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Black Friday

5 passos para se organizar na Black Friday

Publicado por Equipe Cielo

Não importa se você tem apenas loja física, se só vende online ou as duas coisas juntas. Também não importa o tamanho da sua empresa: a Black Friday é uma oportunidade imperdível para alavancar suas vendas e impulsionar o seu negócio.

Mas, para aproveitar esse momento, é preciso se planejar. Por isso, separamos alguns passos para você se organizar na Black Friday e saber o que fazer para preparar seu negócio para um dos maiores eventos do comércio!

Defina as metas para a data

Antes de mais nada, vale a pergunta: para você, o que é ter sucesso na Black Friday?

Dependendo do seu negócio, pode ser aumentar as vendas. Ou esvaziar o estoque, liberando espaço para outras mercadorias com mais procura para as Festas de Fim de Ano. Em outros casos, pode ser mais importante trazer de volta clientes que já consumiram seus produtos ou conquistar novos consumidores.

É claro que o ideal seria alcançar tudo isso em uma única tacada. Mas, de qualquer forma, você deve avaliar as necessidades da sua empresa para definir o que é prioridade agora.

A partir dessa análise, defina os objetivos mais importantes a curto prazo. Manter o foco é fundamental para traçar estratégias eficazes e fazer com que sua empresa se saia bem nessa data.

Foque nos canais certos para seus produtos

Loja física, loja virtual, redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, chat, telemarketing… Com a digitalização, há cada vez mais canais de vendas disponíveis.

Mas será que todos fazem sentido para você? Para responder a essa dúvida, você precisa olhar com atenção para o seu negócio.

Afinal, cada canal apresenta necessidades específicas e comportamento de compra distinto e nem todos podem ser os mais adequados para sua empresa.

Considere seu tempo, o perfil de seus clientes, o público-alvo de cada produto do seu portfolio e os objetivos da sua marca.

Dessa forma, vai encontrar os canais que funcionam melhor para você e sua empresa.

Considere vender em market places

Esse passo aqui está diretamente ligado ao passo acima. Mas merece atenção especial. Há diversas plataformas de market places disponíveis e elas podem trazer benefícios.

Mas vender em market places também requer estratégia.

É um canal indicado, por exemplo, para quem ainda não tem sua própria loja virtual ou para quem deseja aumentar a visibilidade para seus produtos e serviços.

Por isso, a primeira coisa a ser feita é preparar uma lista dos market places que atuam no seu segmento, já que algumas opções são mais adequadas a determinados tipos de produto comercializados.

Avalie a reputação das plataformas, saiba como funcionam e compare as características de cada uma.

Este é um canal que vai demandar atenção específica e bem ágil, por exemplo, na resposta às dúvidas e solicitações dos clientes e à logística de envio/devoluções. Mas pode trazer bons resultados para você.

Teste sua loja online

Mais do que nunca, as compras online devem representar um volume considerável do total de vendas realizadas na Black Friday.

Dessa forma, aumentam também o número de transações e acessos feitos de forma simultânea. Com isso, é importante se antecipar e realizar testes na sua loja virtual para ter certeza que está tudo correndo bem!

Verifique se há boas imagens e informações detalhadas sobre os produtos. Veja também se seu site demora a carregar, já que cada segundo é uma eternidade no mundo digital e nem sempre seus clientes vão esperar.

Faça também um teste e compre alguma coisa na sua loja. Observe se toda a jornada de compra está funcionando – principalmente as páginas do carrinho de compras e a do pagamento.

Se necessário, reveja o gateway de pagamento do seu e-commerce. O gateway de pagamento é a tecnologia faz a integração entre a sua loja virtual e as instituições financeiras na hora que o cliente faz uma compra.

O gateway realiza toda a operação de pagamento, incluindo captação, transmissão e armazenamento de dados para que as transações sejam finalizadas.

Tudo isso deve ser feito de forma rápida e muito segura, evitando desistências ou o indesejável chargeback (contestação de uma compra efetuada por cartão de crédito ou débito).

Invista na experiência dos clientes

Experiência do cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. E a Black Friday costuma ser decisiva para isso.

Afinal, ela tanto pode representar a oportunidade de conquistar novos clientes, como também de causar uma péssima impressão (incluindo aí aquelas pessoas que já compraram com você antes).

Promover uma boa experiência para seus consumidores vai além de oferecer bons preços ou promoções. Ela inclui vários aspectos que vão desde ajudar a aumentar o poder de compra dos clientes à excelência no atendimento.

Mesmo com o aumento da demanda, você deve garantir que a qualidade da experiência não será comprometida. Ou que não haverá atraso na entrega do produto/serviço, por exemplo.

Preste atenção ao pós-vendas também, já que a Black Friday traz impactos antes, durante e depois da data em si. Ser ágil e assertivo nesse momento mostra quais são as empresas realmente preparadas para prestar um bom atendimento – e, consequentemente, fidelizar seus clientes.

E mais: Veja como impulsionar seus negócios para a Black Friday 2021!

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