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Dicas e Histórias de Sucesso

Plano de marketing: aprenda a estruturar o seu

Publicado por Equipe Cielo

Um bom plano de marketing é essencial para o sucesso dos negócios, por isso trouxemos dicas simples para você estruturar o seu e começar agora!

 
Falar de marketing, para muitos empreendedores, ainda é sinônimo de despesa. Essa visão precisa ser revista, principalmente no contexto atual, em que o mercado vive uma situação atípica de transição quase completa para o mundo digital.
Essa nova fase fez com que empresas que souberam se adaptar ficassem mais competitivas e, ao mesmo tempo, criaram um ambiente propício para que os negócios que conseguem se diferenciar e atender as demandas de clientes cada vez mais exigentes, se sobressaiam em relação aos demais.
O marketing é uma área-chave para qualquer empresa. Ele é o responsável pela realização de análises de contexto e estruturação de planos voltados para o desenvolvimento e evolução dos negócios. Mas antes de elaborar um bom plano de marketing, é necessário conhecê-lo mais a fundo, desde seu objetivo até a sua estrutura.
Para te ajudar nesse desafio, trouxemos um conteúdo completo sobre as principais características dessa ferramenta e como você pode aplicá-la no seu negócio. Confira abaixo!
 

Afinal, o que é um plano de marketing?

Não é preciso dizer que o plano de marketing é uma ferramenta de gestão essencial para o negócio, certo? Mas você também precisa saber que essa ferramenta tem inúmeras funções baseadas em análises de mercado: identificação de tendências, acompanhamento de mudanças, definição de metas e, por fim, a ampliação da competitividade do negócio por meio da elaboração de planos adjacentes.
E tudo isso é feito por meio de uma construção em etapas, que envolve planejamento, implementação, avaliação e controle. Vamos conhecer cada uma delas?
 

Planejamento

A primeira etapa da elaboração de um plano de marketing é o planejamento. Nele é realizada a coleta e tratamento de informações de mercado relevantes, tanto por fontes primárias quanto secundárias, para posterior análise e utilização do processo de tomada de decisão.
Quando falamos em mercado, ele pode ser dividido em três segmentos: consumidor, fornecedor e concorrente. O primeiro envolve os clientes propriamente ditos e o que posso oferecer para eles.
Já o mercado de fornecedores trata das empresas que busco para adquirir os produtos e serviços básicos para o meu negócio, suas condições de atendimento e preço.
Por fim, o mercado concorrente, como o próprio nome já diz, estuda a concorrência presente no meu segmento de atuação.
E para analisar esse mercado, utiliza-se uma ferramenta bastante conhecida: a análise de ambiente, uma matriz que aborda o ambiente interno, ou seja, a empresa como um todo, por meio das forças e fraquezas. No ambiente externo, essa análise identifica oportunidades e ameaças que se manifestam fora da empresa, mas podem impactar diretamente as atividades desenvolvidas.
Com base nas informações obtidas por meio dessa análise, é possível definir a marca, determinar de forma assertiva o público-alvo, o posicionamento de mercado da empresa, a definição de objetivos e metas a serem atingidos e, por fim, a definição dos objetivos de marketing.
 

Implementação

A segunda etapa do plano de marketing envolve a execução das estratégias traçadas ao longo do processo de planejamento, ou seja, quais serão as ações realizadas, o período em que isso irá ocorrer, como será feito, o responsável e quais os custos envolvidos no processo, caso existam.
Mas não se esqueça: sejam os custos baixos ou inexistentes, o planejamento deve existir da mesma forma, uma vez que toda ação realizada no ambiente da empresa deve trazer um resultado efetivo.
 

Avaliação e controle

Por fim, vem a avaliação dos resultados, algo básico para qualquer estratégia que seja criada e implementada em uma empresa. Isso pode ser feito tanto por meio do acompanhamento dos retornos obtidos e sua comparação com as metas estabelecidas na etapa de planejamento, quanto através de relatórios específicos para cada ação, por exemplo.
E agora que você já conhece a estrutura e a importância da criação de um plano de marketing para o seu negócio, comece o seu planejamento aplicando tudo o que você aprendeu.
Lembre-se: seja para o pequeno, seja para o grande, planejamento é essencial e constitui a base para a conquista de grandes resultados.


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