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Fornecedores para loja virtual: como conseguir os melhores?

Publicado por Equipe Cielo

Se você tem ou pretender ter seu próprio negócio online, um ponto vai ser essencial para seu sucesso: saber como conseguir fornecedores para sua loja virtual.

Para quem não produz o que vende, descobrir como encontrar fornecedores bons é questão de sobrevivência para uma loja virtual.

Quer saber por onde começar? Continue a leitura para ter dicas importantes de como achar bons fornecedores para sua loja online.

Que produtos vender na loja virtual? Entenda as necessidades do seu público e do seu negócio

O primeiro passo para conseguir bons fornecedores é saber exatamente o que você precisa buscar.

Isso é mais do que definir o que você vai vender em sua loja virtual.

É entender as necessidades básicas do seu negócio e do seu público, listar os produtos que atendem esta demanda e, só então, procurar os fornecedores adequados.

Comece respondendo algumas questões:

  • Que tipo de negócio você tem? Busca insumos ou produtos já finalizados para vender?
  • Onde seu estoque está localizado?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Como você quer se destacar da concorrência e agregar valor para quem compra na sua loja?
  • Qual principal diferencial da sua loja virtual? Exemplo: preço, qualidade, rapidez na entrega…
  • Como funciona o armazenamento/estoque do seu e-commerce?
  • Como você envia os pedidos que recebe?

Com essas respostas, vai ser mais fácil traçar o perfil dos fornecedores que você precisa procurar.

Para definir seu mix de produtos – e consequentemente, seus fornecedores – é essencial que você:

Entenda as tendências de mercado

Ao buscar fornecedores para sua loja virtual, procure entender as tendências de mercado e quais são os produtos mais cobiçados pelo seu público.

Uma forma simples de fazer isso é buscar a lista dos produtos mais vendidos de grandes sites de e-commerce ou de marketplace.

A partir desta ação, é possível detectar até o que está em alta entre os consumidores em datas promocionais como a Black Friday, por exemplo.

Estude suas vendas e avalie comportamentos similares

Se você já tem uma loja virtual, dedique um tempo para estudar o comportamento de compra de seus clientes.

Se possível, utilize uma ferramenta de gestão que compare a performance do seu negócio com concorrentes de perfil similar.

Assim, você identifica o que está dando certo e o que pode ser melhorado na oferta de produtos para aumentar suas vendas no e-commerce.

O que considerar ao escolher os melhores fornecedores para sua loja virtual

Mais do que preço, um bom fornecedor é aquele que oferece produtos com a qualidade que você precisa, dentro do prazo combinado.

Ao buscar fornecedores para a sua loja virtual, considere:

  • Capacidade de entrega/produção: afinal, você não pode correr risco de comprometer o giro de estoque da sua loja virtual com um fornecedor que não atende sua demanda;
  • Localização e distância física: reflete no valor do frete e no prazo de entrega, mas não faz tanto sentido se você atuar como revendedor (dropshipping). Vamos falar sobre isso adiante;
  • Prazo de entrega: tem reflexo direto no planejamento de vendas da sua loja virtual;
  • Preço e condições de pagamento: além do valor de venda, negociar boas condições de pagamento com os fornecedores da sua loja virtual pode ser uma vantagem competitiva;
  • Qualidade: este fator é sempre importante, independente do perfil de renda do seu público. As pessoas gostam de consumir bons produtos;

Valores de frete: este custo pode ter um grande impacto no preço final de venda e na sua margem de lucro.

Além disso, sempre que possível, busque referências de cada fornecedor. Para isso, nada melhor que uma conversa com outros lojistas ou uma boa pesquisa na internet.

Outra boa prática é criar um cadastro com mais de uma opção de fornecedor por produto. Assim, você evita ficar dependente de uma só empresa e minimiza o risco de ficar sem estoque.

O que é Dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócios online onde uma loja virtual funciona basicamente como uma “vitrine”. É um tipo de e-commerce que comercializa produtos de outros fornecedores – e é este fornecedor que é responsável por cuidar do envio dos pedidos realizados.

O nome dropshipping, inclusive, vem daí: remete à soltar (verbo to drop, em inglês) e à remessa (shipping).

Assim, as lojas virtuais que fazem vendas neste modelo não precisam se preocupar com a compra ou estoque dos produtos.

A cada venda realizada, a loja virtual faz contato com o fornecedor, que envia o produto diretamente para quem fez a compra.

Neste caso, o site de e-commerce é apenas “uma ponte” entre consumidores e fornecedores – que são responsáveis pelo estoque e logística dos produtos vendidos.

Assim, uma loja virtual que venda online no modelo dropshipping investe mais na divulgação, no marketing e na estratégia de marca do negócio, cuidando também do relacionamento com clientes.

No dropshipping, o lucro de quem tem o e-commerce vem da diferença entre o preço final de cada produto para os consumidores e o valor cobrado pelo fornecedor parceiro.

Se quiser saber mais sobre isso, vale consultar um e-book sobre o tema produzido pelo Sebrae.

7 dicas para conseguir bons fornecedores para sua loja virtual

Se você já sabe o que vender na sua loja virtual, agora é hora de conferir sete dicas para encontrar bons fornecedores para sua loja virtual!

1. Use a internet para pesquisar fabricantes

A internet é uma aliada e tanto para quem deseja encontrar fornecedores para lojas virtuais.

Use e abuse das buscas para achar fabricantes e atacadistas que podem vender os produtos que você precisa por um preço mais em conta.

2. Identifique os fornecedores dos concorrentes

Outra boa estratégia para buscar fornecedores é identificar quais são as empresas que fornecem produtos para os concorrentes.

Além de visitar as lojas virtuais da concorrência, vale explorar grandes sites de e-commerce do seu segmento e os principais marketplaces do mercado.

Neles, com certeza você vai encontrar informações sobre os fornecedores dos produtos vendidos. Pesquise, vasculhe. A informação que você precisa pode estar a um clique de distância.

3. Vá a eventos do seu segmento

Quem quer achar bons fornecedores para sua loja virtual não pode deixar de ir a feiras e eventos específicos do seu segmento.

Com certeza, você vai conhecer e encontrar excelentes opções para atender à demanda do seu site, sejam pequenos fabricantes ou distribuidores dispostos a ampliar sua rede de negócios.

4. Busque apoio do Sebrae para encontrar bons fornecedores

Como o nome já diz, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza diversas ações para fomentar o comércio físico ou virtual.

Isso inclui iniciativas como o Mercado Azul, ferramenta virtual para encontrar empresas que podem fornecer os produtos que você precisa. Nele, os fornecedores são classificados por segmento, o que facilita ainda mais a busca.

Além disso, você pode participar de eventos como a Rodada de Negócios, encontro presencial que reúne fornecedores e compradores com demandas afins.

Se precisar, busque a unidade do Sebrae mais próxima de você e peça apoio para encontrar fornecedores para sua loja virtual.

5. Converse com lojistas e revendedores

Sabe o tal do networking (ação de trabalhar sua rede de contatos)? Então… Ele também ajuda bastante na hora de procurar fornecedores para seu e-commerce.

Converse com lojistas e revendedores que atuam no mesmo nicho que você. Com certeza, você vai obter dicas preciosas de empresas que podem fornecer itens para sua loja.

6. Faça uma pesquisa rápida com a sua base de clientes

Outra forma de buscar fornecedores para seu site é perguntando para quem compra.

A visão de quem é cliente ajuda a identificar tendências de consumo e possíveis demandas represadas, que podem ser atendidas com a oferta de mais produtos no catálogo da sua loja online.

7. Olhe para o mercado chinês

Todo mundo sabe do potencial do mercado chinês para atender demandas de produção com preços competitivos. Então, buscar opções de fornecedores neste país pode ser uma ótima opção para sua loja virtual.

Além de sites como o AliExpress e o Light in the Box, você pode contar com o suporte de organizações como a Câmara Brasil-China, que oferece orientação especializada para quem quer fazer negócio com empresas chinesas.

Dica bônus: use a antecipação de recebíveis para negociar melhores condições com o seu fornecedor

Agora que você já sabe como encontrar os melhores fornecedores para sua loja virtual, vale uma dica bônus para negociar as melhores condições com essas empresas.

Para conseguir melhores preços, nada melhor do que ter dinheiro em caixa. E, para isso, você nem precisa conseguir um empréstimo

Basta recorrer ao adiantamento de recebíveis e antecipar o dinheiro das vendas feitas com cartão, recebendo o valor líquido destas transações antes do prazo padrão.

E aqui na Cielo, você conta com duas soluções para adiantar o valor das suas vendas e fazer ótimas negociações com seus fornecedores. Confira!

Antecipação de Recebíveis de Vendas (ARV)

ARV é a sigla para Antecipação de Recebíveis de Vendas da Cielo.

Com ele, você antecipa o recebimento do saldo de vendas já realizadas e ainda gera ganho financeiro para o seu negócio, pois ao fazer a antecipação com o ARV você não paga IOF na transação!

E você pode solicitar a antecipação total ou parcial do seu saldo de forma programada ou uma única vez no mês.

Saiba mais sobre o ARV!

Receba Rápido

Já o Receba Rápido é a maneira mais fácil para você receber o dinheiro das vendas sem esperar o prazo padrão de 30 dias ou mais.

Ele altera as datas de recebimento das vendas futuras – ou seja, das vendas que ainda vão acontecer.

É uma alternativa diferente do ARV, pois o Receba Rápido não altera os prazos de recebimento do que você já vendeu e sim o prazo de recebimento das vendas feitas a partir da contratação.

Assim, você passa a receber o valor líquido total das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado em até dois dias úteis! Bom demais, né?

Conheça o Receba Rápido e veja como melhorar seu fluxo de caixa!

Veja também>> Inteligência de negócios: o que é? Como usá-la?


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