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Dicas e Histórias de Sucesso

Estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Publicado por Equipe Cielo

Não importa o tamanho da empresa ou seu ramo de atuação. O fato é que qualquer negócio precisa de estratégias de marketing que ajudem a aumentar as vendas de seus produtos ou serviços.

Se você tem um empreendimento e está buscando desenvolver e implementar novas ações para vender mais, separamos algumas ideias para ajudar.

Continue a leitura!

Como você pode aumentar suas vendas?

Antes de seguirmos para as dicas, vale lembrar: o primeiro passo para vender mais é compreender profundamente seus clientes.

É necessário entender cada etapa da jornada de compras do seu público-alvo antes, durante e após comprarem com você.

Qual perfil dos seus consumidores e clientes em potencial? Como eles se comportam antes de fechar negócio? O que faz com que eles desistam ou sigam adiante numa compra? O que os leva a comprar novamente?

Somente depois entender como seus clientes se comportam em todas essas etapas é que você conseguirá posicionar sua marca e definir o que é adequado para seu negócio em relação às estratégias de marketing para vendas.

Dito isso, vamos em frente!

Dica 1: crie ações que aumentem o total gasto em cada compra

Uma das principais motivações para as pessoas comprarem algo é… economizar dinheiro!

Parece contraditório, mas não é. Quando o assunto é consumo, muitas vezes é necessário criar ‘mecanismos’ que incentivem os clientes a comprarem mais, gastando menos.

Por isso, é importante que sua estratégia contemple ações como criar cupons de desconto, oferecer frete grátis a partir de um determinado valor de compra ou disponibilizar descontos progressivos, proporcionais à quantidade de itens que estão sendo comprados.

Iniciativas assim ajudam a despertar o senso de oportunidade, gerando as chamadas ‘compras por impulso’.

Dica 2: foque em quem já é seu cliente

Tão ou mais importante do que conquistar novos clientes, é reter os antigos. Descobrir como fidelizar clientes é meio caminho andado para o sucesso de qualquer negócio.

Por isso, sua estratégia também precisa contemplar as pessoas que, em algum momento, já compraram de você ou que são clientes atualmente.

Seja proativo com elas. Fazer o envio de e-mails marketing ou de mensagens por aplicativos podem ser incentivos importantes para que esses consumidores voltem a fazer negócio.

Faça promoções voltadas para resgatar a atenção de quem já comprou com você, incluindo a oferta de descontos para quem fizer indicação de novos clientes.

Se você trabalha com serviços, que tal oferecer soluções adicionais, que possam complementar o serviço contratado originalmente?

Dica 3: ofereça uma boa experiência de pagamento

Proporcionar uma experiência de pagamento segura e ágil aos seus clientes é uma das ações mais importantes que você pode fazer pelo seu negócio.

Com tanta concorrência por aí, mais do que nunca é preciso tornar o momento de fechar a compra o mais agradável e confiável possível.

Dessa forma, é importante oferecer diferentes formas de pagamento, além das tradicionais vendas no crédito ou débito. Opção é o que não falta: Pix, pagamento por aproximação, QR Code, links de pagamento

Fique atento também não só para vender à vista como vender parcelado também.

Afinal, oferecer boas formas de parcelamento é uma maneira eficiente de aumentar o poder de compras do seu cliente.

Essas recomendações são válidas tanto para a loja física quanto para o e-commerce. Mas, no ambiente virtual, é importante pensar também no momento do checkout.

Muita gente abandona o carrinho se desconfia da segurança nos pagamentos online e para evitar isso, é essencial que você utilize uma solução de pagamento na qual seu cliente não precise sair do ambiente do seu site para concluir a compra.

Dica 4: use o depoimento dos clientes a seu favor

Quantas vezes você mesmo já não fez uma compra após ler a opinião de clientes sobre um determinado produto ou serviço?

Isso recebe o nome de “prova social” e é uma ótima estratégia para aumentar suas vendas.

O uso desse recurso se tornou ainda mais importante porque muitos clientes buscam informações nos meios digitais sobre as empresas e a qualidade de um produto/serviço antes de comprá-lo.

Por isso, se seus clientes fizeram elogios ao seu negócio ou produto nas redes sociais, site ou no perfil do Google Meu Negócio, é bom compartilhar esses depoimentos em e-mails marketing, no perfil da empresa, no seu site institucional e no descritivo de produtos.

Ser transparente é muito importante para construir sua reputação. Então, deixe aberto o espaço de comentários nas suas redes sociais e no site, interaja com seus clientes e seja sempre íntegro, prestativo e educado nas respostas.

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