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Dicas e Histórias de Sucesso

Como criar um Instagram para sua empresa

Publicado por Equipe Cielo

Daniel Paz, gerente de empreendedorismo do Facebook, indica boas práticas para destacar o perfil comercial da sua empresa pelo Instagram. Confira como criar um Instagram para sua empresa e venda ainda mais!

 
Há dois tipos de conta no Instagram: perfil pessoal e conta comercial. O primeiro formato é utilizado para postar a sua selfie na praia, seguir influenciadores e artistas. “O segundo é um espaço reservado para você estabelecer conexões com o seu público. É na conta comercial que você deve falar sobre seu produto ou serviço e vender”, explica o gerente de empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz.
Listamos a seguir as principais práticas que devem ser adotadas pelos empreendedores que desejam alcançar sucesso na plataforma de negócios do Instagram. Confira como criar um Instagram para sua empresa e o que fazer para alavancar suas vendas na plataforma!
 

Você tem um Instagram para negócios?

Ter o símbolo de @ com o nome do seu negócio não significa que você tem um Instagram para negócios. “Se você quer realmente profissionalizar o Instagram da sua marca, é preciso ativar a função de perfil comercial para a sua empresa”, afirma Daniel.
 

Como criar Instagram para a sua empresa?

Com o aplicativo do Instagram previamente logado no perfil da sua marca, vá até a aba de “Configurações” e selecione a opção “Alternar para perfil comercial”. Ao clicar nessa opção, a plataforma solicitará que você se conecte à página de negócios do Facebook. Com isso feito, você terá acesso a todas as informações disponíveis sobre o seu negócio.
 

Dados sobre o perfil do seu público no Instagram

Com um perfil de empresa no Instagram, você passa a acessar informações como a idade e gênero dos seus seguidores. Essa informação pode ajudá-lo a segmentar melhor as campanhas de anúncio e de impulsionamento da sua marca para o público certo.
Além disso, você passa a entender melhor onde estão seus seguidores, em que horário esses usuários estão on-line no Instagram e quanto tempo utilizam diariamente a plataforma. “Estudando seu cliente, você cria publicações específicas para interagir com o público certo no horário de maior audiência. Resumindo: você terá acesso ao seu ‘horário nobre’ dentro do aplicativo”.
 

Botões de ação no Instagram

Direcione os clientes para completarem uma ação com os botões disponíveis em seu perfil. ‘Enviar mensagem’, ‘Enviar e-mail’ e ‘Como chegar’ são algumas das opções mais usadas por perfis comerciais.
Há ainda alternativas de ‘Ligar’, ‘Promoções’ e ‘Comprar’. Escolha as funções mais pertinentes ao seu negócio, ative essa função em ‘Editar Perfil’ e, depois, selecione ‘Opções de contato’.
 

Boas práticas de conteúdo para empresas no Instagram

O Instagram é uma plataforma inspiradora. Os usuários esperam encontrar conteúdos inspiradores e contemplativos. “Minha dica é que o empreendedor utilize uma linguagem de imagem e texto simples para que a sua mensagem seja digerida com mais facilidade. Evite imagens poluídas. Você precisa guiar o olhar do seu cliente para encantá-lo com o conteúdo que está sendo apresentado.”
 

Tire boas fotos para postar no Instagram

Muitos empreendedores, no início do negócio, não conseguem contratar um fotógrafo profissional e precisam, eles mesmos, fotografar os produtos. Para ajuda-lo nesse momento, siga alguns passos simples: confira se a lente da câmera está limpa, se o produto está bem enquadrado, se há uma boa iluminação e também pense em elementos complementares para compor a foto.
Até porque ela não deve ser apenas uma foto, precisa transmitir algo relevante para seu público, a ponto de despertar algum sentimento. Pense em um cenário para esses retratos expondo seus produtos de uma forma harmoniosa.
 

Use aplicativos de edição para melhorar suas fotos

Existem alguns aplicativos disponíveis para ajudá-lo na edição dos conteúdos a serem postados. O Hyperlapse, por exemplo, permite fazer vídeos com velocidade acelerada e curta duração. Já o Boomerang, muito utilizado em perfis pessoais, cria vídeos com movimentos de repetição. Existe também o Layout, que cria mosaicos de imagens e vídeos. Utilize essas ferramentas para você mostrar cenas cotidianas de sua loja e equipe, além de divulgar promoções e novidades da empresa.
 

Divirta-se com o Instagram Stories

Este recurso do Instagram vêm sendo atualizado frequentemente, para que as pessoas engajem mais e melhor com seus seguidores. Você pode usar os apps complementares da nossa plataforma, que estão listados acima, para criar novos conteúdos e se conectar com seus seguidores.
 
Há ainda recursos como os pincéis, adesivos, gifs, máscaras. Hoje, um terço dos Stories mais visualizados são de empresas. Então, por que não entrar nessa onda também? Use-o para criar tutoriais de produto (como é produzido um produto ou como é preparado um serviço) e também para gerar promoções via stories. “Aquelas de ‘print a tela do celular, leve na loja e garanta um desconto exclusivo’ ou até mesmo opções em que os clientes respondem no direct message e isso gera uma ação”, sugere Daniel.
 

Conheça o Mobile Studio

Essa plataforma sugere as formas e os aplicativos mais legais para você desenvolver conteúdos para as mídias sociais da sua empresa. “Um que eu gosto muito é o Legenda app. Disponível para Android e iOS, esse aplicativo gratuito permite adicionar um texto e uma foto e criar animações e conteúdos muito relevantes para o seu público sem pagar nada”, finaliza.
 

 
Aproveite para conhecer os motivos para você ter uma página para o seu negócio no Facebook  e como essa plataforma pode ajudar você a vender mais.
 


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