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6 dicas para aumentar as vendas no Natal

Publicado por Equipe Cielo

Saiba como passar pela prova de fogo que são as festas de fim de ano.

 
Impulsione suas vendas no Natal com a Cielo
As festas de fim de ano são o grande momento para o setor varejista. É nesse período que os lojistas passam por uma verdadeira prova de fogo. Quem já comanda um negócio sabe muito bem que os estoques precisam estar abastecidos, a equipe treinada e  uma boa promoção ajuda na hora de fechar vendas.
Conversamos com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, e selecionamento dicas infalíveis para você aumentar as vendas no natal. Confira:
 

1 – Organize sua agenda

Quem trabalha como prestador de serviços (cabeleireiro, mecânico ou dentista, por exemplo) precisa organizar a agenda para atender a alta de movimento. É importante deixar claro para os clientes até que dia você fará os atendimentos. As redes sociais são ótimas aliadas para isso, mas seu cliente mais fiel provavelmente vai gostar de receber uma ligação para informar que ele tem preferência no agendamento. Uma saída para dar conta do volume desta época do ano é ampliar os horários.
 

2 – Equipamentos em dia

Manter o bom funcionamento de seu ponto de venda é essencial em qualquer época do ano. Alguns cuidados básicos ajudam a manter as soluções da Cielo operando em 100% de sua capacidade: mantenha a bateria com mais de 30% da carga, evite o contato com os líquidos e com a chuva e não dobre os cabos. Isso pode levar ao mau funcionamento. Mas, caso tenha algum problema, saiba que as máquinas possuem garantia permanente. O suporte técnico opera durante 24 horas, sete dias por semana. Entre em contato pelos telefones: 4002-9111 (todas as localidades) e 0800 570 0111 (exceto capitais).
 

3 – Faça um teste de estresse

Você tem a equipe bem treinada, a decoração está um brinco, mas na hora de atender um fluxo maior de clientes no fim de semana, o sistema da loja cai. Como evitar isso? “É importante fazer testes de estresse em toda a operação digital da loja. Teste o sistema geral, de emissão de notas, máquinas de cartão e internet – da loja e a oferecida aos clientes”, destaca Eduardo Terra.
 

4 – Peça reforço

Se você planeja vendas muito acima do que está acostumado, é bom estar preparado para isso. Fique atento ao seu estoque. De nada adianta criar promoções, atingir o público nas redes sociais e lotar a loja se você não consegue atender a alta demanda de clientes que você mesmo criou. Por isso, segundo Eduardo, “é preciso organizar e planejar muito bem junto aos seus fornecedores o estoque do seu negócio”. Também é importante investir em funcionários temporários: “Ninguém quer esperar o vendedor concluir uma compra para depois ser atendido. Se ele tiver que esperar, certamente sairá da loja”, ressalta Eduardo. Ter mais equipe também demanda mais agilidade na hora de pagar. Com a Cielo, por exemplo, você pode pedir uma máquina de cartão extra para o seu negócio no período que antecede as festas.
 

5 – Relação vendedor-consumidor

“As lojas precisam contar com vendedores que entendam muito bem sobre o produto que estão negociando”, aponta Eduardo. De acordo com ele, a forma como você interage com o consumidor tem sido muito mais próxima. “Invista nas notificações de promoções e novidades por meio de SMS, e-mail marketing e nas redes sociais. Toda a forma que alcance o seu o público-alvo”, sugere. Trate-o sempre com cordialidade.
 

6 – Ambientação

Decoração nesta época do ano é algo essencial para as lojas, principalmente os pontos físicos do varejo. É ela que atrai os olhos do consumidor. “Mas ainda deve prevalecer o bom espaço para circulação das pessoas dentro do comércio”, indica o especialista. Se um Papai Noel gigante dificulta a entrada de clientes na loja, repense os aparatos decorativos.
 
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