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Como fazer vendas online? Veja dicas para ter sucesso na internet

Veja quais são os principais canais na internet, como começar, o que vender, dicas e estratégias.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora negra segura tablet que monitora as vendas online da sua loja de roupas

Saber como fazer vendas online tem sido cada vez mais importante para uma empresa hoje em dia.

Afinal, negócios com sede física de todos os tamanhos e nichos têm investido no comércio eletrônico para expandir suas atividades.

Além disso, o varejo pela internet tem sido uma boa saída para profissionais autônomos.

Por isso, vamos explicar neste artigo, etapa por etapa, como fazer vendas online.

Acompanhe até o final, tire suas dúvidas e confira dicas para aplicar no seu negócio!

Por que aprender como fazer vendas online?

As vendas pela internet representam um dos mercados que mais crescem no país.

Mesmo com cada vez mais empreendedores investindo em vendas digitais, a diversidade de segmentos e o aumento constante da demanda tornam esse negócio altamente lucrativo.

Ou seja, há espaço para todos crescerem: tanto a sua empresa quanto a concorrência.

Isso acontece porque as vendas online vêm crescendo a cada ano, e essa tendência se acelerou a partir da mudança de hábitos de consumo causada pela pandemia de Covid-19.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da SmartHint apontou que o e-commerce brasileiro teve nos primeiros cinco meses de 2022 um aumento de 785% no faturamento em relação ao mesmo período de 2019.

E o ritmo tem tudo para continuar assim nos próximos anos, já que o relatório The Global Payments Report 2022 (em inglês) prevê crescimento anual nas vendas online no país de 18% até 2025.

Além de todo esse cenário, vale destacar que a internet ajuda você a atingir justamente quem tem interesse no nicho que você escolher.

Sem falar que o custo de manter um negócio online é baixo em relação às despesas de um estabelecimento com sede fixa.

Siga a leitura e você vai perceber como fazer vendas online é simples e há muitas ferramentas que podem ajudar o seu negócio.

Quais são os principais canais para vender pela internet?

Quem busca aprender como fazer vendas pela internet, em algum momento, vai se deparar com a necessidade de pagar para anunciar seus produtos.

Então, vale ressaltar que o uso de plataformas de publicidade requer um bom planejamento para garantir o sucesso das ações.

Por isso, trace suas metas e conheça bem seus produtos, o público que você pretende atingir e o limite de orçamento antes de criar suas campanhas.

Vamos ver, agora, como fazer vendas online no Google, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Como fazer anúncios no Google?

A plataforma de publicidade paga do Google vem sendo usada por negócios de vários tipos por causa de suas funcionalidades.

Entre os diferenciais, está o sistema de segmentação, capaz de levar a publicidade para uma audiência altamente qualificada graças aos algoritmos baseados em ações dos usuários e palavras-chave.

Os anúncios podem aparecer em páginas de resultados, vídeos no YouTube e também em outros sites e aplicativos que usem a plataforma para monetizar seus conteúdos.

Para anunciar no Google, os passos são os seguintes:

  1. Crie uma conta na plataforma
  2. Vincule um e-mail do Google e seu site
  3. Preencha os dados da sua empresa que forem solicitados
  4. Escolha um grupo de palavras-chave com base nos seus produtos
  5. Escolha seu objetivo (entre receber ligações, visitas em um site ou uma loja física)
  6. Segmente seu público
  7. Escreva algumas chamadas e faça upload de fotos e vídeos para criar suas campanhas
  8. Defina seu limite de orçamento.

Se você não tiver experiência, comece escolhendo a opção para “iniciantes”, para depois se habituar à plataforma e usar mais funcionalidades.

Como fazer anúncios no Facebook?

Assim como os anúncios do Google, o Facebook Ads também oferece muitas opções de segmentação.

As campanhas podem aparecer na lateral da timeline, se o usuário usar um computador para acessar, e no feed de notícias.

Também é possível veicular anúncios no Messenger, no Instagram e em sites e aplicativos que usem a Audience Network.

Além disso, as peças podem ter vários tipos, com ações como tornar o usuário um fã da página do anunciante e mostrar a ele quais amigos seus já “curtem” a empresa.

Os passos para usar a plataforma são os seguintes:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios da Meta (novo nome da empresa)
  2. Selecione o objetivo da sua campanha
  3. Segmente o público que você quer atingir
  4. Selecione o limite do seu orçamento
  5. Escolha o formato, que pode exibir imagem, vídeo ou uma apresentação multimídia
  6. Envie o pedido para publicar o anúncio.

Você pode até mesmo vender direto pelo Facebook.

Como fazer anúncios no Instagram?

O Instagram Ads conta com anúncios com o formato de fotos e vídeos postados dentro do aplicativo, com a diferença que uma tag “patrocinado” aparece logo abaixo do perfil.

Os usuários podem interagir como se fosse uma postagem qualquer, com curtidas e compartilhamentos.

Também é possível criar um CTA (chamada para ação) com um link.

Para anunciar no Instagram Ads, os passos são estes:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios da Meta e crie sua conta, se precisar
  2. Associe a fanpage da sua empresa no Facebook
  3. Escolha o seu objetivo
  4. Segmente seu público
  5. Selecione se também quer anunciar no Facebook
  6. Determine seu orçamento
  7. Crie seus anúncios.

Como fazer anúncios no LinkedIn?

Focada em negócios e empregos, o Linkedin tem uma plataforma de anúncios que permite a segmentação com base no cargo ou tipo de empresa onde o público trabalha.

Além disso, é possível refinar a campanha por grupos de interesse ou níveis de experiência.

Os passos para anunciar na rede social são:

  1. Acesse o Gerenciador de Campanhas
  2. Selecione seu objetivo
  3. Segmente o público
  4. Escolha o formato, que pode ter imagem, vídeo ou documento
  5. Defina seu lance e orçamento
  6. Configure o conteúdo do anúncio
  7. Salve seus dados para pagamento.

Primeiros passos para vender pela internet

A criação de uma boa estratégia por meio de um planejamento detalhado é importante para determinar a forma como fazer vendas online.

A partir desta etapa, fica mais fácil saber o que fazer a cada momento.

Para isso, vamos trazer agora uma lista de iniciativas que podem ser úteis para planejar suas ações:

  • Trace seus objetivos: determine onde você espera chegar ao elaborar uma estratégia de vendas online e defina os meios como pretende alcançar suas metas
  • Alinhe suas equipes: se o seu negócio ter mais de um colaborador, oriente todos para ficarem cientes dos processos e objetivos
  • Crie seu processo de vendas: qualquer tipo de comércio exige que você atravesse todas as etapas do funil de vendas desde o topo, onde o cliente demonstra interesse, passando pelo meio, onde ele busca mais informações, até o fundo, onde a transação pode ser concretizada
  • Determine sua plataforma: você pode vender em um site próprio ou anunciar em um marketplace, e cada alternativa tem seus custos, vantagens e desvantagens
  • Planeje sua logística: defina como será sua política de fretes e quais empresas farão suas entregas.

Entenda como fazer vendas online

Enfrentar um desafio como fazer vendas online exige algumas tomadas de decisão que podem parecer novidade para você.

Por isso, vamos responder neste tópico algumas dúvidas que podem surgir ao longo do processo.

Como escolher o produto certo?

A escolha do produto certo para vender é essencial, pois está ligada à ideia de segmentação do público-alvo.

E o ponto de partida é definir o seu nicho de mercado, pois é assim que você vai poder trabalhar em cima de um público específico.

A partir daí, implemente ações como:

  • Identificar problemas que seu produto pode resolver
  • Pesquisar tendências relacionadas ao nicho
  • Pesquise a oferta e procura dos produtos
  • Monitore os concorrentes e seus pontos fortes e fracos.

Como divulgar para o público certo?

Para divulgar um produto do interesse do público segmentado, é preciso conhecer esse público.

Assim, você pode realizar ações mais eficientes de marketing conforme as preferências e o estilo de vida dos consumidores.

Para isso, siga estas dicas:

  • Crie personas, ou seja, representações de pessoas baseadas em dados sobre o nicho e seu público médio
  • Faça promoções para atrair novos clientes
  • Crie campanhas segmentadas em redes sociais e plataformas como Google Ads
  • Invista em marketing de conteúdo, publicando materiais informativos voltados para suas personas
  • Use redes sociais e canais de comunicação como o WhatsApp para dialogar com seu público.

Como saber quem são meus concorrentes?

Não há como fazer vendas online sem olhar para o mercado.

Se você já fez as pesquisas sobre seu nicho, certamente já se deparou com alguns de seus concorrentes.

Conhecer a concorrência é o primeiro passo para ganhar espaço, pois você saberá o que pode dar certo e que falhas você precisa evitar.

Portanto, confira agora algumas dicas para uma uma boa análise de concorrência:

  • Verifique a maneira como os concorrentes lidam com os clientes
  • Saiba quais canais de comunicação eles usam
  • Analise o design de suas plataformas e redes sociais
  • Procure saber as avaliações que os clientes fazem dos serviços deles
  • Pesquise seus preços.

Como precificar o produto?

Falando em preços, a decisão sobre quanto cobrar pelos seus produtos também exige uma análise detalhada.

Afinal, o valor vai definir o quanto você vai lucrar a cada transação e no total, já que ele influencia também na quantidade de vendas.

Para chegar a um valor justo para você e seus clientes, confira essas dicas:

  • Identifique o poder aquisitivo de suas personas
  • Faça uma lista com todos os seus gastos
  • Determine os canais e modalidades de venda
  • Observe os preços dos concorrentes.

Como fazer promoção de vendas?

Além de alavancar suas vendas, uma boa promoção pode ajudar a divulgar um negócio em fase inicial.

Mais uma vez, é importante conhecer bem seus clientes e oferecer a eles algo que desperte seu interesse.

Confira agora algumas dicas de promoções que podem ajudar nas suas vendas:

  • Ofereça desconto no pagamento à vista
  • Distribua brindes junto com as compras
  • Crie um programa de fidelidade
  • Distribua cupons de desconto
  • Faça cashback
  • Crie desconto progressivo.

Quais são os melhores meios de pagamento?

Consumidores acostumados a comprar pela internet costumam ter preferência por formas de pagamento modernas.

Por isso, se seu negócio não diversificar as formas de pagamento aceitas, corre um sério risco de perder muitas vendas.

Veja algumas modalidades de pagamento que não podem faltar:

Cuidados com os prazos de entrega

O tempo de entrega é um ponto muito importante para a experiência de compra dos seus clientes.

A pessoa que faz uma compra aguarda ansiosamente pela chegada da sua encomenda.

Se o prazo não for respeitado, a insatisfação pode se converter em uma avaliação negativa e estragar bastante a imagem do seu negócio.

Veja as principais alternativas de transporte:

  • Envio pelos Correios, com possibilidade de contrato para ter benefícios exclusivos
  • Envios por transportadoras privadas, principalmente para produtos acima do limite dos Correios: 30kg e com soma das dimensões de 200cm
  • Entregas expressas por motoboy para locais próximos.

Descubra como fazer vendas pela internet e aumente o seu ticket médio

As vendas pela internet podem ser lucrativas e aumentar o ticket médio do seu negócio, já que você pode somar as vendas online e físicas.

Porém, trabalhar tanto com vendas presenciais como fazer vendas online exige muito cuidado e profissionalismo.

Principalmente na hora de realizar cobranças aos clientes e proporcionar uma experiência de compra agradável.

A Cielo tem opções de maquininhas de cartão que podem atender às suas necessidades:

  • Cielo Flash: maquineta capaz de realizar mais de três vendas por minuto
  • Cielo Lio: solução inteligente com funcionalidades de controle de estoque, fechamento de caixa, impressão de nota fiscal e mais
  • Cielo Zio: maquininha de bolso que pode ser levada a qualquer lugar.

Você pode adquirir nossos equipamentos mesmo se conduzir um pequeno negócio ou um profissional autônomo.

E para suas vendas online, use o Cielo Super Link.

Com ele, você pode fazer suas vendas na hora, diretamente por seu site, e-mail ou outra plataforma.

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