Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como engajar seus clientes na redes sociais | Blog Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Aplique algumas estratégias valiosas nos perfis das redes sociais da sua empresa e colecione seguidores cada vez mais engajados com as publicações

 
Como atrair a atenção dos usuários de redes sociais quando a concorrência é tão grande? Esse é um dos desafios que empresas devem superar, sejam elas gigantes ou de pequeno porte. Afinal, os clientes estão no ambiente digital e esperam ter uma experiência agradável com a marca.
E como podemos proporcionar uma experiência que encha os olhos dos seguidores, clientes e potenciais consumidores?
Por enquanto, vamos dar apenas duas dicas que podem ajudar —  e muito — a se aproximar dos seus seguidores. Preencha seus dados e receba mais duas dicas incríveis e um vídeo que pode deixar tudo ainda mais claro!

 

1 – Você interage com todas publicações?

Pois é, sua resposta certamente foi não. Então, considere que nem todo conteúdo será atrativo para seus seguidores, mas você deverá se esforçar para que o engajamento seja cada vez maior.
Como fazer isso?
Estude o perfil do seu público-alvo e selecione muito bem os conteúdos que serão publicados. Além disso, é importante analisar os períodos e dias em que os seus seguidores estão ativos e publicar conteúdo de acordo com este estudo.
 

2 – Aprenda a língua do seu público

É preciso que seu público entenda o que é comunicado. Para isso, você deve estudar a linguagem que ele utiliza para, assim, construir uma comunicação que o atinja da melhor forma.
E por que isso é importante?
Você, por exemplo, não fala com sua avó da mesma forma que conversa com os colegas de trabalho, certo? É necessário adaptar a linguagem para que as pessoas — ou seu público-alvo — entendam o que deseja transmitir por meio de suas publicações nas redes sociais.
Gostou dessas duas dicas? Podemos dar um spoiler das outras dicas: vamos falar de todas as redes sociais e de uma solução da Cielo que pode facilitar muito sua vida! Além, é claro, de um vídeo que aborda boas práticas nas redes sociais.
Preencha o formulário e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!
 

3 – Você sabe qual é o propósito de cada rede social?

Um dos principais erros que as marcas cometem nas redes sociais é replicar conteúdo em todas elas sem qualquer tipo de adaptação. Uma boa performance de um post do Instagram não garante bons resultados no Facebook, por exemplo.
Para entender melhor esse ponto, você precisa estar por dentro do propósito das redes sociais que utiliza em seu negócio.
 

Facebook

Esta é a rede social mais versátil e muito popular, são mais de 2 bilhões de usuários. Trata-se de um ambiente capaz de gerar negócios, conectar pessoas, relacionar-se com amigos ou conhecidos e pode ser considerado um entretenimento.
Se você tem uma empresa, estar presente no Facebook é praticamente obrigatório. Esta rede social será uma importante aliada na sua estratégia de marketing digital, seja para atrair tráfego, gerar leads ou para geração de novos negócios.
A Magazine Luiza, por exemplo, adotou uma estratégia que deu muito resultado no Facebook. Eles criaram uma personagem, a Magalu, e interagem com o seu público em primeira pessoa, o que deixa a marca mais humanizada.

Para deixar o conteúdo publicado mais atrativo para os seguidores, a Magalu raramente fala só de produtos. Ela traz materiais mais educativos, aproveita memes e assuntos do momento para alcançar bons números de engajamento.
As ofertas da empresa também são lembradas, mas sempre com uma linguagem leve e informal. Outra ponto importante: os questionamento dos comentários são respondidos.
 

Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce e a previsão é que ela se popularize ainda mais, considerando as constantes atualizações. Hoje, ela conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e faz toda diferença em uma estratégia de marketing digital.
Quando o assunto é conteúdo visual, o Instagram é a rede mais forte e capaz de gerar grandes oportunidades, tanto para pessoa física quanto para marcas.
Pelo Instagram, as empresas podem expor seus produtos ou até mesmo mostrar a rotina de trabalho pela funcionalidade stories. É uma forma de aproximar mais o público do seu negócio e construir uma rede de relacionamento cada vez mais sólida e, claro, conquistar clientes em potencial.
 
Com mais de 2 milhões de seguidores, a Magalu também está presente no Instagram. Como influenciadora virtual 3D, ela publica selfies com personalidades, mas sempre inserindo a marca de alguma forma na publicação.
 
Além disso, muitos produtos são publicados, mas com legendas em primeira pessoa, assim como no Facebook.
 
Ah, não se esqueça de tirar de boa qualidade, ok?
 

WhatsApp

 
Essa é a rede social mais democrática: todo smartphone, por mais simples que seja, certamente conta com o aplicativo de troca de mensagens instantâneas.
 
Trata-se de um importante canal em que o cliente pode recorrer para entrar em contato com negócios de maneira fácil e prática. Se você possui um pequeno negócio, o WhatsApp pode ser uma rede social muito útil até mesmo para fechamento de negócios.
 

Twitter

 
O Twitter foi fundado em 2006 e conta com 330 milhões de usuários, sendo que no início deste ano teve uma adesão muito maior do que previa.
 
Esta rede social ainda pode ser considerada a segunda tela dos usuários. Ou seja, enquanto as pessoas assistem futebol ou veem a novela, por exemplo, elas estão ativas no Twitter para reproduzir comentários sobre outra atividade que estão envolvidas.
 
No Twitter, a Magalu coleciona mais de 400 mil seguidores e adota a mesma estratégia: linguagem leve e objetiva. Ela sempre compartilha vídeos educativos do seu canal no YouTube ou do blog da Magazine Luiza. Além disso, está sempre antenada nas hashtags do momento para inserir a marca no tema de alguma forma.
 

LinkedIn

 
O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo, já são 500 milhões de usuários em busca de novas conexões profissionais.
 
Trata-se de uma rede em que os usuários podem trocar experiências profissionais e as empresas utilizam para recrutar talentos. Segunda a companhia, há mais de 9 milhões de companhias cadastradas e milhões de vagas disponíveis.
 
No Linkedin, a presença da Magazine Luiza é um pouco diferente das outras redes sociais. Aqui eles se preocupam em divulgar ações que promovem internamente ou até mesmo resultados que conquistaram em determinado setor.

O Linkedin é o canal em que eles tentam expor um pouco da cultura organizacional que tanto prezam.
 

4 – Aumente o faturamento com o Cielo Pay

Seguir todas as dicas que demos, mas não proporcionar uma experiência de pagamento positiva aos seus clientes pode ser um tiro no pé. Como você já sabe, hoje, comprar pela internet é um hábito que já está inserido na rotina dos consumidores.
Não tem um site? Isso está longe de ser um empecilho.
Com produtos expostos nas redes sociais, você pode ter contato direto com o cliente para fechar negócio. Com o Cielo Pay, além garantir a segurança e boa experiência do cliente, você consegue gerar um link de pagamento.
Dentro do aplicativo, no menu localizado à esquerda, você encontrará a opção “Pagamento por Link”. Basta inserir todos os dados da venda e compartilhar o link gerado com o cliente, que terá apenas o trabalho de preenchê-lo com suas informações antes de finalizar a compra.
Além disso, o Cielo Pay oferece a alternativa de pagamento com QR Code. Trata-se de um aplicativo para quem vende e para quem compra.
 
Agora, assista ao vídeo em que o Bruno Ávila, especialista em marketing digital, dá algumas dicas sobre as melhores práticas nas redes sociais.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288