Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Controle de estoque: tenha os detalhes do seu negócio na palma da mão

Publicado por Equipe Cielo

Fazer o controle de estoque da empresa é essencial para ter um negócio organizado e, claro, para se dar bem no mercado. Se você não faz isso, independentemente do porte do empreendimento, mais cedo ou mais tarde você terá prejuízos.
Temos certeza de que esse não é seu objetivo.
Com um controle de estoque bem-estruturado, você saberá exatamente o que foi vendido ou o que precisa ser solicitado aos fornecedores. Trata-se de uma forma que dá mais previsibilidade ao seu negócio.
Que tal conhecer melhor essa prática que deve fazer parte da sua rotina?
 

O que é controle de estoque?

O controle de estoque é uma das ferramentas mais importantes para uma empresa. Com base nas informações que ele oferece, você saberá quanto precisa comprar ou o que deve deixar de adquirir.
Trata-se de uma área que controla o fluxo de produtos e informa dados relevantes das vendas. Ele tem como objetivo apontar a quantidade de itens disponíveis de cada um dos produtos que a empresa trabalha e dizer quanto essa mercadoria vale financeiramente.
Inicialmente, pode parecer algo simples e que toda empresa faz. Porém quando analisamos na prática, não é bem assim que funciona. Muitas pequenas empresas deixam essa atividade de lado e apresentam falhas no estoque extremamente prejudiciais ao negócio.
Fazendo um controle adequado de entradas e saídas dos produtos, você consegue tomar decisões mais certeiras e cuidar da saúde financeira do seu empreendimento. E isso, sem dúvidas, é o que todos desejam.
 

Benefícios do controle de caixa

É muito importante que todos de uma empresa saibam quais são os produtos que estão disponíveis e quais precisam de reposição. Como destacamos, esse é um dos benefícios de controlar o estoque.
Para qualquer negócio, equilíbrio é uma das palavras-chave que levam ao sucesso. Um controle de estoque mostra quais produtos devem ser adquiridos ou os que estão encalhados nas prateleiras.
Isso, certamente, ajuda a conquistar resultados melhores, pois você não fará investimentos desnecessários e também não correrá risco de não ter o que seu cliente deseja. Convenhamos: ninguém merece perder vendas por não ter o produto, não é mesmo?
Não perder vendas e evitar investimentos de risco são outros dois benefícios que o controle de estoque traz para um empreendimento. Além desses, temos alguns outros. Veja abaixo.
 

Otimização de recursos

Como falamos, o objetivo do controle de estoque é equilibrar a gestão de produtos. Isso significa otimizar os recursos de uma empresa. Ou seja, em vez de investir em itens que não há tanta necessidade, essa ferramenta dará a oportunidade de apostar em novas possibilidades.
Trata-se de uma maneira de guiar seus investimentos para o melhor caminho.
 

Reação em cadeia

Não controlar o estoque pode acarretar em problemas para entregar um pedido. E isso, infelizmente, poderá fazer você perder um cliente. Reconquistá-lo, quase sempre, é um desafio impossível.
Você faria um pedido com uma empresa que não consegue entregar no prazo? Provavelmente não. E seu cliente pensa da mesma forma, afinal, ninguém quer perder vendas.
Com isso, ele vai recorrer a outras alternativas do mercado, o que representa uma baixa nas suas vendas e impacta o retorno financeiro do seu negócio como um todo.
 

Integra a gestão financeira

Pode não parecer, mas o controle de estoque está ligado, mesmo que indiretamente, a muitas atividades da empresa. A área financeira, por exemplo, é uma das mais relevantes por entenderem essa ferramenta como aplicação direta das finanças.
Com essa integração, haverá uma facilidade maior na gestão, o que possibilita a identificação de oportunidades de mercado.
 

Experiência do cliente

Como sempre falamos aqui no blog, estamos na era da experiência. Muitas vezes o consumidor prefere pagar um pouquinho a mais para garantir que sua jornada de compra seja positiva, sem dores de cabeça.
Sim, um controle de estoque bem-feito garante que o cliente tenha uma experiência de compra agradável.
Vamos supor que você está no Instagram e é impactado por um anúncio de determinado produto. O preço está bom e você já tinha um certo interesse naquele item. Então, decide comprá-lo.
No momento em que vai fechar a compra, nota que o produto está sem estoque. Obviamente rola uma frustração, o que é extremamente negativo para sua experiência de compra.
Errar no controle de estoque impacta a equipe de marketing, os vendedores, o financeiro e o atendimento ao cliente. Ou seja, ter controle das mercadorias beneficia o seu cliente, que sairá satisfeito da sua loja física ou do seu e-commerce.
 

Facilitando o controle de estoque

Trabalhar com planilhas é uma forma de controlar o estoque da sua empresa. Com o Google Planilhas, por exemplo, é possível compartilhar o arquivo com pessoas específicas e elas ficam com essa responsabilidade.
Essa é uma alternativa, mas hoje existem alguns aplicativos para celular que podem simplificar ainda mais esse processo de gerenciamento.
Esses aplicativos indicam a quantidade de produtos no estoque e quando é preciso entrar em contato com fornecedores para repô-los. Além disso, ele aponta quais são os mais e menos vendidos em determinado período.
Estoque Fácil 2.0 e Vendr são duas opções entre tantas outras existentes.
 

Receba Rápido

Embora o controle de estoque deixe suas atividades mais previsíveis e minimize alguns erros, nem sempre é possível prever algumas urgências. Nesse momento você precisará de um apoio para contornar a situação.
Imagina que um cliente faça um pedido que exija o dobro da quantidade de produtos que você tem no estoque? Você precisa, rapidamente, entrar em contato com os fornecedores para encomendar os itens.
E nesse momento surge um problemão: você não tem dinheiro o suficiente em caixa para fazer esse pedido, pois seus clientes pagam as compras em várias parcelas. Ou seja, você só terá acesso ao valor total após muitos meses.
Para resolver isso, sem recorrer aos temidos empréstimos bancários, é muito simples: basta solicitar o Receba Rápido da Cielo, nossa linha de adiantamento de recebíveis. Trata-se de uma maneira de “colocar a casa em ordem” com um dinheiro que já é seu, mas que você só receberia no futuro.
Se você acionar o Receba Rápido, adiantará recursos de vendas que foram transacionadas no crédito à vista ou até mesmo aquelas que foram parceladas em duas, três, quatro ou mais vezes. Você adianta o valor total líquido e poderá reinvesti-lo da forma que preferir.
Mas fique atendo: planeje-se, pois esse dinheiro não entrará no caixa novamente.
 

Como contratar o Receba Rápido?

Nós temos três canais em que você pode acionar o Receba Rápido: área exclusiva do cliente em nosso site, aplicativo da Cielo e central de atendimento, pelos telefones (11) 3003 8472/ 0800 570 8472.
No mesmo momento da solicitação é possível indicar a maneira que deseja receber o adiantamento: em 2 dias, 1 vez por semana ou 1 vez por mês.
Novos clientes
Pretende virar um parceiro Cielo? No momento da aquisição da sua máquina, selecione a alternativa de recebimento em 2 dias. Claro, se preferir, indique a opção semanal ou mensal.
Agora, que tal pôr o controle de estoque em prática?


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288