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Dicas e Histórias de Sucesso

Logística e o sucesso da Black Friday

Publicado por Equipe Cielo

Uma das variáveis que tem grande impacto no sucesso da Black Friday é a logística. Por isso, chegou a hora de preparar a sua!
A Black Friday 2020 está cada dia mais próxima. Ela tem tudo para ser sucesso, além de vir cheia de novidades. Num momento em que parte do comércio migrou para ambientes digitais, teremos uma Black Friday focada nos e-commerces.
Nesse cenário, muitos negócios precisarão estar atentos às peculiaridades das vendas na internet. Tais peculiaridades se estendem do atendimento até operações como a logística. É necessário se planejar, garantindo excelência e, consequentemente, clientes satisfeitos.
Quando falamos em logística, ela abrange desde a preparação do produto após confirmação do pagamento, até a entrega. Em alguns casos, ela pode ir além, caso da logística reversa e das trocas.
Nesse sentido, é necessário estar atento aos estoques, prazos, embalagem, transporte. As variáveis são inúmeras, e influenciam diretamente na percepção do cliente sobre o seu negócio. Afinal, quando o prazo de entrega é atendido com um produto bem acondicionado, a percepção do cliente é muito melhor.
Por outro lado, um atraso na entrega, ou um produto danificado, geram uma visão negativa da sua loja. Lembre-se: uma boa experiência de consumo envolve todas as etapas do processo.
Por isso, é necessário preparar a operação logística do seu e-commerce para atender as demandas. Para te ajudar, falamos um pouco mais sobre a sua estrutura básica nos ambientes virtuais. Confira!

A escolha do cliente

O processo logístico se inicia muito antes da preparação do produto. Quando o cliente seleciona o item que deseja comprar, a logística já é iniciada. Esse processo costuma envolver pouca ação direta da empresa, sendo comumente automatizado. Mas existem algumas formas de facilitar a escolha do cliente e evitar trocas.
Vale trabalhar com um layout intuitivo e simples de navegar. Ofereça descrições completas dos produtos, com todas as informações que possam fazer a diferença no processo decisório.
Vale disponibilizar um chat para possíveis dúvidas, bem como manter visíveis todos os canais de atendimento. Além de oferecer segurança para o cliente, esse tipo de estrutura gera compras mais assertivas e evita retrabalho. Pense nisso!

Hora de preparar o pedido!

A compra foi realizada, hora da validação! Após ser finalizado, o pedido não começa a ser preparado imediatamente. Antes disso, ele passa por um processo de liberação que envolve o site da loja, administradoras de cartão e sistemas antifraude. Esse procedimento oferece mais segurança para o cliente e para a loja.
Quando a validação é finalizada, a compra segue para o financeiro da empresa e inicia-se a preparação do pedido. Aqui, o negócio passa a ter uma atuação mais direta. Vamos ver como funciona.

Preparando o pedido

Autorizada a transação, inicia-se os preparativos para envio. Aqui, a atuação da empresa se torna mais direta. O pedido é separado e embalado, a nota fiscal emitida e o item é enviado à transportadora.
Aqui, vale se ater à embalagem. Ela deve garantir a integridade do produto, para que ele chegue em perfeito estado ao consumidor final. Mas é possível ir além, e criar uma experiência para quem vai abrir a embalagem.
Invista na apresentação do produto. Uma embalagem alinhada à sua marca pode fazer toda a diferença. Mais do que isso, que tal enviar um recado, como forma de agradecimento pela preferência? Isso ajuda a aproximar os clientes e fidelizar.
Lembre-se: cada detalhe importa e deve ser levado em consideração. Dessa forma, as chances de sucesso são muito maiores!

Hora da entrega

Com o produto pronto, é hora de enviar para o cliente. Você pode escolher entre um serviço de entrega próprio ou terceirizado. Tudo depende da estrutura da sua empresa e da disponibilidade de capital.
Nessa etapa, pode ser interessante oferecer um serviço de rastreamento. Além de tornar o acompanhamento mais simples pela empresa, ainda aumenta a segurança para o consumidor.
São muitos detalhes, não é mesmo? Então comece agora mesmo a se preparar e venda muito mais nesta Black Friday histórica! E não se esqueça: conte com a Cielo para o que precisar.


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