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Como vender mais no delivery? Veja dicas para encantar e fidelizar clientes

Descobrir como vender mais no delivery é um passo importante para aumentar suas vendas e impulsionar seu faturamento. Confira algumas ideias para fazer isso acontecer!
Publicado por Equipe Cielo

Entregador de delivery de camisa e boné azul fazendo ligação pelo celular.

Muitos empreendedores procuram entender como vender mais no delivery, um modelo de negócios bastante concorrido.

Afinal, trabalhar com entregas é uma maneira de abrir um negócio com pouco dinheiro, já que elas não exigem o mesmo investimento do atendimento presencial.

Porém, é preciso conquistar cada cliente, o que pode ser bem desafiador.

A boa notícia é que há várias maneiras de se fazer isso.

Se você quiser conferir algumas, continue lendo e descubra como vender mais no delivery.

Saiba como vender mais no delivery e melhore seus resultados

Saber como vender mais no delivery inclui a elaboração de um plano de negócio com todas as ações que serão implementadas.

Afinal, cada cliente que fizer um pedido representa uma oportunidade de agradar para que ele volte a escolher seu serviço de entregas nas próximas oportunidades.

Para isso, é preciso ir além da pontualidade e satisfazer o cliente com um ótimo atendimento e produtos de qualidade, além de outras dicas.

A seguir, vamos apresentar dois pontos essenciais para sua estratégia.

Qual é a importância de cumprir os prazos de entrega?

Ir além da pontualidade não significa simplesmente deixá-la de lado.

Bem pelo contrário: cumprir os prazos de entrega é essencial.

Afinal, se você atrasar um pedido para um cliente, ele provavelmente não vai mais comprar do seu negócio.

Nesses casos, você pode tentar enviar um brinde ou dar algum desconto para compensar o transtorno, mas ainda assim é bem possível que esse cliente procure outro delivery quando voltar a pedir comida.

Como a concorrência é alta, opções não faltarão para esse cliente.

Por que investir na fidelização de clientes?

Se você focar apenas em captar novos consumidores e não fizer nada para mantê-los, todo o esforço que você fizer para cada cliente conquistado significará uma única venda.

Por outro lado, ao fidelizar os seus clientes, você garante que cada uma dessas pessoas faça pedidos com alguma regularidade.

É essa diferença que torna a fidelização uma questão de sobrevivência para qualquer negócio do ramo de alimentação e bebidas.

É preciso ter uma base de consumidores que gosta do seu trabalho para tornar seu negócio sustentável a longo prazo.

Para isso, confira seguir nossas dicas de como vender mais no delivery.

Como aumentar as vendas no delivery: 9 dicas

Agora que você já entende por que deve elaborar seu plano de negócios, confira as nove dicas a seguir e aprenda como vender mais no delivery.

1. Escolha bons fornecedores

O ramo da entrega de alimentos e bebidas é um exemplo de negócio que você pode abrir mesmo com um investimento modesto, de até R$ 5 mil, por exemplo.

O desafio para prosperar é conseguir ter uma boa margem de lucro sem deixar de pensar na qualidade, e para isso, ter bons fornecedores é crucial.

Se você vender produtos industrializados, procure as marcas com maior saída e pesquise bem os preços para pagar o mínimo possível.

Por outro lado, se você preparar alimentos ou revender algum produto artesanal, é preciso dar mais atenção à qualidade, mas sem deixar o preço de lado.

2. Invista em boas fotos dos seus produtos

Se você busca entender como vender mais no delivery, nunca se esqueça da divulgação, que pode ser por WhatsApp, redes sociais ou qualquer outro meio eletrônico.

Como o cliente não pode sentir o cheiro ou o gosto da comida, é preciso atrair o cliente pela visão.

Para isso, invista em fotos atrativas dos seus produtos.

De preferência, use uma câmera profissional, mas um bom celular também pode dar conta.

Use um tripé ou qualquer tipo de apoio, para que a imagem não saia desfocada e tente deixar o consumidor com água na boca.

3. Cuide da embalagem e aparência de seus produtos

O momento em que o produto chega às mãos do cliente é o mais esperado.

Por isso, aproveite essa hora para demonstrar o profissionalismo e o cuidado que você tem ao enviar o produto.

Antes de mais nada, sua primeira preocupação deve ser a de garantir que o produto vai chegar direito e com ótima apresentação – principalmente se for comida.

Além disso, investir na impressão de uma embalagem personalizada com seu logo também é uma maneira de mostrar que sua empresa é séria.

4. Ofereça um bom atendimento

O atendimento é um ponto chave para empreendedores que buscam entender como vender mais no delivery.

Por isso, seja gentil e ágil ao ser questionado e também na hora de receber os pedidos.

E se você trabalha com uma equipe, faça treinamentos para garantir que seus clientes receberão o tratamento adequado.

Se o cliente não for bem atendido, dificilmente voltará a pedir seu delivery.

5. Solicite feedbacks

Pedir feedbacks – ou seja, opiniões sobre a experiência com seu delivery – na hora de agradecer um cliente pela compra é uma forma de identificar pontos a melhorar no seu negócio.

Afinal, ninguém melhor para saber como agradar o cliente do que ele próprio.

Portanto, fazer pesquisas de satisfação dos clientes é uma boa.

Além disso, ao solicitar esse retorno, você mostra às pessoas que se preocupa com a melhora na qualidade do seu negócio.

6. Explore gatilhos mentais em sua divulgação

Gatilhos mentais são meios de acionar um impulso inconsciente para estimular o consumidor a fazer uma compra.

Por exemplo, se você tem um delivery de comida e divulga informações sobre alimentos e receitas, aciona o gatilho mental da autoridade, mostrando ao consumidor que você entende do assunto.

Outro exemplo é o gatilho mental da urgência, em que você avisa sobre uma promoção por tempo limitado para induzir o consumidor a aproveitar antes que acabe.

7. Ofereça cupons para lançamentos

A oferta de cupons de desconto é uma maneira de atrair clientes para novas compras, embora diminua um pouco sua margem de lucro.

Por isso, a melhor solução é aproveitar essa iniciativa na hora de apresentar alguma novidade, como uma bebida nova ou um prato diferente.

Assim, você aumenta as chances de o cliente conhecer o lançamento.

Se ele gostar, tem mais chances de pedir novamente, mesmo sem o cupom.

8. Dê frete grátis em ocasiões especiais

O frete grátis é uma promoção que faz sucesso entre os clientes, mas é inviável manter ela a longo prazo.

Por isso, você pode oferecer essa vantagem apenas em determinados dias.

Essas ocasiões podem ser o aniversário do cliente (com a comprovação do RG, é claro), uma partida de futebol decisiva, uma data festiva, e por aí vai.

Em alguns dias, reduzir temporariamente o valor da taxa de frete também pode ajudar a chamar clientes.

Seja qual for a situação, não esqueça de pensar também na logística reversa.

9. Crie kits especiais em datas comemorativas

Datas sazonais como Dia das Crianças, Natal e Páscoa podem representar bons resultados para seu negócio.

Para isso, crie kits com vários produtos a um preço atrativo.

Assim, você pode aumentar seu ticket médio, ou seja, o valor que recebe de cada cliente.

Use a criatividade para criar bons kits.

Alguns exemplos podem ser kits com vinho e aperitivos para casais no Dia dos Namorados ou com chocolates para crianças na Páscoa.

Implemente um programa de fidelidade e aumente a sua recorrência

Vimos nos tópicos acima que saber como vender mais no delivery significa aprender a fidelizar seus clientes.

E uma maneira de fazer isso é criando um programa de fidelidade, em que o cliente recebe vantagens por pedir no seu delivery.

Você pode determinar ar uma pontuação a cada compra e estipular que determinado número de pontos seja revertido em um pedido gratuito.

Outra alternativa é dar um desconto a cada cinco, dez ou 15 pedidos feitos.

Assim, você garante a recorrência de compras – ou seja, quando um cliente compra com você de forma contínua.

De qualquer forma, para conquistar de vez o consumidor, é importante garantir uma cobrança tranquila e fluida, sem transtornos.

Para isso, você pode contar com as soluções da Cielo.

Com elas, o cliente pode usar diversos meios de pagamento: cartão de crédito ou débito, Pix na maquininha e até links de pagamento para cobrar diretamente pela internet sem a necessidade de um site próprio.

Você terá um bom aumento nas vendas e conseguirá manter o preço competitivo, mesmo com o valor da taxa da máquina de cartão.

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