Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender pelo Whatsapp? Saiba como atrair novos clientes e aumentar as vendas

Publicado por Equipe Cielo

 Mulher empreendedora faz venda no WhatsApp por meio de seu celular.

Quem empreende precisa ter atenção com as tendências do momento, tais como novidades do mercado, do público e, principalmente, da digitalização dos negócios. Um bom exemplo disso é saber como vender no WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil.

Além de ajudar na divulgação do seu negócio e facilitar o contato com o cliente à distância, esse app vem se consolidando como uma ferramenta essencial para os negócios, principalmente para profissionais autônomos ou pequenas empresas.

Neste texto, vamos mostrar como vender pelo WhatsApp e, de quebra, ainda indicaremos algumas soluções da Cielo que vão muito além da maquininha para melhorar as suas vendas!

Por que vender pelo Whatsapp?

Com a pandemia, a digitalização dos negócios acelerou como nunca e marcar presença no mundo online deixou de ser algo desejável para ser uma necessidade para quem tem uma empresa.

As redes sociais e os aplicativos de mensagens passaram a ser mais do que canais de atendimento ou contato e se consolidaram como canais de venda. E é exatamente neste cenário que o WhatsApp se destaca.

Presente em 99% dos celulares do país, o WhatsApp rapidamente se tornou um canal relevante de negócios para quem vende – dos maiores varejistas aos pequenos empreendedores.

Não por acaso, um levantamento feito pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que 84% das empresas de pequeno porte usam o WhatsApp para fazer vendas digitais.

Já uma outra pesquisa indica que 83% dos brasileiros que fazem compras online utilizam o WhatsApp como canal de vendas.

Além da popularidade e do alcance, há vários outros motivos para você aprender como  vender no WhatsApp. Confira:

  • O WhatsApp é uma ferramenta de baixo custo, o que contribui para dar um bom retorno sobre os investimentos no canal;
  • O aplicativo de mensagens é um canal 3 em 1: serve para atendimento, para divulgação e para conversão;
  • Além de simples e intuitivo de usar, o WhatsApp favorece a interatividade e a personalização das conversas com seus clientes;
  • O WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta, o que traz segurança e proteção para as comunicações feitas entre consumidores e empresas.

Além disso, o aplicativo tem uma versão feita especialmente para finalidades comerciais chamada WhatsApp Business, da qual falamos na sequência.

O que é o Whatsapp Business?

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens feita para atender às necessidades das empresas. Ele é disponibilizado em duas versões:

  • Versão aplicativo, gratuita e voltada para empresas de menor porte;
  • Versão API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações, em livre tradução), é ideal para integrações mais complexas com empresas de médio e grande portes e que atendem a um volume muito maior de clientes no canal.

Vamos falar aqui apenas do aplicativo WhatsApp Business, que pode ser utilizado tanto em celulares com sistema operacional Android ou (iOS), como em computadores Mac ou Windows, através da versão web da plataforma.

Vantagens do WhatsApp Business

O primeiro passo de como vender no WhatsApp é substituir a versão que nós usamos no dia a dia pela versão comercial do aplicativo de mensagens.

Além de passar uma imagem mais profissional ao seu estabelecimento, o WhatsApp Business tem vários recursos adicionais que ajudam a potencializar seu negócio e a comunicação com seus consumidores.

O WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades úteis para quem tem um comércio, tais como:

  • Perfil da empresa: você pode criar um perfil com a marca e as informações da sua loja, incluindo e-mail, localização, descrição, site, horário de funcionamento etc;
  • Etiquetas: com o WhatsApp Business, é possível organizar as conversas no app com etiquetas coloridas e personalizadas, categorizando as mensagens e identificando os contatos;
  • Saudações e mensagens personalizadas: funcionalidade que permite a configuração e criação de mensagens especiais de boas-vindas, agradecimento, começo do bate-papo e até ausência (que podem ser enviadas nos dias e horários sem expediente). Além de terem a “cara” do seu negócio, as mensagens podem ser;
  • Respostas rápidas: além das mensagens personalizadas, você pode salvar respostas usadas com frequência para serem enviadas a partir da digitação de comandos curtos que começam com “/”. Por exemplo: se muitos clientes perguntarem o endereço da loja, você pode escrever “/endereço” e enviar automaticamente uma mensagem predefinida como “Agradecemos seu contato! Venha nos visitar em Rua Cielo, 1”;
  • Estatísticas: o WhatsApp Business tem relatórios básicos de análise sobre a atividade da conta comercial como número de mensagens enviadas, lidas, entregues, recebidas etc.;
  • Catálogo de produtos: um dos melhores recursos da versão comercial do “zap” é a possibilidade de criar um catálogo de produtos. Assim, você pode cadastrar cada item que vende, incluindo imagens, descrição, fotos e um link individual. Tudo pode ser enviado para os clientes, o que ajuda bastante a aumentar as vendas.

Como instalar e criar uma conta no WhatsApp Business?

Pronto, o próximo passo sobre como vender no WhatsApp é criando a sua conta na plataforma. Veja como fazer:

  1. Procure pelo WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu celular e faça o download do app no seu smartphone ou tablet;
  2. Leia os Termos de Serviço. Em seguida, clique em “Concordar e continuar” para continuar a configuração;
  3. Crie sua conta comercial com um número de telefone exclusivo da empresa. Se você atendia clientes com seu número pessoal, pode fazer a migração para a versão Business. Dica: o ideal é ter um chip para cada finalidade;
  4. Na sequência, você precisa confirmar seu número. Escolha o país no menu suspenso para acrescentar o código nacional correspondente e insira seu número de telefone. Clique em OK para receber uma ligação ou um código de confirmação via SMS.
  5. Insira o código recebido para confirmar o acesso. Você também deve dar permissão ao WhatsApp Business para acessar seus contatos e fotos. Para enviar mensagens personalizadas, é necessário também dar permissão para que o app acesse arquivos, imagens e vídeos do seu aparelho;
  6. O próximo passo é criar seu perfil.Insira informações como nome da empresa, imagem (logotipo), endereço, descrição, horário de atendimento e link para seu site e suas redes sociais.

Após configurar a conta, você já pode conversar com seus clientes e experimentar várias estratégias de como vender no Whatsapp. Mas, antes de sair enviando mensagens, fizemos uma lista de boas práticas para usar o aplicativo!

10 dicas de como usar o WhatsApp Business para atrair clientes e vender mais

Ao usar o “zap” na sua empresa, você deve ter atenção a alguns pontos. Afinal, a ideia é vender mais e atrair clientes pelo WhatsApp e não incomodar as pessoas.

Confira algumas dicas de como usar o WhatsApp Business.

1. Mande mensagens apenas com autorização

Ninguém gosta de receber mensagens de quem não conhece. Por isso, nada de sair pegando contatos por aí para mandar mensagens sem autorização. Só entre em contato com as pessoas que informaram o número a você e deram permissão.

Isso é fundamental para você que quer saber mais sobre como vender no WhatsApp, pois ajuda a evitar que seu número seja bloqueado por muita gente e leve o aplicativo a entender que você é um spammer, nome dado a quem promove spam – as indesejadas mensagens em massa ou não solicitadas.

Além de bloqueios temporários, isso pode fazer com que sua conta seja banida do WhatsApp. Fique atento!

2. Evite excessos

Quando alguém autoriza que uma empresa faça contato por WhatsApp, não quer dizer que essa pessoa queira receber mensagens todos os dias, a qualquer momento. Evite excessos de mensagens e faça comunicações pontuais, estratégicas para o seu negócio. Ah! E não exagere no uso de emojis, figurinhas e afins também!

3. Vá direto ao ponto

WhatsApp não é lugar de textão! Envie apenas mensagens curtas e objetivas, que podem ser lidas rapidamente. Observe se as pessoas estão interagindo a cada envio e tente identificar o que pode ser melhorado na comunicação.

4. Responda seus clientes

Parece óbvio, mas nunca é demais reforçar: não deixe seus clientes sem retorno. Sempre que receber mensagens pelo WhatsApp, procure responder em, no máximo, 24 horas. Configure mensagens de ausência quando estiver fora do horário de funcionamento.

5. Use listas de transmissão

Há duas formas de mandar mensagem para várias pessoas no WhatsApp: usando grupos ou listas de transmissão. Opte pela segunda opção, já que a lista de transmissão envia a mesma mensagem de forma privada e individual para cada pessoa que faz parte dela.

Outra vantagem é que você pode criar listas de transmissão segmentadas, enviando mensagens que são mais relevantes para seus clientes.

Por exemplo, uma boa forma de como vender no WhatsApp com este recurso é: se você tiver uma loja de artigos esportivos, pode criar listas de transmissão voltadas para praticantes de um determinado esporte ou que torçam para o mesmo clube – aumentando consideravelmente a chance de ter mais atenção de quem está lendo.

6. Respeite a identidade da sua marca

Você já ouviu aquele ditado popular “quem não é visto não é lembrado”, certo? Pois é, esse conceito também se aplica para estabelecimentos comerciais. Pensando no WhatsApp como canal de vendas, utilize sua marca e o nome da sua empresa para que seu cliente identifique facilmente quem está falando com ele.

O “tom de voz” das mensagens também deve refletir a identidade do seu negócio e estar de acordo com seu público. Por isso, é importante criar scripts (roteiros) previamente, para evitar improvisos nas conversas com seus clientes.

7. Invista nas vendas consultivas e melhore seu atendimento

A forma como você irá atender seu público será o diferencial para aumentar suas vendas via WhatsApp. Esteja disponível para melhorar seu atendimento, resolvendo problemas ou tirando dúvidas e respondendo questionamentos.

O WhatsApp também é o canal ideal para investir nas vendas consultivas, onde quem vende busca ouvir e entender as necessidades do cliente para oferecer o produto/serviço mais adequado para os consumidores.

A atenção, educação e gentileza melhoram a percepção da sua empresa e contribuem para aumentar as vendas.

8. Tenha abordagens diferentes de acordo com a sazonalidade do seu negócio

Um dos segredos de como vender no Whatsapp, atrair clientes – e manter os números sempre em alta o ano inteiro, é promover abordagens diferentes, que variam de acordo com a sazonalidade do seu negócio.

Exemplo: se você vende roupas pelo WhatsApp, use o app para divulgar as peças que estão de acordo com a estação do ano. Outro exemplo que vale para qualquer tipo de negócio é fazer promoções em datas comemorativas, oferecendo produtos que tenham relação com o seu público e com a ocasião.

9. Entenda quais são as personas do seu negócio e suas dores

As personas de um negócio são personagens fictícios criados a partir de informações sobre clientes reais. Elas são a representação do cliente ideal da sua empresa, o que ajuda bastante no direcionamento de ofertas e produtos.

Já as dores da persona são suas necessidades e problemas, que representam oportunidades de serem sanadas com os produtos ou serviços que você vende.

A interação no WhatsApp ajuda a compreender o que seus clientes precisam, aumentando as chances de fazer ofertas “certeiras”, que vão se transformar em vendas.

10. Disponibilize mais de uma forma de pagamento

Muita gente que vende pelo WhatsApp não conhece as diversas opções de pagamento e se restringem às transferências bancárias.

Pois saiba que uma das soluções de como vender no WhatsApp é também informar as chaves do seu estabelecimento e usar o Pix para receber pagamentos das suas vendas.

Tão simples quanto tirar uma foto, o QR Code™ Pay também é uma ótima forma de agilizar a rotina de pagamentos, tanto do lojista quanto para o consumidor final, sem qualquer custo adicional para a utilização do QR Code.

Outra excelente opção é usar links de pagamento, que são práticos e seguros e podem ser utilizados para vender diferentes tipos de produtos/serviços. Além de calcular o frete de forma integrada, você pode gerar links de pagamento para vender parcelado sem maquininha.

Quer ter acesso em tempo real a conteúdos como esse? Siga-nos em nosso Instagram!

Trabalhe o pós-venda e fidelize os clientes do WhatsApp

E aí? Esse texto ajudou você a saber como vender mais pelo WhatsApp? Em resumo, o aplicativo de mensagens é um canal cada vez mais importante para quem vende e para quem compra também. Não abra mão dele no dia a dia da sua empresa!

Mas lembre-se: além de vender, use o WhatsApp para se relacionar e atender os consumidores. Realizar um bom pós-vendas ajuda a fidelizar seus clientes.

Além da agilidade para resolver qualquer necessidade (como trocas ou devoluções, por exemplo), crie um plano de ação no WhatsApp para estreitar o relacionamento com quem já fez compras na sua loja, incluindo ações como:

  • Envio de mensagem alguns dias após a compra, solicitando avaliação da experiência no seu estabelecimento. Isso ajuda a identificar problemas ou oportunidades de melhoria;
  • Confirmação se você pode enviar ofertas especiais e novidades sobre sua loja no WhatsApp. Oferecer um cupom de desconto para a próxima compra é uma boa forma de conseguir a permissão para entrar em contato com seus clientes;
  • Envio de ofertas especiais em ocasiões como aniversário, mais de 6 meses sem fazer nova compra etc. Faça o mesmo em datas como Natal e Black Friday.

Além de aprender como vender no WhatsApp, conte também com a Cielo para impulsionar ainda mais o seu negócio.

Clique aqui e conheça nossas soluções para digitalizar o seu negócio!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288