os brasileiros que fazem compras pela internet.

Veja as principais vantagens que um gateway de pagamentos traz para o seu e-commerce!

Checkout transparente

A página de checkout é a mais importante de um e-commerce, pois é nela que os clientes concluem a compra. Muitas lojas virtuais direcionam o cliente para outro ambiente ou página de pagamento fora do próprio site. Isso pode gerar desconfiança e abandono de carrinho.

Um bom gateway de pagamento oferece um checkout transparente, mantendo o consumidor na mesma página da loja.

Isso proporciona uma melhor experiência de compra e transmite segurança ao usuário, contribuindo para um aumento na taxa de conversão.

Variedade nas formas de pagamento

A digitalização crescente faz com que surjam novas formas de pagamento digital a todo momento.

O gateway de pagamento deve acompanhar essa evolução, possibilitando que as lojas virtuais aceitem diversas formas de pagamento além das mais tradicionais (cartão de crédito e débito), tais como Pix e carteiras digitais, entre outras.

Quando o consumidor pode escolher o meio de pagamento de sua preferência, a chance de concretizar a compra online é maior.

Cobrança recorrente

A cobrança recorrente é uma modalidade de venda para lojistas que trabalham com cobranças agendadas, sendo bastante utilizada em estabelecimentos que oferecem assinatura como farmácias, serviços de streaming, clubes de assinantes etc.

Ela possibilita a automatização de pagamentos sem que os consumidores precisem informar novamente os dados do cartão.

Tokenização

A tokenização é uma funcionalidade que armazena os dados do cartão de forma criptografada (token), de forma que eles possam ser utilizados pelo cliente em compras futuras na loja virtual.

Isso agiliza o pagamento e contribui para a conversão, além de melhorar a experiência de compra dos clientes.

Segurança

O gateway de pagamento estabelece uma conexão segura para realizar pagamentos, verificando, aceitando ou recusando transações.

A capacidade de transferir os dados com segurança é uma característica essencial para que não haja preocupações com fraudes ou riscos causados pela falta de proteção aos dados.

Para isso, um bom gateway estar de acordo com padrões de segurança como o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) e possuir um protocolo de autenticação que ajude a evitar fraudes e o chargeback (vamos falar disso na sequência).

O que é chargeback?

O chargeback é uma palavra em inglês que significa estorno, em português. É o termo usado para definir a devolução de uma transação efetuada, por contestação do portador do cartão de crédito ou débito.

É um dos principais problemas do e-commerce, pois quando um pagamento realizado é contestado, o prejuízo geralmente é arcado pela loja virtual.

Uma forma de minimizar o chargeback é utilizar a autenticação 3DS 2.0, que aumenta a segurança dos estabelecimentos virtuais e oferece uma experiência de checkout mais fluida.

A autenticação 3DS 2.0 melhora a experiência de compra e passa a responsabilidade do chargeback por fraude para o banco emissor.

Defina seus KPIs e monitore os dados do seu negócio

Ao ter um gateway de pagamento no seu e-commerce, você deve ter atenção com alguns KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em tradução livre).

Estas métricas podem ajudar a identificar como está o processamento dos pagamentos do seu e-commerce e saber o que é preciso fazer para capturar mais vendas.

Confira cinco KPIs importantes que devem ser acompanhados:

Taxa de conversão de pagamento

A taxa de conversão de pagamento detalha quantas transações foram recusadas e é um bom indicador do desempenho do processo de checkout. Por exemplo: se a cada 100 transações, 70 são bem-sucedidas, teremos uma taxa de conversão de pagamentos de 70%.

As transações podem falhar por várias razões como fraudes, informações incorretas, limite insuficiente do cartão etc.

Esse é o KPI de pagamento mais importante, já que identificar as razões que fazem as transações serem recusadas ajuda a entender pontos de melhoria para o seu negócio (o que pode incluir até a troca do gateway de pagamentos que você utiliza).

Taxa de abandono do carrinho

Quantos clientes abandonaram o carrinho de compras antes de fechar a compra? Embora algumas pessoas desistam de gastar por razões pessoais, outras podem estar desistindo por falta de confiança na segurança do seu e-commerce, por ter um checkout complicado, ausência do meio de pagamento preferido etc.

Avaliar a taxa de abandono do carrinho ajuda a entender o que você precisa fazer para melhorar a experiência de seus clientes.

Taxa de conversão por forma de pagamento

Compare a taxa de conversão em diferentes formas de pagamento (cartão de débito ou crédito, Pix, carteiras digitais etc.). Dependendo do perfil do seu negócio, pode ser que algumas formas de pagamento não sejam tão utilizadas pelos seus clientes.

Taxa de conversão por dispositivo

Você vende mais para clientes que usam o computador ou o celular? Comparar sua taxa de conversão por dispositivo é bastante útil principalmente para avaliar como está a responsividade da sua página de checkout, ajudando a identificar problemas de otimização principalmente para quem faz compras utilizando o smartphone.

Disponibilidade do sistema

Seu site e/ou o sistema de pagamento estão sempre disponíveis ou costumam “cair” quando a demanda aumenta? Tenha atenção ao tempo de inatividade do seu e-commerce e procure as causas do problema para não perder vendas. Poucas pessoas vão ter paciência de esperar seu site estar disponível novamente para concluírem uma compra.

Tecnologia e segurança para vender online

Como você viu, o gateway de pagamento é o “coração” das vendas online. Por isso, ele deve ser escolhido com muito cuidado para garantir que ele ofereça tudo que você precisa para não perder nenhuma venda e proporcionar a melhor experiência de pagamentos para seus clientes.

Mais de 50% dos negócios online do Brasil já possuem a solução de e-commerce da Cielo, que tem capacidade de suportar oito vezes o volume de transações do mercado comércio eletrônico brasileiro.

Conte com a disponibilidade, a segurança e a agilidade que você precisa para aumentar a conversão nas suas vendas online. Com a Cielo, você tem a solução certa para sua loja virtual.

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