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Dicas e Histórias de Sucesso

Aprenda como fidelizar seus clientes para vender mais

Publicado por Equipe Cielo

O especialista em marketing digital, Bruno Ávila, explica os passos para conquistar e se tornar mais próximo dos clientes

 
Como fidelizar clientes de forma simples e sem desembolsar muito dinheiro? O especialista em marketing digital Bruno Ávila, em palestra realizada em Goiânia (GO), durante o projeto Cielo na Estrada, sugere soluções criativas para quem quer começar um negócio, mas tem medo de se arriscar no mercado.
 
Confira os melhores momentos da palestra “Como transformar os seus clientes em fãs” e veja o vídeo na íntegra para se inspirar.
 

 

1. Desperte confiança em seus clientes

Nem sempre a loja mais barata é a que consegue fidelizar o cliente. “Quando você precisa comprar um fogão, por exemplo, você pesquisa em três lojas diferentes. A loja A é a mais barata. A loja B tem um preço legal, mas várias reclamações on-line. Já a loja C é um pouco mais cara, mas oferece um serviço impecável e você tem experiências positivas de compra. Então é lá que você vai comprar o fogão”, indica o especialista em marketing digital.
A compra é realizada, muitas vezes, com base na confiança do público na marca em questão. “Todos estão de olho nos comentários de compradores anteriores, no prazo de entrega, na qualidade do produto e nas políticas de troca. Atingir a confiança do cliente é o primeiro passo para ele se tornar seu fã”, completa Bruno.
 

2. Faça seu cliente virar fã

“Acima do esperado, existe o desejado e acima do desejado existe o inesperado“, aponta o palestrante. Como quando você chega em um hotel e tem uma caixa de chocolate em cima da cama. No momento em que os consumidores se deparam com o inesperado, eles se tornam fãs.
“Sempre que o cliente compra um produto ou serviço e você entrega algo além do imaginado – seja um atendimento muito bom, uma embalagem bonita, seja um pequeno presente”, exemplifica. Isso faz com que o cliente se sinta especial e valorizado.
Despertar o desejo em uma necessidade que o cliente nem sabia que tinha. “Coloque uma coisa na sua cabeça: não é com desconto que você transforma cliente em fã. Você faz isso despertando um sentimento além da confiança, o desejo de algo que ele nem sabia que tinha. Depois de receber o produto em casa, ele vai abrir um megasorriso e divulgar sua marca nas redes sociais dele”, afirma.
 

3. Monitorar seus clientes

Atingir um nível de proximidade com o cliente pode se tornar mais fácil quando você passa a monitorar seu consumidor. “Com um cadastro mais completo – com nome, CPF, data de nascimento e e-mail –  é possível personalizar o atendimento desse consumidor e oferecer produtos com base no histórico de compra dele”, pondera Bruno Ávila.
Isso é cuidar do cliente. Segundo ele, por mais que um desconto pareça atraente, não tem a mesma proximidade e humanidade do que ser tratado pelo nome.
 

4. Vender para pessoas com alma e coração

“Vou dar um exemplo aqui: O melhor hotel de Santiago, no Chile, parece a casa da vovó. À princípio, você não dá muita confiança. Mas aí chega lá e a primeira coisa que você encontra é o nome de todos os clientes que estão hospedados desta vez no hotel, escritos com giz coloridos em um quadro. Esse é o tipo de coisa que inconscientemente faz com que os clientes fiquem felizes e se sintam valorizadas”, aponta Bruno. Isso é muito próximo.
As pessoas buscam experiências inusitadas e inesperadas. “E as primeiras pessoas que devem ter isso são os funcionários, que lidam direto com o público e que são treinados e comprometidos para atender o cliente com um sorriso no rosto, para mostrar-se próximo do consumidor”, alerta.
 

5. Cuide da sua gente

Não se preocupe com o cliente do outro. “Foque em quem compra na sua loja e cuide dessas pessoas para construir confiança. Não adianta eu querer atender os meus clientes e os clientes dos meus concorrentes apenas pensando em números. Eu preciso atender bem. Se o seu cliente é fiel a você, invista nesse cara”, ressalta.
 
Passe a olhar os seus clientes com outros olhos e a valorizar esse tempo que ele passa investindo em você. Valorize seu cliente em vez de fazer propaganda para competir com o concorrente.
 
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