Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Pequeno negócio: preciso de maquininha de cartão?

Publicado por Equipe Cielo

Quem tem ou quer ter um pequeno negócio costuma se perguntar: preciso de uma maquininha de cartão? A resposta é uma só: com certeza!

Com a crescente digitalização dos meios de pagamento, o uso do dinheiro em espécie vem diminuindo. E a tendência é que ele seja menos utilizado a medida que outras formas de pagamento se popularizam entre os consumidores.

Por segurança ou comodidade, o número de pessoas que prefere pagar suas compras de outras maneiras tem crescido bastante.

Claro que o fim do dinheiro físico não vai ocorrer hoje ou amanhã. Mas o fato é que, seja qual for o tamanho e o segmento da sua empresa, disponibilizar outras formas de pagamento é essencial atender a todos os perfis de consumidores.

Digitalização dos meios de pagamento: um caminho sem volta

É verdade que a digitalização dos meios de pagamento já vem se consolidando há alguns anos. Mas, com a pandemia do Coronavírus, a mudança para “um mundo sem dinheiro” foi acelerada de vez.

Com as restrições sanitárias, o número de pessoas que passou a comprar mais online aumentou consideravelmente. Para não ficarem para trás, muitas lojas físicas também se adaptaram a essa necessidade, adotando soluções que atendem a busca por novos meios de pagamento.

Toda essa aceleração digital teve impacto direto na forma como as compras são feitas – e elevou o número de transações realizadas sem dinheiro físico.

A tendência da digitalização dos meios de pagamentos é uma realidade.

Num recente levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros atualmente são: dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

A mesma pesquisa indica que 67% das pessoas entrevistadas mudaram a forma de fazer pagamentos por causa da pandemia (e apenas 5% declararam ter passado a utilizar mais o dinheiro em espécie).

Uma matéria da CNN Brasil traz ainda um outro dado que reflete a queda dos pagamentos feitos  em espécie: a queda no número de terminais de saque de dinheiro.

De 2020 para cá, o país teve um número recorde de desativações de caixas eletrônicos, chegando à menor rede de terminais de saque de dinheiro desde 2011.

Quantas vezes você já deixou de comprar ou vender por falta de troco? Ou porque não tinha dinheiro suficiente na carteira e não havia nenhuma outra opção de pagamento disponível?

Com o aumento da oferta de meios de pagamento digital, há cada vez mais maneiras de fechar uma compra.

Por isso, a facilidade que os pagamentos digitais proporcionam é algo que tem feito diferença nas experiências de consumo, que se tornam cada vez mais rápidas, fáceis e fluidas.

Tudo isso reforça que, embora os pagamentos em dinheiro ainda estejam longe de terminar, oferecer meios de pagamento digitais não é algo apenas desejável. É uma questão de sobrevivência para qualquer empreendedor, principalmente aqueles que têm um pequeno negócio e precisam se diferenciar da concorrência.

Uma maquininha: diversas formas de pagamento

Se as vendas sem dinheiro em espécie são uma realidade óbvia no e-commerce, é preciso ter em mente que as compras feitas presencialmente estão indo pelo mesmo caminho.

Por isso, se você tem uma loja ou trabalha como autônomo, o ponto de partida para promover a digitalização dos pagamentos é a máquina de cartão.

Com ela, você tem grande flexibilidade para oferecer meios de pagamento aos seus clientes de acordo com as necessidades do seu negócio.

Assim, não importa se a jornada de compra dos seus clientes envolve a famosa etapa de “passar o cartão no caixa”, se precisa de um modelo que cabe no seu bolso ou se precisa de um modelo para levar até seus clientes na hora de pagar: existe uma maquininha ideal para você.

E com uma maquininha, você pode aceitar diversas formas de pagamento, tais como:

  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito à vista ou parcelado;
  • Voucher (vales alimentação e refeição);
  • Pagamento por link, Pix, QR Code, NFC e carteiras digitais (como o Picpay, por exemplo).

Além disso, dá até para oferecer serviços adicionais como recarga de celular ou pagamentos em moeda estrangeira.

Benefícios de ter uma máquina de cartão

A diversificação de meios de pagamento traz diversos benefícios para suas vendas. Confira os principais:

  • Ao reduzir a quantidade de dinheiro disponível, você reduz os riscos de roubo. Além de gerar mais segurança, isso também representa gastos menores com a logística de transporte de valores;
  • As transações realizadas com as maquininhas são muito mais ágeis e seguras;
  • Além da facilidade, a rapidez nos pagamentos melhora não só a experiência de compra dos consumidores, mas a produtividade dos seus funcionários e a rotatividade de clientes (o que, em segmentos como bares, cafeterias e restaurantes, pode se refletir em um aumento de pessoas atendidas presencialmente ou no delivery);
  • Mais do que aceitar pagamentos em cartão, você pode oferecer pagamentos em diversas bandeiras, o que também é muito importante para atender clientes de vários perfis;
  • Os clientes gastam mais quando podem pagar com cartão (e o parcelamento ajuda muito a aumentar o valor do tíquete médio das compras realizadas).

Mas isso não é tudo que uma máquina de cartão pode fazer pelo seu negócio…

Já pensou ter uma maquininha que faz tudo isso e ainda facilita a gestão da sua empresa?

Cielo LIO: muito mais que uma máquina de cartão!

A Cielo LIO faz seu dia a dia ficar mais simples e mais digital. Com ela, você:

  • Controla seu estoque na palma da mão;
  • Faz os pedidos e fecha a conta direto na máquina;
  • Emite nota fiscal;
  • Fecha o caixa com um clique;
  • Acessa o histórico digital dos comprovantes de venda;
  • Tem relatório completo de vendas em cartão e dinheiro;
  • Tem catálogo digital com cadastro por foto, QR Code e Leitor de Código de Barras;
  • Usa multiconexão chip+Wi-fi para vender em qualquer lugar;
  • Acessa a Cielo Store, uma loja com mais de 50 apps para unir seus sistemas na LIO e fazer gestão de vendas, time e estoque em um único clique!

Saiba mais sobre a Cielo LIO e tudo que ela pode oferecer!

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288