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Dicas e Histórias de Sucesso

Já preparou seu estoque para a Black Friday?

Publicado por Equipe Cielo

É primordial ter um estoque que atenda à demanda do seu público. Somado com boas promoções, o sucesso é garantido!
 
Há algumas semanas, abordamos diversos assuntos referentes ao preparo para a Black Friday. Entretanto, o processo de preparação para esta data tão importante, não para por aí. Temos muitas dicas para impulsionar as vendas do seu negócio. Por isso, hoje falaremos sobre gestão de estoque.
Uma boa promoção, com preços atraentes, sem dúvidas, chamará a atenção do público. Mas, se o seu estoque não estiver em dia, a falta dos produtos pode gerar insatisfação dos clientes. Por outro lado, produtos estocados em excesso, sem saída no curto prazo, podem ocasionar perda de faturamento.
Por isso, manter o volume de estoque adequado é um dos pontos chave para o sucesso do seu negócio. Antes de criar promoções, avalie os produtos em estoque e o giro da mercadoria. Entenda o ciclo de venda dos seus produtos e quais deles precisarão de reposição, para que não falte durante o período de promoções.
Aproveite esse momento e crie promoções para dar maior vazão aos produtos com menor saída. São inúmeras possibilidades! Entenda a realidade do seu negócio e se estruture de forma adequada.
Caso você se pergunte “como fazer isso”, não se preocupe! Confira a seguir dicas para manter o controle do seu estoque.
 

Que tal usar uma ficha de estoque?

Manter o estoque organizado é importante, independentemente da situação. Na época da Black Friday, tal atividade se torna essencial. Para garantir a organização, experimente trabalhar com uma ficha de estoque.
Essa ficha deve conter os dados básicos de cada mercadoria, de acordo com a realidade do seu negócio. Você pode discriminar código e descrição, localização no estoque e quantidade mínima para que sua demanda seja atendida.
A ficha de estoque permite, também, controlar a entrada e saída de mercadorias, bem como a quantidade de produtos e valores das mercadorias, além facilitar o acompanhamento do custo médio e anual das mercadorias.
Tais informações são relevantes na construção do histórico do seu estoque e podem ser utilizadas para analisar a sazonalidade, períodos promocionais e outros momentos do negócio.
 

Mantenha a gestão em dia

Com a ficha de estoque estruturada, é hora de cuidar da sua gestão. Os registros precisam ser acompanhados periodicamente, portanto esteja atento aos saldos, às quantidade e custos.
Uma má gestão de estoque que gera desvios, afeta diretamente suas vendas. Você corre o risco de ter produtos parados, ou exceder sua capacidade de fornecimento. O primeiro caso resulta em perdas financeiras a curto prazo. Já o segundo, clientes insatisfeitos geram perdas futuras de faturamento.
A divulgação das promoções deve ser pautada no volume do seu estoque. Estime a demanda que você é capaz de atender e mantenha suas ações alinhadas a ela.
 

Converse com seus fornecedores

Manter estoques atualizados não depende somente do seu planejamento. É necessário alinhar com fornecedores os custos e prazos de entrega. Por isso, mantenha contato com seus fornecedores e negocie valores, especialmente se o volume comprado for superior ao habitual.
Fique atento aos prazos de entrega e lembre-se de que, após receber as mercadorias, você precisará realizar o cadastro de entrada no estoque, além de organizá-las. Esse processo toma tempo, mas é necessário no planejamento.
 
É imprescindível estar com o estoque pronto quando datas promocionais chegarem. Afinal, a organização faz a diferença durante o processo das vendas. E, com uma experiência de compra positiva, você aumenta a credibilidade com os clientes, não é mesmo? E lembre-se: a Cielo está aqui para te ajudar a impulsionar as vendas e faturar muito mais nessa edição da Black Friday.


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