Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma loja virtual? Dicas para ter um site de sucesso e muitas vendas

Publicado por Equipe Cielo

Não é difícil responder a dúvida que dá origem ao título deste texto. Abrir uma loja online, hoje em dia, é muito mais fácil do que você imagina. É totalmente possível criar uma loja virtual de sucesso do zero e vender muito!

Apesar da competitividade, sempre existe espaço na web para mais um e-commerce. O importante é compreender como montar uma loja virtual que seja atraente para o público e atinja os objetivos de venda.

Entretanto, se você não sabe nem por onde começar e tem medo de arriscar, confira o passo a passo que a Cielo preparou para ajudá-lo a montar um e-commerce de sucesso.

Itens necessários para montar um site de sucesso

Neste artigo você aprenderá como montar uma loja virtual, como hospedá-la, o que fazer para vender os seus produtos e ter sucesso. Mas, ainda existem2 itens que nós consideramos extremamente necessários para quem deseja ter um e-commerce bem-sucedido. São eles:

● Experiência do usuário;

● Segurança.

Por que a experiência do usuário é importante para quem deseja criar um site de sucesso?

Aplicativos como Uber, Ifood, Rappi têm muito mais em comum do que você imagina. O elemento que podemos destacar, e é necessário considerá-lo na hora de entender como criar um site de sucesso, é a preocupação com a experiência do usuário.
Se você entra em um site e não consegue enxergar as informações ou tem que dar zoom para visualizar melhor, por exemplo, quem ficaria muito tempo na mesma página ou compraria nessa loja virtual? A resposta provavelmente é ninguém.
Os seus clientes certamente pensam da mesma forma. Se a experiência não for tão boa, eles vão fechar a página e buscar um que seja mais fácil de navegar.
Quando falamos de usabilidade, também nos referimos à responsividade do site. Ou seja, ele precisa ser adaptável a qualquer tamanho de tela. As pessoas que acessarem por meio de um desktop, smartphone ou tablet terão experiências semelhantes.

Por que é importante criar um site de vendas seguro?

O que todo mundo espera de uma compra online? Acreditamos que a segurança esteja entre os principais elementos que fazem o consumidor tomar a decisão de comprar ou não em um site.

Então, um site mal-estruturado, com informações nada precisas sobre os produtos, cheio de anúncios, entre outros pontos desagradáveis para a experiência do usuário pode levantar suspeitas e, com isso, a compra não é feita.

Como um e-commerce funciona 24 horas, a segurança tem que ser redobrada para que ele não seja alvo de ataques. Por isso, o ideal é que ele seja sempre atualizado e tenha um varredor de malware.

Se você não sabe como montar um e-commerce com pagamento seguro, a Cielo pode ajudar.

Aprenda como montar uma loja virtual de sucesso

Empreender não é uma tarefa fácil, isso você já deve saber. Para garantir o sucesso ao montar uma loja virtual, algumas etapas devem ser seguidas. Veja as dicas abaixo!

1) Encontre o público da sua loja virtual

Caso você não tenha o seu público bem definido ainda, crie um canal em rede social para divulgar o seu produto. Ele servirá também para te ajudar a se comunicar com o seu público e a entendê-lo em todas as fases do seu negócio.

Pode ser um perfil no Instagram ou um canal no YouTube, por exemplo. Saber exatamente quem é o seu público, quais são as dificuldades, interesses e particularidades dele, te ajudará a saber como montar uma loja virtual de sucesso.

2) Escolha a plataforma certa para criar um site de vendas

Existem dezenas de opções de plataformas para ter uma loja. A Cielo, por exemplo, oferece um sistema para criar o seu e-commerce, sendo totalmente digital e intuitivo. Através dele, o lojista cria sua loja em apenas 5 passos, e vende mais, 24h por dia.

3) Crie a identidade visual

Sua marca precisa “ter uma marca”, um conjunto de fatores que façam com que ela seja facilmente reconhecida. Por isso, uma identidade visual é tão importante. Tente ser sempre o mais fiel possível com a imagem daquilo que você vende.

Hoje em dia, é isso que dá confiança ao seu cliente. Pense em cores e padrões da sua identidade visual que combinam com o seu produto ou serviço e com a mensagem que você deseja passar ao público.

4) Cadastre seus produtos

Até aqui você entendeu como montar uma loja virtual e criar sua identidade visual. Agora, chegou a hora de tirar fotos e cadastrar seus produtos. Crie descrições legais para atrair a atenção do seu público e explicar o que você está vendendo.

Ao cadastrar seus produtos em seu site de vendas, procure entender como o seu público costuma buscar na internet por eles e aplique técnicas de SEO no nome e descrição do produto. Usar as palavras certas e uma descrição  esclarecedora pode fazer toda a diferença nas suas vendas.

5) Gerencie suas vendas

Nas plataformas de gerenciamento de e-commerce, você consegue visualizar quanto vendeu, para onde foi a venda, qual foi o seu lucro. Tudo está disponível para checagem pelo celular.

Na hora de gerenciar as vendas, também é importante conhecer os KPIs (sigla do termo inglês Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho). Eles servem para avaliar e otimizar o seu ciclo de vendas, ajudando a aumentar a receita.

Saiba mais sobre os indicadores de vendas neste artigo que preparamos.

Está pronto para vender seus serviços ou produtos online e multiplicar o faturamento da sua empresa? Siga o perfil da Cielo no Instagram e confira outras dicas exclusivas para o seu e-commerce.

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288