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Dicas e Histórias de Sucesso

Dicas para aumentar as vendas no e-commerce

Publicado por Equipe Cielo

Vender mais. Sem medo de errar, esse é o principal objetivo de quem tem seu próprio negócio. E nas lojas virtuais não é diferente. Com a crescente digitalização e aumento da concorrência online, muita gente se pergunta: quais as principais dicas para aumentar as vendas no e-commerce?

Separamos, então, os pontos-chave que todo e-commerce deve focar para ter melhores resultados e ser um sucesso!

Tenha um site seguro – e mostre isso aos seus clientes

A internet é um mar de oportunidades para todos – incluindo, infelizmente, aquelas pessoas que fazem de tudo para lesar e enganar consumidores.

Por isso, nada é mais importante para um e-commerce do que ter um site seguro, que bloqueia ataques e garanta que os pagamentos sejam feitos com segurança.

Não basta “só” que seu site seja confiável; ele tem que parecer confiável. Além do certificado SSL (que ativa o HTTPS na URL do site), deixe visíveis aqueles selos que atestam a confiabilidade da sua loja virtual, tais como Ebit e ReclameAqui, por exemplo.

E não abra mão de ter uma solução de pagamento digital com uma boa ferramenta antifraude para o site. Isso é determinante nas vendas por e-commerce!

Disponibilize informações da sua empresa

Mais do que uma “dica”, disponibilizar as informações da sua empresa é uma obrigação de toda loja virtual.

Isso é determinado pela Lei 7.962/2013, também conhecida como “Lei do E-commerce”.

Ela estabelece que todo e-commerce garanta a fácil visualização de informações como razão social, número do CPNJ (ou CPF), endereço físico e eletrônico, demais meios de contato (incluindo aqueles utilizados para trocas e devoluções).

Também devem ser exibidas as informações sobre produtos, preços, trocas e formas de pagamento utilizadas pelo seu e-commerce.

Pode não parecer, mas mostrar tudo isso de forma clara também é uma forma de passar credibilidade e confiança para seus clientes.

Otimize seu site para celulares

Com a popularização dos smartphones, o maior número de acesso aos sites é feito pelos celulares.

Por isso, sua loja virtual deve ser responsiva – ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela e resolução, sem comprometer a leitura ou a disposição das informações.

Tenha atenção também ao carregamento das informações. Por mais que queira um produto, nenhum cliente tem paciência de esperar muito tempo para o seu site carregar fotos e textos.

Destaque os produtos na página inicial

Os maiores e-commerces do mundo exibem produtos e promoções na página inicial. Seja através de banners ou carrossel de imagens, todos eles destacam aquilo que está em alta no momento.

Faça o mesmo! Você pode escolher os produtos mais procurados, aqueles que dão mais lucro ou vendem mais em determinada data e até aqueles que precisa aumentar a rotatividade para liberar espaço no estoque.

Use a chamada “home page” do seu site como uma vitrine – e ajude a direcionar a atenção do seu público para o que você mais deseja vender no momento.

Descreva bem os produtos

No e-commerce, os consumidores não podem olhar seu produto de perto. Por isso, se você quer ter sucesso com sua loja virtual, deve descrever detalhadamente o que está vendendo.

Fale sobre o que é o produto, do que ele é feito, informe dimensões, peso e principais usos. Informe também o prazo de garantia e especificações técnicas e, se puder, disponibilize até o manual de instruções para download ou coloque link para o site do fabricante.

E não esqueça de complementar tudo isso com boas fotos, de todos os ângulos possíveis.

Diversifique as formas de pagamento

Outra dica para vender mais no e-commerce é oferecer diversas formas de pagamento.

Afinal, se sua loja virtual dá poucas opções para o consumidor escolher como vai pagar, há uma grande chance de você perder dinheiro por causa disso.

Então, busque uma solução integrada que disponibilize diversos meios de pagamento para seu site.

Além de aceitar as principais bandeiras dos cartões de crédito e débito, o ideal é que sua loja virtual aceite também pagamentos com link, boleto, PIX, QR Code e aqueles realizados através de carteiras digitais, como o PicPay, por exemplo.

Ah! E não deixe de oferecer também o pagamento parcelado, que aumenta o poder imediato de compra dos clientes.

Há opções, como o Parcelado Cliente, onde seu consumidor pode parcelar as compras em até 12 vezes, mas você recebe o valor líquido da venda em até dois dias.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais podem ser definidos como impulsos e estímulos que fazem com que nosso cérebro tome decisões “inconscientemente”. Complicado? Vamos ver um exemplo prático.

Em supermercados, é comum a oferta de “promoções-relâmpago”, nas quais um determinado produto é vendido a um valor mais baixo por um curto espaço de tempo. Muita gente corre para comprar e não perder a oportunidade, mesmo que aquele item não esteja na lista de compras.

Essa ação é baseada no gatilho mental da escassez e é uma ótima estratégia de vendas. Quer conhecer melhor esse assunto e saber como usar os gatilhos mentais para vender mais no seu e-commerce? É só clicar aqui.

Crie uma lista de desejos

Outra forma de vender mais no e-commerce é permitir que seus clientes possam criar uma “lista de desejos”, salvando os produtos que têm interesse em comprar na sua loja virtual.

Esse é um diferencial adotado por grandes sites de comércio online e que ajuda a entender o comportamento de compra dos seus clientes e saber quais são os produtos que eles querem, antes mesmo que eles realizem qualquer compra com você.

Isso permite que você trace estratégias de vendas mais eficientes e defina promoções que realmente interessem aos seus clientes em potencial!

Ofereça um bom atendimento

No e-commerce, a falta de contato presencial das lojas físicas deve ser compensada com agilidade no atendimento.

Isso vale não só para os canais de venda da sua loja virtual, mas principalmente para os canais pós-venda.

Muita gente não entende que, quando o consumidor entra em contato para resolver um problema (seja fazer uma troca, reclamação ou devolver um produto), essa é uma oportunidade para estabelecer um relacionamento duradouro com ele.

A receita é simples: quem é bem atendido, retorna. E recomenda aos amigos. E elogia nas redes sociais.

Então, dê muita atenção ao atendimento do seu e-commerce. Mesmo à distância, atender o cliente de forma humanizada, ágil e resolutiva é uma estratégia para que ele continue confiando em você.

Simplifique o checkout

Deixamos essa dica aqui por último, mas não porque ela tenha menos importância. Ao contrário. Esse é um dos pontos essenciais para que seu e-commerce venda mais.

O checkout é a “cereja do bolo”, o momento onde seus clientes vão ver o cálculo do frete, escolher a forma de pagamento e concluir a compra.

Por isso, o checkout deve ser executado da maneira mais simples e transparente possível. Evite direcionar seu cliente para outro site ou página de pagamento fora do ambiente da sua loja virtual.

A conclusão da compra dentro do seu e-commerce gera mais segurança e uma melhor experiência de compra. Oferecer um checkout seguro e realizado com transparência contribui e muito para que sua conversão seja maior.


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