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Como divulgar um produto no WhatsApp e aumentar as vendas?

Publicado por Equipe Cielo

Saber como divulgar um produto no WhatsApp é um ótimo meio para aumentar as suas vendas. Afinal, o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil tem grande penetração por aqui e alcança clientes com os mais variados perfis.

Por isso, usar o WhatsApp é uma maneira inteligente, fácil e econômica de promover o seu negócio.

Se você quer saber como explorar esse canal para fazer divulgação dos seus produtos de maneira eficiente, continue a leitura!

O que é o WhatsApp, aplicativo cada vez mais usado na divulgação

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas oferecido pela Meta – mesma empresa responsável pelo Facebook e o Instagram.

Inicialmente, ele foi criado para ser uma alternativa aos famosos “torpedos” – ou SMS (Short Message Service, ou serviço de mensagens curtas, em tradução livre).

Depois, incorporou recursos de envio e recebimento de arquivos de mídia como fotos, vídeos, mensagens de áudio e até pagamentos.

Os números do app chamam atenção no país: segundo a pesquisa Digital 2022,  ele é utilizado por 96,4% das pessoas entre 16 e 64 anos que usam redes sociais por aqui.

Além disso, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do país e é usado por 83% da população brasileira que faz compras online.

Outro dado importante: de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, 70% das pessoas que empreendem no Brasil trabalham com vendas online. Deste total, 84% usam o WhatsApp para vender.

Com tantas empresas usando o “Zap” para aumentar as vendas, o aplicativo ganhou uma versão para atender finalidades comerciais: o WhatsApp Business.

O que é o Whatsapp Business?

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens voltada para empresas. Ele pode ser utilizado em computadores com sistema operacional Mac ou Windows (versão web da plataforma) ou então em celulares em celulares com sistema Android ou iOS.

O WhatsApp Business é disponibilizado em duas versões:

  • Versão aplicativo, que é gratuita e voltada para empresas de menor porte;
  • Versão API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações, em livre tradução), que atende integrações mais complexas e é mais adequado para empresas com um grande volume de clientes neste canal.

Veja como instalar e configurar o WhatsApp Business

Antes de usar o WhatsApp para divulgar e vender seus produtos e serviços, você deve instalar e configurar a versão comercial do aplicativo.

Veja como fazer a instalação:

  1. Baixe o WhatsApp Business gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play Store);
  2. Após instalar, abra o WhatsApp Business no seu celular;
  3. Leia os Termos de Serviço. Estando de acordo, clique em “Concordar e continuar”;
  4. Confirme o número do celular. Para isso, selecione seu país no menu suspenso para inserir o código correspondente e insira o número que será usado em formato internacional, que é composto pelo sinal de mais (+) seguido pelo código do país, código de área cidade e o número do telefone. Exemplo: telefone 12345-6789 da cidade de São Paulo (SP) fica: 55 (código do Brasil) 11 (DDD) 12345-6789;
  5. Toque em “Avançar ou OK”. Toque em OK novamente para receber o código de confirmação por ligação ou mensagem de texto (SMS);
  6. Para finalizar, insira o código de seis dígitos que você recebeu.

Agora, você vai configurar o WhatsApp Business. Comece permitindo que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos do seu celular. Depois, siga a sequência abaixo:

  • Crie a conta do seu negócio: insira nome comercial, selecione uma categoria para sua empresa e adicione uma foto de perfil.
  • Crie o perfil comercial:toque em “Conhecer > Perfil comercial” para adicionar informações da empresa como endereço comercial, horário de funcionamento etc.

Seu perfil comercial está pronto e você já pode conversar com clientes no app!

Benefícios e diferenciais do WhatsApp Business

Como falamos acima, usar a versão comercial do WhatsApp é o primeiro passo para quem deseja fazer divulgação de produtos usando este app.

Como principais benefícios, você pode gerenciar as ações no aplicativo de forma mais eficiente, transmitir uma imagem mais profissional para clientes e usar funcionalidades adicionais (que não estão disponíveis na versão que estamos acostumados a usar no dia a dia).

Para conhecer as ferramentas do “Zap” voltadas para as empresas, clique em “Conversas > Mais opções” (se seu celular for um Android) ou em “Ajustes” (caso tenha um iPhone).

Depois, toque em “Ferramentas comerciais” e acesse os seguintes recursos:

  • Catálogo: nele, você pode exibir um catálogo de produtos, incluindo imagens e links individuais para cada um. E o melhor: tudo pode ser compartilhado a partir do app para ajudar a aumentar suas vendas;
  • Link curto: ele é gerado automaticamente e pode ser compartilhado para facilitar o início de uma conversa via WhatsApp Business;
  • Etiquetas: a versão comercial do WhatsApp permite organizar as conversas no app com etiquetas coloridas e personalizadas, categorizando as mensagens e identificando os contatos;
  • Ferramentas de mensagem: você pode usar os modelos de mensagem para configurar suas respostas previamente e criar mensagens de saudação ou de ausência, por exemplo. Também é possível criar respostas rápidas para perguntas mais frequentes;
  • Estatísticas: através de básicos de análise, o aplicativo dá informações como número de mensagens enviadas, lidas, entregues e recebidas, facilitando o gerenciamento.

Na Central de Ajuda do próprio WhatsApp, você pode buscar mais informações sobre estes recursos.

Por que fazer divulgação no WhatsApp?

Há muitas razões para você divulgar seus produtos no WhatsApp. A primeira delas é a popularidade que o aplicativo tem no Brasil (falamos disso acima).

Ele também é simples de usar e seus clientes já estão acostumados a iniciar conversas por ali.

O baixo custo de investimento é outro bom motivo para fazer divulgação no WhatsApp.

O aplicativo também favorece a interação rápida e o atendimento personalizado, fatores que podem ajudar a fazer promoções para atrair mais clientes.

As vendas por aplicativos de mensagens, inclusive, têm uma taxa de conversão bem acima da média do comércio eletrônico, podendo chegar a 40% em alguns segmentos (a média geral é de 9%).

E, para complementar, as mensagens no app são criptografadas, trazendo proteção e segurança para as conversas.

Ao divulgar produtos no WhatsApp, evite o Spam e tenha empatia!

Como estamos vendo, o WhatsApp é uma excelente ferramenta para qualquer negócio. Mais do que fazer divulgação, você pode usar o WhatsApp para vender, atender clientes e até enviar cobranças.

O “Zap” ajuda a construir um relacionamento com seu público, fortalecer conexões e promover sua marca.

Divulgar não é “encher” o aplicativo com mensagens irrelevantes: isso é Spam (prática de enviar mensagens indesejadas ou não autorizadas).

Se isso ocorrer, seu número pode ser bloqueado pelas pessoas e sua conta comercial poderá até ser banida pelo próprio WhatsApp.

Então, nem pensar em enviar mensagens aleatoriamente, que não interessam, ou não agreguem valor aos seus clientes de fato.

A chave para ter sucesso ao usar o WhatsApp é fazer interações de qualidade e entrar em contato apenas com quem manifestou o interesse de receber mensagens da sua loja.

Aprenda como divulgar um produto no WhatsApp

Já que o WhatsApp é um meio tão inteligente e prático de promover seu negócio, confira algumas ideias de ações que você pode adotar para divulgar seus produtos ou serviços:

1. Crie listas de transmissão com promoções segmentadas

A segmentação é a melhor maneira de alcançar clientes de forma eficiente.  e alcançar facilmente sua meta. Em vez de usar grupos, utilize as chamadas “listas de transmissão”. Com elas, você consegue fazer o disparo para quem estiver na lista e cada uma pessoa visualiza sua mensagem de forma individual.

Além de dar um “ar” de exclusividade à divulgação, você consegue criar listas segmentadas, agrupando clientes que tenham interesses semelhantes.

Então, imagine que você tenha uma loja que vende artigos de costura e aviamentos. Você pode, por exemplo, fazer uma lista com clientes que fazem crochê, outra com clientes que fazem patchwork e outra para quem prefere modelagem e costura e enviar apenas produtos relacionados aos interesses de cada segmento.

2. Esteja em grupos da sua região, mas evite autopromoção

Outra forma de divulgar seus produtos no WhatsApp é participar de grupos com moradores ou outros lojistas da sua região.

Nestes casos, você pode observar as conversas em busca de oportunidades de divulgação de ofertas ou produtos, sem fazer autopromoção gratuita e fora de contexto.

3. Crie um catálogo de produtos

Como falamos acima, um dos recursos adicionais que o WhatsApp Business oferece é a criação de catálogos, funcionalidade adicionada em 2019.

Você pode incluir até 500 itens no seu catálogo de produtos no WhatsApp, permitindo que clientes possam navegar e tirar dúvidas sobre eles.

O catálogo também permite que você crie links de toda a sua “vitrine” para compartilhar em outros canais (como as redes sociais, por exemplo). Ele pode ser ainda mais útil se você não tiver seu próprio e-commerce.

4. Ofereça a opção de entregas na sua região

Você também pode usar o WhatsApp como canal para receber pedidos de delivery na sua região.

Para melhorar ainda mais o serviço, você pode disponibilizar pagamentos com Pix ou então enviar links de pagamento pelo próprio app de mensagens para que seu público feche as transações com agilidade.

5. Tenha um atendimento de excelência

Por favorecer a proximidade com os clientes, não deixe de usar o WhatsApp como canal de atendimento.

Atender as solicitações e contatos feitos pelo aplicativo de mensagens com rapidez e gentileza é uma boa forma de oferecer um atendimento de excelência e construir boa reputação de marca para sua empresa. Invista nisso!

6. Automatize respostas

Ao usar o WhatsApp para divulgar seus produtos, configure as respostas rápidas no aplicativo. Isso pode ser feito usando a própria versão comercial do app ou através de ferramentas de automatização.

Pelo “Zap”, as pessoas têm expectativa de ter um retorno ágil e um atendimento imediato. Assim, as respostas automáticas podem ser particularmente úteis para evitar frustrações quando você recebe mensagens fora do horário do expediente.

Além disso, você configurar mensagens de boas-vindas, enviar ofertas ou criar um menu com opções de assuntos para que clientes informem o que querem tratar.

Não se esqueça de personalizar o tom das mensagens com a “voz” da sua marca, tentando usar os contatos neste canal para construir relacionamentos.

7. Classifique os contatos de acordo com o funil de vendas

O funil de vendas é um modelo que representa todas as etapas da jornada de compra de uma pessoa, desde a captação (topo do funil) até a conversão (fundo do funil).

E você pode utilizar as etiquetas (tags) do WhatsApp Business para classificar os contatos de clientes de acordo com a etapa em que se encontra, facilitando a definição da abordagem estratégica a ser utilizada para que a compra seja concluída.

As tags também ajudam na criação de listas de transmissão bem segmentadas. Veja o vídeo que o próprio WhatsApp disponibiliza para ensinar a usar este recurso:

8. Tenha um número exclusivo para contato com os clientes

Ao divulgar seus produtos e serviços no WhatsApp, tenha um número exclusivo para atender clientes.

Essa medida simples passa uma imagem profissional do seu negócio e é essencial para você manter o foco durante o horário de funcionamento da sua loja, garantindo agilidade no tempo de resposta.

Divulgue este número em outros canais digitais (sites e redes sociais) e nas peças de divulgação offline, como panfletos, imãs de geladeira etc.

Outro bom motivo para ter um número só para contato com clientes é que essa exclusividade minimiza o risco de confundir conversas de atendimento com outras conversas – incluindo, as mensagens pessoais.

9. Seja gentil e invista no pós-vendas

Muitas empresas vão além de usar o WhatsApp na divulgação de produtos e usam o app de mensagens para fortalecer o relacionamento pós-vendas.

Isso é feito de diversas formas: envio de links de pesquisas de satisfação, questionário de avaliação de atendimento ou até oferecendo o canal como contato em caso de problemas com os produtos após a entrega – ótima estratégia para divulgar e atrair bons clientes para lojas virtuais.

O WhatsApp é um canal pessoal com cada cliente e se você tem uma oportunidade única de criar relações mais próximas através dele.

10. Use o status do WhatsApp para divulgar um produto

O status do WhatsApp funciona da mesma forma que os stories do Instagram e do Facebook. São posts temporários, que desaparecem após 24 horas da publicação.

Esse recurso permite o compartilhamento de textos, fotos, vídeos e GIFs animados e podem ser uma ótima ferramenta para divulgar promoções-relâmpago, despertando o senso de urgência das pessoas de forma que elas fechem logo uma compra.

Usar o status do WhatsApp na divulgação pode ser uma ação particularmente interessante em datas comemorativas (vamos falar disso abaixo).

Planeje com antecedência e explore os eventos sazonais mais importantes para o seu público

Agora que você já sabe como divulgar seus produtos no WhatsApp, vamos reforçar a necessidade de planejar esse tipo de ação com antecedência.

Enviar mensagens aleatoriamente, sem planejamento ou definição dos resultados esperados, não ajuda você a alcançar suas metas de vendas.

Para fazer uma boa divulgação, você precisa ter compromisso com a qualidade e não, necessariamente, com a quantidade de ações realizadas.

Uma boa forma de começar é explorar datas do calendário promocional e eventos sazonais – como a Black Friday – no seu planejamento de vendas (e na divulgação, consequentemente).

Monte seu próprio calendário com as datas que fazem sentido para o seu segmento e seu público. Focar as ações de divulgação nestes períodos vai ajudar você a alcançar melhores resultados.

Nestes períodos, é importante reforçar seu fluxo de caixa para manter seu estoque em dia e atender o aumento de demanda. Por isso, a antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa nestes momentos.

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