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Dicas e Histórias de Sucesso

Plano de negócios: o que é e como fazer

Publicado por Equipe Cielo

 

Entenda o que é plano de negócio, porque é tão importante e os requisitos necessários para você criar um na sua empresa

A maioria dos empreendedores pode passar por apuros nos primeiros meses de vida do seu negócio por não se planejar corretamente. Além das ideias, escolha do ponto comercial e o conhecimento dos custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para que seu empreendimento não corra riscos futuros, neste texto falaremos sobre algo indispensável no seu planejamento: o que é e como fazer um plano de negócios.

O que é plano de negócios?

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um modelo do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, além de concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio.

A soma dessas informações contribui para a identificação e validação da sua ideia e gestão da empresa. 

Na prática, o plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo riscos e incertezas.

Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, em vez de cometê-los na vida real.

Por que o plano de negócio é importante para minha empresa?

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está na fase de ampliação do empreendimento.

Importante lembrar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio. Saiba abaixo alguns dos benefícios do plano de negócios.

  • Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.
  • Orienta a expansão de empresas já em atividade.
  • Apoia a gestão e as rotinas administrativas do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.
  • Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
  • Ajuda a dimensionar recursos, sejam estes financeiros, humanos ou de parcerias.

Como fazer o plano de negócio?

Separamos sete passos para você se basear em um plano de negócios pronto e simples. Confira a seguir.

1. Início

Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

2. Mercado

Você deve analisar o mercado para a elaboração do plano de negócios. É fundamental saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de definir quais produtos ou serviços que vai oferecer.

Definindo seu público-alvo e como irá impactá-lo, você economiza recursos.

É importante pensar no posicionamento do seu produto. Como ele será visto pelo mercado? É um produto de boa qualidade e com custo-benefício apropriado ou com o preço acima da média?

As informações coletadas vão traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção dos desejos dos futuros clientes. Esses resultados indicarão as ações de marketing para sua empresa conquistar o público logo no início da atuação.

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3. Marketing

O marketing explora, cria e entrega atividades desenvolvidas pela empresa para atender aos desejos e necessidades dos clientes. Essas atividades podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos quatro “Ps”.


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