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6 ideias de promoções de Natal. Descubra como vender mais!

Ter boas ideias de promoções de Natal é o primeiro passo para aumentar as vendas de fim de ano. Confira as dicas que trouxemos neste texto!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora entrega Papai Noel que sua cliente comprou em promoção de Natal, ambas estão sorrindo.

Quando o fim de ano se aproxima, chega o momento de pensar em ideias de promoção de Natal.

Afinal, esta é uma data de alto movimento no comércio.

Para aproveitar bem o potencial natalino, é importante planejar bem para sair na frente da concorrência.

Por isso, leia este artigo até o fim para entender a importância desta época para os negócios e conferir algumas ideias de promoção de Natal.

Por que investir em ideias de promoção de Natal?

Não faltam motivos para pensar em boas ideias de promoção de Natal.

É importante ter uma estratégia bem definida no seu plano de negócio, colocando em prática suas ações com o passo a passo a seguir.

Se você tem alguma dúvida quanto a isso, continue a leitura e veja como é importante se planejar bem para o fim de ano.

Maior demanda por presentes

Quando chega a época do Natal, vários consumidores recorrem a lojas físicas e e-commerces para procurar presentes.

Não pense que isso vale só para brinquedos.

No Natal de 2022, o Índice Cielo de Varejo Amplificado (ICVA) apontou alta acima de 20% nas vendas dos setores Turismo e Transporte, Cosméticos e Higiene Pessoal e Livrarias, Papelarias e afins em relação à data em 2021.

Além disso, Óticas e Joalherias e Drogarias e Farmácia venderam mais de 15% mais que no ano anterior.

Portanto, seja qual for o nicho e o segmento do seu negócio, haverá mais pessoas interessadas em comprar o que você vende nesta época.

Mais dinheiro circulando na economia

O período também representa o momento em que os trabalhadores recebem seu 13º salário.

Portanto, é um tempo em que os consumidores têm mais dinheiro para gastar e ainda precisam fazer suas compras para presentear seus entes queridos.

Junte a necessidade de presentear e o aumento do poder de compra e você tem um período com alto potencial de vendas.

Por outro lado, comerciantes dos mais diversos setores também procuram ter boas ideias de promoção de Natal para atrair esse público.

Sabendo disso, os consumidores vão procurar as melhores ofertas e o seu negócio precisa estar pronto para atrair esse público.

Possibilidade de melhorar seu ticket médio

Seja para empresas milionárias ou negócios modestos, com um investimento inicial de até R$ 5 mil, o Natal é uma chance de vender mais para cada cliente.

Afinal, cada cliente geralmente têm muitas pessoas para presentear.

Com isso, é possível aumentar o ticket médio, ou seja, a média de valor que cada cliente rende à empresa.

Existem algumas formas de aproveitar essa tendência para faturar mais a cada venda realizada.

Para conhecer algumas delas, confira as dicas que vamos apresentar a seguir.

Aumente suas vendas com estas ideias de promoções de Natal

Agora que você já entende a necessidade de um bom planejamento, chegou a hora de decidir quais serão suas ideias de promoção de Natal.

Kits especiais de presentes

Você pode reunir vários produtos que tenham funções complementares, formando conjuntos que podem ser ótimos presentes.

Por exemplo: vender um barbeador junto com cremes e loções para a barba ou um kit esportivo com camiseta, calção e meias.

Coloque um preço mais atrativo para vender o combo de produtos, oferecendo um desconto em comparação com a compra dos itens avulsos e você poderá aumentar seu ticket médio.

Cupons de desconto para segunda compra

Depois de cada venda, dê um cupom exclusivo para a próxima compra como agradecimento ao cliente.

Essa estratégia pode ser bastante útil para a fidelização de clientes e fazer com que eles comprem mais com você.

Muitas pessoas terão o impulso de aproveitar a vantagem e presentear mais alguém com seus produtos.

Brindes exclusivos

Uma das ideias de promoção de Natal mais comuns é a distribuição de brindes.

E nessa hora, vale a criatividade para se destacar diante do público.

Procure um “mimo” que remeta ao nicho da sua loja e faça sentido para seus clientes.

Por exemplo: uma loja de produtos naturais pode oferecer uma ecobag (sacola de compras reaproveitável); já uma papelaria, pode dar um bloquinho de notas.

E não deixe de imprimir sua marca no brinde para criar uma memória positiva do cliente em relação ao seu negócio.

Crie promoções relâmpago diárias

Um dos pontos importantes do relacionamento com o público é a captação de dados de contato.

Em troca de alguma vantagem como um desconto ou um brinde, você pode pedir essas informações de quem já comprou de você ou de pessoas que sejam clientes em potencial.

Assim, é possível enviar promoções relâmpago exclusivas, válidas por apenas um dia. Essa estratégia é um dos gatilhos mentais mais eficientes para aumentar as vendas.

A divulgação pode ser feita por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Trabalhe com desconto progressivo e melhore o ticket médio

No desconto progressivo, quanto mais itens o cliente comprar, maior será o desconto oferecido.

Por exemplo: 10% na compra de dois itens, 15% na compra de três e 20% na compra de quatro e daí por diante…

O desconto pode valer para quem compra um mesmo produto ou adquire itens diferentes.

Essa também é uma forma de aumentar seu ticket médio, pois induz o consumidor a comprar mais para aproveitar a vantagem.

Ofereça um catálogo com sugestões de presente

Muitos consumidores podem ter dúvidas sobre o que dar de presente.

Você pode ajudar, pois conhece bem seu público-alvo e sabe quais artigos têm mais potencial de vendas.

Aproveite esse conhecimento e crie um catálogo de sugestões.

Assim, você certamente poderá atrair aqueles indecisos que precisam de uma ajudinha na escolha.

Inclusive, a produção desse catálogo pode ser feita usando o WhatsApp Business. Saiba mais sobre isso no nosso guia completo sobre “Como vender com o WhatsApp”.

Bônus: ideias para sorteio de Natal

Se você quiser ir além das ideias de promoção de Natal, uma alternativa para mobilizar os clientes é a realização de um sorteio.

Se você tem um comércio virtual, pode sortear um dos seus produtos ou um brinde por suas redes sociais.

Já em lojas físicas, o sorteio pode ser presencial.

Vale lembrar que apenas pessoas jurídicas podem fazer o sorteio. Portanto, organize a promoção se o seu negócio tiver um CNPJ.

Além disso, é preciso ter autorização do Ministério da Fazenda para sortear itens com valor superior a R$ 1 mil.

É claro que você não precisa chegar perto desse valor, principalmente se você abriu seu negócio com pouco dinheiro.

Veja algumas ideias:

  • Sorteios de produtos da sua loja;
  • Sorteios de vale-compras na sua loja;
  • Sorteios de infoprodutos, como cursos online e e-books;
  • Sorteios de brindes, como camisetas, bonés e copos térmicos com a marca da loja estampada.

Ao planejar seu Natal, estabeleça metas realistas e monitore os resultados

Ao longo deste artigo, listamos ideias de promoção de Natal e mostramos a importância de traçar uma estratégia para a data.

Se você seguir seu plano de negócios passo a passo, tem muito mais chances de ter os resultados esperados.

Essa disciplina é especialmente importante se você vende pela internet, pois o e-commerce requer bastante atenção com os envios e fretes para jamais atrasar uma entrega.

Na hora de estipular uma meta a ser cumprida, procure ser realista, sem deixar de mirar resultados satisfatórios.

Se você já passou por outros Natais, fica mais fácil, pois o histórico das vendas realizadas dá uma ideia do que deu certo e o que poderia melhorar para superar o desempenho anterior.

Se for o seu primeiro final de ano, a experiência é nova e certamente vai render mais conhecimento para o próximo.

Assim, fica fácil saber como agir diante de algumas dúvidas simples como o tamanho do desconto a oferecer, o repasse ou não da taxa da máquina de cartão ao cliente, e por aí vai.

Com a Cielo, você pode monitorar suas vendas direto pelo celular ou pelo computador usando o Cielo Gestão.

Assim, fica mais fácil conferir se seu planejamento está surtindo efeito, identificar pontos a melhorar e já ir se planejando para a próxima data comemorativa.

Além disso, com o Cielo Farol, você pode diversas informações para ter uma visão completa do seu negócio como, por exemplo, saber o quanto você está vendendo em relação a concorrentes do mesmo porte, setor e região do seu estabelecimento.

Confira os benefícios que o Cielo Farol oferece:


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