Você está em:

Black Friday

Black Friday 2021: oportunidade para a retomada

Publicado por Equipe Cielo

Em 2021, a Black Friday vai cair no dia 26 de novembro e a expectativa é de que a data pode representar uma boa oportunidade para a retomada dos negócios. E a pouco mais de dois meses de um dos dias mais importantes do calendário comercial, é hora de se preparar para ter sucesso no evento.

Sim, evento. Afinal, nos últimos anos, a Black Friday não se limita mais a um único dia de promoções. Em geral, os lojistas aproveitam o momento e disponibiliza um grande número de ofertas já no período que envolve os dias pré e pós Black Friday.

Portanto, é importante se antecipar ao máximo, preparando com antecedência as estratégias para se diferenciar da concorrência e conquistar os consumidores diante de tantas promoções e condições especiais que marcam esse período.

Para aproveitar a Black Friday 2021 e aquecer os negócios no fim do ano, reunimos informações que podem ajudar você a se planejar!

Como foi em 2020

Um passo importante para definir as melhores estratégias para a Black Friday 2021 é observar como o mercado se comportou no ano passado.

Afinal, em 2020, os resultados refletiram os impactos da pandemia e podem trazer insumos valiosos para o atual momento.

Considerando o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) no período acumulado da Black Friday 2020*, observamos que, apesar da queda de 8,4% do varejo total, o e-commerce se destacou positivamente, apresentando crescimento de 31,8% no faturamento nominal.

Se desconsiderarmos os setores de Turismo e Transporte (que apresentaram a maior queda em 2020 por causa das medidas de isolamento social), o crescimento do e-commerce foi ainda melhor, alcançando 60,4%.

Em relação à visão setorial, os destaques da Black Friday 2020 foram:

  • Materiais de construção, com expansão de 10,7%;
  • Drogarias e farmácias (8,7%);
  • Móveis, eletrodomésticos e departamento (6,5%).

Já em relação às maiores baixas, elas afetaram principalmente os segmentos de Turismo e Transporte (-44,4%), Vestuário (-31,3%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (-29,6%).

* Dados acumulados de 26 a 30/11/2020.

E para a Black Friday 2021? O que esperar?

Apesar de ainda sentirmos os efeitos da pandemia no cenário geral, a Black Friday 2021 pode ser um marco da recuperação da economia.

A “Behup – Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo  recente” indica que, apesar de 57% das pessoas afirmarem que a situação financeira piorou entre 2020 e o início de 2021, 51% delas esperam que esse aspecto melhore ainda em 2021.

À medida que a vacinação avança e as medidas de isolamento social vão sendo flexibilizadas, há indicativos de que haverá uma retomada do consumo e, por isso, novembro pode ser um mês promissor.

Para aproveitar bem a Black Friday 2021, considere que:

1.      O consumidor mudou seus hábitos

A Covid-19 provocou diversas mudanças nos hábitos dos consumidores e elas vieram para ficar mesmo com a flexibilização das restrições impostas pela pandemia.

Por isso, toda empresa – independente do porte – precisa rever seu planejamento estratégico, adaptando-se à nova realidade. Um exemplo de mudança que veio para ficar é a digitalização dos negócios.

A mesma pesquisa que citamos acima indicou que 30% das pessoas começaram ou elevaram a compra de produtos online e 24% delas pretendem manter esse hábito.

Sendo assim, ter uma boa presença digital já não é um diferencial para as empresas, é uma necessidade.

2.       É importante oferecer novas formas de pagamento

Outra mudança que a pandemia trouxe foi o aumento do uso de meios digitais de pagamento pelos consumidores.

Dados de uma pesquisa divulgada na revista Veja mostram que 43% das pessoas afirmam que vão mudar a forma como fazem pagamentos, enquanto 46% pretendem reduzir o uso de dinheiro vivo.

3.      Ampliar os canais de venda

Além de oferecer cada vez mais formas de pagamento, é essencial ampliar os canais de venda. Na pesquisa de Retomada de Consumo 2021 realizada pela Globo, 80% dos clientes declararam que fizeram compras em novos canais de venda, como o WhatsApp ou as redes sociais das lojas.

Dentre esses novos canais, o live commerce vem sendo adotado por grandes varejistas de todo o mundo e tem se mostrado um ótimo meio de gerar engajamento e conversão.

Nele, os clientes interagem com vendedores e influenciadores para comprar produtos durante a transmissão de lives realizadas nas redes sociais ou em plataformas de streaming.

O formato tem trazido ótimos resultados e vale ser testado por quem deseja alavancar suas vendas na Black Friday 2021.

4.      Além da Black Friday, tem a Cyber Monday

Conhecida como Cyber Monday, a segunda-feira pós-Black Friday foca no comércio online. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a data teve um crescimento de vendas no e-commerce de 34,5% em 2020.

Se excluirmos o setor de Turismo e Transporte (o mais afetado pela pandemia da Covid-19), o crescimento seria ainda mais relevante, chegando a 91,6% de aumento nas vendas.

Então, não deixe de planejar ações específicas para manter o embalo da Black Friday 2021 e aproveitar a Cyber Monday também.

5.      O delivery é uma necessidade de todos os segmentos

Na pandemia, a utilização do delivery ampliou e se consolidou de vez. E, ao contrário do que muita gente pensa, o serviço não se restringe ao segmento de alimentação e refeições.

Mesmo com a flexibilização do isolamento, muitos consumidores adotaram de vez esse hábito, considerando o conforto e a praticidade de receber suas compras em casa.

Assim, seja qual for o segmento do seu empreendimento, oferecer o serviço de delivery para seus clientes pode ser um fator de sucesso na Black Friday 2021.

Na Cielo, tem Black Friday para todo mundo! Fique ligado aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais que ainda vem muito conteúdo por aí para ajudar você a simplificar e impulsionar seus negócios.

 

 

Portfólio de soluções,

encontre a sua.

Saiba mais

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288