Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Controlar o fluxo de caixa pode ser um bom início para a saúde financeira do seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Que empreendedor nunca sonhou em ter os mínimos detalhes do seu negócio organizado da forma que sempre quis? Nem sempre é possível, mas de uma coisa temos certeza: ter total controle do fluxo de caixa do seu negócio é fundamental para que todo o resto funcione da melhor maneira possível.

Embora seja uma ferramenta simples, o fluxo de caixa é muito importante para que o empreendedor saiba como está a saúde financeira do seu negócio.

Não entende muito sobre o tema? Não tem problema. Vamos sanar todas as suas dúvidas e você saberá administrar melhor seu negócio.

 

O que é e como fazer o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, como falamos, é uma ferramenta básica para controlar as finanças do seu negócio.
Ele é composto por três pilares. Veja abaixo quais são:

  • Saldo inicial: o dinheiro que você tem hoje.
  • Entradas: dinheiro de vendas, empréstimos, etc.
  • Saídas: valor gasto com compras, divulgação, contas, etc.

Para chegar ao saldo final, basta subtrair o valor do saldo inicial + entradas pela quantia de saída. O resultado será o dinheiro que sobrou de todo o processo do fluxo de caixa.

É importante que o fluxo de caixa seja feito sempre. De acordo com as exigências do seu negócio, defina se há necessidade de ser semanal, quinzenal ou mensal.

O importante é que você tenha essa informação na palma da mão e, assim, terá um controle total do seu negócio. Com isso, você alcançará a tão sonhada previsibilidade.

 

Motivos para organizar o fluxo de caixa

Ainda não se convenceu da importância de inserir o fluxo de caixa na rotina do seu negócio? Vamos dar mais alguns motivos que certamente farão você pôr a mão na consciência e reconhecer essa necessidade.

Tome as melhores decisões

Está pensando em investir em equipamentos ou em qualquer outra área do seu empreendimento? Os relatórios mensais de fluxo de caixa podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Para isso, basta comparar os relatórios dos últimos meses e, assim, é possível saber se o momento é o ideal para investimentos ou se daqui um ou dois meses, quando tiver menos despesas, será melhor.

Independentemente do cenário apresentado pelos números dos fluxos de caixa, nunca tome uma decisão antes de consultá-los. Dê um voto de confiança a eles e faça um planejamento seguro.

Contas em dia

Nada melhor do que saber que o dinheiro arrecadado dará para pagar todas as contas pendentes, não é? Se você tiver o hábito de fazer um fluxo de caixa, entender liquidez do caixa vai ser algo muito simples.

Vamos supor que você tenha uma loja de materiais de construção e a maioria dos clientes paga no crédito parcelado. Isso pode ser um problema para pagar alguns dos fornecedores que exigem pagamento à vista. Nesse cenário, o fluxo de caixa mostra que você deve combinar uma forma de pagamento que seja boa para você e também para o seu parceiro.

Autoconhecimento

Por mais que você acredite que conheça seu negócio, com tempo, o fluxo de caixa deixará você ainda mais afiado nos detalhes do empreendimento. Acredite: isso vai melhorar sua vida.

O fluxo de caixa pode mostrar quais são os melhores dias de vendas na sua loja, por exemplo. Com isso, você consegue escolher melhor as datas em que terá promoção ou tomar a decisão de reforçar a equipe de vendas para deixar o atendimento ao cliente perfeito.
Depois de preparar diversos relatórios de fluxo, você pode analisá-los e prever as datas de melhor — ou pior — desempenho e, assim, fazer um planejamento certeiro para esses períodos.

Falando em previsão…

Previsibilidade

O sonho de todo empreendedor é prever quais os dias que terão que lidar com muitos clientes e em quais o movimento não será dos melhores. Para prever o futuro você não precisa de uma bola de cristal, o fluxo de caixa pode ser um bom aliado nesse desafio.
Como dissemos, depois de meses extraindo relatórios e mais relatórios, você passa a ter novas percepções com base nos números apresentados no fluxo de caixa. Com isso, você saberá se preparar melhor.

Determinada data exige muitos vendedores pela loja? Em outra basta um atendente? Quando é a melhor época para investimentos em equipamentos? Todas essas questões podem ser respondidas pelo fluxo de caixa.

Deixe o achismo de lado e se baseie nos números que seu próprio negócio oferece.

 

Não deixe a peteca cair

Como alertamos, o controle do fluxo de caixa não pode ser deixado de lado após alguns meses. Para que ele realmente seja uma ferramenta importante e que faça a diferença no seu negócio, é preciso ser feito sempre.

Como manter tudo funcionando?

Defina um período

Não esqueça que cada negócio tem suas particularidades. Com um tempo de análise, você saberá qual a melhor periodicidade para o fluxo de caixa do seu empreendimento.

Defina um padrão para extrair o relatório e siga-o até o fim.

Registre tudo

O fluxo de caixa não vai ser eficaz caso você deixe passar algumas despesas e receitas. Para que ele funcione, você deve registrar tudo que entra e que sai. Sem exceção.

Faça verificações

Além de seguir uma frequência com os fluxos de caixa, você deve revisá-los para identificar possíveis erros. Isso pode prejudicar uma possível análise no futuro.

Mais do que encontrar erros, quando você tem mais contato com o fluxo de caixa, novas ideias surgem e, dessa forma, você pode colocá-las em prática e ter resultados melhores.

 

Receba Automático em 2 dias

Nem sempre é possível organizar o fluxo de caixa sozinho, sem nenhuma ajudinha. Por isso, é sempre bom ter uma solução para ajudar a melhorar as finanças do seu negócio e deixar as contas em dia!

Aqui na Cielo, temos o Receba Automático em 2 dias, que possibilita mudar o prazo de recebimento do valor das vendas feitas no cartão de crédito à vista ou parcelado.

Ou seja: em vez de aguardar 30 dias ou mais, você recebe o valor líquido dessas vendas em até dois dias úteis a partir do momento da contratação.

Não encare essa alternativa como um empréstimo. Afinal, você está adiantando um dinheiro que já é seu, para colocar as finanças em ordem e melhorar seu caixa!

Fizemos um vídeo para você saber mais sobre o Receba Automático em 2 dias:

 

Saiba mais:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288