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Como divulgar empresa no Google? Esteja sempre em destaque!

Ter um bom posicionamento no maior buscador da internet é essencial para alcançar potenciais clientes. Neste texto, você confere dicas e ideias para descobrir como divulgar sua empresa no Google!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora negra sorri ao olhar dicas de como divulgar empresa no Google em seu notebook.

Saber como divulgar empresa no Google é indispensável para se sobressair nos resultados de pesquisas.

Afinal, atualmente, nenhum negócio deve deixar de vender online.

Leve em conta que mais de 80% da população brasileira tem acesso à internet, segundo a pesquisa Digital Brazil 2023 (em inglês).

Por isso, a estratégia para mecanismos como o Google é um dos passos mais importantes para montar um negócio de qualquer tipo, seja um restaurante, um estacionamento ou uma loja virtual.

Para garantir que seu negócio será encontrado por um bom público, leia o texto até o fim e aprenda como divulgar empresa no Google.

Como começar a divulgar empresa no Google

O empreendedor que não souber como divulgar sua empresa no Google poderá encontrar dificuldades mesmo que trabalhe com os melhores produtos para vender na internet.

Existem conceitos importantes que você precisa conhecer.

Vamos começar nosso artigo apresentando três informações essenciais que vão ajudar você a entender nossas dicas.

Entenda como funcionam as campanhas de Google Ads

As campanhas de anúncios pagos do Google são uma ferramenta indispensável para quem abriu seu negócio com pouco dinheiro e não pode arcar com os custos da publicidade tradicional.

Afinal, o Google Ads permite segmentar seu público para que a publicidade apareça para quem estiver interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece.

Se seu negócio tiver loja física, a segmentação permite que a publicidade apareça apenas para quem estiver na mesma região.

O anunciante pode pagar apenas por cliques ou visualizações, dependendo do seu objetivo.

Porém, é preciso entender bem o funcionamento dessa ferramenta e buscar as melhores palavras-chave, ou seja, os termos mais usados por quem pesquisa por determinado assunto.

Crie um perfil da empresa no Google

Se você não quiser investir na publicidade, tem como divulgar empresa no Google sem precisar pagar.

Uma das formas é criar uma página no Google Meu Negócio.

Você não precisa pagar nada para fazer isso e sua empresa pode aparecer nos resultados de buscas feitas por pessoas que procuram os produtos ou serviços que você oferece.

Essa etapa tem uma importância ainda maior para negócios com loja física, pois inclui sua empresa no mapinha que aparece na tela de quem fez a busca.

Além disso, com o Google Meu Negócio, você pode divulgar as principais informações relacionadas à sua atividade e interagir com clientes.

Você sabe o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, termo que, em português, significa Otimização para Motores de Busca.

Na prática, SEO é um conjunto de técnicas que ajudam sua empresa a aparecer na primeira página de buscas de forma orgânica, ou seja, sem que você precise pagar por um anúncio.

Isso é importante porque, segundo pesquisa da Hubspot (em inglês), quase 80% dos usuários ignoram os anúncios ao fazer uma busca em mecanismos como o Google e clicam direto nos resultados orgânicos.

Por isso, ficar bem ranqueado é um diferencial competitivo interessante para o seu negócio.

Assim como nos anúncios pagos, o SEO também se baseia nas palavras-chave, pois elas definem como sua empresa será encontrada em uma busca.

Para conhecer as principais técnicas de SEO, continue lendo e aprenda como divulgar sua empresa no Google.

Como divulgar empresa no Google e aumentar as vendas?

Até aqui, vimos algumas definições básicas sobre a divulgação para mecanismos de busca.

A partir de agora, vamos dar algumas dicas importantes de como divulgar empresa no Google.

Crie anúncios segmentados com foco em conversão

Após fazer o login no Google Ads, selecione “Campanhas” no menu à esquerda e, em seguida, “Nova Campanha”.

Depois disso, você pode definir metas como visualizações de site ou vídeo, reconhecimento de marca, geração de leads, e outros objetivos.

Selecionando o foco nas conversões, você pode segmentar bem o público e acompanhar os resultados para testar a eficácia e ir melhorando sua campanha aos poucos.

Em períodos de muitas vendas, como a Black Friday, por exemplo, é preciso planejar sua campanha com bastante antecedência, pois muitas empresas antecipam suas promoções.

Otimize as campanhas com base nos dados do seu site

Conhecer o comportamento dos usuários que chegam ao seu site pelo Google pode ajudar você a otimizar suas campanhas.

Por isso, é importante analisar métricas como:

  • Taxa de cliques (CTR): relação entre o número de acessos da página e o número de vezes em que ela foi exibida;
  • Taxa de conversão: proporção de pessoas que se tornaram leads ou clientes, conforme seu objetivo;
  • Tempo médio de permanência: por quanto tempo, em média, as pessoas ficam no seu site;
  • Páginas mais visitadas: qual página, post de blog ou seção do seu site é mais acessada a partir dos anúncios.

Faça uma auditoria técnica do seu site

Uma tarefa complexa como divulgar uma empresa no Google exige um trabalho em várias frentes.

Algumas tarefas exigem conhecimento técnico avançado e uma delas é a auditoria de SEO.

Os mecanismos de busca contam com “robôs”, ou seja, algoritmos que rastreiam os sites para definir a ordem de posicionamento em uma busca.

Por isso, existe uma série de requisitos que sua página precisa ter para ficar bem posicionada.

A auditoria do SEO é realizada para identificar e corrigir falhas que podem atrapalhar no ranqueamento do seu site.

Você pode buscar ajuda especializada ou usar ferramentas específicas para isso, como SEMRush e Screaming Frog.

Estude as principais páginas de seus concorrentes

Um dos principais requisitos do Google para definir a ordem de posicionamento na busca orgânica é o quanto cada página está completa.

Por isso, dê uma olhada nas páginas dos seus concorrentes para conferir se existe algum conteúdo que esteja faltando no seu material.

Aproveite para conferir as estratégias usadas por eles e ver se elas estão dando bons resultados.

Otimize suas páginas

Ter suas páginas otimizadas para SEO é essencial para que seus conteúdos apareçam nas buscas.

Essa prática precisa ser constante, pois mesmo que uma página da sua empresa esteja na primeira posição, certamente vários concorrentes estarão trabalhando para tomar seu posto.

Algumas práticas importantes para isso são:

  • Estude as palavras-chave mais relevantes para o seu público com o Keyword Planner do Google ou serviços pagos como SEM Rush e Ubersuggest;
  • Publique conteúdos relevantes para seu público;
  • Tenha uma hierarquia definida a partir do código HTML usando a tag H1 no título e deixando os subtítulos com tags H2, H3 e assim por diante
  • Mantenha a palavra-chave incluída na URL (endereço usado para acessar o conteúdo no navegador) e garanta que ela não vai mudar caso você edite a página.

Monitore o desempenho da sua audiência orgânica

Analisar quantos visitantes chegam ao seu site a partir de uma busca orgânica é importante para definir suas estratégias.

Além de ajudar a mostrar as palavras-chave mais promissoras, essa prática pode revelar quais pontos devem ser melhorados nas suas páginas.

Para isso, você pode usar o Google Analytics para analisar métricas como:

  • Número de visitantes: quantas pessoas acessaram seu site;
  • Número de visualizações: quantas páginas foram acessadas;
  • Taxa de rejeição: proporção de usuários que saíram do site após visitar apenas uma página;
  • Taxa de saída: proporção de usuários que saíram do site a partir de cada página;
  • Percentual de novas visitas: quantos usuários acessaram o site pela primeira vez.

Melhore as metas título e descrição de suas páginas

Quando você faz uma pesquisa no Google, o conteúdo referente a cada página listada é um pouco diferente do que está no site.

Isso acontece porque o que aparece na página de resultados é o meta título e a meta descrição.

Por isso, para cada página do seu site, é preciso criar um meta título que tenha de 50 a 60 caracteres e uma meta descrição com até 160 caracteres e que resuma bem o que a pessoa vai encontrar ali.

Caso contrário, quem está lendo não vai entender do que se trata seu conteúdo e o próprio sistemas de algoritmos do Google não vai ranquear bem sua página.

Tenha imagens leves

O tempo de carregamento da sua página é um dos fatores que definem o ranqueamento.

Se a sua página for muito pesada para carregar, ela vai ficando para trás.

Por isso, é preciso ter muita atenção com o tamanho das imagens.

Evitar inserir arquivos maiores que o necessário, o que impacta muito no tempo de carregamento.

Você pode usar ferramentas como TinyPNG ou ILoveImg para deixar o tamanho abaixo de 100kb e com uma boa qualidade.

Incentive clientes a avaliarem o perfil da empresa no Google

A partir das informações que trouxemos neste texto, você já pode começar a planejar como divulgar sua empresa no Google.

E se você ainda não criou seu perfil no Google Meu Negócio, faça isso agora!

Além de preencher o cadastro com o maior número de informações possível, ter boas avaliações é um fator decisivo para que os consumidores escolham seu negócio.

Afinal, as pessoas tendem a confiar mais na opinião de outros consumidores do que em materiais publicitários.

Por isso, incentive seus clientes a escreverem depoimentos e marcarem 5 estrelas.

Uma parte importante para criar uma boa jornada de compras – o que ajuda a receber boas avaliações – é garantir uma cobrança tranquila e segura na venda do seu produto ou serviço.

Se o seu negócio é online, é fundamental usar um gateway de pagamento que ajuda a minimizar as chances de chargeback (contestação de uma transação realizada no cartão).

Já na loja física, sua maquininha de cartão deve oferecer o máximo de opções para que as pessoas fiquem à vontade para pagarem suas compras como preferirem.

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