Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Plano de negócios: veja dicas para quem quer abrir uma empresa

Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. Os motivos para isso são os mais variados: realizar um sonho, ter mais autonomia, buscar desafios novos ou até fugir do desemprego.
Publicado por Equipe Cielo

Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. Os motivos para isso são os mais variados: realizar um sonho, ter mais autonomia, buscar desafios novos ou até fugir do desemprego.

E cada vez mais brasileiros investem nessa alternativa. Segundo um levantamento feito pela Serasa Experian, tivemos um número recorde de novas empresas em 2020 no Brasil. Ao todo, foram criados 3,3 milhões de novos negócios – um crescimento de 8,7% em relação a 2019.

E você? Também tem vontade de empreender e começar sua própria empresa? Se você quer abrir um negócio e precisa de algumas dicas para fazer isso, continue a leitura!

 

1.      Invista em planejamento

Começar um negócio exige muita dedicação e trabalho. Mas isso não é suficiente para garantir o sucesso de um empreendimento. É fundamental fazer um planejamento detalhado e avaliar se sua ideia é realmente viável.

Para isso, é importante que você invista um tempinho para fazer um plano de negócio. O plano de negócio nada mais é que um documento que descreve os objetivos de uma empresa e os passos necessários para que eles sejam alcançados.

Nele, você vai detalhar aspectos como o mercado e seus concorrentes, os pontos fortes e fracos do seu negócio, que produtos e serviços vai oferecer e o perfil dos clientes que quer atingir.

 

2.      Garanta presença no mundo digital

Mais do que nunca, é essencial que seu negócio esteja presente no mundo digital. Estar na internet é importante para divulgar a sua empresa e também para alcançar um número maior de pessoas.

Então, ao montar um negócio, será necessário criar seu próprio site e ter uma loja virtual onde você possa vender seus produtos e serviços na internet. Ah! Considere também utilizar as redes sociais para aumentar seu poder de comunicação e ganhar mais espaço online. Como já diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

 

3.      Trabalhe com o que você curte

Como dissemos no começo do texto, há muitas razões para alguém ter vontade de abrir uma empresa. E na hora de escolher em que área você vai empreender, considere oferecer um produto ou serviço que você curta muito.

É claro que fatores como retorno financeiro e demanda de mercado devem ser levados em conta. Mas não se esqueça do quanto é importante ter alegria no que faz.

Muitas vezes, ter prazer no seu dia a dia de trabalho é o que vai fazer diferença quando você precisar gastar aquela dose extra de energia para cumprir um prazo apertado ou caprichar mais para se diferenciar da concorrência.

 

4.      Conheça bem seu ramo de atividade

Essa dica aqui tem relação direta com o que falamos acima. Afinal, quando gostamos de alguma coisa, é natural que a gente busque mais informações sobre ela e queira saber tudo sobre o assunto, né?

Nos negócios, essa lógica pode ser um fator a mais para ajudar sua empresa a dar certo. Afinal, quanto mais você souber sobre o segmento em que atua, mais fácil conseguirá identificar oportunidades de inovar, de variar produtos e serviços e de expandir suas atividades.

Conhecer bem o seu ramo de atividade é meio caminho andado para o sucesso.

 

5.      Mantenha as finanças em dia

O bom empreendedor deve manter suas finanças em dia. Então, ao começar um novo negócio, planeje bem os investimentos necessários para a empreitada.

Para isso, você deve prestar atenção não só os gastos pré-operacionais para abrir sua empresa, mas também ficar de olho nos custos fixos (aqueles que você vai gastar independente de quanto arrecade a cada mês) e no capital de giro (que é a diferença entre o que sua empresa tem em caixa e a soma de todas as despesas e contas a pagar do seu negócio).

Além disso, busque soluções de pagamento adequadas ao perfil dos seus clientes. Facilitar o pagamento e o parcelamento, por exemplo, podem fazer a diferença entre fechar ou não uma venda – e, consequentemente, arrecadar mais.

 

6.      Evite dívidas

Por fim, temos uma dica que vale para todo mundo que quer abrir o próprio negócio: evite fazer grandes dívidas.

Fique atento para não se endividar em qualquer época, mas, principalmente, nos dois primeiros anos da sua empresa. Alguns dados de mercado indicam que esse período costuma ser decisivo para saber se um negócio irá ou não seguir adiante.

Tenha em mente que vale mais abrir uma empresa simples, mas que seja economicamente viável, do que começar um negócio que demande um volume maior de investimentos.

Mantenha o foco nas suas possibilidades e no que realmente é essencial para tirar sua ideia do papel. Para ir longe, nada de dar um passo maior do que a perna! 😉

E aí, gostou das nossas dicas? Fique sempre ligado no Blog Cielo para ter acesso a mais conteúdos assim!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288