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Dicas e Histórias de Sucesso

Aprenda como fidelizar seus clientes para vender mais

Bruno Ávila, especialista em marketing digital, ensina algumas dicas de como fidelizar clientes com passos estratégicos que vão aproximar sua marca deles e ainda elevar as vendas.
Publicado por Equipe Cielo

Quer fidelizar clientes de forma simples e sem desembolsar muito dinheiro? Em palestra realizada em Goiânia (GO), Bruno Ávila, especialista em marketing digital, passou algumas informações importantes para quem deseja atingir este objetivo. O conteúdo foi apresentado durante o projeto Cielo na Estrada e mostra soluções criativas para quem quer começar um negócio, mas tem medo de se arriscar no mercado.

Confira os melhores momentos da palestra “Como transformar os seus clientes em fãs” e veja o vídeo na íntegra para se inspirar.

1. Desperte a confiança em seus clientes

Nem sempre a loja mais barata é a que consegue fidelizar o cliente. “Quando você precisa comprar um fogão, por exemplo, você pesquisa em três lojas diferentes. A loja A é a mais barata. A loja B tem um preço legal, mas também coleciona várias reclamações on-line. Já a loja C é um pouco mais cara, mas oferece um serviço impecável e você tem experiências positivas de compra. Então é lá que você vai comprar o fogão”, indica o especialista em marketing digital.

Para você que busca saber como fidelizar clientes no varejo, é importante entender que a compra é realizada, muitas vezes, com base na confiança do público na marca em questão.

“Todos estão de olho nos comentários de compradores anteriores, no prazo de entrega, na qualidade do produto e nas políticas de troca. Atingir a confiança do cliente é o primeiro passo para ele se tornar seu fã”, completa Bruno.

2. Faça seu cliente virar fã

Uma máxima que todo mundo que quer descobrir como fidelizar clientes deve ter em mente é que “acima do esperado, existe o desejado e acima do desejado existe o inesperado“, aponta o palestrante. Como quando você chega em um hotel e tem uma caixa de chocolate em cima da cama. No momento em que os consumidores se deparam com o inesperado, eles se tornam fãs.

“Sempre que o cliente compra um produto ou serviço e você entrega algo além do imaginado — seja um atendimento muito bom, uma embalagem bonita, seja um pequeno presente”, exemplifica. Isso faz com que o consumidor se sinta especial e valorizado.

Despertar o desejo em uma necessidade que o cliente nem sabia que tinha. “Coloque uma coisa na sua cabeça: não é com desconto que você transforma cliente em fã. Você faz isso despertando um sentimento além da confiança, o desejo de algo que ele nem sabia que tinha. Depois de receber o produto em casa, ele vai abrir um mega sorriso e divulgar sua marca nas redes sociais dele”, afirma.

3. Monitorar seus clientes

Uma outra dica para quem quer aprender definitivamente como fidelizar clientes é atingir um nível de proximidade com o cliente, o que pode se tornar mais fácil quando você passa a monitorar seu consumidor.

“Com um cadastro mais completo — com nome, CPF, data de nascimento e e-mail —  é possível personalizar o atendimento desse consumidor e oferecer produtos com base no histórico de compra dele”, pondera Bruno Ávila.

Isso é cuidar do cliente. Segundo ele, por mais que um desconto pareça atraente, não tem a mesma proximidade e humanidade do que ser tratado pelo nome.

4. Vender para pessoas com alma e coração

“Vou dar um exemplo aqui: o melhor hotel de Santiago, no Chile, parece a casa da vovó. À princípio, você não dá muita confiança. Mas aí chega lá e a primeira coisa que encontra é o nome de todos os clientes que estão hospedados desta vez no hotel, escritos com giz colorido em um quadro. Esse é o tipo de coisa que inconscientemente faz com que os clientes fiquem felizes e se sintam valorizados”, aponta Bruno.

Isso é muito próximo. As pessoas buscam experiências inusitadas e inesperadas.

“E as primeiras pessoas que devem ter isso são os funcionários, que lidam direto com o público e que são treinados e comprometidos para atender o cliente com um sorriso no rosto, para mostrarem-se próximo do consumidor”, alerta o palestrante a você que deseja dominar a arte de como fidelizar clientes.

5. Capriche nos pequenos detalhes

Uma outra dica para quem quer se tornar expert em como fidelizar clientes é o capricho nos pequenos detalhes na experiência da compra. E um deles, talvez até o mais importante para a maioria das pessoas, acontece na hora do pagamento.

Ao oferecer facilidade e praticidade ao seu cliente no momento em que está finalizando a compra também faz com que ele se torne um fã, retorne mais vezes ao seu estabelecimento e até prefira comprar de você do que de outra empresa.

“Aconteceu comigo em um restaurante que já sou fã em Florianópolis. Além do serviço perfeito e atendimento impecável, esses dias fui lá e quando fui pagar, o cara me mostra a Cielo Lio, transformando a experiência de compra em uma máquina de cartão de crédito”, conta Bruno.

Além do visual diferenciado que encanta seu cliente, a Cielo Lio é uma solução inteligente que ajuda você a economizar dinheiro. Tudo em uma máquina: controle de estoque digital, fechamento de caixa, rápida impressão de Nota Fiscal e venda em qualquer ponto da loja com o caixa móvel.

6. Cuide da sua gente

Não se preocupe com o cliente do outro. “Foque em quem compra na sua loja e cuide dessas pessoas para construir confiança. Não adianta eu querer atender os meus clientes e os clientes dos meus concorrentes apenas pensando em números. Eu preciso atender bem. Se o seu consumidor é fiel a você, invista nesse cara”, ressalta.

Ao estudar maneiras de como fidelizar clientes, é fundamental que você passe a olhar os seus consumidores com outros olhos e a valorizar esse tempo que ele passa investindo em sua empresa. Valorize-o em vez de fazer propaganda para competir com o concorrente.

Gostou dessas dicas? Confira também 5 passos para montar uma loja virtual e comece a vender online agora mesmo!


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