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Dicas e Histórias de Sucesso

Guia completo para criar uma marca de roupa

Publicado por Equipe Cielo

Entenda o que você precisa fazer para entrar criar uma marca de roupa e se destacar na concorrência

 
Quem apostar na moda não vai deixar de vender. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção estima que o setor têxtil crescerá 3,1% em 2019. Se você gosta desse mercado, sabe vender – ou tem alguém com esse perfil na equipe – e quer empreender, fique atento às dicas de como criar uma marca de roupas:
 

1) Crie a sua marca

 
Qual será o diferencial da sua marca? Qual é o seu objetivo? O que inspira você?
A identidade da sua marca é que vai distingui-la das demais e trazer novos negócios. Durante o processo de criação, responda a outras perguntas, como “Quem é o público?” e como você vai produzir.
 

2) Defina uma lista de produtos

 
É importantíssimo que você escolha quais produtos serão carros-chefes da empresa e em quais deles você irá investir. Dedique o tempo necessário para criar um produto que se diferencie dos concorrentes e que tenha um design incrível.
 

3) Escolha seu tipo de empresa

 
Você pode ser MEI (veja como abrir sua empresa como Microempreendedor), Simples Nacional, Eireli, Ltda, e uma série de outras modalidades para os mais diversos perfis de empreendedores. Estude o quanto precisar até ter certeza de qual é o melhor modelo para você. Uma dica para quem vai começar: a MEI tem carga tributária baixa, mas o rendimento anual não pode ser superior a R$ 81 mil.
 

4) Pense em como vai vender

 
Loja física ou on-line? Escolher seu ponto de venda pode até parecer simples, mas não se engane. Cada modelo de vendas tem seus prós e contras. Por isso, é importante que os seus investimentos estejam no seu planejamento financeiro, deve ser incluído no seu plano de negócios.
 
Se você não tem um ponto de venda e precisa alugar um, anote o valor do aluguel na planilha. Se a ideia é abrir uma loja virtual, veja quanto vai gastar comprando um domínio para o seu site e em uma plataforma de vendas onde funcionará o seu e-commerce. Para facilitar a missão, oferecemos a Loja Virtual Cielo para quem quer vender na internet mas não entende de programação ou design . Na plataforma, você monta sua lojinha com temas pré-configurados para serem preenchidos, e já pode sair vendendo.
 

5) Pense em como vai produzir

 
Você arcará com os custos de oficina ou o trabalho será terceirizado? Esse mesmo fornecedor tem profissionais que costuram peças distintas ou são especializados em camisas, por exemplo? Pense também no acabamento das peças e nos compromissos com a entrega. Visite vários fornecedores, entreviste todos – veja se estão de acordo com as leis trabalhistas vigentes – e escolha o que melhor satisfaz a sua demanda.
 

6) Crie um plano estratégico para o lançamento

 
Sua marca precisa ser conhecida. Organize um plano de como será esse lançamento, como você vai impactar o público, quais serão os influenciadores de pequeno e médio porte que falam com esse público – deixe os grandes para depois, quando sua marca estiver consolidada – e quais veículos de comunicação estariam interessados em falar sobre o seu negócio. Inclua também a estratégia que usará nas redes sociais, lembrando que você precisa converter vendas também.
 

 
Compreender os processos antes de entrar no mercado têxtil é essencial para evitar o fracasso – e a frustração na hora de empreender. Leia também o guia básico de tarefas burocráticas que todo empreendedor precisa cumprir e comece agora mesmo.


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