Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender muito em datas comemorativas

Publicado por Equipe Cielo

Tudo o que você precisa saber para ter o melhor contato com o público e vender muito.

Em datas comemorativas especiais como o dia dos pais, dia dos namorados e aniversários é esperado que o setor varejista invista em ações para atrair os olhos do público e vender mais e melhor. No entanto, nem todos os empreendedores possuem montantes de dinheiro ou conhecimento para isso. Conversamos com Alexandre Assis, professor dos cursos livres de Marketing e Vendas do Senac São Paulo, para trazer dicas de vendas e revelar o que você, microempreendedor, pode fazer pelo seu negócio em datas especiais. Confira abaixo:
 

1- Crie uma persona para o seu negócio

“É preciso entender qual é o seu público e criar o perfil ‘ideal’ do seu cliente. Assim você saberá como falar com ele”, posiciona o docente do Senac São Paulo. Para criar essa persona, pense na idade, preferências e comportamento dos clientes que você quer atingir. Assim, você sabe que tipo de mensagem e qual linguagem deve utilizar. “Converse com amigos, família e vizinhos para encontrar uma linguagem para sua marca e que tenha aderência com o cliente que você quer atingir”, completa. No caso de datas comemorativas, você está falando, na maioria dos casos com parentes ou cônjuges. Tenha-os em mente para vender muito mais.
 

2- Mostre o diferencial da sua marca

Pense como o seu público e reflita sobre as características do seu produto e evite o uso de discursos ensaiados. “Além de soar forçado, não mostra que você criou empatia com o consumidor”, pontua. Para você vender bem, o cliente precisa ter a sensação que encontrou a solução do problema e que você o entendeu desde o início. “Criada essa conexão, o consumidor sai do seu espaço com o produto e, muitas vezes, fidelizado”, resume.
 

3 – Faça uma análise de benchmark

Para vender bem um produto, entenda como a sua concorrência se comporta. Veja como lojas grandes e pequenas do mesmo setor se comportam no atendimento e comunicação visual. “Inspire-se nas boas práticas dos concorrentes, mas sem deixar de adaptá-las à sua realidade. Evite simplesmente copiar o que os outros estão fazendo. A solução de um negócio pode parecer ótima, mas nem sempre faz sentido para o seu empreendimento e pode atrapalhar mais que ajudar”, sugere o docente.
 

4 – Trabalhe a memória afetiva dos consumidores

Em datas comemorativas, somam pontos positivos os vendedores que conseguem sugerir as sensações por trás do produto, como a pessoa presenteada vai se sentir com aquele presente. “Não se vende um porta-retratos, por exemplo. O que deve ser exaltado são as memórias que estão somadas àquele presente, as lembranças de momentos vividos e eternizados naquelas imagens”, afirma Assis. Esse conjunto de sensações é o que faz o cliente comprar o produto. São detalhes que ajudam a alavancar as vendas.
 

5-  Esteja presente no ambiente online

 Mesmo para que você não trabalha com e-commerce, o professor do Senac afirma que é muito importante ter canais de contato digital com o seu cliente para ajudar a vender muito mais e melhor. “Hoje, uma marca que não está nas redes sociais, quase não existe. Use essas plataformas para divulgar promoções e também para posicionar a marca”, sugere. Se participa de feiras e eventos, use redes como o Facebook e o Instagram para divulgação da agenda. “Todos que seguem o seu perfil podem querer saber informações como telefone atualizado, endereço e onde você estará nas próximas semanas. Isso além, é claro, de tirar dúvidas sobre produtos, tempo de entrega, etc”, finaliza.
 

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288